Tosquias em Lisboa

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Cocker Spaniel Inglês! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Rickardo

feamkt
Membro Júnior
Registado: terça abr 29, 2008 5:30 pm

terça jun 17, 2008 11:19 pm

Olá a todos,

Gostaria de saber as vossas opiniões sobre os melhores locais em Lisboa para tosquiar um cocker como deve ser.
Não estou nada satisfeito com o trabalho que fizeram no meu cão, até porque ele foi cortado à máquina e há quem acho isso muito negativo para o pelo de um cocker..
Já agora o que recomendam como corte de verão e de inverno ?
E quantas vezes por ano?

Bons passeios de verão com os nossos melhores amigos de 4 patas!
Teffie
Membro Veterano
Registado: sexta mai 11, 2007 5:51 pm

quarta jun 18, 2008 12:03 pm

eu preciso da mesma informaçao, mas para a zona do Porto! xD
Não se deve cortar o pelo do dorso de um cocker com maquina, porque depois o pelo fica muito rijo, duro e deixa de ser muito macio, ouvi dizer que tem de ser cortado com lamina nesse sitiu, se estiver errada imendem-me! :D

:wink: quem tiver informaçoes que avise!
cockinhas
Membro Veterano
Registado: quinta jan 12, 2006 4:14 pm

quarta jun 18, 2008 9:45 pm

Teffie Escreveu:eu preciso da mesma informaçao, mas para a zona do Porto! xD
Não se deve cortar o pelo do dorso de um cocker com maquina, porque depois o pelo fica muito rijo, duro e deixa de ser muito macio, ouvi dizer que tem de ser cortado com lamina nesse sitiu, se estiver errada imendem-me! :D

Teffie, é como dizes, não se deve usar a máquina no dorso, mas penso que seja porque o pêlo fica encaracolado. E as máquinas cortam com lâminas :wink: . Talvez alguém expert em tosquias da arca passe por aqui e nos explique melhor!

Quanto a boas profissionais, em Lisboa não conheço. Perto de Sintra sim, conheço duas, ambas excelentes. Se o/a feamkt quiser posso mandar PM.

Eu costumava levar o meu cocker à tosquia em intervalos médios de 3 a 4 meses, às vezes até menos. Como gosto dele peludinho, rapidamente precisava outra vez de ser aparado. Ultimamente, no entanto, tenho eu mesma cortado os pêlos das patas e almofadas das mesmas, bem como o excedente das orelhas e, confesso, uma tesourada aqui, outra ali. Assim não é preciso ir tantas vezes à profissional e eu delicio-me na tarefa. Não tenho lá muito jeito mas espero melhorar. Mantenho-lhe o pêlo sensivelmente do mesmo comprimento seja Verão ou Inverno mas quando o calor aperta peço à tosquiadora para ser mais generosa no corte das virilhas e barriga.
cheitor
Membro Veterano
Registado: segunda mar 26, 2007 9:53 am

quinta jun 19, 2008 7:51 pm

Boas,

Eu também não tenho grande experiência em tosquias (os meus só foram 1 vez) mas não me parece que o uso da máquina no dorso engrosse o pêlo... :? isto porque com tesoura ou máquina estamos a cortar pêlo na mesma... :idea: mas se houver outra explicação façam favor de partilhar!
Penso que a diferença tem a ver com o que a cockinhas disse e também com o sentido do crescimento do pêlo que cada cocker. Por exemplo, no meu caso, só o Cokinhas foi tosquiado no dorso e o Apollo não devido ao facto do pêlo dele não o permitir: depois de crescer ia ficar péssimo...

Eu sou do Porto e vou a uma loja a Vila do Conde, onde comprei o Apollo, porque desenvoli amizade com o dono e ele é excelente com cães. :wink:
Portanto recomendo a quem quiser experimentar (mande-me PM) :wink:
Os meus meninos ficaram excelentes na 1ª tosquia, que foi feita por ele, e todos os meses quando os levo lá para dar banho, ele apara sempre as patinhas, orelhas e o que se justificar! Ficam sempre óptimos!!!

