Vem aí uma Carlota :)

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Cocker Spaniel Inglês! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Rickardo

Sophiedi
Membro
Mensagens: 70
Registado: segunda jan 18, 2010 11:23 am
Localização: Jacó, Nina,Tobias, Carlota e Mafalda

terça nov 16, 2010 10:47 am

Olá a todos :)

Depois de me ter corrido mal adopção de um canito adulto aqui do forum, depois dos meus gatos terem vivido o terror ao serem perseguidos por ele, depois de o ter ouvido a chorar 3 noites por saudades do dono, depois de ele ter ido embora de volta para o dono, e depois de ter ficado com um lugar por preencher com um canito no nosso lar, e apesar de ser a favor da adopção e não da compra...

Eis que me fartei de ler acerca de todas as raças e mais algumas, e conclui que, apesar de ser pela adopção, no meu caso já com 3 gatos adultos em casa, a escolha por uma raça especifica daria-me alguma vantagem de "prever" minimamente o comportamento de um canito para com os meus gatos, e tendo também a vantagem de ser um bebé, que irá perceber à partida que os donos da casa não somos nós, nem é ele, são os gatos (especialmente o meu Jacó...).

Pois que, depois de tudo isto, decidimos que a nossa "prenda de Natal" vai ser mais um elemento para a nossa família, e em meados de Janeiro iremos acolher uma linda menina Cocker Spaniel, loirinha que só ela e que se irá chamar Carlota Joaquina. Já fomos conhecer os cachorrinhos, têm apenas 15 miseros dias, e daqui a 2 semanas iremos escolher a que irá ser a nossa Carlota.

Já me pus a par de todo os esquema de vacinação (ela já virá com as 1.ªas vacinas tomadas e desparazitada - terei que depois tratar dos reforços), já me esclareci quanto à idade favorável à esterilização, assim que ela possa sair à rua (devido à vacinação) irei leva-la a fazer um curso de obediência.

Alguém tem alguma dica que me possa dar em relação à chegada da Carlota, da socialização com a gataria, com os 1.ºs dias dela lá por casa... todas as ajudas são benvindas!!!

Quando formos escolher a nossa Carlota ponho aqui uma foto dela :)

Beijinhos!

(Peço que não me julguem por ter optado pela compra em vez da adopção... a opção não me foi de todo fácil...)
Turrinhas e ronrons do Jacó, da Nina e do Tobias
Lambidelas da Carlota e da Mafalda
cockinhas
Membro Veterano
Mensagens: 1286
Registado: quinta jan 12, 2006 4:14 pm

terça nov 16, 2010 11:58 am

Sophiedi Escreveu:Olá a todos :)

Depois de me ter corrido mal adopção de um canito adulto aqui do forum, depois dos meus gatos terem vivido o terror ao serem perseguidos por ele, depois de o ter ouvido a chorar 3 noites por saudades do dono, depois de ele ter ido embora de volta para o dono, e depois de ter ficado com um lugar por preencher com um canito no nosso lar, e apesar de ser a favor da adopção e não da compra...

Eis que me fartei de ler acerca de todas as raças e mais algumas, e conclui que, apesar de ser pela adopção, no meu caso já com 3 gatos adultos em casa, a escolha por uma raça especifica daria-me alguma vantagem de "prever" minimamente o comportamento de um canito para com os meus gatos, e tendo também a vantagem de ser um bebé, que irá perceber à partida que os donos da casa não somos nós, nem é ele, são os gatos (especialmente o meu Jacó...).

Pois que, depois de tudo isto, decidimos que a nossa "prenda de Natal" vai ser mais um elemento para a nossa família, e em meados de Janeiro iremos acolher uma linda menina Cocker Spaniel, loirinha que só ela e que se irá chamar Carlota Joaquina. Já fomos conhecer os cachorrinhos, têm apenas 15 miseros dias, e daqui a 2 semanas iremos escolher a que irá ser a nossa Carlota.

Já me pus a par de todo os esquema de vacinação (ela já virá com as 1.ªas vacinas tomadas e desparazitada - terei que depois tratar dos reforços), já me esclareci quanto à idade favorável à esterilização, assim que ela possa sair à rua (devido à vacinação) irei leva-la a fazer um curso de obediência.

