Pedido de ajuda aos mais experientes ;)

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Cocker Spaniel Inglês! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Rickardo

Buca
Membro Júnior
Registado: quarta dez 16, 2009 10:20 am

quarta dez 16, 2009 11:14 am

Um bem haja a todos os foristas que tanto me têm elucidado! :wink:

Sou muito recente por estas andanças, e gostava agora de contar com o apoio e ajuda de todos vocês nesta nova fase da minha vida.

Finalmente vou ter a minha cadelinha cocker! :D
Vivo sozinha num apartamento há um ano, e depois de alguns meses a ponderar, decidi ter uma cadela.
Em principio vou adoptar uma cocker já com 7 meses, que está habituada a viver numa quinta. E era neste aspecto que conto com a vossa ajuda.

Como acham que ela se vai adaptar a viver num apartamento? Acham que ainda está em idade de ser educada?
E já agora o que acham desta raça para viver num apartamento? Posso fazer 3 caminhadas diárias com ela, mas tenho um emprego (como acho que toda a gente tem) pelo que ela terá que passar grande parte do dia sozinha... Acham que se vai habituar bem?

Por favor, deêm-me algumas dicas, porque tudo o que eu não quero é que ela sofra e não se sinta bem comigo e lá em casa....

Um muito obrigada a todos!
cockinhas
Membro Veterano
Registado: quinta jan 12, 2006 4:14 pm

sexta dez 18, 2009 12:21 pm

Buca Escreveu:Um bem haja a todos os foristas que tanto me têm elucidado! :wink:

Sou muito recente por estas andanças, e gostava agora de contar com o apoio e ajuda de todos vocês nesta nova fase da minha vida.

Finalmente vou ter a minha cadelinha cocker! :D
Vivo sozinha num apartamento há um ano, e depois de alguns meses a ponderar, decidi ter uma cadela.
Em principio vou adoptar uma cocker já com 7 meses, que está habituada a viver numa quinta. E era neste aspecto que conto com a vossa ajuda.

Como acham que ela se vai adaptar a viver num apartamento? Acham que ainda está em idade de ser educada?
E já agora o que acham desta raça para viver num apartamento? Posso fazer 3 caminhadas diárias com ela, mas tenho um emprego (como acho que toda a gente tem) pelo que ela terá que passar grande parte do dia sozinha... Acham que se vai habituar bem?

Por favor, deêm-me algumas dicas, porque tudo o que eu não quero é que ela sofra e não se sinta bem comigo e lá em casa....

Um muito obrigada a todos!
Olá Buca, seja bem vinda ao fórum !

Parabéns pela sua escolha. Os cockers são companheiros maravilhosos, vai adorar :D . Pelas suas palavras deduzo que durante os últimos meses estudou bem as características da raça e que se adequa ao seu estilo de vida, certo? É que são cães com muita energia e têm que gastá-la, caso contrário só fazem disparates...

Não sou a melhor pessoa para lhe falar da experiência de ter um cão sozinho todo o dia em casa porque os meus, em média, apenas ficam sós entre duas a quatro horas mas, se der uma vista de olhos pelo fórum dos cães (use o botão de pesquisa), vai encontrar muitos testemunhos sobre a reacção deles. Em princípio, todos se habituam mas há que educá-los para que não fiquem a ladrar e é preciso ter muita paciência para os ensinar a fazer as necessidades onde queremos. Aos sete meses já conseguem aguentar algumas horas mas haverá descuidos, dependendo do que já lhe tiverem ensinado.

Com sete meses ainda são muito imaturos, tenho um com essa idade e é muito bebé. Ainda têm muito que aprender. Já mudaram os dentes de leite e por isso já não roiem tão desesperadamente mas ainda fazem (e farão) muitos disparates!
Não pode deixar ao alcance dela nada que possa colocar a sua vida em risco e que não queira ver destruído.

Em relação a viver em apartamento, tudo depende do exercício e atenção que lhe der. Para se ensinar um cão é preciso tempo e paciência. Lembre-se que se uma ou duas dessas caminhadas forem suficientes para a deixar cansada ela passará melhor o dia. Ah! E pensou no pêlo? Pergunto sempre isto porque quando tive o meu primeiro cocker não pensei nesse assunto :oops: . Além da pelagem dos cockers dar muito trabalho, nunca mais a sua casa será a mesma! Por mais que se limpe há sempre pêlos. O que vale é que são compridos e juntam-se em rolinhos pelos cantos.

