Esterilização - anti natural ou Solução??

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Cão Rafeiro! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.
Responder
Siioux
Membro Veterano
Mensagens: 2243
Registado: sábado mai 03, 2003 8:51 pm
Localização: Micas, Lia, João, Ciro, Quim, Ri-te, Simão, Perdida, Margarida, Preta, Formiga, Náná, Doce, + 24
Contacto:

domingo dez 16, 2007 1:29 pm

Se você não pode se responsabilizar pelos filhotes de seu animal, por favor esterelize-o !
Esta frase deveria ser o “nosso” lema”, aquilo que nos deveria mover nesta luta

Não podemos e nem devemos contribuir para o aumento de animais (sobretudo os de raça indefinida vulgo rafeiros). Ainda há quem pense que : coitadinhos dos bichinhos também têm necessidades, como se algum animal irracional tivesse “prazer” no acasalemto, sendo este um acto puramente instintivo.

O problema das ninhadas em barda é um problema comum a TODOS aqueles que gostam de animais, MESMO.

Por mais que algumas pessoas insistam em afirmar que a esterilização é uma crueldade, a verdade é que estamos a anos luz dos animais terem os seus direitos defendidos e de serem respeitados como seres vivos capazes de sentir como os humanos. A verdade nua e crua é que Portugal é dos paises onde há mais animais e menos consideração pelos mesmos. Como tal a solução passa sem duvida alguma pela esterilização

Deixo aqui algumas questões que julgo serem importantes

O que é a esterilização ?

A esterilização é uma cirurgia simples que consiste na remoção do útero e ovários (ovário-histerectomia) na fêmea, ou dos testículos (orquiectomia) no macho. Hoje em dia é uma cirurgia mais corrente o que faz com que muitas pessoas a estejam a recorrer a ela no que toca aos seus animais
Ainda é muito comum o preconceito quanto à Castração de machos mas já existe a opção da vasectomia (corte do canal deferente que liga os testículos à uretra) para o cão, permitindo o cruzamento, sem prejuízo no temperamento e defesa do animal.

A esterilização dói? É perigosa?

Seria mentira dizer que não há dor neste tipo de intervenção cirurgica, mas felizmente os animais têm uma capacidade de recuperação estrondosa, limitando essa dor e desconforto ás primeiras 48h, após esse periodo o animal já não demonstra mau estar e sensação de dor fazendo a sua vida normal evitando uma ou outra correria e saltos nos 10 dias que sucedem a cirurgia.
Estas cirurgias são realizadas sob anestesia geral e por profissionais, são simples e totalmente indolor.
As anestesias estão aperfeiçoadas, com risco mínimo para os animais. Além disso, os riscos relacionados com a reprodução são bem maiores.
A esterilização é uma solução definitiva !

Quando esterilizar?

Não existe limite de idade para esterilização de um animal, mas regra geral e na opinião de muitos veterinarios a cirurgia deve acontecer assim que a dentição definitiva estiver completa e muitas vezes isso acontece até antes do 1º cio.
Há uns anos atrás falava-se que femeas que fossem esterilizadas antes do 1º cio ou até mesmo da 1ª ninhada corriam o risco de ficar incontinentes. Hoje em dia já está provado que essa probabilidade não existe. Muitas femeas são anualmente esterilizadas sem nunca terem tido o 1º cio e não lhes trouxe inconvenientes. Muito pelo contrario é bem maior a percentagem de uma femea inteira poder vir a ter problemas cancerosos do que uma esterilizada antes do 1º cio.

O animal vai engordar por causa da esterilização?

A verdade é que isso é um tiro no escuro, tanto poderá ser considerado como uma verdade , como não. Na maioria dos meus animais (que por sinal são femeas)amaior parte não engordou.


Esterilizar é anti-natural

Os animais de estimação são criados pelo Homem para serem seus companheiros. Foi o Homem que ao interferir na natureza que criou esta superpopulação de animais. Nós domesticámos esses seres indefesos e somos responsáveis pela morte de milhões deles anualmente. Isto, sim, é anti-natural! Esterilizar é uma solução humanitária para o problema que nós mesmos criámos.

As Vantagens :

É a maneira mais eficiente de frear o instinto da reprodução;
Maior expectativa de vida do seu animal;
Menor risco de inflamação das vias urinárias;
Menor risco de problemas nas vias uterinas, câncer de mama, útero, próstata e testículos;
O gato perde o hábito de urinar nas paredes e móveis para marcar território. A urina perde o odor forte e desagradável;
Riscos de fugas do animal que podem terminar em acidentes graves e até fatais;
Problemas hormonais;
Excitação excessiva por falta de cruzamento e consequente perda de apetite;
Problemas graves devido ao excesso de latidos, uivos ou miados;
Micção excessiva;

Cães - Entre 8 e 12 meses de 10 a 15 dias a cada 6 meses 58 a 63 dias.

Gatos - Entre 6 e 8 meses de 3 a 6 dias a cada 3 meses 58 a 62 dias .

