Rafeiro - um casamento até que a morte nos separe

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Cão Rafeiro! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.
Siioux
Membro Veterano
Mensagens: 2243
Registado: sábado mai 03, 2003 8:51 pm
Localização: Micas, Lia, João, Ciro, Quim, Ri-te, Simão, Perdida, Margarida, Preta, Formiga, Náná, Doce, + 24
Contacto:

quarta dez 12, 2007 9:26 pm

Como diz o ditado : "Um casamento é uma carta fechada"

Pois um rafeiro é exactamente o mesmo. Não há estalão, não há estudo, não há LOP, não há nada...........é simpesmente um cão.

Mas da mesma forma que os casamentos continuam a existir e a acontecer também os rafeiros proliferam, devido à irresponsabilidade de mto boa gente.

Eu desde que me conheço como gente que gosto de cães. Mas é gostar de cães no seu todo e da forma mais generalizada que existe. Quando em miuda vi-a um cão na rua, não sabia de que raça seria ou até mesmo se tinha raça.........era um cão e os meus olhos brilhavam de alegria por lhe poder fazer uma "festinha". A minha mãe vociferava sempre qq coisa entre dentes e caso eu não desistisse de fazer "festinhas" lá levava um puxão de braço para largar o CÃO pq era pulguento, pq cheirava mal, porque isto porque aquilo.

Sei que andei 25 anos a pedir um cão á minha adorada mãe........mas sem sucesso, até que um dia TCHANANAMMMMM apareceu omeu 1º caso, o caso que me levaria a um mudo totalmente desconhecido para mim até então e hoje tenho um quarteirão de cães.

NUNCA fiz questão de ter um cão de raça apesar de os ter, mas um rafeiro......aaaaaaahhhhhh um rafeiro é o desconhecido, é não saber o temperamento que vai ter, a luta que vai dar, como vai ficar qdo crescer.

E se tudo correr ao contrario do que se espera do cachorro bolinha que se leva para casa tornando-se num rafeiro mto desengraçado??? Aprende-se a amar esse ser que nos abana a cauda qdo olha para nós, que nos segue com aqueles olhitos de admiração profunda achando que somos Deus na Terra, é um amar incondicional que o cão rafeiro assim como qq outro cão nos consegue dar e fazer sentir, mtas vezes sem ter a devido valor.

Eu amei e amo todos os meus cães.......sou sincera: amo uns mais do que outros, mas mesmo aqueles que amo menos não são desprezados por mim. Muitas vezes já "matei" (eutanasia) por amor e esta é a parte mais dolorosa de se amar um cão.

Este topico é só converseta e espero as vossas opiniões, entretanto vou abrir uns com mais interesse para ver se algumas mentalidades do acasalamentozinho mudam um pouco.

Vou-me actualizar :wink:
Última edição por Siioux em segunda dez 17, 2007 9:04 pm, editado 1 vez no total.
<p><strong>Sandra de Albuquerque</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
mosquito01
Membro Veterano
Mensagens: 423
Registado: segunda set 06, 2004 9:14 pm

quinta dez 13, 2007 12:19 am

Grande post....e grande sub-fórum.......talvez daqui a uns tempos, o maior!

Pois é....também eu andei cerca de 26 anos a pedir um cão aos meus pais....era o meu maior sonho......até que decidi adoptar o Zarco.....rafeirinho de gema....nascido de uma podenguita atropelada grávida.....

Por causa dele, saí de casa dos meus pais.....não que me tivessem posto na rua, mas disseram-me que o cão não poderia ficar.....

E assim, começou uma nova etapa da minha vida......entra cão, saio de casa dos meus pais, vou viver sozinha (com o Zarco).....

Não digo que a adopção foi sem ter duvidas...mas depois de feita, nunca imaginei "desfazê-la"......apesar do mau feitio, do stress de o passear na rua com ele a rosnar aos outros cães (principalmente boxers ).....de ter que o passear cerca de 4-5 horas por dia para que gastasse a sua energia......continua, apesar dos 9 anos, a ser um dos cães mais energicos que conheço, mais refilão, mais esperto, mais "maricoso" e mais sensivel (em termos de doenças)......

Tem frieiras no Inverno......
Tem fungos como os bassets o ano todo.....
Apanha as otites dos bassets......
Tem atopias ambientais...o que é uma "treta".....
Tem quistos (que já me pregaram sustos).....


