Castrar rafeiros....sim ou não?

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Cão Rafeiro! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.
imarcelo
Membro Veterano
Mensagens: 7053
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm
Localização: Rafa, Igor, Cuca (rola branca)

sexta dez 21, 2007 10:34 am

IsabelNobre_ Escreveu: Sou a favor da esterilização em massa das Fofinhas deste mundo! Pelo menos até que este mundo mude e que todos sejam donos responsaveis e que todos os cães tenham um dono que os trate bem. Mas pelo andar da carruagem é nunca. :|
Há-de haver sempre quem cruze, porque aconteceu, porque se não tiverem crias têm tumores... enfim há sempre desculpa para aparecerem bébés, e a maior parte das vezes por completa ignorância...

Mas...fico satisfeita quando recebo estas coisas e vejo que alguma coisa está a ser feita e se começa a ver uma luzinha ao fundo do tunel...
Venho falar-vos um pouco do trabalho que tem sido desenvolvido pelo Animais de Rua - Projecto de Esterilização e Protecção de Animais Sem Lar, e que podem conhecer melhor visitando o site www.animaisderua.org

Até hoje esterilizámos já 230 animais. Na página inicial do site existe um contador de esterilizações que é actualizado a cada nova esterilização promovida pelo Animais de Rua.

Para continuarmos este Projecto precisamos muito da vossa ajuda!

Temos neste momento vários animais na secção "Animais a Aguardar Esterilização" que precisam urgentemente de padrinhos para que possam ser esterilizados. Relembramos que os padrinhos não terão que pagar o valor total da esterilização dos seus afilhados, podem contribuir com uma parte do valor.

Na loja virtual poderão encontrar artigos para venda cujo produto reverte na totalidade para financiar esterilizações e tratamentos de animais carenciados. A loja está também em actualização constante, com a colocação de artigos novos que nos são oferecidos por várias artesãs e pelos Bichanos do Porto.

Agradecemos também ajuda na divulgação dos animais que temos neste momento na secção "Animais para adopção". São na maioria gatos meigos capturados em colónias de rua, que seriam muito mais felizes num lar do que a viver nas ruas.

Chamo também a atenção para o pedido de ajuda para a aquisição de uma armadilha para ser usada pelo grupo Animais das Nossas Vidas, que gerem as esterilizações do Animais de Rua na zona de Guimarães.

Por fim, gostaria de vos lembrar que se podem inscrever na nossa newsletter de forma a receberem periodicamente as Notícias do Animais de Rua. O formulário de inscrição existe em todas as páginas do site, com excepção da página inicial. A partir de agora as novidades do Animais de Rua serão enviadas apenas a quem se inscrever através do site, por isso quem estiver interessado em estar a par do nosso trabalho por favor inscreva-se!

Abraços a todos e Feliz Natal!
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
veneta
Membro
Mensagens: 60
Registado: segunda jan 05, 2009 9:42 am

sábado jan 10, 2009 2:37 pm

rafeiros.. agora fiquei baralhada.....
nao vejo motivo para castrar so por serem rafeiros......
mas existem varios motivos para nao fazer procriar......
PauloC1
Membro Veterano
Mensagens: 2964
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

quarta fev 25, 2009 8:30 pm

veneta Escreveu:rafeiros.. agora fiquei baralhada.....
nao vejo motivo para castrar so por serem rafeiros......
mas existem varios motivos para nao fazer procriar......
Se ler com atenção todo o tópico, vai perceber.
EUROPWOLF
Membro
Mensagens: 173
Registado: quarta jul 08, 2009 4:03 am

quinta set 24, 2009 5:39 pm

Castrar ou não rafeiros...depende sempre de cada caso e dos donos.

Eu não concordo com a esterilização obrigatória que muitos fanáticos querem.
É uma cirurgia, e tem riscos. A treta do que corre sempre tudo bem etc. para mim não cola.