Alguém tem alguma dica que me possa dar em relação à chegada da Carlota, da socialização com a gataria, com os 1.ºs dias dela lá por casa... todas as ajudas são benvindas!!!

Quando formos escolher a nossa Carlota ponho aqui uma foto dela :)

Beijinhos!

(Peço que não me julguem por ter optado pela compra em vez da adopção... a opção não me foi de todo fácil...)
Olá Sophiedi,

Parabéns pela sua escolha. Vai adorar ter um cocker! Como escolheu a raça depois de ler sobre ela certamente também se informou sobre as as características menos boas, as dificuldades que esta raça tem sofrido, inclusive em Portugal, e o facto de ser importantíssimo escolher um cachorrinho proveniente de uma criação cuidada. Se o fez, tem tudo a seu favor e vai correr tudo bem.
Uma vez que vai comprar, exija tudo a que tem direito: um cachorrinho descendente de pais com bom temperamento, o despiste de doenças genéticas aos pais e, claro, que esteja registado no LOP.

Aproveite estes dois meses para esclarecer todas as suas dúvidas. Aqui mesmo no fórum, encontra muitos tópicos que podem dar resposta a diferentes questões.

Faz bem em deixar a cachorra com a mãe e os irmãos para além das 8 semanas porque assim ela tem tempo de aprender com eles o que é ser cão e outras lições de vida fundamentais.

Um curso de obediência é uma excelente opção. Aprendemos nós mais que eles e melhora muito a ligação cão/dono. Escolha uma escola em que seja a Sophiedi (ou outro membro da família) a ensinar o cão.

Como não tenho gatos não posso sugerir-lhe nada em particular mas como ainda é bebé acho que a socialização com eles será fácil. Ainda assim, parece-me que uma coisa que pode fazer é oferecer-lhes (aos gatos), escapatórias (sítios altos, por exemplo), para que se coloquem a salvo do cão quando “não estejam para o aturar" :lol:.

Uma das suas afirmações merece-me um comentário: não são os gatos os donos da casa, não. O cão tem que saber, desde logo, que os donos da casa, dos gatos e dele (cão) são, sem margem para dúvidas, os donos :wink: !

Os cockers são muito teimosos e precisam de mão firme, a começar logo em cachorros, para que se transformem em adultos equilibrados e saudáveis.

Para já não me ocorre mais nada mas estamos aqui para ajudar, no que for possível.

Boa sorte e depois venha mostrar-nos a catraia, ok?
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça nov 16, 2010 1:12 pm

Já que vai comprar, certifique-se de que o criador que elegeu é um criador ético e capaz.

O cachorro não deve sair antes das 8 semanas, tem de trazer o LOP provisório e vir desparasitado e já com a primeira vacina, pelo menos. Veja se os animais estão em condições, veja o temperamento da mãe. Se lhe parecer excessivamente tímida ou agressiva... cuidado, os filhos herdam o temperamento dos pais. Se o cridaor é daquelrs que vendem com LOP opcional... escolha outro, é um trafulha, todos os cães de raça pura TÊM de ter LOP... se vai gastar $ na compra de um cão certifique-se de que não está a levar gato por lebre.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Sophiedi
Membro
Mensagens: 70
Registado: segunda jan 18, 2010 11:23 am
Localização: Jacó, Nina,Tobias, Carlota e Mafalda

terça nov 16, 2010 1:48 pm

Olá Cockinhas!

Obrigada pelas dicas :) Quanto aos papás da Carlota já verificamos tudo o que sugeriu!

A minha afirmação em relação aos gatos serem os "donos da casa" tem uma conotação de brincadeira. É claro que a Carlota vai ter que saber que quem manda somos nós e é a nós que deve obediência, mas imagino que indo para nossa casa bebé e uma vez que já lá estão os gatos, ela vai crescer a vê-los como habituais lá em casa, não sei se me faço entender... não irá estranhar tanto e armar tanto barraco com eles como aconteceu com o cão adulto que tivemos lá em casa, percebe?

