Tosquia para cockers

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Cocker Spaniel Inglês! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Rickardo

cockinhas
Membro Veterano
Mensagens: 1286
Registado: quinta jan 12, 2006 4:14 pm

sábado jun 11, 2011 1:22 pm

Minuxa Escreveu:Quanto á agressividade da Minuxa, já passou, felizmente foi só uma má fase. Já tenho a minha menina de volta.
Que bom, Minuxa. Viva a Maria Refilona de volta! :D

Alguém perguntou por ela no outro tópico :wink:.
Teffie
Membro Veterano
Mensagens: 973
Registado: sexta mai 11, 2007 5:51 pm
Localização: teffie

segunda jun 13, 2011 10:23 am

Tenho de comprar uma escova nova para a Teffie, e surgiu-me uma dúvida por isso aqui vai:
A tecnica de stripping consiste no uso de uma navalha especifica que arranca o pêlo morto, deixando o novo crescer. Esta técnica é usada em cães de pêlo duro/cerdoso pois eles não realizam a troca de pêlo naturalmente;
A furminator, trixminator e outras do genero também arrancam o pêlo morto, a ideia é reduzir a queda de pêlo e deixar o novo crescer. Assim este não fica quebradiço, baço e sem cor e brilho.

Basicamente o objectivo dos dois é o mesmo, só que enquanto que para os caes dep êlo cerdoso só serve o 1º, os outros tipos e pêlo podem ser tratados das duas maneiras não é?

Eu tenho uma escova de borracha deste género:

Imagem

Um pente normal:
Imagem
Uma cardadeira:
Imagem

agora estou indecisa se mais vale comprar uma faca/navalha de stripping ou uma furminator...opinioes please :P

Imagem
Imagem

Obrigada :wink:
cockinhas
Membro Veterano
Mensagens: 1286
Registado: quinta jan 12, 2006 4:14 pm

sexta jun 17, 2011 10:40 pm

Olá Teffie :)

O pêlo dos cocker, embora não seja cerdoso, também pode ser tratado com recurso ao stripping, com a vantagem de manter o pêlo "acamado" quando cresce, em vez de ter tendência para encaracolar. No entanto, se o cão já tiver sido muitas vezes tosquiado à máquina é mais difícil arrancar-lhe o pêlo (com faca de stripping ou à mão), também porque não está habituado e queixa-se. Nesta perspectiva, uma Furminator pode ser usada para "escovar" o cão.

Nas minhas mãos uma faca de sripping não substitui a Furminator. Prefiro a faca mas sou suspeita porque dou-me mal com a Furminator. Pelo que tenho lido por aqui (há quem goste muito), depende mais do tipo de pêlo do cão e do jeito de cada um. Não gosto da Furminator porque aos meus cães arranca muito pêlo vivo superior e deixa o morto por arrancar.

No caso da Teffie não sei mas arranjar um cocker com uma faca de stripping (e com as mãos) requer muito tempo, paciência, técnica e persistência.

Boas "tosquias"!
Teffie
Membro Veterano
Mensagens: 973
Registado: sexta mai 11, 2007 5:51 pm
Localização: teffie

sábado jun 18, 2011 11:59 am

obrigada pela resposta cockinhas, eu ja fiz stripping manual a teffie, mas tal como disse é necessaria muita paciencia e tempo, por isso é que estou a pensar em adquirir a faca, porque assim tratava o dorso mais depressa...e como ouvi falar tao bem da furminator aqui na arca fiquei na duvida o que seria mais prático e melhor...

