Síndrome da Loucura no Cocker

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Cocker Spaniel Inglês! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Rickardo

mi_xen
Membro Veterano
Registado: terça jun 24, 2008 5:06 pm

quarta set 16, 2009 11:07 pm

Boa noite! Esta semana falaram-me no Síndrome da Loucura no cocker, será mais um mito do genero, o cerebro do doberman cresce mais que a cabeça?!? :o Ah, e só afecta os machos...

Normalmente acharia isto uma treta, mas realmente, de alguns cocker's que conheço eles tem comportamento algo estranhos, como estar no sofá com os donos, e de repente morder, por isso fiquei a pensar...

Será realmente um Síndrome ou uma má selecção de cruzas, como acontece com outras raças?

Desde já agradecida.

Margarida
Luiza92
Membro Veterano
Registado: sexta set 21, 2007 10:10 pm

quarta set 16, 2009 11:26 pm

Este topico veio exatamente na altura "certa"... :(

Hoje o meu cocker reagiu agressivamente a um elogio...
Ja tive 3 cockers e nunca nenhum me mostrou agressividade.

Gostava de poder pensar q isso é um mito e q o meu canito apenas teve um dia mau... :cry:
cockinhas
Membro Veterano
Registado: quinta jan 12, 2006 4:14 pm

quinta set 17, 2009 10:30 am

mi_xen Escreveu:Boa noite! Esta semana falaram-me no Síndrome da Loucura no cocker, será mais um mito do genero, o cerebro do doberman cresce mais que a cabeça?!? :o Ah, e só afecta os machos...

Normalmente acharia isto uma treta, mas realmente, de alguns cocker's que conheço eles tem comportamento algo estranhos, como estar no sofá com os donos, e de repente morder, por isso fiquei a pensar...

Será realmente um Síndrome ou uma má selecção de cruzas, como acontece com outras raças?

Desde já agradecida.

Margarida
Interesso-me muito por este assunto porque também eu tive um cocker com ocasionais comportamentos agressivos para os donos e visitas.
Como foi o meu primeiro cão, por ignorância, além de ter comprado um cachorro sem saber o que quer que fosse sobre o temperamento dos progenitores e com apenas seis semanas de vida, falhei muito na educação dele (cometi todos os erros básicos inadmissíveis tipo mimo em excesso, permissividade, falta de autoridade e disciplina. Por esta razão nunca saberei se a tendência dele para morder era genética ou foi adquirida.

O que sei é que um cocker como manda o estalão não é agressivo e está tudo dito sobre este assunto. Assim, quanto a mim, o mais certo é que comportamentos agressivos sejam devidos a más cruzas. Como já tem sido dito muitas vezes, a raça ainda está a recuperar dos estragos feitos pelo facto de ter estado na moda.

Acho também que haverá certamente casos de agressividade isolados, independentemente da cruza. Afinal, a genética não é uma ciência exacta e poderá haver indivíduos que, apesar de todos os cuidados com a escolha dos progenitores poderão ser agressivos, como, suponho, possa acontecer em qualquer raça. Em relação à afirmação do primeiro parágrafo, incluindo o facto de só afectar machos parece-me de facto um mito. Corrijam-me se estiver errada, por favor.

Agora, e nunca é demais repetir, sabendo-se que há por aí tantos casos de cruzas mal feitas, quem quiser comprar um cachorrinho cocker, convém informar-se muito bem sobre o assunto antes de o adquirir.

Por acaso, gostava muito que neste sub-fórum interviessem amantes da raça com muitos conhecimentos sobre a mesma. Talvez um dia...
cockinhas
Membro Veterano

quinta set 17, 2009 10:50 am

Luiza92 Escreveu:Este topico veio exatamente na altura "certa"... :(

Hoje o meu cocker reagiu agressivamente a um elogio...
Ja tive 3 cockers e nunca nenhum me mostrou agressividade.

Gostava de poder pensar q isso é um mito e q o meu canito apenas teve um dia mau... :cry:
Vi o seu tópico ontem no fórum dos cães e fiquei desolada. É preocupante o que lhe está a contecer com o seu cão.
Sugiro-lhe que comece por descartar algum problema de saúde. Terá o cão dores? Leve-o ao veterinário.
Depois, reavalie todo o seu comportamento em relação ao cão. Ele tem o exercício que precisa? E a Luiza, mostra bem ao seu cão que ele não manda nada?
Se se sentir incapaz de lidar com a situação procure um bom treinador que a ajude. Acredite que um bom treino pode fazer milagres. Mas, importante mesmo é não deixar passar tempo nenhum para tentar mudar o comportamento do seu cão. Não protele, olhe que ele não teve um mau dia, não!

