Limpar orelhas e uma infinidade de pequenas outras coisas

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Cocker Spaniel Inglês! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Rickardo

Minuxa
Membro Veterano
Mensagens: 4543
Registado: segunda set 14, 2009 4:09 pm
Localização: Minuxa (cocker spaniel inglês), Leo (gato rafeiro)

quinta abr 15, 2010 2:47 pm

Olá donos de orelhudos!
Preciso da v. opinião e experiencia!
Eu tenho a minha cocker á cerca de um ano e adoptei-a quando ela tinha 14 meses, logo tudo o que sei sobre esta raça aprendi com muita pesquisa, troca de ideias com a dona de outra cocker e a massacrar a veterinária com perguntas.
A minha pergunta é a seguinte: Como é que vocês secam as orelhas dos vossos cockers depois do banho?
A minha questão tem a ver com o facto de os veterinários me terem dito para secar com o secador insistindo na parte de dentro, de forma não ficar qualquer humidade.
Entretanto aqui no fórum já me disseram que é asneira, portanto partilhem as vossas experiências :D
Última edição por Minuxa em quinta abr 29, 2010 8:35 am, editado 1 vez no total.
<p>"Se acreditasse na imortalidade, acreditava que muitos c&atilde;es iriam para o c&eacute;u, e poucas pessoas tamb&eacute;m." - James Thurder</p>
Wasp1975
Membro Veterano
Mensagens: 4019
Registado: segunda jan 25, 2010 10:03 am
Localização: Zeus Da Maia Kennel

sexta abr 16, 2010 6:31 am

Ora bem,

Nós aqui secamo-los primeiro com a toalha para retirar a grande maioria da àgua. Depois, e ainda com o pêlo húmido, damos a primeira penteadela para alisar o pêlo, e depois secamos as orelhas com o secador no sentido de dentro para fora tentando empurrar a humidade para o extremo exterior da orelha e não para dentro.

O Zeus tem uma grande vantagem com uma das orelhas. O canal auditivo está fisicamente fechado, apesar de ele ouvir bem, por isso com essa orelha podemos secar à vontade. (conseguimos aceder ao interior do ouvido mas temos que fazer bastante pressão para afastar as paredes do mesmo. dá jeito pq assim ele não fica sujo nem ganha otites).

P.
Wasp1975
Membro Veterano
Mensagens: 4019
Registado: segunda jan 25, 2010 10:03 am
Localização: Zeus Da Maia Kennel

sexta abr 16, 2010 6:31 am

Depois tb tenho a sorte que apesar de não gostarem do barulho que o secador faz, adoram-no por ser quentinho e ficam +/- quietos.
SappyCookie
Membro
Mensagens: 83
Registado: quarta nov 25, 2009 2:47 am

sábado abr 17, 2010 12:49 am

a minha vet aconselhou-me a evitar passar o chuveiro pelas orelhas, de maneira que passo so um bocado de agua e sabao com a mao e depois seco com a toalha. chega para ficar sequinha :lol:
quanto a lavar as orelhas por dentro, também conselho da vet, passo algumas vezes com um pano seco.
enfim espero que a minha atitude esteja correcta. senão corrijam-me já!!!
ReginaVieira
Membro Veterano
Mensagens: 3984
Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm

sábado abr 17, 2010 9:40 am

Apesar de não ter nunca ter tido um cocker...

Já me foi dito para colocar bolinhas de algodão nos ouvidos :wink:
Sobre secar as orelhas sempre sequei muito bem sequinhas
cockinhas
Membro Veterano
Mensagens: 1286
Registado: quinta jan 12, 2006 4:14 pm

sábado abr 17, 2010 12:23 pm

Olá Minuxa,

Eu trato das orelhas / ouvidos da seguinte forma:

- Antes do banho, coloco tampões de algodão dentro dos ouvidos. Costumo usar daquelas rodelas para tirar os cremes do rosto, de boa qualidade para que o algodão não se desfie. Há também, quem, antes de pôr o algodão, coloque um pouco de gel de limpeza auricular, para impermeabilizar, suponho.

Depois, tento secar o mais possível com a toalha, seguida de secador. Como já disse no outro tópico, não aponto o secador para dentro dos ouvidos.

Tipo uma vez por semana, coloco umas gotas que compro no Vet, no interior dos ouvidos e massajo suavemente, antes de retirar o produto excedente com um guardanapo a envolver o dedo, por forma a que seja uma limpeza algo superficial (cotonetes podem causar danos, se mal utilizados, digo eu. )

E pronto! Lá vão eles prá brincadeira :P
Minuxa
Membro Veterano
Mensagens: 4543
Registado: segunda set 14, 2009 4:09 pm
Localização: Minuxa (cocker spaniel inglês), Leo (gato rafeiro)

segunda abr 19, 2010 8:35 am

Obrigada pelas respostas!
Realmente os vets que me aconselharam a secar as orelhas daquela forma, não devem saber o que dizem! Portanto vou seguir os v. conselhos e experiência!
<p>"Se acreditasse na imortalidade, acreditava que muitos c&atilde;es iriam para o c&eacute;u, e poucas pessoas tamb&eacute;m." - James Thurder</p>
Wasp1975
Membro Veterano
Mensagens: 4019
Registado: segunda jan 25, 2010 10:03 am
Localização: Zeus Da Maia Kennel

segunda abr 19, 2010 9:11 am

Epá esta Minuxa é mesmo a fotocópia da minha Ozzy...
A diferença é que, neste momento, a Ozzy tem pêlo curto (dá mais jeito para lavar e secar hihihihihihi)... mas de resto é tal-e-qual!