Para evitar ninhadas? Depende dos donos, existem donos responsáveis, que nunca deixaram os seus animais procriarem, por isso, não vejo lógica em pagarem os responsáveis pelos irresponsáveis.
Se uma pessoa é irresponsável o suficiente para deixar os seus animais procriarem por "descuido", então é caso para se ve avaliar também todas as outras "responsabilidades" que ter um animal implica, não vá essa pessoa também se "desuidar" noutras áreas.

Para corrigir comportamentos? só para gente preguiça, e se em alguns casos certos comportamentos mudam, noutros não e acabaram por submeter um animal a uma cirurgia desnecessária. Secalhar com treino corrigem certos comportamentos sem terem que colocar o animal em risco.

Só os dos criadores é que devem ficar "intactos"? Que desgraça seria, ainda se em Portugal se levasse a criação a sério, nem pela maior parte dos que os passeiam nas exposições de beleza, nem pelos "amadores".

Ainda existe o facto de a esterilização não ter só coisas lindas como muitos fanáticos pregam, ela também tem consequências. E, não estou a falar da lenga lenga que os fanáticos dizem que evita isto e aquilo bla bla e que compensa muito mais,etc.
Existem muitos outros riscos para além daqueles que eles utilizam na sua propaganda...é uma questão de os donos serem verdadeiramente responsáveis e os pesquisarem.

Tanta coisa coisa que escrevi, para apenas dizer que deve ser uma decisão de cada um, e não por obrigatoridade nem pelas lavagens cerebrais que alguns fanáticos tentam fazer :lol: . E, que deve ser uma decisão bem ponderada, consultar muita informação e o veterinário.
bichezas
Membro
Mensagens: 81
Registado: terça jul 24, 2012 11:35 am
Localização: Maria, Bock (caes), Fina (gata)

quarta set 26, 2012 8:21 pm

Siioux Escreveu:Boa Noite

Sabem qtas pessoas aqui na arca defendiam os seus pets de raça XPTO e que entretanto depois de anos a parir se desfizeram deles??? Bastantes, demasiados para andarem num forum onde existem pessoas como nós que gostamos realmente de CÃES.
Hj em dia ( e tive esta conversa à mesa de amigos) contam-se pelos dedos das mãos os criadores que AMAM os seus cães e que tudo fazem para mante-los, todos os restantes na minha opinião têm um unico objectivo = GUITA.

Mas o mais grave ainda é quem ache fundamental que a cadelinha rafeira lá de casa tenha crias porque gostavam de ter um filhote dela :roll: e isto ainda existe em barda. NÃO pode acontecer uma situação destas e aqui a ignorancia das pessoas bate-nos aos pontos, pq por mais que se explique por A mais B não nos dão ouvidos. Temos que parar com as ninhadas de rafeiros e poupem-me os comentarios que na altura dos cios têm mta atenção. Não há atenção suficiente durante anos que não dê num azar e esse azar é efectivamente uma rafeira ter ninhadas. Quem diz que sim é pq NUNCA parou para pensar ou nunca olhou bem para as nossas ruas ou para os canis de associações que rebentam pelas costuras com os tais filhotes das cadelas rafeiras mto queridas. Já basta as cadelas sem dono que se reproduzem sem qq outra solução dando origem a mais e mais e mais cães sem raça definida e que nascem já abandonados.
Boa Noite. Não li todo o tópico mas andava há muito tempo à procura de quem tivesse a opinião que coloquei a negrito. Concordo plenamente, bem como com o restante que foi escrito. Acho é que deviam controlar mais os criadores, porque se há tanto cão abandonado e ostracizado por não ter LOP, parem de criar que nem doidos e virem-se para o problema actual. Mas como só se importam com o próprio bolso, não convém cortar na criação.
Desculpem este desabafo que acaba por fugir um pouco ao tópico, mas a esterilização não se deve limitar aos rafeiros. Dá dó ver a quantidade de animais que andam aí perdidos, a levar pontapés... Eu fico doente com a falta de AMOR que os animais têm.
indigo003
Membro Veterano
Mensagens: 1836
Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm
Localização: dogues alemães, whippets, cobras, ratz, gatos