acho que vou mesmo optar pela faca de stripping. obrigada mais uma vez :wink:
cockinhas
Membro Veterano
Mensagens: 1286
Registado: quinta jan 12, 2006 4:14 pm

sábado jun 18, 2011 4:50 pm

Teffie Escreveu:eu ja fiz stripping manual a teffie, mas tal como disse é necessaria muita paciencia e tempo, por isso é que estou a pensar em adquirir a faca, porque assim tratava o dorso mais depressa...
Assim sendo, uma faca de stripping será uma ajuda preciosa :wink:.
Minuxa
Membro Veterano
Mensagens: 4543
Registado: segunda set 14, 2009 4:09 pm
Localização: Minuxa (cocker spaniel inglês), Leo (gato rafeiro)

segunda jun 20, 2011 7:50 am

cockinhas Escreveu:
Teffie Escreveu:eu ja fiz stripping manual a teffie, mas tal como disse é necessaria muita paciencia e tempo, por isso é que estou a pensar em adquirir a faca, porque assim tratava o dorso mais depressa...
Assim sendo, uma faca de stripping será uma ajuda preciosa :wink:.
Como é que se faz o stripping? Já percebi que se arranca o pelo, mas como é que se sabe qual pelo, onde e a quantidade?
Com a dificuldade que tenho em arranjar um groomer aqui na zona, acho que vou ter que me dedicar a aprender a fazer eu a tosquia da Minuxa. Só não sei bem por onde começar :?
Ontem foi aqui em Lamego a Exposição canina, havia uma série de cockers lindissimos, com um pelo fantastico, e disseram-me que depois de uma cocker ser tosquiado á maquina, não há mais nada a fazer! Será que é mesmo assim?
<p>"Se acreditasse na imortalidade, acreditava que muitos c&atilde;es iriam para o c&eacute;u, e poucas pessoas tamb&eacute;m." - James Thurder</p>
cockinhas
Membro Veterano
Mensagens: 1286
Registado: quinta jan 12, 2006 4:14 pm

segunda jun 20, 2011 11:00 pm

Minuxa Escreveu:Ontem foi aqui em Lamego a Exposição canina, havia uma série de cockers lindissimos, com um pelo fantastico, e disseram-me que depois de uma cocker ser tosquiado á maquina, não há mais nada a fazer! Será que é mesmo assim?
Não sei Minuxa, também tenho ouvido isso. Na última vez que levei um dos meus cães ao "groomer" perguntei-lhe porquê e ele disse-me que isso acontece também porque os cães se queixam muito por não estarem habituados. Uma coisa é certa, depois dos dois primeiros arranjos, não só o cão não se queixa como o pêlo, depois de voltar a crescer, parece que está mesmo a "pedir para ser puxado" e quando se lhe faz a vontade :lol:, vem logo agarrado aos dedos. Quando é tosquiado com a máquina cresce todo por igual e não fica com esse aspecto. Gostava de explicar melhor mas não é fácil. Outro factor determinante, mas aí só um profissional poderá opinar, é que os pêlos não têm todos a mesma textura, sendo as características de uns mais propícias à obtenção de bons resultados com stripping do que outros.
Minuxa Escreveu:Como é que se faz o stripping? Já percebi que se arranca o pelo, mas como é que se sabe qual pelo, onde e a quantidade?
Com a dificuldade que tenho em arranjar um groomer aqui na zona, acho que vou ter que me dedicar a aprender a fazer eu a tosquia da Minuxa. Só não sei bem por onde começar :?
Se puxarmos com os dedos (com firmeza mas a deixar "escorregar" um pouco) um tufo de pêlos no dorso, no sentido do seu crescimento, o pêlo morto é arrancado e o são fica. O mesmo acontece quando se usa a faca de stripping. Infelizmente, é um trabalho muito moroso :?. Pode arranjar-se assim toda a cabeça e dorso do cão, e mesmo nas franjas. A lógica é usar a tesoura o menos possível, e de preferência só para acertar as pontas ou encurtar um pouco o comprimento das franjas.
Para experimentar e ver como o pêlo da Minuxa (e mesmo a canita) reage, talvez seja melhor começar por puxar nas franjas das patas pois é uma zona menos sensível. A zona da cabeça é o mais difícil.

