Comprar um segundo cocker

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Cocker Spaniel Inglês! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Rickardo

CSofiaMelo
Membro
Registado: sexta nov 27, 2009 2:06 pm

segunda set 13, 2010 12:06 pm

Venho pedir a vossa opinião/partilha de experiência, relativamente ao seguinte:

Estou a ponderar adquirir um segundo cocker... A minha orelhuda está com 13 meses e gostaria de lhe dar uma companhia e mesmo tempo dar uma segunda alegria a mim própria :D

Já equacionei os prós e os contras... Acho que os prós são mesmo mais do que os contras... Mas gostaria de saber a opinião de quem tem 2 (ou mais) cockers relativamente a esta questão...
cockinhas
Membro Veterano
Registado: quinta jan 12, 2006 4:14 pm

segunda set 13, 2010 1:18 pm

CSofiaMelo Escreveu:Venho pedir a vossa opinião/partilha de experiência, relativamente ao seguinte:

Estou a ponderar adquirir um segundo cocker... A minha orelhuda está com 13 meses e gostaria de lhe dar uma companhia e mesmo tempo dar uma segunda alegria a mim própria :D

Já equacionei os prós e os contras... Acho que os prós são mesmo mais do que os contras... Mas gostaria de saber a opinião de quem tem 2 (ou mais) cockers relativamente a esta questão...
Olá!
Dois orelhudos? Bem vinda ao clube dos viciados :lol: .
Ter dois cockers é obra! (de referir que eu sou preguiçosa :oops: ). Se optar por outro cachorro, que foi o meu caso, o trabalho e os aspectos negativos são bem mais que o dobro porque a interacção entre eles conta... muito!

Durante os primeiros meses foi o cabo dos trabalhos. Feitas as contas, foi um ano e meio seguido de infâncias e respectivos chichis, cócós, asneiras de cachorro e educação base. Além disso, como gosto deles peludos, os dois invernos foram muito chuvosos e privá-los de passeios "do tamanho" que necessitam para crescerem saudáveis e bem socializados, estava fora de questão, ia dando em doida. Passava o tempo a dizer a mim mesma que "estava farta de estar bem :lol: ").
Isto, contando com a sorte que tenho de o primeiro sempre ter sido um autêntico páxá em casa, um lord por excelência, ao contrário do segundo, que desde logo se revelou um verdadeiro diabinho negro :lol: .

Mas já passou, ufa! e agora estou em plena fase de curtir ao máximo dois jovens adultos, deliciosos. Cada vez estão melhor. Mais amigos, mais... enfim... MAIS! Que posso dizer? Adoro cães adultos!

Excluindo o aspecto do trabalho (a parte dos pêlos e da agitação doméstica nota-se por demais), e o facto da despesa base ser o dobro, o que mais me aborrece é a maior tendência para ladrar, que é mais fácil de corrigir quando é só um.

Para já, é o que me ocorre. Boas decisões!
CSofiaMelo
Membro

segunda set 13, 2010 1:46 pm

Oh Cockinhas, a tua resposta fez-me perder um bocado a moral 8)

A minha orelhuda é super calma, ainda que enérgica e maluca quando é hora da brincadeira, mas sabe estar. É raríssimo ladrar, coisa que sempre foi minha preocupação, uma vez que vivo num apartamento e sempre tentei controlar isso desde o início.

Em relação à "aquisição" ando em fase de sondagem de 1 ou 2 criadores, cujo trabalho venho a acompanhar há já uns mesitos, e como tal, nem ponho outra hipótese que não a de adquirir um cachorro de excelente temperamento.

Obviamente que se prevêm brincadeiras "briguentas" entre os orelhudos e claro que com o novo cachorro voltamos à fase do treino da higiene e da obediência básica. Mas (pensava eu) que o facto de a minha orelhuda já ter atingido uma determinada idade e o estar perfeitamente adaptada à nossa rotina diária e integrada na "matilha" seria uma mais valia no sentido de facilitar a integração e adaptação do novo membro...
cockinhas
Membro Veterano

segunda set 13, 2010 2:35 pm

CSofiaMelo Escreveu:Oh Cockinhas, a tua resposta fez-me perder um bocado a moral 8)

A minha orelhuda é super calma, ainda que enérgica e maluca quando é hora da brincadeira, mas sabe estar. É raríssimo ladrar, coisa que sempre foi minha preocupação, uma vez que vivo num apartamento e sempre tentei controlar isso desde o início.

Em relação à "aquisição" ando em fase de sondagem de 1 ou 2 criadores, cujo trabalho venho a acompanhar há já uns mesitos, e como tal, nem ponho outra hipótese que não a de adquirir um cachorro de excelente temperamento.

