como deve de dar banho ao coelho e tratar dele

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Coelho! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: leoa_nova_

Responder
skarkis
Membro
Mensagens: 137
Registado: quarta out 17, 2007 10:59 am

segunda fev 11, 2008 4:10 pm

reparei que existe muitas duvidas sobre o dar banho a um coelho
nao sou muito apologista de dar banho seja cm ou sem agua. os coelhos no seu meio animal nao tem banheiras... nem shampoo... entao para que dar banho? Mas se acham que o vosso coelhinho esta sujo o que devem fazer e o que e mais seguro é limpar o coelhinho/a com toalhitas (tipo dodot). assim limpa o coelho sem o matar...ou constipar.
os coelhos sao demasiado sensiveis as temperaturas apesar dakele pelo todo.
ate hoje tive muitos coelhos, andavam soltos no casal tinham la as suas casotas, eram coelhos comuns para comer mas que acabava por ficar cm 1 ou outro para estimar! e da experiencia que tenho, antes de se comprar um coelho devemos de saber como se trata dele e o que e necessario, qual a alimentaçao e as quantidades, qual as alturas do cio.
sim pk ja li uma barbaridade a dizer que as coelhas estao como o cio todo o ano... se eu bem me recordo nao e bem assim... tb li algures que os coelhos no seu habitat podem durar ate 17 anos (sim acredito a minha coelha viveu 15), acontece que kuando estao nas gaiolas que os seus donos compraram e nas lojas com a acumulaxao de stress o animal "perde" anos de vida sendo a estimativa para 8 anos... apesar da minha estar durante a semana a solta no apartamento ao fim de semana vai ao jardim e ta la a tarde toda comigo... podem me chamar tonta mas fui comprar deproposito trela e peitora para coelho...
pode nao ser informaçao nova mas que vale a pena recordar... A TODOS!!!!!
leoa_nova_
Membro Veterano
Mensagens: 2726
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm
Localização: Muitos

sexta fev 15, 2008 4:44 pm

Eu dou banhos ao meu coelho, e já dei muitos aos da minha tia, e nunca tive problemas, porque dar banho a um coelho é a mesm coisa que dar banho a um bebé. Cuidado para não molhar o focinho, nem as orelhas, não o lavar no chuveiro mas sim num alguidar com a água rasa, champô próprio, e sem correntes de ar, a secar, muito bem com mais do que 1 toalha, secador longe e morno, não quente.

Existem situações em que é necessário dar banho a um coelho, principalmente em meios onde é fácil apanhar ácaros e outros piolhos (por vezes vêm nos fenos).
skarkis
Membro
Mensagens: 137
Registado: quarta out 17, 2007 10:59 am

segunda fev 25, 2008 12:07 pm

Os coelhos constipam-se... e o veterinario nao aconcelhou a lava-la assim
leoa_nova_
Membro Veterano
Mensagens: 2726
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm
Localização: Muitos

segunda fev 25, 2008 10:50 pm

Quando os seus coelhos apanharem piolhos ou ácaros, e precisar de dar banho com produtos tóxicos para ambos, diga alguma coisa :wink:
Sem falar em situações de diarreia aguda...
skarkis
Membro
Mensagens: 137
Registado: quarta out 17, 2007 10:59 am

terça fev 26, 2008 11:00 am

Poderá não saber mas existem tolhitas proprias para coelho, algo que eu compro na loja da animais.
leoa_nova_
Membro Veterano
Mensagens: 2726
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm
Localização: Muitos

quarta fev 27, 2008 2:40 pm

skarkis Escreveu:Poderá não saber mas existem tolhitas proprias para coelho, algo que eu compro na loja da animais.
Matar piolhos e ácaros com toalhitas?? :roll:
skarkis
Membro
Mensagens: 137
Registado: quarta out 17, 2007 10:59 am

quinta fev 28, 2008 8:52 am

Se acabei de dizer que são próprias para coelhos deverá dar para isso tudo...
Mas também se o coelho ganhar piolhos isso ja é descuido...
leoa_nova_
Membro Veterano
Mensagens: 2726
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm
Localização: Muitos

quinta fev 28, 2008 1:30 pm

Toalhitas com creolina e compostos tóxicos acaricidas, isso existe :roll:

E para já, um coelho ganhar piolhos e ácaros não é descuido, vem no feno, e por contacto com outros animais :roll:
skarkis
Membro
Mensagens: 137
Registado: quarta out 17, 2007 10:59 am

quinta fev 28, 2008 2:57 pm

Plo menos foi o que me venderam. Toalhitas para limpeza de coelhos...

Mas já agora como se procede a lavagem?

sim porque não me explicaram isso quando a comprei...

Qual a marca de Shampoo que usa?
isatoday
Membro Veterano
Mensagens: 242
Registado: sexta fev 01, 2008 5:44 pm
Localização:

segunda mai 05, 2008 7:17 pm

ja falei com varios veterinarios, ja li muita coisa em todo o lado e todas as fontes dizem o mesmo: NAO dar banho aos coelhos. um coelho nao é um bebé, tem um organismo diferente, o pelo e a pele sao diferentes, a resistencia a mudanças de temperatura também. e o meu come feno ha anos e nunca teve piolhos nem pulgas. uma escovadela para manter o pelo limpo e uma toalha só humida de alguma coisa sujar mesmo muito o pelo.
psychon
Membro Veterano
Mensagens: 1007
Registado: terça mar 18, 2008 12:43 pm
Localização: 3 cães, um gato, 1 coelho, 1 canário e 1 rosela e 2 hamster

segunda mai 05, 2008 7:53 pm

Em acordo :wink:
Vivendo e aprendendo
inesfilipe
Membro Júnior
Mensagens: 11
Registado: segunda mai 05, 2008 12:29 am

quinta jul 24, 2008 3:13 am

Eu tambem levo o meu coelhinho a passear para um jardim na cidade, mas gozam-me bastante :x Mas nao ligo. Se estou a fazer o melhor para que ele viva saudavel e feliz, entao nao interessa o que os outros pensam.
rdeprera
Mensagens: 1
Registado: quinta jun 24, 2010 8:56 pm

quinta jun 24, 2010 9:05 pm

NUNCA DE BANHO EM SEU COELHO.

A 35 miunutos atras vi meu mini-coelho angora e ao dar carinho nele ele nao se mexeu (como normalmente faz), peguei ele no colo e ele fico tranquilo e achei estranhoi. Fiz uma vistoria breve e ja vi um bolo de fezes nos pelos na regiao genital.
Lavei ele com agua morna (um pouco fria) no quintal onde ele fica, e ele no meu colo ja deixou de ficar naquela moleza que ele tava e começo fica mais normal. Resolvi lava-lo melhor dando um banho no chuveiro somente na regiao genital, com agua morna/quente. O banho foi otimo e ele começo a reclamar como sempre faz, ms ao terminar o banho vi que a cabeça tava mole....meu coelho morreu.

Estou desesperado e depois de 20 minutos de muito choro e desespero to aqui eu procurando o motivo de sua morte.....e acabei chegando aqui.

Mais uma vez vou repetir:

NAO DE BANHO EM COELHOS, O MEU MORREU TEM 40 MINUTOS!
Responder

Voltar para “Coelho”