A tosquia de Verão da Shiva :D

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Cocker Spaniel Inglês! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Rickardo

Papeldoll
Membro
Mensagens: 117
Registado: segunda abr 30, 2012 9:06 pm

sexta dez 21, 2012 8:57 pm

Eddy17 Escreveu:Estão os dois lindos mesmo! Mas eu cá tenho alta pancada pelos azuis ruao :D

Pois eu tambem gostava de saber dar assim uns retoques pelo menos os mais "pequenos" tipo zona da cabeça e assim, pois é onde se começa a notar mais cedo o crescimento do pêlo. o Ruka já está a começar a ficar com a bela da poupa xD
Quando quiseres sabes que eu já sei dar uns toques :P
E na cabeça é fácil tira se bem :lol:
Mas eu gosto da poupa 8) fica fashion!
cockinhas
Membro Veterano
Mensagens: 1286
Registado: quinta jan 12, 2006 4:14 pm

domingo dez 23, 2012 10:08 pm

JackCocker Escreveu:Não gosto de cockers rapados integralmente mas respeito quem os gosta dever assim.
Conheço um que foi sempre rapado e tem o pelo todo descaracterizado.. parece um pelo cerdoso.
Mas tb não sou radical, a maquina pode aplicar-se sem grande prejuizo em algumas zonas. Além disso, para as partes higiénicas faz todo o sentido e dá mais jeito.
Eu também sou fã dos cocker peludos, mas com o pelo da cabeça e do dorso curtinho. Destesto ver o pelo levantado nessas zonas, embora às vezes me descuide com os meus.

O Jack e o Billy estão lindos!

Ana carla, e fotos do novo pet aí de casa, arranja-se?
SappyCookie
Membro
Mensagens: 83
Registado: quarta nov 25, 2009 2:47 am

sábado jan 05, 2013 11:30 pm

JackCocker... Os seus cães são LINDOS!!! Estão com o pêlo mesmo fantástico!

Eu rapei o pêlo todo à Shiva porque para além do calor também estava com um problema de nós (porque usámos uma escova meio má durante uns tempos). Mas a sugestão de ir cortando acho que é realmente a melhor... No entanto, o Verão continua sempre a ser uma preocupação. Tenho de me tornar mais entendida em cortes. Agora tenho exames para estudar xD Quando chegar o Verão vou pesquisar mais profundamente o assunto.
AQuartelmar
Membro Veterano
Mensagens: 951
Registado: segunda ago 13, 2012 6:13 am

domingo jan 06, 2013 10:24 am

cocker de pêlo rapado ? Ficam feios, muito feios.O cocker temd e ter o pêlo comprido. A ideia da tosquia anual é como a tradição da idade média de um banho ao nascer, um ao casar e um ao enterrar.
Tosquie, com corte da raça, de 3 em 3 meses. e perca algum tempo a escovar a cadela. Senão mais vale a pena ter um rato careca. 8)
SappyCookie
Membro
Mensagens: 83
Registado: quarta nov 25, 2009 2:47 am

domingo jan 06, 2013 6:57 pm

AQuartelmar Escreveu:Senão mais vale a pena ter um rato careca. 8)
:lol: Sim, lá isso é verdade, o pêlo dos cockers é para ser comprido, mas pronto, como já disse aqui várias vezes , procuro é a melhor solução para manter a minha cadela fresca e bem disposta no meio do calor algarvio.

Ultimamente temos-lhe cortado o pêlo sempre que é necessário. Um pequeno corte para evitar nós e pêlo sujo. Vamos ver como estará a situação quando chegar o verão.
MariaET
Mensagens: 10
Registado: sábado jun 30, 2012 10:02 am
Localização: Carlota

sexta mar 01, 2013 8:54 pm

O tópico já é antigo, mas permitam-me o post.

Atendento aos 40 graus do verão transmontano no ano passado também tosquiei a Carlota e ficou completamente rapadinha. Sim, ficam com o ar tosco e não parecem nada um cocker. Chegaram-me a perguntar se era um f
Notei que ela ficou bastante mais aliviada. Além disso, é bastante mais prático para ela andar à vontade na piscina!
Sê a mudança que queres ver no mundo!
__dani__
Membro Veterano
Mensagens: 1785
Registado: sábado jul 01, 2006 10:43 pm

quarta mai 08, 2013 1:39 am

Boas, uma vez que se fala aqui de um assunto que na minha opinião é muito importante, mas muito desvalorizado e de certa forma desconhecido, vou tentar explicar em que consiste o stripping, e porquê optar por stripping em vez de corte com máquina.