Só mais uma coisa, não se esqueça de escolher um veterinário e levá-la lá para ser vista, verificar as vacinas, a desparasitação, interna e externa e esclarecer outras dúvidas que sempre surgem.

Boa sorte com a cachorra :) . E fotos, arranja-se?
Buca
Membro Júnior

segunda dez 28, 2009 10:48 am

Olá a todos!

Como anunciei anteriormente, estava prestes a doptar uma cocker com 7 mesitos, mas não me perguntem porquê, a coisa correu para o torto... =( Fiquei de ir lá vê-la um dia, e o senhor deixou de atender as minhas chamadas... Ligava de outro telefone também não atendia... Pelo que desisti da ideia, com muita tristeza minha. :cry:

Mas agora a parte boa! =D Como já tinha decidido que iria ter uma cocker, comecei a ver anuncios (já tava mentalisada que se queria uma cocker verdadeira teria que pagar por ela), e comecei a ver criadores. Mas comecei a achar quando, aproximando-se o Natal, a minha familia começou com aquelas historias: "Ai, mas que pressa a tua!", "Tem lá calma que depois do Natal tratamos disso!", etc... :o Fiquei assim...
E depois SURPRESA!! Uma cocker caramelo no dia de Natal! :lol: :lol: :lol: A fotografia claro está! Porque só posso ir buscá-la no dia 15 de Janeiro, mas vou já vê-la este fim-de-semana!

Agora até la muito tempo para preparar tudinho!

E é aí que peço a vossa ajuda no sentido de partilharem como é o vosso dia a dia com os vossos cockers. Quantas saídas fazem à rua? E durante quanto tempo? E a que horas? E é sempre depois de lhes darem de comer?

Agradeço-vos muito a vossa ajuda.
Há 23 anos que tenho este sonho que está prestes a concretizar-se, mas estes aspectos práticos não vêm escritos nos livros, e apenas quem já passou por isto é que pode dizer.

Um obrigada sincero a todos!

P.S.- Assim que tiver ponho fotos da minha Buca! :wink:

Buca
CSofiaMelo
Membro
Registado: sexta nov 27, 2009 2:06 pm

segunda dez 28, 2009 1:02 pm

Olá Buca!

Antes de mais os meus parabéns pela escolha da raça :D e espero que te tenhas informado bem sobre as características da raça para que de facto haja sincronia entre o teu estilo de vida e a raça escolhida.

Eu tenho uma cocker com 5 meses, também vivo num apartamento, e trabalho como quase toda a gente :D

Como ainda não passou assim muito tempo desde que a fui buscar ao criador posso-te dar uns conselhos que valem o que valem porque cada cão é um cão, mas que de facto que resultaram bem c a minha orelhudinha:

Quando ela chegar a tua casa não lhe dês logo acesso à casa toda; mostra-lhe o sítio dela e deixa-a familiarizar-se com o local onde ela ficará não só durante a noite mas também durante o dia quando estiver sozinha (a minha dorme na cozinha e é lá q fica, com acesso à varanda, quando não está ninguém em casa). Ela terá tempo de conhecer o resto da casa.

Uma coisa que quase de certeza vais notar é que os cockers bébés são um bocadito chorões... nao gostam de estar sozinhos (nenhum cão gosta né? são animais de matilha), e como tal terás de a habituar de forma gradual e desde pequenina a ficar sozinha. Começa por períodos pequenos, tipo 5 minutos e vai aumentando. A minha gosta da companhia do rádio ligado quando está sozinha. Inclusivamente até comprámos um canário porque ela gosta de ouvir o cantar dos pássaros :D

Prepara-te para usares a esfregona ilimitadamente :D É normal enquanto ela não aprender onde fazer as necessidades...

Damos sempre 3 ou 4 passeios diários com ela.

São animais fantásticos... extremamente meigos... muito maluquitos pra brincadeira!

Qualquer coisa em que aches que eu posso esclareçer mais... pergunta!

Espero ter ajudado
Buca
Membro Júnior

segunda dez 28, 2009 2:17 pm

Olá!

CSfiaMelo, muito obrigada pelas dicas, vão ser certamente muito úteis!
E como é que fazes com os passeios? Vais depois de ela comer? E dás-lhe de comer quantas vezes por dia? Ela já faz as suas necessidades na rua?

Eu também terei que a deixar fechada na cozinha, com acesso à varanda. Mas de noite estava a pensar deixá-la dormir no meu quarto mas na caminha dela (trazia a caminha da cozinha para o meu quarto), acham mal?

Peço desculpa pela quantidade de perguntas.... Mas sabem como é! :oops: Quando não se sabe....