Enfim......mas não o trocaria por mais cão nenhum do mundo...... :D
ailsa
Membro Veterano
Mensagens: 1019
Registado: sexta jul 15, 2005 2:01 pm
Localização: Ailsa(CairnTerrier) / Boneca-fal.- Kimba(SB) / Leri(ringneck) / Carioca(amazonas)

quinta dez 13, 2007 9:31 am

Antes de mais Parabéns pelo enorme coração :wink:
Siioux Escreveu:Como diz o ditado : "Um casamento é uma carta fechada"

Pois um rafeiro é exactamente o mesmo. Não há estalão, não há estudo, não há LOP, não há nada...........é simpesmente um cão.
É isto mesmo que eu penso dos rafeiros e por isso mesmo os adoro. O descobrir dia a dia o que vai surgir dali. Se vai crescer mais, se o pêlo vai ficar mais comprido.........

Os cães que tenho agora são os únicos de raça, antes deles sempre foram rafeiritos. E ainda hoje digo muitas vezes que para me sentir completa falta-me um rafeiro :wink:

Os rafeiritos têm um charme especial :D
imarcelo
Membro Veterano
Mensagens: 7053
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm
Localização: Rafa, Igor, Cuca (rola branca)

quinta dez 13, 2007 12:06 pm

Gosto de cães em geral , mas devo dizer que o meu rafeirinho me enche as medidas!

Quando o adoptei não sabia que traumas ele traria, mas devo dizer que após este tempo tem sido um companheiro de uma dedicação extrema!

Apesar de todo o sofrimento porque passou, hoje é um cão feliz , saudável e sobretudo ( apesar do tamanho) o meu protector.

Como não posso esquecer situações que vou tendo conhecimento ao longo destes últimos anos de verdadeira barbaridade para com todos eles, a decisão de um rafeiro sempre presente na minha vida, é experiência para manter! :wink:
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
AcTiOnGiRl
Membro Veterano
Mensagens: 15817
Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm
Localização: 6cães e animais de quinta

quinta dez 13, 2007 1:34 pm

Eu tenho na totalidade 6 Rafeiros, dois muito parecidos um com Boxer e outro como Rott, como não tem Lop, são rafeiros tal e qual os outros 4 que não se parecem com raça nenhuma.
Adoro-os a todos, sem excepção, certo que uns me tocam mais do que outros.
Com excepção do Popeye todos foram adoptados por se encontrarem em situações precarias e em risco de ir po canil, não os trocaria por nenhum outro :wink: são os meus meninos :wink:

Sou contra os cruzamentos e contra o facto de querer ser avó, coisa que se depender de mim nunca serei :roll:

Deixo um beijinho à Sioux pelo imenso coração :)
Os Boxers são frequentemente descritos como os filósofos entre os cães, talvez porque às vezes parecem sonhadores e distraídos.
Ninoquinha
Membro Veterano
Mensagens: 3190
Registado: segunda mar 13, 2006 1:36 am

quinta dez 13, 2007 8:31 pm

Sempre tive cães... sempre tive rafeiros.
Cães que tinham raça mas não tinham papéis, ou seja, rafeiros. 8)
Cães sem raça definida também os tive. :D Os rafeiros de gema. :lol:
Da que tenho mais saudades, sim porque todos eles partiram :( é da Poli. A minha 1ª cadela, a minha 1ª rafeira. E esta era rafeirinha mesmo. Daquelas sem raça e sem papéis. :lol: Mas com um enorme coração. :wink:

E é assim... há sempre um buraquinho no nosso coração para um rafeirinho sem lugar. :wink:
<p>Quem maltrata um animal, merece um castigo igual.</p>
<p>&nbsp;N&atilde;o me envergonho de dizer que a minha melhor amiga tem 4 patas. </p>
Siioux
Membro Veterano
Mensagens: 2243
Registado: sábado mai 03, 2003 8:51 pm
Localização: Micas, Lia, João, Ciro, Quim, Ri-te, Simão, Perdida, Margarida, Preta, Formiga, Náná, Doce, + 24
Contacto:

quinta dez 13, 2007 9:49 pm

Olá ;o)

Pois eu por ter tantos rafeiros e mto poucos de raça tenho de udo um pouco. Mas gostar de cães é isto mesmo : gostar de TODOS sem desprezar aqueles que não têm estalão, mas que têm uma gde estaleca :P

O meu leque é vastissimo em comportamentos, taras, manias, stresses, tenho de tudo mesmo :P

Mas acreditem que tenho dias de absoluto desespero, para saber o que fazer para os manter e para sobreviver, pq ter estes animais todos é sem duvida um esforço herculeo e mtas vezes dizem-me : pq não os dás???
A resposta é tão simples :oops: Não os dou pq não consigo, são os meus velhotes, os meus defs, que me fazem chorar e rir á brava com as suas parvoices. Mtas vezes olho para eles e pergunto : Bolas pq é que tão pouca pessoas respeitam e adoptam rafeiros?? Há sempre aquela máxima : ah eu quero um cão xpto pq sei o temperamento que vai ter e como vai ficar. Será na maior parte das vezes este o verdadeiro motivo???

