tenho pessoas no leque de conhecidos e amigos que só conseguem ter olhos para os cães de
Eu sou um deles

De facto não sou de gostar indiscriminadamente de cães, exactamente da mesma forma como não sou de gostar indicriminadamente de pessoas. Gosto de algumas pessoas e gosto de alguns cães. Sinto-me responsável APENAS pelos meus cães, da mesma forma que me sinto responsável apenas pela minha familia. Dos demais cães que não sejam os meus, de alguns gosto, outros são-me completamente indiferentes e outros ainda simplesmente não gosto.
Não gosto de comparar cães com pessoas, porque acho que são incomparáveis, mas até quem os coloca ao mesmo nível tem de admitir que se há pessoas de que não gostamos é perfeitamente normal que também aconteça assim com os cães.
Quanto aos cães de raça e rafeiros, cada um é livre de gostar do que quiser. Os rafeiros não são mais nem menos do que os outros cães da mesma maneira que um chihuahua não é menos nem mais do que um Grand Danois (a não ser em peso....hehehe). De resto, todos são cães. No entanto, é tão legitimo gostar da raça A e não gostar de rafeiros, como gostar da raça A e não gostar da raça B. Se para alguém a raça é indiferente, então força que adoptem um rafeiro, mas compreendo perfeitamente quem gosta da raça A, quem gosta da raça B ou simplesmente quem gosta da 'Surpresa' de um rafeiro.
De resto, o importante mesmo é que gostem efectivamente dos seus próprios cães e que os tratem bem! E se toda a gente fizesse "apenas" isto quantos dos problemas com cães acabariam?!