Buca
CSofiaMelo
Membro

segunda dez 28, 2009 4:29 pm

Por indicação do criador dou-lhe de comer 2 vezes por dia SEMPRE depois e NUNCA antes de nós comermos; este é um factor importante a ter em conta uma vez que contribui para o estabelecimento da hierarquia e convém que ela saiba desde cedo quem é que manda.

Dou-lhe de comer logo de manhã antes de vir para o trabalho e à noite depois de jantarmos. Neste momento ela está-se a começar a habituar a fazer as necessidades na rua. Os cães são animais de rotina e como tal deverás vir com ela à rua sempre por volta da mesma hora para que ela se habitue e saiba que há sempre aquele tempinho reservado para ela. Como a minha cocker ainda é novinha, fez 5 meses no dia de Natal, ainda não tem capacidade de reter as necessidades, por isso durante o dia quando está sozinha fica com acesso à varanda e ela já sabe que é lá que vai quando tem vontade e durante a noite deixamos um toalhete no chão da cozinha uma vez que agora de Inverno não dá para deixar a porta que dá acesso à varanda aberta por causa da chuva e do frio.

Com o tempo e à medida que for crescendo haverá uma tendência natural (espero eu :D ) para deixar de fazer dentro de casa, tendo em conta estes ensinamentos que referi.

Em relação ao deixá-la dormir no teu quarto isso é uma opção tua. Claro que qualquer que seja a opção há que ter noção que ficará para sempre. Eu pessoalmente gosto de cada macaco no seu galho :wink: E se ela se habituar a dormir sozinha no sítio dela, mais facilmente se habituará a ficar sozinha durante o dia. É que os cockers são muito dependentes dos donos e há que incutir alguma independência para que não sofram quando têm que ficar sozinhos.
ana-carla
Membro Veterano
Registado: sexta nov 14, 2003 12:16 pm

segunda dez 28, 2009 4:36 pm

O meu cocker veio para casa com 9 meses e a mudança custou-lle um bocado. Porém, como ele tem smp gente em casa não sofre o drama de mtos cães que estão fechados o dia inteiro. Dps tb tem jardim para dar as suas voltas...
O meu cão adora companhia, estar no sofá ou até mmo na minha cama. Dorme bastante e dá-se bem dentro de casa. Aliás, como já referi mmo com jardim ele pouco pára lá fora.
Os cocker são cães que adoram ter companhia e são hiper amigos do dono.
Penso que vai gostar de ter um cão desta raça. Boa sorte com a sua nova aquisição.
Buca
Membro Júnior

domingo jan 03, 2010 10:53 am

Aqui fica então a primeira foto da Buca.

Imagem
xixaveron
Membro Veterano
Registado: quarta fev 27, 2008 1:36 am

segunda jan 04, 2010 1:32 am

Buca, és namorada do B.M., correcto ??
Buca
Membro Júnior

quarta jan 06, 2010 2:00 pm

Sim, correcto! :wink:

Tou desejosa de ir buscar a minha pequenina!

Agora ando a sondar todos os artigos das lojas de animais. Já comprei a caminha! E já lhe ofereceram um ossito!

Em relação à alimentação, gostava de saber qual a ração que dão aos vossos cockers. Sei que ao principio vou continuar a dar a que o criador já lhe dá, mas depois quero optar pelo melhor.

Ainda continuo indecisa em relação ao facto de deixá-la a dormir na cozinha, ou no meu quarto. Custa-me deixá-la na cozinha, mas acredito que depois lhe custe menos ficar sozinha...

Em relação à coleira. Enquanto ela ainda é pequena acham bem começar por usar aquelas coleiras que prendem por baixo do peito? E enquanto estão em casa deixam sempre ficar as coleiras colocadas? Já ouvi dizer que é melhor tirar por causa do pêlo.

Mais uma pergunta: Quando é que ela pode ir à rua? Eu sei que é depois de todas as vacinas, mas é quando? Por volta dos 4 meses?

Obrigada mais uma vez!

Buca
CSofiaMelo
Membro

quarta jan 06, 2010 2:32 pm

Como deves saber aqui no fórum não podemos mencionar nomes de rações por causa da publicidade, pelo que apenas te posso dizer que continuo a dar a mesma ração que o criador, até porque já experimentei fazer a transição para outra marca só naquela de variar, mas a minha orelhudinha revelou alguma intolerância digestiva à mesma. O pêlo dela está brilhante e sedoso, está activa e bem disposta, as fezes também estão ok, pelo que para já vou manter a ração inicial recomendada pelo criador.