Vou procurar um link que tenho algures onde constam fotografias de como usar a faca de stripping e depois digo alguma coisa, está bem?
Minuxa
Membro Veterano
Mensagens: 4543
Registado: segunda set 14, 2009 4:09 pm
Localização: Minuxa (cocker spaniel inglês), Leo (gato rafeiro)

terça jun 21, 2011 8:33 am

Fico á espera!
Obrigado!
<p>"Se acreditasse na imortalidade, acreditava que muitos c&atilde;es iriam para o c&eacute;u, e poucas pessoas tamb&eacute;m." - James Thurder</p>
Martavences
Membro Veterano
Mensagens: 274
Registado: quinta abr 10, 2008 4:36 pm

segunda jun 27, 2011 2:15 pm

Como sabem, este é o meu Chiquinho e com ele está a Daniela Duarte, groomer profissional de Aveiro. O Chiquinho estava a precisar da sua primeira ida ao cabeleireiro canino e após muito pesquisar sem grandes resultados, tive a sorte de encontrar a Daniela, uma menina de 23 aninhos (como eu :P lol ) que tinha tirado o curso de groomer há 2 anos por um grande e conceituado profissional de groomer no Porto e que se dispos de imediato a tratar do pelo do Chiquinho e pô-lo exactamente como eu gostava com o corte da raça e com um pelo bonito, sedoso e brilhante :D E o grande resultado esta á vista após 8h de trabalho e muita dedicação, paciência e perfeccionismo pela parte da Daniela :) Muitos parabéns pelo magnifico trabalho e aconselho vivamente a quem precise de levar o seu canito a um cabeleireiro que vá a Aveiro e encontre a Daniela ( ___Dani___ da arca de noé) pois vai ficar encantado com o trabalho dela e o seu profissionalismo e carinho pelos animais :)

Imagem

Imagem
Minuxa
Membro Veterano
Mensagens: 4543
Registado: segunda set 14, 2009 4:09 pm
Localização: Minuxa (cocker spaniel inglês), Leo (gato rafeiro)

segunda jun 27, 2011 2:18 pm

8 Horas :o
Tou mesmo a ver a Minuxa a aguentar-se 8 horas quieta
<p>"Se acreditasse na imortalidade, acreditava que muitos c&atilde;es iriam para o c&eacute;u, e poucas pessoas tamb&eacute;m." - James Thurder</p>
JackCocker
Membro Veterano
Mensagens: 257
Registado: sexta jun 24, 2011 11:08 am
Localização: Cocker Spaniel Ingles Azul Ruão e Laranja Ruão

quarta jun 29, 2011 4:18 pm

:roll:

lamento a pergunta talvez inconveniente, mas pode dizer quanto custou?

:?:
Teffie
Membro Veterano
Mensagens: 973
Registado: sexta mai 11, 2007 5:51 pm
Localização: teffie

quinta jun 30, 2011 8:00 pm

Ola!
Quero partilhar estes videos com vcs amantes dos orelhudos, é de um/a criador/a da russia, onde mostram como fazer o grooming completo do nosso cocker (o cocker fica lindo no fim!!!) :P . O site tem muitas dicas de como cuidar de um cocker, pêlo, unhas, orelhas, etc., só é pena estar em russo...
Mas enfim, só queria partilhar, porque eu sigo as dicas deste site/blog e guio-me pelos videos qnd arranjo o pelinho da minha miuda. No youtube podem encontrar videos, do mesmo user, de caes em exposiçoes e a divrtirem-se no mato e na neve!!! ^.^
:arrow: :arrow:

http://www.aliir.ru/grooming-rus.htm
Minuxa
Membro Veterano
Mensagens: 4543
Registado: segunda set 14, 2009 4:09 pm
Localização: Minuxa (cocker spaniel inglês), Leo (gato rafeiro)