Uma pergunta: o que fez quando ele reagiu agressivamente? Não pode mostrar medo. Ele pode simplesmente estar a mostrar-lhe que é ele quem manda. Os cães precisam de sentir, e sempre, que é o dono que manda. se isso não acontecer, instintivamente, mandam eles e recorrem a todos os meios para impôr a sua vontade.

Espero, para bem do cão e dos donos, que consiga resolver o problema.
Luiza92
Membro Veterano
Registado: sexta set 21, 2007 10:10 pm

quinta set 17, 2009 11:19 am

cockinhas Escreveu: Vi o seu tópico ontem no fórum dos cães e fiquei desolada. É preocupante o que lhe está a contecer com o seu cão.
Sugiro-lhe que comece por descartar algum problema de saúde. Terá o cão dores? Leve-o ao veterinário.
Sim, ja tenho consulta marcada. Eu nao encontrei nada nele de estranho fisicamente. Mas vamos ver...
Depois, reavalie todo o seu comportamento em relação ao cão. Ele tem o exercício que precisa? E a Luiza, mostra bem ao seu cão que ele não manda nada?
Se se sentir incapaz de lidar com a situação procure um bom treinador que a ajude. Acredite que um bom treino pode fazer milagres. Mas, importante mesmo é não deixar passar tempo nenhum para tentar mudar o comportamento do seu cão.
Sim, admito que nao sou a melhor dona, mas faço esforços para melhorar, e de dia pra dia vou corrigindo os meus erros.
Ja estou a procura de uma escola de treino, vai ajudar me a mim e a ele.
Não protele, olhe que ele não teve um mau dia, não!
Eu sei. Foi uma maneira de dizer... Assim como se diz numa Segunda-feira "amanha gostava de acordar e pensar que é Sabado" :lol:
Uma pergunta: o que fez quando ele reagiu agressivamente? Não pode mostrar medo. Ele pode simplesmente estar a mostrar-lhe que é ele quem manda. Os cães precisam de sentir, e sempre, que é o dono que manda. se isso não acontecer, instintivamente, mandam eles e recorrem a todos os meios para impôr a sua vontade.
Como eu ja disse, estou ainda a aprender muita coisa. Cometi erros, eu sei. E acho que ao mesmo tempo que tentava nao o fazer, sim, demonstrei medo. :|

Ja vi outros topicos seus, vejo que é muito entendida nos cockers. Se me puder dar alguns conselhos. Principalmente nessa parte de lhe mostrar que ele nao manda.
Eu penso que conheço bem a raça, mas talvez nao assim tao bem como devia...

Obrigado!
cockinhas
Membro Veterano

quinta set 17, 2009 12:40 pm

Oh Luiza!
Agradeço a boa vontade mas eu sou uma simples amante da raça. Tenho muiiiito que aprender :wink:.

Sabe que isso do mostrar quem manda para os donos comuns, como a Luiza e eu, é uma batalha diária entre nós e... nós :) .

Se a luiza for como eu era (em bom rigor não sabia o que é um cão), não pode esperar que uma simples resposta, por mais rica que seja em dicas, seja explícita o suficiente para lhe ensinar como mostrar ao cão o seu lugar de subordinado. É preciso olhar para o assunto de forma mais abrangente, fazer umas leituras, pensar no que se lê e dar-se tempo para pensar nos assuntos, ver se se adequa ao nosso caso (como em tudo, há mais que uma forma de encarar e resolver um problema) e colocar em prática. E, claro, um bom treinador é melhor que mil páginas :wink: ! No entanto, existem uma série de coisas básicas que são sempre referidas, de extrema utilidade. Encontra-as facilmente através do google e mesmo aqui nos artigos da arca. Se não encontrar, diga que mando-lhe uma série de links ou posto aqui um "copy paste" de algumas "regras básicas".

Resumindo, não chega mudar o nosso comportamento, é preciso mudar de atitude, permanentemente, com o cão. Ao princípio pode parecer muito difícil porque temos que estar sempre a pensar no que fazer naquela situação mas depois os gestos mecanizam-se e é automático :wink: . Não desista, porque este esforço resulta numa melhoria notória na nossa relação com os nossos cães. Afinal, foi para isso que quisemos um cão, para ter um companheiro, não é?

Veja o assunto da seguinte forma:

Nós, por comparação com os cães de companhia, temos uma vida muito animada já que eles, em particular quando ficam sozinhos em casa enquanto os donos vão trabalhar, nada mais fazem do que viver em função do dono (comer, passear, brincar: fazer qualquer coisa acompanhados. Sendo um animal social, precisam de interagir). Assim, têm todo o tempo do mundo para nos estudar, coisa que fazem de forma exímia. Como dizem alguns textos que li, um cão está sempre a aprender, quer lhe ensinemos voluntariamente ou não. Se não lhe dizemos o que queremos que ele faça (como queremos que se comporte) ele faz o que entende e raramente o dono gosta das "decisões".
Eles conhecem-nos tão, mas tão bem, que não lhes escapa os nossos pontos fracos e servem-se disso para conseguir o que querem.