quarta set 26, 2012 10:38 pm

volta e meia lembram-se e lá vem a sétima cavalaria salvar o mundo dos crueis criadores de cães!!! :lol: :lol: :lol:
<p>ex Omega2,3,4,5, etc... N&atilde;o adopte, compre ;) </p>
<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>
AQuartelmar
Membro Veterano
Mensagens: 951
Registado: segunda ago 13, 2012 6:13 am

quarta set 26, 2012 10:43 pm

indigo003 Escreveu:volta e meia lembram-se e lá vem a sétima cavalaria salvar o mundo dos crueis criadores de cães!!! :lol: :lol: :lol:
Pois é...e não se pode castrá-los a esses salvadores também ? :lol:
indigo003
Membro Veterano
Mensagens: 1836
Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm
Localização: dogues alemães, whippets, cobras, ratz, gatos

quarta set 26, 2012 10:45 pm

AQuartelmar Escreveu:
indigo003 Escreveu:volta e meia lembram-se e lá vem a sétima cavalaria salvar o mundo dos crueis criadores de cães!!! :lol: :lol: :lol:
Pois é...e não se pode castrá-los a esses salvadores também ? :lol:
não só deveria ser possivel como devia ser obrigatório!! :twisted: :twisted:
<p>ex Omega2,3,4,5, etc... N&atilde;o adopte, compre ;) </p>
<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>
bichezas
Membro
Mensagens: 81
Registado: terça jul 24, 2012 11:35 am
Localização: Maria, Bock (caes), Fina (gata)

quinta set 27, 2012 4:08 pm

indigo003 Escreveu:volta e meia lembram-se e lá vem a sétima cavalaria salvar o mundo dos crueis criadores de cães!!! :lol: :lol: :lol:
Se a carapuça lhe serve... Não falei em crueis criadores, mas sim em "controlo de natalidade dos canídeos", sejam rafeiros ou não.
indigo003
Membro Veterano
Mensagens: 1836
Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm
Localização: dogues alemães, whippets, cobras, ratz, gatos

quinta set 27, 2012 5:14 pm

a carapuça não me serviu porque eu nem sou criadora. apenas acho piada que quando se fala deste assunto, em vez de se responsabilizar quem cria sem rei nem ró, manda-se sempre a pedrada aos criadores!

quando todos os animais de rua estiverem esterelizados, quando todas as pessoas que possuem rafeirinhos estiverem conscientes das razões pelas quais não os devem cruzar, quando todas as associações entregarem para adopção somente animais castrados... nessa altura talvez se possa falar dos criadores! ;)
<p>ex Omega2,3,4,5, etc... N&atilde;o adopte, compre ;) </p>
<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>
sheep23
Membro Veterano
Mensagens: 457
Registado: segunda dez 26, 2011 3:16 pm

segunda nov 19, 2012 5:14 pm

Não sei se concordaria com os donos serem forçados a castrar os seus cães, mas concordo que seja melhor castrar os cães, desde que seja feito na idade certa e não demasiado novo, pois os cães precisam de certas hormonas até a uma certa idade para terem um crescimento completo.

Assim que o meu atingir os 2 anos em princípio vai ser castrado. Com essa idade, em princípio os riscos seriam mínimos (pois já está crescido), e evita depois certas doenças no futuro, e também de ele ficar stressado com algum cheiro a cio ou das cadelas. E penso que também melhora um pouco a interacção com outros machos.
Quanto ao feitio, sinceramente não sei, talvez os homens percebem mais, mas penso que pode ajudar um pouco a acalmar em certas formas, por não ter certas hormonas.
hecep
Membro Veterano
Mensagens: 733
Registado: sexta out 25, 2002 11:19 am
Localização: dois gatos (Rafa e Pepe), uma cadela (Flash), um cão (Tomé), uma galinha, um pato, uma pata, uma cab

quarta fev 10, 2016 4:49 pm

Fiquei muito feliz quando o vet me disse que logo na 2ª vacinação da Flash podíamos agendar a esterilização logo que ela faça os 6 meses. Acredito que é o melhor caminho para a minha cadela e para a maioria dos cães.
Responder

Voltar para “Cão Rafeiro”