Obviamente que se prevêm brincadeiras "briguentas" entre os orelhudos e claro que com o novo cachorro voltamos à fase do treino da higiene e da obediência básica. Mas (pensava eu) que o facto de a minha orelhuda já ter atingido uma determinada idade e o estar perfeitamente adaptada à nossa rotina diária e integrada na "matilha" seria uma mais valia no sentido de facilitar a integração e adaptação do novo membro...
Nada indica que as coisas não se passem como descreves neste último parágrafo. Repara que a minha experiência com cães se resume a 7 anos e três cães. E dois juntos, só tenho há 13 meses. Só pode contar como experiência pessoal e não como generalização.

Não quero que percas a moral, nada disso :P . Mas arrelia-me um pouco, confesso, a conversa típica, um pouco cor de rosa, tipo “ai, são tão fofos que a gente até esquece”. Não é bem assim. Convém a gente saber com o que pode contar. Eu tento ver o lado pior para decidir se quero, mesmo assim. É preferível.

Mas sejamos realistas. Os cães (e os cachorros) são todos diferentes. Nada indica que venha a acontecer igual com os teus. As descrições da tua cachorra, ao longo dos meses, lembram-me o meu doce Kasbah, que em casa não parte um prato (na rua já é outra história mas acho que não entra neste balanço).

Certo é que eu digo muitas vezes, na brincadeira (mas com um fundo de verdade) que se o Kasbah tivesse o temperamento exuberante do pretinho Rapé eu continuava a ter só um cão até agora. Acho que punha de lado as boas intenções de lhe dar uma companhia. Mas olha que eu sempre soube que me ia arrepender, e arrependi-me de facto, mas agora já passou e lá estão os dois, já crescidos e tudo encaminhado. Mandei-me de cabeça tipo vacina. Se é pra ter dois, seja já. São os dois cachorros, é a desgraça toda de uma vez. O Kasbah tinha 9 meses quando o outro chegou.

Nem o Kasbah nem o rapé, em geral, são cães de ladrar, felizmente. Sempre me esforcei para que assim fosse. Não respondem aos outros cães quando estes lhes ladram nem tomam a iniciativa de ladrar a outros cães ou pessoas.
Às vezes excedem-se um pouco com rosnados e latidos entre ambos nas suas brincadeiras mas isso eu permito um pouco, tanto na rua como em casa, de dia. Tenho que os deixar ser cães, né? Quando acho que já chega mando-os calar e eles calam-se e aquietam-se. Tudo bem.

Só que, nas últimas semanas têm ladrado a dar sinal quando alguém entra ou sai do prédio, situação que de forma alguma me agrada e estou na disposição de não tolerar. Mando-os calar e obedecem imediatamente mas o que pretendo é que não dêem sinal, coisíssima nenhuma, que o meu prédio tem uma construção péssima e entre as casas e a escada parece que não há parede.

Não é para te animar, sério, mas agora que já tenho ambos, não era capaz de viver só com um deles. Claro: são os meus cães. Quando estou mais farta por serem dois olho para eles e arrependo-me logo dos maus pensamentos porque tenho a certeza que são muito mais felizes, por se terem um ao outro.

Gosto de saber que estás preocupada com a origem do teu cachorro. Procura criadores que façam o despiste das doenças genéticas mais comuns nos cockers. Não esquecer que o registo no LOP, por si só, não é suficiente. Um cachorro cocker saudável de "boas famílias" vale bem o esforço :wink: .
CSofiaMelo
Membro

segunda set 13, 2010 3:18 pm

Antes de mais quero agradecer a sinceridade com que respondes e muito embora seja a tua experiência pessoal, mas não deixa de ser uma experiência válida e credível a ter em conta...

Quanto ao cuidado na escolha do criador, sempre foi algo de extrema relevância para mim, até porque já tive esse cuidado da primeira vez (quando comprei a minha orelhuda Liz) e é minha intenção fazê-lo novamente, se bem que gostaria de adquirir um cachorro noutro criador... Nâo porque tenha tido uma má experiência ou porque tenha razão de queixa; nada disso! Simplesmente gostaria de comprar um exemplar proveninente de linhagens diferentes e mais peludo :D

Quanto ao temperamento, e tendo em conta, que irei adquiri-lo junto de quem faz criação e selecção da raça à séria, só espero boa coisa :D

Muito embora ande a dar obediência à orelhuda mais velha (e já falámos aqui dos treinos e das escolas) não é minha intenção fazê-lo com a nova orelhuda, até porque já estou por dentro da psicologia dos orelhudos e acho que estou preparada para alcançar grandes resultados sozinha :D