sexta jul 01, 2011 9:49 am

Pena tar em Russo :(
<p>"Se acreditasse na imortalidade, acreditava que muitos c&atilde;es iriam para o c&eacute;u, e poucas pessoas tamb&eacute;m." - James Thurder</p>
Teffie
Membro Veterano
Mensagens: 973
Registado: sexta mai 11, 2007 5:51 pm
Localização: teffie

sexta jul 01, 2011 12:13 pm

Minuxa Escreveu:Pena tar em Russo :(
Minuxa eu posso traduzir. e o que que achou dos videos? o cão era lindo, tinha um pêlo extra brilhante... 8)
Teffie
Membro Veterano
Mensagens: 973
Registado: sexta mai 11, 2007 5:51 pm
Localização: teffie

sexta jul 01, 2011 2:58 pm

Dicas para tratar do pêlo do vosso cocker(Fonte:http://www.aliir.ru/coat-page-rus.htm
, e tradizido por mim)
"O cocker spaniel inglês tal como qualquer raça de pêlo liso e comprido necessita de cuidados regulares com o pêlo.
Esse cuidado na prática inclui em si a realização obrigatória de algumas regras:
- Nao se pode escovar um cão que tem o pêlo sujo (não lavado);
- Antes do banho é preciso retirar tudo o que nele esta preso, galhos, folhas, pauzinhos, etc.;
- Se existirem nós no pêlo é preferível desfaze-los antes do banho com as mãos aplicando um spray específico para tal;
- Não se pode escovar o pêlo do cão enquanto este estiver molhado.
Depois do banho é obrigatório primeiro secar o pêlo com secador, ou esperar até que seque sozinho, e só depois começar a escovar;
- Lavem o vosso cão com maior frequência (a não ser no inverno)*
Para que o pêlo seja sedoso, não fique electrizado, não crie nós, é preciso utilizar produtos de qualidade, shapmoo's, condicionadores e mascaras.
Há muito que omito de que só podemos lavar o cocker de meio em meio ano se desvaneceu. Quanto mais limpo for o seu cocker, menos pêlo vai largar, os poros vão respirar e o pêlo vai ser mais fácil de escovar;
- Agora sobre a escovagem propriamente dita. É uma etapa muito importante na manutenção dum pêlo saudável. A escovagem tem de ser de qualidade. Quero destacar que existem no mercado muitas escovas-copias, de mau material, que não escovam mas "quebram" o pêlo.
Uma boa escova é feita em aço com revestimento antiestático. A escova de massagem (cardadeira) é essencial, mas só depois de o pêlo estar completamente escovado. É muito útil no processo da secagem com secador, permite separar madeixas para uma melhor secagem.
É preciso ecovar o pêlo com o devido cuidado, começar nas pontas e avançar devagar até as raízes. Uma boa escovagem do pêlo emaranhado ou com nós requer muito tempo e paciência, é uma tarefa dura, mas não desista, mais vale fazer o trabalho bem feito e depois manter o pêlo arranjado (escovagens diárias).
O nosso conselho: para escovar com maior eficácia o pêlo da barriga, peito, axilas, flanco, é preciso ensinar o cão a ficar deitado de barriga para cima durante o processo. Quando o seu cocker estiver calmo, e confie em si plenamente, deitado de costas pode escovar, ou se quiser cortar qualquer nó que ele tenha nessa zona.
Quando achar que fez um bom trabalho, faça uma verificação com um pente metálico de dentes espessos, escovando da raiz até as pontas. Os dentes do pente têm de passar sem qualquer dificuldade. Se notar um obstáculo no processo é porque lhe escapou um nozinho.
Os seus movimentos têm de ser suaves, calmos, para não arranhar a pele do cocker e para não o "assustar" com a escovagem.
Boa Sorte com esta longa e complicada tarefa, mas que é essencial."


*Nota: 1-o inverno russo não se compara com o de Portugal, por isso não há grande perigo em lavar o cão no inverno aqui :wink:
Responder

Voltar para “Cocker Spaniel Inglês”