Primeiro de tudo é fundamental compreender e conhecer o pêlo do Cocker, para se perceber as técnicas.

O pêlo do cocker é duplo, ou seja, tem sobre-pêlo, e sub-pêlo.

O sobre-pêlo é o que deve estar em maior quantidade, é mais grosso, brilhante, liso e com uma cor mais viva. Ou seja, é na verdade, o pêlo "principal".

O sub-pêlo é o que deve estar e menor quantidade, é fino, baço, lanoso tipo algodão, e com cor pálida, por exemplo, no caso dos cockers pretos costuma ser cinzento, no caso dos dourados costuma ser beije. É como se fosse o pêlo "secundário".

Todas as raças de dupla pelagem fazem muda. Ou seja, o sub-pêlo velho tem de sair, e nasce novo. Em algumas raças o pêlo cai naturalmente, ou apenas com auxilio de uma escovagem ocasional. Exemplo disso são os huskies, os labradores, os pastores alemães, os beagles....

O cocker vai largando algum sub-pêlo, mas não o suficiente, para manter a pele saudável. É preciso algum auxilio para que o pêlo seja renovado, e aqui entra o stripping, que é a técnica de arrancar o sub-pêlo dos folículos, é um processo indolor e até aliviante em algumas situações.
Por si só o stripping vai fazer com o o pêlo fique curto em todo o dorso, se for bem feito, sem ser necessário recorrer a corte com máquina.

O que acontece ao cortar com máquina?

Cortar com máquina tem graves consequências a médio/longo prazo:

Uma vez cortado, o sub-pêlo que deveria sair, morre no folículo e fica "entalado", ou seja, não sai. em pouco tempo, novo pêlo vai nascer nos mesmos folículos onde ainda está o velho.

Qual é o problema disto?

- Problemas de saúde associadas à pele (maior armazenamento de poeiras e sujidade, menor arejamento da pele, seborreias graves, prurido, desconforto, calor, lesões, foliculítes, entre outras dermatites)

- O pêlo fica completamente descaracterizado porque perde a textura típica. Como o sub-pêlo aumenta significativamente, ao longo das tosquias o sobre-pêlo desaparece, para dar lugar apenas a sub-pêlo. Ou seja, o cão fica com aspecto de caniche, o pêlo torna-se encaracolado, fofo, fino, baço e a cor desvanece. A cada tosquia, a quantidade de sub-pêlo aumenta sucessivamente, portanto, o estado agrava a cada tosquia que se faça. O pior é que chega a um ponto em que é mesmo muito difícil recuperar.

- Dificuldade maior de manutenção. O pêlo encaracolado e com demasiado volume tem tendência a emaranhar-se mais facilmente, criando nós e rastas, e torna-se mais difícil de escovar.


Cortar o pêlo e o calor:

Quando se corta o pêlo a um cocker, ele vai se sentir aliviado no inicio do corte. Mas ao longo dos cortes, durante o seu intervalo, ele vai se sentir cada vez com mais calor. Porque o volume de pêlo aumentou. Portanto realmente melhora a curto prazo, mas piora significativamente a longo prazo. Alem disso, ao ser cortado fica mais fresco, mas menos protegido contra os raios solares. E não se esqueçam que a pele de um cão tem muito menos espessura que a nossa, portanto mais sensível. Como um Senhor groomer uma vez disse e bem "Nunca vi um careca ao sol sem chapéu". Muito cuidado com essas rapadelas.

Pêlo de um cocker em que frequentemente é tosquiado com máquina:

Imagem


O stripping, pelo contrário, vai aliviar o cão do calor, ao ser removido o sub-pêlo, mas fica com o sobre-pêlo quase intacto, protegendo o cão de todos os factores externos, incluindo o sol.

Ex de arranjo com stripping:

Imagem


E é possível manter o cão com o pêlo curto mesmo com stripping?

Claro que sim, as franjas podem ser cortadas com tesoura, existe até um corte que se chama "corte de cachorro" ou "puppy trim", em que se deixa as franjas curtinhas, para ser mais higiénico e de fácil manutenção.
No entanto devem ter sempre um tamanho em que dê para escovar

Ex de corte de cachorro:

Imagem


Por último, nunca deixem que alguém faça isto ao vosso cão:
Imagem


É simplesmente ridículo e um insulto ao grooming... ao procurar fotos de cockers com pêlo tipico de tosquia, deparei-me com cada coisa que até mete medo
:?