De qualquer forma neste momento junto dos 2 criadores com os quais contactei não há cachorros disponíveis, mas já estou a par das ninhadas que estão planeadas e vou acompanhando o desenrolar dos namoros :wink:
marijonscp
Membro Veterano
Registado: quinta fev 08, 2007 6:20 pm

segunda set 13, 2010 3:29 pm

CSofiaMelo, apesar de só ter um em casa, concordo com tudo o que a Cockinhas escreveu.
Quem está a pensar em comprar um cão de raça, tem de fazer necessariamente muito trabalho de casa e de investigação, tendo em conta isto:
cockinhas Escreveu: Gosto de saber que estás preocupada com a origem do teu cachorro. Procura criadores que façam o despiste das doenças genéticas mais comuns nos cockers. Não esquecer que o registo no LOP, por si só, não é suficiente. Um cachorro cocker saudável de "boas famílias" vale bem o esforço :wink: .
Eu confesso, que antes de entrar para a arca era uma naba em relação a muitos assuntos ligados à canicultura e não só. O meu cão foi-me oferecido e não tive de investigar certos aspectos. Aqui pode-se aprender muito, principalmente se estivermos atentos e utilizarmos o Gervásio, se soubermos destrinçar com quem vale a pena aprender e daí formarmos a nossa opinião.
Quanto ao facto de ter dois cães ao mesmo tempo, a experiência da Cockinhas serve para poder equacionar vários tipos de situações que podem ocorrer e no entanto todas podem ser diferentes. Eu por exemplo, conhecendo o meu cão como conheço, não arriscaria nesta idade trazer um outro para casa. No meu caso só poderia ter resultado antes dos seus 2 anos, altura em que era menos cioso do seu espaço. :wink:
<p>"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens, mais estimo os animais" - Herculano</p>
<p><a href="http://www.youtube.com/watch?v=vCCa8GzQ ... VQg</a></p>
<p><a href="http://www.you"></a></p>
cockinhas
Membro Veterano

segunda set 13, 2010 3:30 pm

Boas escolhas então! :wink:
Wasp1975
Membro Veterano
Registado: segunda jan 25, 2010 10:03 am

segunda set 13, 2010 8:29 pm

Olá!

Confesso que quando decidi ter mais um Cocker, pensei que desse mais trabalho. Talvez o mesmo até tenha duplicado mas o facto de os ter mais do que compensa qqer excesso laboral que possa daí advir. A verdade é que quêm vai à rua com um vai também com dois. O processo de adaptação a ter duas trelas na mão é muito rápido. Eu aconselho e reparei que a minha Ozzy está mais calma durante a noite de semana. Isto será ao facto de eles fazerem companhia, e brincadeiras, um com o outro durante a altura que estamos a trabalhar. Por isso segundo Cocker? SIM!

Agora acho que poderá pensar melhor na opção de comprar, já que a grande vantagem daí é poder ter ninhada(s). Eu aconselhava a adopção do Cocker, que daí veem logo dois "extras": 1- O cão/cadela já não passa pela idade do roer tudo o que há pela frente, 2- É um animal que estará sempre grato a ter alguém que se preocupa por ele.

ESta é a minha opinião :D
<p>Paulo.</p>
<p>O video do Zeus: <a target="_blank" href="http://www.youtube.com/watch?v=tr-MKoVc ... r-MKoVcKk8 </a> </p>
<p>E o meu novo livro: https://fbcdn-sphotos-g-a.akamaihd.net/ ... 0_n.jpg</p>
Wasp1975
Membro Veterano

segunda set 13, 2010 8:38 pm

CSofiaMelo,

Já há decisão sobre a cor do proximo menino? Eu sempre gostei muito das cores do Kasbah da Cockinhas, ou do canito do Pauloliveira...

Ou talvez um laranja Ruão...
<p>Paulo.</p>
<p>O video do Zeus: <a target="_blank" href="http://www.youtube.com/watch?v=tr-MKoVc ... r-MKoVcKk8 </a> </p>
marijonscp
Membro Veterano

segunda set 13, 2010 9:13 pm

Wasp1975 Escreveu: Agora acho que poderá pensar melhor na opção de comprar, já que a grande vantagem daí é poder ter ninhada(s).
Paulo, eu acho que criação de cães, seja de que raça for, é trabalho para criadores que sabem o que estão a fazer. :wink:
<p>"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens, mais estimo os animais" - Herculano</p>
Wasp1975
Membro Veterano

terça set 14, 2010 7:57 am

marijonscp Escreveu:
Wasp1975 Escreveu: Agora acho que poderá pensar melhor na opção de comprar, já que a grande vantagem daí é poder ter ninhada(s).
Paulo, eu acho que criação de cães, seja de que raça for, é trabalho para criadores que sabem o que estão a fazer. :wink:
Sim eu sei, estou é na dúvida se a CsofiaMelo quer um cão para fazer companhia à cadelinha que já tem ou se quer um cão para fazer criação (aqui é melhor o que vem d'outro criador e com LOP).