Quanto à coleira, prefiro aquelas tipo peitoral porque me parecem bastante mais confortáveis e funcionais, principalmente quando andamos naquela fase de ensinar o cachorro a andar na rua (e eu ainda ando nessa fase :D ) Aconselho-te a habituares a tua menina a andar de trela logo desde o início porque os cockers são um bocado impacientes, gostam de correr e andar ao ar livre sem trela, e assim incute-se desde logo as regras do andar na rua, e claro, que quem lidera o passeio somos nós. Normalmente por volta dos 3meses e meio os cachorros já têm a vacinação completa, pelo que podem vir à rua sem qualquer tipo de limitações.

Quanto ao dormir na cozinha a opção é tua. No caso da minha cocker, e conforme já te tinha dito, decidimos logo que o lugar dela era na cozinha e é lá q ela dorme. Há já bastante tempo que é uma cadela calma, não chora, não ladra, porque já se habituou ao sítio dela, sabe que é ali que dorme e que fica durante o dia quando não está ninguém em casa. Quando ela ficar sozinha não deixes nada, mas mesmo NADA, ao alcance dela a não ser mesmo os brinquedos dela porque ela derrete-te tudo :lol: De início parecem tímidos porque ainda se estão a ambientar à casa mas depois é um tal de roer o que lhes aparecer pela frente
Buca
Membro Júnior

segunda fev 08, 2010 11:19 am

Boa tarde a todos!

Finalmente já temos a nossa pequenina connosco! :D

Não há coisa mais linda e mais fofinha! :lol:

Já está lá em casa há uma semana, e para além de dormir (MUITO!!), come como se não houvesse amanhã e faz os seus xixis pela casa toda. Temos uns jornais onde ela "supostamente" deveria fazer, mas quando a apanhamos em flagrante delito e a colocamos lá, ela ficou toda contente a roer os jornais! Para ela aquilo é mais o "quarto dos brinquedos" do que a "casa de banho". :? Já não sei como lhe hei-de explicar que é ali que se faz..... Sugestões??

E há outra coisa que me assusta um bocadinho, e gostaria que me dissessem se é normal e como evitar que aconteça.
Quando andamos lá por casa, e quando tamos sentados, etc... Ela começa a morder-nos os tornozelos, e as calças, e depois começa a rosnar e ladrar quando dizemos para parar. Parece que fica "possuída"! Tentamos segurá-la mas ela faz tanta força e começa a arranhar-nos.
Acham que isto é normal? Também vos aconteceu? Já marquei consulta no veterinário, até porque tem que levar o reforço da vacina. Como ela ainda não pode ir à rua, será por isso que tem aqueles momentos de libertar energia?

Agradeço a partilha dos vossos conhecimentos e experiências para poder lidar da melhor maneira com a minha doidinha.

Obrigada

Buca
Minuxa
Membro Veterano
Registado: segunda set 14, 2009 4:09 pm

terça fev 09, 2010 10:26 am

Antes de mais, muitos parabens pela menina! Coloque aqui umas fotinhas dela para nós a vermos!

Eu não sou a pessoa mais indicada para ajudar no comportamento de cães bébés, pois adoptei a minha já adulta!
Mas faça uma pesquisa no forum dos cães, existem inumeros tópicos sobre esse assunto. há também alguns livros sobre treino animal que lhe serão muito uteis nesta e noutras fases da cachorra.(se quizer posso-lhe indicar alguns).
Uma coisa lhe garanto, o balde e a esfregona serão os seus melhores amigos durante os 1º meses da menina em casa.
<p>"Se acreditasse na imortalidade, acreditava que muitos c&atilde;es iriam para o c&eacute;u, e poucas pessoas tamb&eacute;m." - James Thurder</p>
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça fev 09, 2010 10:35 am

Que idade tem a cachorra?

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Buca
Membro Júnior

terça fev 09, 2010 11:58 am

Dinodane,
ela tem 8 semanas, e está connosco há uma semana. Bem sei que ainda é pequenina mas o que gostava de saber é se é um comportamento normal (de brincadeira...) ou não. É a primeira cadela que tenho, por isso não sei até que ponto será uma maneira de ela chamar a atenção ou se poderá ser outra coisa.

Minuxa,
obrigada pela resposta. Já agora, se não se importasse, podia-me indicar o nome de alguns desses livros que falou? Assim juntava o útil ao agradável! ;)

Obrigada

Buca
Responder

Voltar para “Cocker Spaniel Inglês”