Oh Luiza!
Agradeço a boa vontade mas eu sou uma simples amante da raça. Tenho muiiiito que aprender

.
Sabe que isso do mostrar quem manda para os donos comuns, como a Luiza e eu, é uma batalha diária entre nós e... nós

.
Se a luiza for como eu era (em bom rigor não sabia o que é um cão), não pode esperar que uma simples resposta, por mais rica que seja em dicas, seja explícita o suficiente para lhe ensinar como mostrar ao cão o seu lugar de subordinado. É preciso olhar para o assunto de forma mais abrangente, fazer umas leituras, pensar no que se lê e dar-se tempo para pensar nos assuntos, ver se se adequa ao nosso caso (como em tudo, há mais que uma forma de encarar e resolver um problema) e colocar em prática. E, claro, um bom treinador é melhor que mil páginas

! No entanto, existem uma série de coisas básicas que são sempre referidas, de extrema utilidade. Encontra-as facilmente através do google e mesmo aqui nos artigos da arca. Se não encontrar, diga que mando-lhe uma série de links ou posto aqui um "copy paste" de algumas "regras básicas".
Resumindo, não chega mudar o nosso comportamento, é
preciso mudar de atitude, permanentemente, com o cão. Ao princípio pode parecer muito difícil porque temos que estar sempre a pensar no que fazer naquela situação mas depois os gestos mecanizam-se e é automático

. Não desista, porque este esforço resulta numa melhoria notória na nossa relação com os nossos cães. Afinal, foi para isso que quisemos um cão, para ter um companheiro, não é?
Veja o assunto da seguinte forma:
Nós, por comparação com os cães de companhia, temos uma vida muito animada já que eles, em particular quando ficam sozinhos em casa enquanto os donos vão trabalhar, nada mais fazem do que viver em função do dono (comer, passear, brincar: fazer qualquer coisa acompanhados. Sendo um animal social, precisam de interagir). Assim, têm todo o tempo do mundo para nos estudar, coisa que fazem de forma exímia. Como dizem alguns textos que li, um cão está sempre a aprender, quer lhe ensinemos voluntariamente ou não. Se não lhe dizemos o que queremos que ele faça (como queremos que se comporte) ele faz o que entende e raramente o dono gosta das "decisões".
Eles conhecem-nos tão, mas tão bem, que não lhes escapa os nossos pontos fracos e servem-se disso para conseguir o que querem.
Por esta razão, não se pode "mostrar ao cão quem manda" meia dúzia de dias e já está! Tem que ser para sempre. Mudamos de atitude para com ele e permanecemos fiéis a essa mudança.
Por seu lado, como os cães adoram saber com o que contam, ao pormenor, depois de aceitarem que não mandam, corre tudo muito melhor (já me estou a repetir! Fico por aqui que sou muito "palavrosa"

).