Cockinhas e Marijonscp, e no espirito de comemoração da Semana Europeia da mobilidade - Marginal sem carros, querem vir ter connosco e dar um passeio pela manhã em plena Marginal em Oeiras?
Última edição por Wasp1975 em terça set 14, 2010 8:17 am, editado 1 vez no total.
<p>Paulo.</p>
marijonscp
Membro Veterano

terça set 14, 2010 8:08 am

Obrigada pelo convite Paulo. Gosto destas iniciativas e sempre que posso participo. Apesar de morar em Lisboa, estou um pouco distante de Oeiras e torna-se mais complicado estar presente. :wink:
De qualquer forma desejo que os participantes aproveitem bem o passeio.
CSofiaMelo
Membro

terça set 14, 2010 8:48 am

Eu confesso que tenho preferência pelos particolores... Ando com ideias num ruão laranja ou num tricolor...

A minha ideia nunca foi, nem nunca será, fazer criação, até porque a minha orelhuda está esterilizada e é minha pretensão adquirir outra fêmea e esterilizá-la também.

Quero adquirir mais uma orelhuda, que seja uma boa exemplar da raça, junto de quem desenvolve um trabalho sério, criterioso e profissional no que à criação e selecção desta raça maravilhosa diz respeito.

Neste momento os 2 criadores que contactei, e cujo trabalho tenho vindo a acompanhar há uns largos meses, não têm cachorros disponíveis, mas têm cruzamentos planeados ainda para este ano.

Não tenho pressa, nem urgência... Quero, mais uma vez, tratar das coisas com a devida calma e sem pressões, e, com a ajuda do criador, escolher um cachorro que realmente vá de encontro às minhas pretensões e expectativas.

Até porque a minha orelhuda mais velha, agora com 13 meses, está mesmo no ponto no que à boa educação e ao bom comportamento diz respeito :D

E não quero que o novo cachorro venha influenciar negativamente a mana mais velha, daí a importância de saber a quem compro, no sentido de adquirir um cachorro com excelente temperamento que não vá estragar o que está bem, não sei se me entendem...
marijonscp
Membro Veterano

terça set 14, 2010 8:54 am

Entendo perfeitamente CSofiaMelo :wink:
Acho que está a fazer tudo muito bem e sabe perfeitamente o que quer.
cockinhas
Membro Veterano

terça set 14, 2010 10:15 am

Wasp1975 Escreveu:
marijonscp Escreveu:
Sim eu sei, estou é na dúvida se a CsofiaMelo quer um cão para fazer companhia à cadelinha que já tem ou se quer um cão para fazer criação (aqui é melhor o que vem d'outro criador e com LOP).

Cockinhas e Marijonscp, e no espirito de comemoração da Semana Europeia da mobilidade - Marginal sem carros, querem vir ter connosco e dar um passeio pela manhã em plena Marginal em Oeiras?
De certeza que era mesmo vantagem que querias escrever? A marijonscp já disse o que penso.
Nunca é demais dizer: comprar um cão de raça deve obrigar, sempre, a ter registo no LOP e a cuidados extra na escolha do criador e do cachorro adequado ao que se pretende. Para quem não tem exigências, o que não falta é cães a precisar de um dono, e dados.

Para criar cães de raça não é só ir a um criador diferente do que criou o exemplar que já se tem . Envolve muito mais do que isso. A variedade genética, por si só (tipo fugir do inbreeding), não faz bons exemplares da raça. A consanguinidade só passa más características, doenças incluídas, se os progenitores as tiverem.

Não esquecer que foi a irresponsabilidade e a ganância que levaram esta raça à desgraça que por aí se vê, ainda. Agora que a raça já não está na moda e começa a recuperar, também em Portugal, cabe a cada um de nós, tentar alertar para a importância de não andar por aí a alimentar a proliferação de cockerzinhos (“ai são tão fofinhos, também quero um”). E depois é o que se vê: exemplares parecidos com cockers, abundam; e agressivos, neuróticos e imprevisíveis, também, infelizmente. São sempre os cães, que não têm culpa nenhuma, a pagar as favas :evil: . Nem é preciso sair da arca, infelizmente.

Por isso digo, adoptar um cocker cuja proveniência se desconhece: haja coragem e sorte, também. Quem o faz, de forma consciente, merece todo o meu respeito. Mas incentivar à reprodução, apenas com base na liberdade individual, sem mais nada, não. De todo.

Não estou a dizer que seja o teu caso, mas há muita gente que passa por este e outros fóruns à procura das primeiras informações sobre esta raça e convém que encontre elementos para se questionar.

Passear na marginal, na semana da mobilidade? Vou pensar nisso :wink: .
Responder

Voltar para “Cocker Spaniel Inglês”