Cpts,
<p>Cl&aacute;udia <a href="http://ajudaalimentaranimal.blogspot.co ... nbsp;&nbsp; <a href="http://www.a-cerca.org">www.a-cerca.org</a></p>
Teffie
Membro Veterano
Registado: sexta mai 11, 2007 5:51 pm

quarta jun 25, 2008 1:40 pm

Afinal não era lamina, era um navalha especial, eu sinceramente não percebo muito deste assunto, tambem ja vi em alguns sitios que se deve arrancar com uns dedais de borracha o pelo do dorso e da cabeça... :?
Agora tou a ver se encontro alguem que corte o pelo da Teffie como deve ser, pk no vet não cortam nada bem, nao conhecem a raça e cortam o pelo como se ela fosse um poodle! :? vou ter de pesquisar...
feamkt
Membro Júnior

domingo jul 06, 2008 12:05 am

cockinhas Escreveu:
Teffie Escreveu:eu preciso da mesma informaçao, mas para a zona do Porto! xD

Teffie, é como dizes, não se deve usar a máquina no dorso, mas penso que seja porque o pêlo fica encaracolado. E as máquinas cortam com lâminas :wink: . Talvez alguém expert em tosquias da arca passe por aqui e nos explique melhor!

Quanto a boas profissionais, em Lisboa não conheço. Perto de Sintra sim, conheço duas, ambas excelentes. Se o/a feamkt quiser posso mandar PM.

Eu costumava levar o meu cocker à tosquia em intervalos médios de 3 a 4 meses, às vezes até menos. Como gosto dele peludinho, rapidamente precisava outra vez de ser aparado. Ultimamente, no entanto, tenho eu mesma cortado os pêlos das patas e almofadas das mesmas, bem como o excedente das orelhas e, confesso, uma tesourada aqui, outra ali. Assim não é preciso ir tantas vezes à profissional e eu delicio-me na tarefa. Não tenho lá muito jeito mas espero melhorar. Mantenho-lhe o pêlo sensivelmente do mesmo comprimento seja Verão ou Inverno mas quando o calor aperta peço à tosquiadora para ser mais generosa no corte das virilhas e barriga.
Muito obrigado pelas vossas respostas, daqui a uns tempos quando for necessário o corte para o outono envio umas mensagens privadas para saber os contactos .

Bom fim-de-semana
Bitata
Membro
Registado: segunda mar 03, 2008 7:02 pm
Localização: Cocker Spaniel, Yorkshire Terrier, Boxer e Europeu Comum

quarta jul 23, 2008 1:54 pm

Pois o meu Belchior é tosquiado todos os anos (Há já 11 anos) com máquina e o pelo dele não ficou mais grosso nem rijo, continua macio e aveludado como sempre. Depois da primeira tosquia ficou foi mais forte, porque tinha o pelo fraquinho quando veio para casa. Como ele não é dos muito peludos só vai à tosquia no início do verão. Durante o ano sou eu que lhe faço a manutenção dos pelos das patas, principalmente entre as almofadas dos dedos para não dificultar o andar e prevenir a que se agarre lama e sujudade. Também aparo o comprimento das orelhas.É fácil de fazer e com o tempo ganha-se prática. Eu que o diga, já faço iso há alguns anos. Também faço o mesmo ao meu Yorkshire. :wink:
cockinhas
Membro Veterano

terça jul 29, 2008 3:21 pm

Olá Bitata,

Se é assim com o seu Belchior tenho que concluir que cada pêlo reage de maneira diferente à forma como é cortado.
Digo isto porque conheço uma cocker dourada desde pequenina (que encontro nos passeios matinais) e em cachorra tinha o pêlo tão liso, sedoso e homogéneo que eu ficava extasiada (o pêlo preto do meu cão é mais ondulado que o branco, e também mais fino). Agora, passados quatro anos, o pêlo dela está tão encaracolado que mais parece pêlo de caniche. Encontrei-a um dia destes e em conversa com a dona fiquei a saber que a cadela nunca foi tosquiada com tesoura.
Com alguma pena minha, o pêlo do meu cão não é tão liso e sedoso como alguns que tenho visto "por aí", passe a expressão, por isso tento evitar a máquina :?
marijonscp
Membro Veterano
Registado: quinta fev 08, 2007 6:20 pm

quarta jul 30, 2008 10:02 am

Aconselho a leitura atenta deste tópico indicado no forum dos cães.

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=3733
<p>"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens, mais estimo os animais" - Herculano</p>
<p><a href="http://www.youtube.com/watch?v=vCCa8GzQ ... VQg</a></p>
<p><a href="http://www.you"></a></p>
Bitata
Membro
Registado: segunda mar 03, 2008 7:02 pm
Localização: Cocker Spaniel, Yorkshire Terrier, Boxer e Europeu Comum

sexta ago 01, 2008 2:42 pm

Olá Cockinhas,
Pelo que posso observar pelos exemolares de Cocker que tenho visto, e há muitos onde eu moro, o pelo deles não é todo igual. Em geral os Cocker com duas cores têm mais pelo e mais ondulado e também cresce mais rápidamente que o pelo dos dourados, embora também tenho visto dourados com muito pelo e ondulado. A manutenção do pelo, as escovadelas e as tosquias são importantes, mas também o tipo de alimentação pode influenciar a qualidade do manto. Como lhe disse, o meu é tosquiado com máquina uma vez por ano e continua com o pelo sedoso e brilhante. O pelo dele não é dos mais "farfalhudos" e sempre foi liso desde pequeno.