Por esta razão, não se pode "mostrar ao cão quem manda" meia dúzia de dias e já está! Tem que ser para sempre. Mudamos de atitude para com ele e permanecemos fiéis a essa mudança.
Por seu lado, como os cães adoram saber com o que contam, ao pormenor, depois de aceitarem que não mandam, corre tudo muito melhor (já me estou a repetir! Fico por aqui que sou muito "palavrosa" :oops: ).
mi_xen
Membro Veterano

quinta set 17, 2009 3:09 pm

[quote="cockinhas]Acho também que haverá certamente casos de agressividade isolados, independentemente da cruza.[/quote]

Era deste tipo de agressividade que eu estava a falar. Conheço cães que simplesmente deixam de tolerar o dono da noite para o dia, como está a acontecer com a Luiza92. Parte deles já foram treinados, mas passam a vida a tentar subir hierarquicamente em relação ao dono, rosnando. Por outro lado, tem alturas em que se mostram muito queridos e meigos, e de repente lá vem outra mordida! é um comportamento algo inesplicavel...
Então decidi perguntar aqui à espera que alguém me explica-se, ou pelo menos soubesse mais que eu....
cockinhas
Membro Veterano

quinta set 17, 2009 4:25 pm

mi_xen Escreveu:[quote="cockinhas]Acho também que haverá certamente casos de agressividade isolados, independentemente da cruza.
Mi_xen escreveu: (o botão de citar não "enquadra" :lol: )

Era deste tipo de agressividade que eu estava a falar. Conheço cães que simplesmente deixam de tolerar o dono da noite para o dia, como está a acontecer com a Luiza92. Parte deles já foram treinados, mas passam a vida a tentar subir hierarquicamente em relação ao dono, rosnando. Por outro lado, tem alturas em que se mostram muito queridos e meigos, e de repente lá vem outra mordida! é um comportamento algo inesplicavel...
Então decidi perguntar aqui à espera que alguém me explica-se, ou pelo menos soubesse mais que eu....[/quote]

Pois é Mi_xen mas não devo ter-me explicado bem porque quando falei nestes casos de agressividade isolada, queria dizer que, se são independentes da cruza, também serão independentes da raça.
O que descreve no parágrafo acima pode acontecer com qualquer cão, seja qual for a raça ou indefinição da mesma, ou não?
mi_xen
Membro Veterano

quinta set 17, 2009 4:52 pm

Sim, claro que pode acontecer a qualquer cão, até conheço alguns com estes comportamentos e não são cocker's. Exactamente por isso decidi perguntar se seria verdade ou um mito... Quando ouvi pensei logo que era mais um mito, como o das cabeças do doberman, ou do céu da boca preta, ou até os presunhos, mas como conheço alguns agressivos fiquei a pensar...
O que me parece é a raça ainda estar a recuperar dos anos de moda.... :?
Espero daqui a uns anos não ouvir falar do Sindrome da loucura do Labrador :o

Obrigado Cockinhas pelo esclarecimento, visto que se houvesse algo deste género a Cockinhas conheceria....

Margarida
cockinhas
Membro Veterano

sexta set 18, 2009 11:42 am

Bem, o facto de eu não conhecer não quer dizer que não exista, obviamente :wink: ! Mas o mais certo é tratar-se de uma "interpretação livre" tipo "quem conta um conto..."

Já agora, certa vez, encontrei num site inglês uma referência explícita a "the cocker's rage", que é a coisa mais parecida com essa tal síndrome. Mas não me lembro de ter lido que essa denominada "raiva do cocker" fosse uma doença. De qualquer forma não tenho, nem de perto nem de longe, conhecimentos para me pronunciar sobre isso. Se descobrir algo volto aqui e partilho. Vale :) ?
mi_xen
Membro Veterano

sexta set 18, 2009 11:55 am

Cockinhas, encontrei cá na arca algumas mensagens antigas que referiam o chamado "red cocker syndrome". Não sei se é a mesma coisa mas vou pesquisar, se encontrar alguma informação coloco aqui :)
LauraMM
Membro
Registado: sexta set 25, 2009 3:41 pm