Tomei atenção a todas as características dos Cockers, positivas e negativas, e sim, já percebi que são bem teimosos e que é preciso "pulso" com eles, mas penso que as características positivas suplantam em muito as negativas, não concorda comigo?

Os gatos já têm muito sitio alto por onde se enfiarem :) aliás, foi exactamente o que fizeram quando tivemos lá o outro cão em casa! Levaram de tal forma a peito o facto de se refugiarem que não saiam de lá para beber, comer ou ir ao caixote enquanto o cão não desapareceu da vista deles :) Era muito grande, imagino o terror deles, coitados...

Mais uma vez obrigada! Quando tiver fotos da miúda,venho cá mostra-la!

Beijinhos!
Turrinhas e ronrons do Jacó, da Nina e do Tobias
Lambidelas da Carlota e da Mafalda
Sophiedi
Membro
Mensagens: 70
Registado: segunda jan 18, 2010 11:23 am
Localização: Jacó, Nina,Tobias, Carlota e Mafalda

terça nov 16, 2010 1:56 pm

Olá Dinodane

Pois então parece que vamos adquirir a Carlota a um trafulha :) pois tínhamos a opção de LOP ou não. Optámos por não ter porque fica-nos mais barato e não necessitamos do LOP para nada. Não pretendemos fazer criação (a Carlota vai ser esterilizada assim que a idade dela e o desenvolvimento o permitam) nem temos intenção de leva-la a exposições e afins, pelo que achamos que para nós, e friso que é apenas a minha opinião, é desnecessário gastar!

Ambos os pais têm LOP, verificámos o temperamento dos 2. A mãe é calma, mas não desmesuradamente tímida e nada agressiva nem mesmo com estranhos a mexer-lhe nas crias. O pai é muito brincalhão mas nada agressivo também. Não têm qualquer relação de consanguinidade um com o outro. Ela virá para nossa casa com 10 semanas. Nasceu a 31/10/2010 e iremos busca-la dia 14/01/2011. Já vem desparasitada e com a 1.ª vacina tomada.

Obrigada pela opinião!
Turrinhas e ronrons do Jacó, da Nina e do Tobias
Lambidelas da Carlota e da Mafalda
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça nov 16, 2010 2:31 pm

Sophiedi Escreveu:Olá Dinodane

Pois então parece que vamos adquirir a Carlota a um trafulha :) pois tínhamos a opção de LOP ou não. Optámos por não ter porque fica-nos mais barato e não necessitamos do LOP para nada. Não pretendemos fazer criação (a Carlota vai ser esterilizada assim que a idade dela e o desenvolvimento o permitam) nem temos intenção de leva-la a exposições e afins, pelo que achamos que para nós, e friso que é apenas a minha opinião, é desnecessário gastar! Obrigada pela opinião!
Já tem a sua decisão tomada e longe de mim querer demovê-la.

No entanto vou dar-me ao desfrute de lhe explicar porque é que esse senhor é um trafulha e de canicultor tem muito pouco:

- o registo no LOP custa a fortuna exorbitante e astronómica de cerca de 20 euros por cachorro portanto compreende-se bem a diferença de preço em cada exemplar, é sempre bom poupar!!

- o CPC e o LOP têm algumas normas internas, sendo que uma delas é que uma cadela só pode parir determinado número de vezes em toda a sua vida e tem que haver um determinado intervalo entre cada ninhada. Os LOPezinhos que vão ficando para trás pelos compradores forretas podem dar um jeitão para os potenciais compradores mais avisados (que não dão $ por cães supostamente puros sem comprovativo) de alguma ninhada de rafeiros acockerzados ou para uma ninhada extemporânea, tipo daqui a 3 meses. :wink: Compreendo a previdência do senhor criador.