Não me convencem.

Tenho orgulho em levar o meu jaquim maneli zarolho a qq lado; faz-me companhia, adora andar de carro e sabe andar de carro.
A maior parte dos rafas que cá tenho foram na sua maioria adoptados já adultos e sempre me surpreenderam pela positiva. Não sei se eles realmente entendem ou se têm alma, mas que são mto especiais ....disso não tenho a menor duvida.
<p><strong>Sandra de Albuquerque</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
mosquito01
Membro Veterano
Mensagens: 423
Registado: segunda set 06, 2004 9:14 pm

quinta dez 13, 2007 11:08 pm

Siioux Escreveu: Não sei se eles realmente entendem ou se têm alma, mas que são mto especiais ....disso não tenho a menor duvida.
Sem duvida, que cada um é original, que nos surpreende sempre de maneira diferente e que é único.............o que os torna tão especiais....
ritagameiro
Membro Veterano
Mensagens: 374
Registado: sábado jan 06, 2007 6:40 am

sábado dez 15, 2007 1:03 am

Adorei este tópico, pura e simplesmente porque adoro o meu Gaspar e revejo-me nas vossas palavras embevecidas!
Adoro o olhar do meu menino, como se eu fosse tudo para ele!
O Gaspar foi das melhores coisas que me caiu de para-quedas nos braços!!
"Quem é a coisa boa da mãe?" :oops:
Siioux
Membro Veterano
Mensagens: 2243
Registado: sábado mai 03, 2003 8:51 pm
Localização: Micas, Lia, João, Ciro, Quim, Ri-te, Simão, Perdida, Margarida, Preta, Formiga, Náná, Doce, + 24
Contacto:

sábado dez 15, 2007 10:44 am

ritagameiro Escreveu: "Quem é a coisa boa da mãe?" :oops:
Olá Rita

É esse mesmo o espirito da coisa. Para mim eles são os meus filhos..............ok ok qdo me perguntam se eu tenho filhos e eu respondo 24 as pessoas ficam com uma cara um pouco estranha. Mas é a verdade é assim que me sinto, como uma mãe para eles pq eles dependem inteiramente de mim. Como seria eu agr ir colocá-los num canil ou abandona-los!! talvez se conseguissem aguentar é certo, mas além do truma que iria ficar naquelas cabecinhas, eu não aguentaria o meu desgosto.
P.ex há coisa de 1 ano e tal as coisas cmg não correram lá mto bem cá em casa e eu peguei nas malas e abalei. Abalei com 1 unico cão, o meu adorado e já falecido Ice. Bem!!!!!!!! Vocês não imaginam as saudades que eu tinha deles, até das asneiras e de me torrarem completamente a paciencia eu tive imensas saudades deles. Pensava na minha familia humana logico, mas as saudades da familia canina e tb felina falavam mais alto. Qdo regressei a esta casa foi a loucura total :lol: :lol: :lol: amassava-os a toda a hora, pq eles merecem que eu os ame, eles merecem que os respeite, eles merecem que eu não tenha para eles poderem ter. São escolhas que se fazem na vida.
Última edição por Siioux em domingo dez 16, 2007 12:55 pm, editado 1 vez no total.
<p><strong>Sandra de Albuquerque</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
ritagameiro
Membro Veterano
Mensagens: 374
Registado: sábado jan 06, 2007 6:40 am

sábado dez 15, 2007 5:45 pm

A melhor de todas são as babuseiras que me dizem por daqui a tres meses vou ser mãe!! " Depois deixas de ligar aos teus animais!", " Mal ele nasça, metes os bichos todos na rua!", e para mim a melhor de todas: "Não andes com os gatos e o cão ao colo, porque segundo dizem os antigos, o bebé vai nascer com uma mancha de pêlo no corpo!"
Com esta ultima farto-me de rir e peço que me deem uma prova cientifica de tal estupidez!
Em relação a outras piadas, eu costumo perguntar se elas tivessem outro filho, punham os já existentes na rua, porque para mim eles são meus filhos! Já nem as posso ouvir, gentinha estupida e ignorante!
A ultima é que o bebé pode ser alergico ao pelo dos animais! Eu alem de dizer que as alergias não é ao pelo,mas sim á caspa destes, friso ainda que mesmo que tivesse esse azar, o Eduardo não ia ganhar nenhuma imunidade se não tivesse contacto com os meus amores!
Como tal, vamos viver todos ao molho e os meus meninos vão ser todos grandes amigos, se Deus quiser! Costumo dizer ao meu marido que o Gaspar vai ser o melhor amigo do Edu, porque é o cão mais carinhoso que existe!
Já estou a imagina-los, mais tarde, a rebolar na relva...
mosquito01
Membro Veterano
Mensagens: 423
Registado: segunda set 06, 2004 9:14 pm

segunda dez 17, 2007 1:16 am

Existem alergias ao pêlo dos ccães, sim....eu tenho (e tenho 13 cães).....e ao pêlo dos gatos (eu tenho 2)...e às penas (eu tenho 2 pássaros).....e a pêlo de rato (e eu trabalho diariamente com eles)...... :lol:

Sim....se dermos demasiada importância à alergias, acabamos por não fazer nada...naõ comer....não respirar.....