quinta out 01, 2009 7:50 pm

Eu não queria assustar gratuitamente ninguem, mas não posso deixar de contar o meu caso para que funcione como um alerta, se calhar eu podia ter evitado o pior se tivesse agido mais cedo. Isso nunca saberei.
Sempre tive cães e devido ao caso que vou contar tinha jurado não mais ter animais, mas recentemente um gatinha adoptou-me e cá estamos as duas.
Tinha um cocker (macho) que era a meiguice em cão, foi para minha casa com 6 meses e era educado e tudo e tudo. Com perto de 7 anos, começou a ter um comportamente estranho, de vez enquando parecia que lhe passava um coisa pela vista e ficava agressivo, sempre com outras pessoas da casa nunca comigo, até que comecei a pensar no que havia de fazer, aquilo não era normal nele, mas depois desleixei um bocado porque ele não teve esses comportamentos durante um mes ou isso e pensei que tinha sido algo, por ex a mudança de casa, na altura eu tinha mudado, e que já tinha passado.
Uma noite, no meu quarto, ele pôs-se em pé apoiado com as patinhas na minha cama, ao meu lado, eu em pé a dobrar umas roupas que estavam encima da cama. Baixei-me para lhe dar um beijinho na cara, coisa que era normalíssima até então, e nem vos conto, naquele momento enlouquece (só pode ter sido um ataque de loucura, resta saber os motivos) e morde-me forte e feio (primeiro na cara depois braços e pernas), o cão estava com uma força brutal ao investir e fazia um barulho assustador até que eu, em estado de choque e sem dizer nada, me refugiei no canto da parede a tapar a cara e lhe estiquei o rabo, no meio da confusão achei que sempre era melhor morder ali. Ele parou e ficou atarantado quase tanto como eu. Foi mesmo uma loucura que por ali passou. Passei essa noite no hospital essencialmente devido ao choque e à ferida na cara que não foi nada bonita.
Depois disto soube de outro caso semelhante.

Eu não queria estar aqui a difamar a raça, não é nada disso, ele era um cão excelente, pode ter havido varios motivos. O objectivo é apenas alertar e dizer à Luiza como disse a cockinhas "não protele", e procure ajuda. Nao a quero assustar em demasia, o que o meu cão fez pareceu-me um ataque de loucura mas isso sou eu que apanhei um grande susto, se calhar estava apenas a precisar de alterar algo na forma de lidar com ele, não sei.. só sei que devia ter dado mais atenção ao ameaço que tinha havido, e agido mais cedo :( não devia ter achado que já estava tudo bem por ele andar calmo há uns dias..
razer
Membro Veterano
Registado: quinta out 04, 2007 8:08 am

quinta out 01, 2009 11:50 pm

mi_xen Escreveu:Boa noite! Esta semana falaram-me no Síndrome da Loucura no cocker, será mais um mito do genero, o cerebro do doberman cresce mais que a cabeça?!? :o Ah, e só afecta os machos...

Desde já agradecida.

Margarida
Tenho 2 cockers spaniels puros e digo-vos que nada disso.. Tipo o meu cockers mais velho já tem uns 7 ou 8 ou 9 anos e só lhe falta falar, sente quando alguém está triste, etc etc..
Manso, tudo de melhor num cão.

O segundo cocker é filho do mais velho mas já é mais agressivo devido a ciúmes, os cockers são extremamente ciumentos e visto que o mais velho tem mais atenção que o mais novo é normal ele ser um bocado mais impaciente, isto é, por exemplo quando dou um pão ou um biscoito o mais velho lambe ou "chupa" o biscoito ou mode muito devagar o pão antes de o puxar para ele..
O mais novo já não faz isso e morde logo, se eu deixar lá a mão morde-me a mão mas não por agressão é mesmo por ser impaciente.. Sempre foi assim, e ás vezes os cockers comem as suas próprias fezes para chamar atenção, mas acho que não é só por isso, acho que as fezes lhes fazem bem ao estômago, algo haver com cálcio ou algo assim.

Tenho um gato e digo-vos com o gato ele brinca com o gato e vice-versa, o gato apareceu há 1 ano nem tanto e dão-se lindamente, o cocker mais velho e o gato, o mais novo já o persegue mas o gato brinca com ele.
cockinhas
Membro Veterano

sexta out 02, 2009 1:16 pm

Boa tarde,

Quanto a mim, tudo o que foi escrito nos dois posts anteriores, e lá vou repetir-me outra vez, também pode ser dito sobre qualquer cão, de qualquer raça ou sem raça específica. Exemplos não faltarão, certamente.

Ciúmes :? ? Ó razer, então os cockers têm ciúmes (digamos assim que também se percebe) e comem as próprias fezes para chamar a atenção?

Não! Alguns cães, comportam-se como se tivessem ciúmes e podem comer as próprias fezes por vários motivos.

A não ser que existam estudos comparativos, de comprovada amostra, que digam o contrário!

Alguém mais entendido que me corrija, se for o caso, please!
razer
Membro Veterano
Registado: quinta out 04, 2007 8:08 am

sexta out 02, 2009 1:25 pm

O meu só come de vez em quando, e é normalmente quando estou a brincar com o mais velho.

Visto que não podem estar os 2 juntos, porque brigam.
Responder

Voltar para “Cocker Spaniel Inglês”