- Compreendo também que realmente mediante tanta poupança o papel não faça falta nenhuma. Mas convém saber que é o único garante de que o animal é efectivamente de raça pura. Talvez a ninhada não tenha sido sequer registada por não estar em condições de obter o registo. Uma boa táctica de vender os cachorros como cockers legítimos sem papéis é realmente meter uma diferença grande no preço e introduzir a converso do "ah e tal, o papel só serve se quiser ir ás expos e blablabla". Bom marketing, excelente criador. :)

Ironias á parte:
- Duvido seriamente que esse criador faça um trabalho decente de selecção de exemplares.
- Duvido seriamente que sequer existam exames de despiste de taras genéticas feitas aos pais.
- Acredito que é um criadeiro em série, pois o mais básico da canicultura é o registo de linhagens e nenhum criador digno do nome cria sem registo no LOP, não é opcional, é o BÁSICO.

Se quiser aprofundar o assunto, está um inamovível no fórum dos cães, no tópico dicas e conselhos úteis, sobre a importãncia do LOP na compra de um cão de raça.

Boa sorte com a aquisição. :wink:

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Sophiedi
Membro
Mensagens: 70
Registado: segunda jan 18, 2010 11:23 am
Localização: Jacó, Nina,Tobias, Carlota e Mafalda

terça nov 16, 2010 2:40 pm

Dinodane, é a sua opinião. Respeito-a!

Como você o disse, sou uma compradora forreta :wink:, e a minha opinião já a expliquei.

Amigos na mesma :)
Turrinhas e ronrons do Jacó, da Nina e do Tobias
Lambidelas da Carlota e da Mafalda
cockinhas
Membro Veterano
Mensagens: 1286
Registado: quinta jan 12, 2006 4:14 pm

terça nov 16, 2010 2:46 pm

Sophiedi Escreveu:Olá Dinodane

Pois então parece que vamos adquirir a Carlota a um trafulha :) pois tínhamos a opção de LOP ou não. Optámos por não ter porque fica-nos mais barato e não necessitamos do LOP para nada. Não pretendemos fazer criação (a Carlota vai ser esterilizada assim que a idade dela e o desenvolvimento o permitam) nem temos intenção de leva-la a exposições e afins, pelo que achamos que para nós, e friso que é apenas a minha opinião, é desnecessário gastar!

Ambos os pais têm LOP, verificámos o temperamento dos 2. A mãe é calma, mas não desmesuradamente tímida e nada agressiva nem mesmo com estranhos a mexer-lhe nas crias. O pai é muito brincalhão mas nada agressivo também. Não têm qualquer relação de consanguinidade um com o outro. Ela virá para nossa casa com 10 semanas. Nasceu a 31/10/2010 e iremos busca-la dia 14/01/2011. Já vem desparasitada e com a 1.ª vacina tomada.

Obrigada pela opinião!
Pois sempre lhe digo que comprar a um trafulha é uma péssima opção :evil: . Pense bem no que se vai meter. Um criador de cockers que crie por amor à raça não equaciona a hipótese de vender cachorros sem LOP.
Das duas uma: ou é um comerciante de cães que cria com cães registados no LOP "para inglês ver" (porque sabe que muita gente pensa que o LOP é só para ir a exposições); ou não pode registar o cachorro porque o CPC não lhe aceitaria o registo.

Como disse acima, o LOP não serve para ir a exposições, é mais ao contrário, alguns (e só alguns) cães registados no LOP aparentam ter qualidade suficiente para virem a ser reprodutores e os donos/criadores submetem o exemplar ao julgamento de um juiz para terem uma opinião avalizada sobre a qualidade do cão.

O LOP, num animal de companhia comprado, parece não serve para nada mas não é verdade, serve para sabermos que estamos a dar dinheiro por um cão de determinada raça e que pelo menos o seu criador se preocupou em criar um exemplar de raça.

Aqui sublinho algo que está sempre a ser repetido: o LOP, por si só, não é sinónimo de qualidade, é apenas um ponto de partida.

Importa também referir, e nunca é demais fazê-lo, que por qualidade entende-se qualidade como exemplar da raça e não a qualidade do cão como animal de estimação, patamar em que qualquer cão, desde o melhor exemplar da raça ao rafeiro menos bonito estão em igualdade de circunstâncias. Cão é cão e o nosso é sempre querido e bonito aos nossos olhos.