Partes em que se pode tosquiar com máquina:

Focinho (idealmente plucking)
Base das orelhas (um terço do comprimento)
Garganta até ao esterno

Estes locais têm muito menos sub-pêlo, portanto o risco de provocar algum tipo de problema é praticamente nenhum.

Quanto às zonas de higiene (ventre, zona genital), prefiro aparar, porque mesmo aí costuma ter bastante subpêlo. No início fazia mas começaram a aparecer borbulhinhas aos cães nessas zonas, e agora só o faço em casos muito específicos.


Edit. para redimencionar uma imagem.
Última edição por __dani__ em domingo fev 23, 2014 11:14 am, editado 3 vezes no total.
__dani__
Membro Veterano
Mensagens: 1785
Registado: sábado jul 01, 2006 10:43 pm

quarta mai 08, 2013 1:48 am

Já agora tenho de acrescentar que a maioria dos veterinários não percebe puto de grooming, o que é de lamentar! Trabalho com alguns e a todos já os converti ao stripping, quando dei uma simples explicação do mesmo em relação às necessidades dos tipos de pêlo. Hoje, quando aparece um cão com problemas de pele em clínica, já colocam a hipótese de possível falta de stripping, ou tosquia inadequada e chamam-me para analisar essas situações. Ás vezes coisas tão simples, e fazem-se montes de raspagens, exames, tratamentos... e nada resolve. Muitos desses casos, estupidamente a resposta está simplesmente no grooming inadequado, que infelizmente, qualquer um pode praticar.
ReginaVieira
Membro Veterano
Mensagens: 3984
Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm

domingo mai 12, 2013 5:15 pm

Adorei ambos os posts da Daniela. Deveria ser criado um tópico inamovível, porque já se viu a falta de informação que há...
SappyCookie
Membro
Mensagens: 83
Registado: quarta nov 25, 2009 2:47 am

segunda mai 13, 2013 11:54 pm

Então... se entendi bem, até faço mal à saúde da Shiva por lhe rapar o pêlo desta forma? Quem "refila" do aspecto não é apenas por uma razão estética?

Estamos sempre a aprender... Agradeço o esclarecimento.
__dani__
Membro Veterano
Mensagens: 1785
Registado: sábado jul 01, 2006 10:43 pm

quarta mai 15, 2013 8:27 pm

SappyCookie Escreveu:Então... se entendi bem, até faço mal à saúde da Shiva por lhe rapar o pêlo desta forma? Quem "refila" do aspecto não é apenas por uma razão estética?
Exactamente, é acima de tudo uma questão de saúde, mas infelizmente e como a Regina disse e muito bem, há falta de informação.

Eu por exemplo nunca faço esse tipo de tosquias (com máquina) em cockers, mesmo que o dono me peça. Eu explico as consequências do corte com máquina, e o dono decide entre fazer o correcto ou ir a outro profissional. Eu trabalho assim, prefiro perder um cliente, do que causar desconforto e problemas a um animal que não pode decidir por si próprio.

Agora, como é óbvio há excepções em que o faço, se o cão for sénior e sempre foi tosquiado à máquina, não há muitas hipóteses, e nem vale a pena, porque após tantos anos de tosquia o pêlo está de tal modo estragado que se torna difícil para mim e doloroso para ele, recuperar. Mesmo nesses casos não consigo deixar de fazer um bocadinho de stripping antes de começar, para minimizar os efeitos.

Há uns dias fui visitar um groomer amigo, e entrou um Cocker Americano. Perguntei-lhe se ia fazer stripping e comecei a arrancar os pêlos velhos à mão já toda lançada... estavam mesmo a querer sair!! Ele disse-me que não. porque ele tinha seborreia grave e não dava para isso, tinha de ser com máquina!

Enquanto ele lhe passava a máquina no dorso, começavam a aparecer "ninhos" de seborreia com feridas e ele dizia: "isto está cada vez pior". (nem sei se ria ou se chore)

Ele estava com o corte da raça, portanto tinha saia. A saia do Cocker Americano não é como a do Inglês, vem antes da dobra da costela, portanto ainda abrange uma grande área do corpo (quase toda a lateral). Nessa zona da saia tinha a pele saudável. Alias, qualquer zona em que o pêlo tivesse comprido estava livre de seborreia.
A seborreia estava no pescoço, no dorso, e na zona da barriga. Os locais tosquiados.

Agora tiram as vossas próprias conclusões!

Não dá para se fazer stripping porque está assim? Tem de ser com máquina por causa da seborreia??

Estas foram as minhas caras :o :(
Responder

Voltar para “Cocker Spaniel Inglês”