P.
Minuxa
Membro Veterano
Mensagens: 4543
Registado: segunda set 14, 2009 4:09 pm
Localização: Minuxa (cocker spaniel inglês), Leo (gato rafeiro)

segunda abr 19, 2010 9:50 am

Wasp1975 Escreveu:Epá esta Minuxa é mesmo a fotocópia da minha Ozzy...
A diferença é que, neste momento, a Ozzy tem pêlo curto (dá mais jeito para lavar e secar hihihihihihi)... mas de resto é tal-e-qual!

P.
Fotocópia não será, a tua é mais branca que preta e a minha é mais preta que branca! Quanto ao comprimento do pelo, neste momento está enoooooorme, mais uns meses e fica tipo o da Ana-Carla! :lol:
Assim que o tempo aqueça mais um pouco já vai á tosquia. Por estas bandas só fazem tosquia á maquina e o pelo fica muito curto e ela é friorenta.
Já agora, Ozzy gosta de tomar banho?
A Minuxa adora (excepto a parte da secagem)!
<p>"Se acreditasse na imortalidade, acreditava que muitos c&atilde;es iriam para o c&eacute;u, e poucas pessoas tamb&eacute;m." - James Thurder</p>
Wasp1975
Membro Veterano
Mensagens: 4019
Registado: segunda jan 25, 2010 10:03 am
Localização: Zeus Da Maia Kennel

segunda abr 19, 2010 9:58 am

A Ozzy costumava odiar o banho, já que das primeiras vezes só ela é que ficava na banheira. Depois aprendemos a lição e lá vou eu tomar banho com ela. Ela porta-se bastante bem, não posso é exagerar no tempo já que ela depois dos 15 minutos já se começa a fartar. Lá para os 20-25 minutos já quer sair. ela depois costuma ficar sonolenta com o secador, fica incomodada no principio com o barulho mas depois habitua-se, e às tantas já está quase a dormir ao colo da dona.

Estou a pensar deixar o pêlo do Zeus crescer por baixo, o pêlo da barriga, mas estou a ver um pequeno problema. O Zeus não "mija" de lado como um cão normal... ele mija como uma cadela!!! Ou seja, agácha-se...lol
O Problema é que com a cadela o sitio por onde saí o xixi é uns 2cm afastado do anús, enquanto que com o Zeus é quase a meio da barriga (ele é avantajado lololol) e o xixi em vez de sair para o chão, saí para a frente! lolololol, ele ás vezes salpica as patas da frente... E por isso estou com algumas reservas em deixar o pêlo da barriga crescer.

Uma coisa é certa, vou deixar crescer o pêlo das orelhas dele. Se vires bem as primeiras fotos, as da mar70, ele fica com as orelhas bonitas quando o pêlo cresce...

PDF.
Minuxa
Membro Veterano
Mensagens: 4543
Registado: segunda set 14, 2009 4:09 pm
Localização: Minuxa (cocker spaniel inglês), Leo (gato rafeiro)

segunda abr 19, 2010 10:16 am

Claro que fica mais bonito com o pelo da orelhas comprido, é um cocker!
Eu gosto de os ver com as orelhas compridas, e com franjas na barriga e nas patas. Mas realmente o Zeus fica um problemazito se lhe deixares crescer o pelo na barriga! :lol:
<p>"Se acreditasse na imortalidade, acreditava que muitos c&atilde;es iriam para o c&eacute;u, e poucas pessoas tamb&eacute;m." - James Thurder</p>
Wasp1975
Membro Veterano
Mensagens: 4019
Registado: segunda jan 25, 2010 10:03 am
Localização: Zeus Da Maia Kennel

segunda abr 19, 2010 10:39 am

Olha, qual é a ração que dás à tua?

O Zeus e a Ozzy "ingerem" 13 kg de Royal Canin por mês...

P.
Minuxa
Membro Veterano
Mensagens: 4543
Registado: segunda set 14, 2009 4:09 pm
Localização: Minuxa (cocker spaniel inglês), Leo (gato rafeiro)

segunda abr 19, 2010 10:59 am

Estou a dar Royal Canin Small Dog Dental & Digest da gama de veterinário! Um saco de 4Kg dá para mais ou menos 1 mês.
Foi uma carga de trabalhos para acertar na ração dela e ainda por cima aqui não tenho grande opção de escolha. Mas esta ela come bem e como sobremesa come pão, Ela ADORA pão! :D
<p>"Se acreditasse na imortalidade, acreditava que muitos c&atilde;es iriam para o c&eacute;u, e poucas pessoas tamb&eacute;m." - James Thurder</p>
Wasp1975
Membro Veterano
Mensagens: 4019
Registado: segunda jan 25, 2010 10:03 am
Localização: Zeus Da Maia Kennel

segunda abr 19, 2010 11:02 am

Isso não é caro? tenho ideia que essa é das mais caras da Royal Canin.
Minuxa
Membro Veterano
Mensagens: 4543
Registado: segunda set 14, 2009 4:09 pm
Localização: Minuxa (cocker spaniel inglês), Leo (gato rafeiro)

segunda abr 19, 2010 11:11 am

Não! Fica a menos de 1€ por dia, cada saco de 4Kg fica por 28,75€, mas já pedi na clinica para encomendarem sacos de 8Kg, porque fica mais barato alguns €€€.
Já agora em quanto fica a que dás aos teus? Não deve ser muito mais barato!
<p>"Se acreditasse na imortalidade, acreditava que muitos c&atilde;es iriam para o c&eacute;u, e poucas pessoas tamb&eacute;m." - James Thurder</p>
Responder

Voltar para “Cocker Spaniel Inglês”