Assim, saiba que ao comprar um cocker sem LOP, equivale a dar dinheiro por um exemplar que, formalmente equivale a um rafeiro. Ora, cachorros sem LOP, podendo ser os melhores cães do mundo, não se vendem, dão-se!

Por favor, não alimente a reprodução de animais de raça por parte de pessoas que não deveriam criar cães, comprando um.

Sabe se os pais dessa ninhada são saudáveis? Um criador consciente não deixa reproduzir cães sem lhes fazer o despite às doenças genéticas mais comuns na raça que cria. Algumas doenças não são notórias e só se manifestam mais tarde.

Sabia que pode ter a desagradável surpresa de estar a comprar um cachorro com mau temperamento ou com doenças genéticas que só mais tarde se manifestarão?
Sabia que um cão que sofra de Nefropatia Renal, uma doença genética que não é aparente e que não tem cura, morre de repente, na maioria das vezes antes de fazer dois anos de idade?

Por favor informe-se bem e pense que não está a poupar dinheiro mas sim a alimentar pseudo-criadores e, por inerência, a reprodução de uma raça que tanto tem sofrido e que está agora a recuperar.

Se não houver compradores como a Sophiedi, que acham que “o LOP é para exposições”, não há incentivo para a multiplicação de maus exemplares da raça.

As exposições não são uma feira de vaidades, são um instrumento de trabalho dos criadores que se esforçam por apenas reproduzir bons exemplares, saudáveis e com bom temperamento.

Se quiser continuar a trocar impressões sobre o que escrevi, diga. Tenho o maior gosto em "falar" sobre este assunto.
cockinhas
Membro Veterano
Mensagens: 1286
Registado: quinta jan 12, 2006 4:14 pm

terça nov 16, 2010 2:53 pm

Já não vim a tempo. Pela resposta da Sophiedi à Dinodane em post anterior, deduzo que não quer repensar a sua decisão.
É pena. Entretanto quem sofre é a raça. Basta ver a descrição e as queixas que os donos de cockers têm constantemente, já para não falar na sua má fama, incluindo nos veterinários!
Sophiedi
Membro
Mensagens: 70
Registado: segunda jan 18, 2010 11:23 am
Localização: Jacó, Nina,Tobias, Carlota e Mafalda

terça nov 16, 2010 2:59 pm

Quando aqui coloquei o tópico não quis criar mais uma discussão em torno de LOPs (aliás, nem falei em tal coisa...) E o facto já está consumado, a Carlota está comprada, nada a fazer.

Conheço o senhor, não nenhum "criadeiro" em série como dizem. E não quero alimentar mais essa discussão, por favor.

Apenas vim em busca de alguma opinião ou dica em relação à educação e dia a dia do novo membro da nossa família.

Obrigada a todos
Turrinhas e ronrons do Jacó, da Nina e do Tobias
Lambidelas da Carlota e da Mafalda
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça nov 16, 2010 3:17 pm

Sophiedi Escreveu:Dinodane, é a sua opinião. Respeito-a!

Como você o disse, sou uma compradora forreta :wink:, e a minha opinião já a expliquei.

Amigos na mesma :)
A Sophiedi é que sabe, você é que vai pagar pelo cão, não eu. Não tem que levar a mal ou ficar melindrada, simplesmente tentei dar-lhe um vislumbre do que é canicultura ética e do tipo de manobras artísticas que o comprador avisado não deve aceitar.
Não conheço o senhor mas efectivamente não é um criador capaz e isto não é nenhuma opinião, é um facto, como ele há muitos a embarretar o pessoal e a vender pseudo cockers por 150 ou 200 euros e está muito bem se é isso que se quer.
A info já foi dada, a partir daqui a decisão e a escolha é sua, Deus me livre de querer fazer a cabeça a alguém. :lol: Olhe, ao menos peça para VER o LOP dos pais...

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

cockinhas
Membro Veterano
Mensagens: 1286
Registado: quinta jan 12, 2006 4:14 pm

terça nov 16, 2010 3:17 pm

Sophiedi Escreveu:Quando aqui coloquei o tópico não quis criar mais uma discussão em torno de LOPs (aliás, nem falei em tal coisa...) E o facto já está consumado, a Carlota está comprada, nada a fazer.