Está mais que provado que crianças que crescem com animais têm menos tendências a desenvolverem alergias.......mas as pessoas insistem em continuarem ignorantes...... :roll:
Siioux
Membro Veterano
Mensagens: 2243
Registado: sábado mai 03, 2003 8:51 pm
Localização: Micas, Lia, João, Ciro, Quim, Ri-te, Simão, Perdida, Margarida, Preta, Formiga, Náná, Doce, + 24
Contacto:

segunda dez 17, 2007 10:43 am

mosquito01 Escreveu: Está mais que provado que crianças que crescem com animais têm menos tendências a desenvolverem alergias.......mas as pessoas insistem em continuarem ignorantes...... :roll:
Ora aqui está algo que eu tb penso. tal e qual como os nossos animais, também as crianças qto mais protegidas são mais propensas a serem fraquitas. Todos nós sabemos que é importante as crianças relacionarem-se com animais pois só não ficam mais resistentes como tb há a possibilidade de se tornarem adultos mais respeitadores pelos animais.

Qto à ignorancia, mosquito, ela ainda é taaaaannnta :wink:
<p><strong>Sandra de Albuquerque</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
mdiva
Membro Júnior
Mensagens: 28
Registado: sábado out 27, 2007 1:11 pm

segunda dez 17, 2007 2:37 pm

Siioux Escreveu:Como diz o ditado : "Um casamento é uma carta fechada"

Pois um rafeiro é exactamente o mesmo. Não há estalão, não há estudo, não há LOP, não há nada...........é simpesmente um cão.

Mas da mesma forma que os casamentos continuam a existir e a acontecer também os rafeiros proliferam, devido à irresponsabilidade de mto boa gente.

Eu desde que me conheço como gente que gosto de cães. Mas é gostar de cães no seu todo e da forma mais generalizada que existe. Quando em miuda vi-a um cão na rua, não sabia de que raça seria ou até mesmo se tinha raça.........era um cão e os meus olhos brilhavam de alegria por lhe poder fazer uma "festinha". A minha mãe vociferava sempre qq coisa entre dentes e caso eu não desistisse de fazer "festinhas" lá levava um puxão de braço para largar o CÃO pq era pulguento, pq cheirava mal, porque isto porque aquilo.

Sei que andei 25 anos a pedir um cão á minha adorada mãe........mas sem sucesso, até que um dia TCHANANAMMMMM apareceu omeu 1º caso, o caso que me levaria a um mudo totalmente desconhecido para mim até então e hoje tenho um quarteirão de cães.

NUNCA fiz questão de ter um cão de raça apesar de os ter, mas um rafeiro......aaaaaaahhhhhh um rafeiro é o desconhecido, é não saber o temperamento que vai ter, a luta que vai dar, como vai ficar qdo crescer.

E se tudo correr ao contrario do que se espera do cachorro bolinha que se leva para casa tornando-se num rafeiro mto desengraçado??? Aprende-se a amar esse ser que nos abana a cauda qdo olha para nós, que nos segue com aqueles olhitos de admiração profunda achando que somos Deus na Terra, é um amar incondicional que o cão rafeiro assim como qq outro cão nos consegue dar e fazer sentir, mtas vezes sem ter a devido valor.

Eu amei e amo todos os meus cães.......sou sincera: amo uns mais do que outros, mas mesmo aqueles que amo menos não são desprezados por mim. Muitas vezes já "matei" (eutanasia) por amor e esta é a parte mais dolorosa de se amar um cão.

Este topico é só converseta e espero as vossas opiniões, entretanto vou abrir uns com mais interesse para ver se algumas mentalidades do acasalamentozinho mudam um pouco.

Vou-me actualizar :wink:
Por isso é que eu gosto dos rafeiros nunca se sabe o que vai acontecer
mosquito01
Membro Veterano
Mensagens: 423
Registado: segunda set 06, 2004 9:14 pm

segunda dez 17, 2007 11:52 pm

Siioux Escreveu:Qto à ignorancia, mosquito, ela ainda é taaaaannnta :wink:


Ahhhhhh......pois é! :roll:
Responder

Voltar para “Cão Rafeiro”