Quanto ao tipo de tosquias, há a tosquia da raça, onde o pelo do lombo e da barriga é rapado e as bandeiras e calças (assim se chamam as franjas nas patas e barriga) só aparadas para ficarem certinhas. Há quem rape o pelo todo incluindo o das orelhas, mas eu não gosto do aspecto com que ficam. Fizeram isso ao meu uma vez e parecia um perdigueiro em miniatura. O que eu faço é rapar o pelo todo deixando as orelhas só aparadas, porque é mais prático para a praia e ele adora.
feamkt
Membro Júnior

sexta ago 29, 2008 2:40 pm

Eu vou começar a aperfeiçoar as minhas técnicas de grooming nas orelhas, focinho, patas, cauda e dorso. O Spotty, como qualquer ruão laranja, não tem tanto pelo como as outras cores e creio que se poderá evitar cortes com máquina.
Ainda por cima este verão está a ser muito temperado e ele prefere correr no parque à hora do jantar quando as temperaturas estão mais amenas.
Já comprei as tesouras adequadas e vou ensaiar uma zona de cada vez :wink:
nannycare
Membro Júnior
Registado: quarta jul 12, 2006 5:42 pm
Contacto:

segunda set 22, 2008 12:12 pm

Algumas raças como o Cocker o pêlo tem de ser arrancado, a esta tecnica chama-se stripping e não doi pois o pêlo cerdoso está morto (o pelo que é arrancado), como não cai por si só é necessário de fazer uma "depilação".
Ao arrrancar o pêlo cerdoso vai ficar apenas o subpêlo, mais macio.

A maquina não é aconcelhada pois como este pêlo está morto e não cai é necessário arranca-lo para renovar, ao fazer-lo com a maquina este pêlo continuará lá e cortará o sub-pelo (pelo novo)

Existem donos que preferem tosquia-los pois a ideia de arrancar é doloroso para o nosso rapaz o que é errado, a pele dos cães não doi como a nós humanos.

Existem algumas casas a fazer Stripping, se me permitem deixo aqui a recomendação:
www.nannycare.com.pt/tosquias.html

Não deixem de fazer uma manutenção mesmo no inverno, para além de ser menos stressante pois habitua-se a estas andanças também não passará tanto tempo numa mesa de tosquia na proxima visita e para além de que uma visita a um profissional também tratará das unhas, ouvidos e dentes, tarefas que por vezes é dificil quando o cão está no seu território habitual.

Espero ter ajudado :D
feamkt
Membro Júnior

terça set 23, 2008 10:55 pm

Muito obrigado por esta referência, porque já tentei sugerir o stripping ao tosquiador actual e ele não se mostrou muito interessado...deve ganhar mais cortando à máquina.

Tem ideia de quanto possa custar uma sessão no Centro Estético em Palmela?

Obrigado
<p>Prendam os donos que abandonem os seus animais num canil municipal!</p>
nannycare
Membro Júnior
Registado: quarta jul 12, 2006 5:42 pm
Contacto:

quarta set 24, 2008 7:55 am

Pelo contrario, o stripping é mais caro só que é um processo mais demoroso e é preciso saber fazer:

Stripping cão médio = 65€ s/banho
corte de raça cão médio = 50€ c/banho

è necessário avaliar primeiro o estado do pêlo do cão, se sempre tosquiou á maquina pode não ser possivel o sttriping, a maquina altera o manto desta raça, normalmente começa-se desde muito jovens, isto no cocker, já no westie convém sempre utilizar esta tecnica. :wink:
cockinhas
Membro Veterano

quarta set 24, 2008 7:50 pm

Nannycare,
Independentemente de o dono de um cocker optar por usar esta técnica de manutenção do pêlo do seu cão, esta raça não tem pelo cerdoso, tipo de pêlo que, em geral, esse sim necessita do stripping por razões de saúde do animal. Não sendo entendida neste assunto não vou alongar-me, pode ser que alguém conhecedor e paciente explique melhor mas não acho bem a nannycare passar por aqui, afirmar que os cockers têm pêlo cerdoso e anunciar um site com o nome do seu nick, tudo de uma penada!
Responder

Voltar para “Cocker Spaniel Inglês”