Conheço o senhor, não nenhum "criadeiro" em série como dizem. E não quero alimentar mais essa discussão, por favor.

Apenas vim em busca de alguma opinião ou dica em relação à educação e dia a dia do novo membro da nossa família.

Obrigada a todos
O seu desejo será cumprido, no que a mim diz respeito, no entanto, não posso esquecer que outras pessoas virão ler este tópico para formar opinião, razão que me levou a escrever o que escrevi.
Em relação a uma das suas dúvidas, tente o sub-fórum dos gatos.
Sophiedi
Membro
Mensagens: 70
Registado: segunda jan 18, 2010 11:23 am
Localização: Jacó, Nina,Tobias, Carlota e Mafalda

terça nov 16, 2010 3:29 pm

dinodane Escreveu:
Sophiedi Escreveu:Dinodane, é a sua opinião. Respeito-a!

Como você o disse, sou uma compradora forreta :wink:, e a minha opinião já a expliquei.

Amigos na mesma :)
A Sophiedi é que sabe, você é que vai pagar pelo cão, não eu. Não tem que levar a mal ou ficar melindrada, simplesmente tentei dar-lhe um vislumbre do que é canicultura ética e do tipo de manobras artísticas que o comprador avisado não deve aceitar.
Não conheço o senhor mas efectivamente não é um criador capaz e isto não é nenhuma opinião, é um facto, como ele há muitos a embarretar o pessoal e a vender pseudo cockers por 150 ou 200 euros e está muito bem se é isso que se quer.
A info já foi dada, a partir daqui a decisão e a escolha é sua, Deus me livre de querer fazer a cabeça a alguém. :lol: Olhe, ao menos peça para VER o LOP dos pais...

Dinodane,

Eu não me melindrei nem levei rigorosamente nada a mal. Como lhe disse antes, agradeço as informações dadas.

Irei pedir para ver o LOP dos pais da Carlota, sim.

Obrigada!
Turrinhas e ronrons do Jacó, da Nina e do Tobias
Lambidelas da Carlota e da Mafalda
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça nov 16, 2010 4:12 pm

Aposto que vão custar a aparecer como tudo. Afinal são só uns papéis para guardar numa gaveta qualquer. :wink:

Desculpe, estou a ser chata. :)

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

marijonscp
Membro Veterano
Mensagens: 4430
Registado: quinta fev 08, 2007 6:20 pm

terça nov 16, 2010 7:35 pm

Olá Sophiedi, estive agora mesmo a ler atentamente este tópico e gostaria de dizer o seguinte:
- Em relação à sociabilização entre cão e gatos, penso que se os seus gatos já tiveram a companhia de outro cão será mais fácil aceitarem um novo elemento em casa. Como este novo elemento é ainda um bebé também será fácil adaptar-se aos gatos que existem em casa. Mas será bom colocar esta dúvida no forum dos gatos, onde haverá de certeza pessoas com mais experiência que a poderão aconselhar.
- Em relação à compra que já fez e que foi opção sua, já aqui lhe foram dadas todas as explicações por parte da Cockinhas e da Dinodane, com as quais concordo inteiramente. Se optásse por comprar um cão, e se me dessem a escolher entre ter Lop e não tê-lo, seria logo criador que riscaria da minha lista por mais boa pessoa que me parecesse. E atenção que não é só o facto de um cão ter Lop ou afixo que me faria achar que estaria perante um bom criador, muito pelo contrário. Há muitas outras outras questões a ter em conta. :wink:
- Por fim, desejo boa sorte na escolha da sua cachorrinha e que haja uma boa adaptação aos gatos da casa. Os cockers são do melhor. :D 8)
<p>"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens, mais estimo os animais" - Herculano</p>
<p><a href="http://www.youtube.com/watch?v=vCCa8GzQ ... VQg</a></p>
<p><a href="http://www.you"></a></p>
Responder

Voltar para “Cocker Spaniel Inglês”