Nao faz as necessidades na rua :(

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Cocker Spaniel Inglês! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Rickardo

Responder
ABronze
Mensagens: 4
Registado: quarta dez 21, 2011 3:43 pm

quarta nov 28, 2012 2:40 pm

Ola, A minha Carlota por indicação da veterinaria ate aos 4 meses nao podia sair a rua. Conclusao, nesses 4 meses foi habituada a fazer em casa no resguardo. Apos os 4 meses comecei a leva-la a rua ate hoje (fez ontem 1 aninho) nada. Nao faz nada na rua, :( as vezes um xixizito pequenito mais nada. Chega a casa aflita e vai logo a correr para fazer no sitio. ALguem me pode ajudar ?
Outra situação, é o facto de ela ficar tao feliz por ir a rua que simplesmente nos arrasta com ela. Andava com arnes mas a vet disse para trocar para estranguladora mas ela puxa na mesma, nem sequer quer saber se esta a esganar ou nao, chega mesmo muitas vezes a ir em duas patas....
Muito Obrigada pela V/ preciosa ajuda
Rickardo
Membro
Mensagens: 84
Registado: domingo jul 13, 2003 5:54 pm

quarta nov 28, 2012 5:08 pm

Antes de mais e relativamente às questões que levanta a solução para os dois problemas requer tempo e muita paciência.

Primeiro, não utilize nenhuma coleira estranguladora, como pode verificar por experiência própria não funciona por si só e a sua utilização não é recomendável.
Utilize um peitoral e uma trela com pelo menos 2 metros, inicie o passeio e sempre que ela comece a puxar pare e chame-a para perto de si, quando ela vier, por muito que demore recompense e faça-a permanecer perto de si por alguns segundos e recomece a caminhar, sempre que começar a puxar pare e repita o processo.

Relativamente às necessidades na rua, se quiser implementar o sistema de apenas fazer as necessidades na rua tem de criar rotinas, tipo levar a cadela à rua no mínimo 3 vezes por dia.
Para a conseguir habituar de manhã quando acordar de-lhe a ração e leve-a de imediato à rua, depois é necessário paciência para passear a cadela até ela acabar por fazer, quando o fizer reforço o comportamento com festas palavras e biscoitos.

Um outro conselho que poderá ajudar em ambas às situações é fazer passeios de maior duração.
ABronze
Mensagens: 4
Registado: quarta dez 21, 2011 3:43 pm

quinta nov 29, 2012 9:57 am

Ola, Muito Obrigada pela sua ajuda. Eu mudei para estranguladora por sugestao da veterinaria que me disse que com o arnes que ela andava confortavel e que nao aprendia. Mas vou voltar ao arnes e comprar uma trela com essa medida.
Eu venho com ela a rua duas vezes por dia mas mesmo assim ela chega a casa a sofrer para fazer e nota se mesmo que ela esta a espera de chegar a casa para fazer no resguardo. :( Ja pensei em levar o resguardo para a rua e pousar na relva mas...
No entanto vou seguir tudso a risca do que me disse e depois dou novidades.
Muito Obrigada mais uma vez
Eddy17
Membro
Mensagens: 103
Registado: quinta fev 16, 2012 11:59 am

quinta nov 29, 2012 10:58 am

Bom dia,

Em relação ao problema de puxar eu nao lhe aconselharia o peitoral, pois a pressão é exercida sobre o peito e isso incentiva-os mais a puxar.
A coleira estranguladora por si só nao corrige completamente o comportamento, acho que nesta fase podia usar até uma coleira daquelas de nylon. Em relação à trela nao sei qual o tamanho da que tem mas penso que tambem nao seria necessário trocar, até porque ela tendo o vicio de puxar quanto maior for a trela pior será para a conseguir controlar no caso de aparecer algum cao ou algo que deseje evitar.
Sempre que ela comece a puxar, pare, espere que ela acalme e volte ate si nesse momento deve elogia-la e dar uma recompensa. Enquanto ela caminhar ao seu lado continue a elogiar e dar algumas recompensas, sempre que ela voltar a puxar, repita de novo ou então em vez de parar mude de direçao.

Quanto às necessidades o meu também teve uma fase quando começou a vir à rua que nao fazia nada, era capaz de estar a brincar com outros caes durante 1h/2hrs e nao fazia nada e assim que chegava a casa ia logo de imediato fazer. Com ele ao fim de um tempo passou, de cada vez que ele fazia algo, podia ser ate apenas umas gotinhas eu ia logo elogia-lo e aos poucos ele lá foi perdendo a "vergonha" e começou a fazer na rua.
No seu caso e como ela vai sempre direitinha ao resguardo, eu acho que poderia tentar começar a deixar o resguardo cada vez mais proximo da porta e poderia tentar como falou levar o resguardo até ao jardim, quando visse que ela estaria prestes a fazer algo, vinha com ela ao jardim e assim que ela fizesse recompensava-a logo e dava-lhe imensos mimos para reforçar o comportamento.
Papeldoll
Membro
Mensagens: 117
Registado: segunda abr 30, 2012 9:06 pm

quinta nov 29, 2012 11:15 am

Olá ,
Acho que o Eddy conseguiu sintetizar o que deve fazer.
Quanto à coleira uma dita"normal" ou semi-estranguladora ajuda e a técnica acima descrita pelo Eddy e funciona :D

A minha tem 8meses agora feitos e usa o resguardo em casa mas também faz na rua ,alias à hora dela ja anda aflita atrás de mim para vir "passear" e a primeira coisa que faz é um xixi e depois lá vem o resto.

O truque é leva los a passear depois das refeições e criar uma rotina de horários !
Tente verificar se ela tem mais ou menos uma hora em que faz por exemplo os cócós e comece a traze la à rua nessas alturas.Pode também é trazer um resguardo consigo e ir pondo na rua ,ela acaba por fazer :P
Boa sorte
Beijinhos
SappyCookie
Membro
Mensagens: 83
Registado: quarta nov 25, 2009 2:47 am

quinta dez 06, 2012 2:30 am

As respostas e os conselhos já foram todos dados. Simpatizo com a situação porque passei exactamente pelo mesmo. A minha Cocker durante muito tempo não percebia que era fora de casa que se esperava que fizesse as necessidades.
Foi preciso paciência e em especial rotina. Uma coisa que notei é que é importante não elogiar enquanto faz as necessidades. Só quando acaba, porque a minha cadela ficava sempre um bocado confusa com isso :lol:

De qualquer forma, com esforço vai-se lá. A Shiva ficou tão habituada ao "o sítio das necessidades é fora de casa" que me fez passar uma série de vergonhas como... fazer xixi na plataforma do metro... Coitada, ela tinha razão... estava "fora de casa"... ia lá perceber que na plataforma do metro não se faz xixi :lol:
CEMouta
Mensagens: 1
Registado: segunda jul 28, 2014 7:21 pm

segunda jul 28, 2014 7:51 pm

Boa tarde,

Passei exatamente pelo mesmo, o meu Cocker esteve doente e não podia sair, quando começou a sair só fazia xixi, o conselho que lhe dou é que seja muito paciente e que ande sempre com biscoitos, não lhe dê o mesmo a não ser que faça cócó. Tente também que o passeio seja ativo e leve-a para sítios com relva, eles adoram fazer aí. É normal que continue a fazer no resguardo, antes lá que no resto da casa, o meu quando não posso leva-lo à rua faz tudo direito no sítio salvo raras excepções. São uma raça muito inteligente.
Responder

Voltar para “Cocker Spaniel Inglês”