A dura realidade é que com a esterilização evita-se p.ex que uma única cadela, com uma vida reprodutiva de 6 anos, dê origem a 6.000 descendentes e uma gata em apenas 2 anos dê origem a 2.000 descendentes. E estes números apesar de serem uma mera estatistica com algum tempo devem estar já um pouco desfazados da realidade pois o numero de animais a serem abandonados aumenta de ano para ano. Uma grande fatia dos animais encontrados nas associações são levados pelos proprios donos por isso não podemos andar a tapar o sol com a peneira, este é um PROBLEMA NOSSO e como tal temos que unir esforços e esterilizar o que se puder para evitar a vinda de mais animais.
Muitas ninhadas são deixadas em caixotes á porta de instituições, ou seja passam um problema simples de resolver para uma associação que vive diariamente com dificuldade e ainda tem que arranjar solução para o acto cobarde de alguém sem consciencia. Muitas dessas ninhadas também são abandonadas em “nenhures” sendo depois estes os animais que irão dar origem a mais e mais animais, e a história repete-se vezes sem conta: gestação indesejada, ninhada abandonada, mais cães e gatos nas ruas...

Infelizmente, nem todos aqueles que nascem conseguem um bom lar. São muitos mais os animais que nascem do que possiveis adoptantes que existem para eles. Isto origina que milhares de animais são sacrificados todos os anos em canis e gatis municipais, e até morrerem são cruelmente e desprezivelmente tratados.
Actualmente o abandono de animais não ocorre só em animais rafeiros, muitos animais de raça. Bonitos, saudaveis, sociaveis são deixados e entregues nos canis municipais pela mão do proprio dono.

Temos que agitar conciencias e mudar mentalidades e a verdade é que somos um pais atrasadissimo no que toca à maior parte das coisas, mas aqui fala-se de animais e é a eles que devemos ajudar.
Última edição por Siioux em domingo dez 16, 2007 9:29 pm, editado 2 vezes no total.
<p><strong>Sandra de Albuquerque</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
Kyaraa
Membro Veterano
Mensagens: 848
Registado: quinta jul 19, 2007 8:04 pm
Localização: 1 cadela Pincher: Bambi e 1 gata Persa: Klara

domingo dez 16, 2007 1:44 pm

Excelente... Muito esclarecedor :wink:
Creio que tudo foi dito e juntou as questões fundamentais em relação à esterilização. Um bom tópico para esclarecer dúvidas neste sentido :)

Há que tentar mudar mentalidades...
<strong>Eu n&atilde;o sou do tamanho da minha altura, mas sim do tamanho do que os meus olhos conseguem alcan&ccedil;ar...</strong>
mosquito01
Membro Veterano
Mensagens: 423
Registado: segunda set 06, 2004 9:14 pm

segunda dez 17, 2007 1:10 am

Muito bom tópico!
Siioux
Membro Veterano
Mensagens: 2243
Registado: sábado mai 03, 2003 8:51 pm
Localização: Micas, Lia, João, Ciro, Quim, Ri-te, Simão, Perdida, Margarida, Preta, Formiga, Náná, Doce, + 24
Contacto:

segunda dez 17, 2007 10:46 am

mosquito01 Escreveu:Muito bom tópico!
Esmerei-me na minha pesquisa e escrevi à minha maneira a maior parte 8)

Todo e qq animais que não fosse para reproduzir por criadores CONSCENCIOSOS ( se é que isso existe) deveriam ser esterilizados/castrados. Embora eu acredite que não há esta "gama" de criadores e a existir devem-se resumir a uma mão cheia e pouco mais. Podemos ver mtas vezes criadores com algum gabarito a dar cadelas reprodutoras com 7/8/9 anos, acabaram o tempo de reproduzir e dps são dadas e mtas sem serem esterilizadas o que não invalida que alguma mente mais perversa não a coloque ainda a fazer mais uma ninhada.
<p><strong>Sandra de Albuquerque</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
mosquito01
Membro Veterano
Mensagens: 423
Registado: segunda set 06, 2004 9:14 pm

segunda dez 17, 2007 11:48 pm

Siioux Escreveu: Todo e qq animais que não fosse para reproduzir por criadores CONSCENCIOSOS ( se é que isso existe) deveriam ser esterilizados/castrados. Embora eu acredite que não há esta "gama" de criadores e a existir devem-se resumir a uma mão cheia e pouco mais. Podemos ver mtas vezes criadores com algum gabarito a dar cadelas reprodutoras com 7/8/9 anos, acabaram o tempo de reproduzir e dps são dadas e mtas sem serem esterilizadas o que não invalida que alguma mente mais perversa não a coloque ainda a fazer mais uma ninhada.
Tb aqui concordo a 100%.....

Todas as nossas cadelas que deixam de reproduzir, são esterilizadas.....

Todos os cães que chegamos à conclusão que "produzem" descendência com problemas de saúde são esterilizados....

E isto, apesar de os termos conosco e portanto não correrem o risco de alguem querer fazer mais ninhadas com eles.....
IsabelMello
Membro Veterano
Mensagens: 472
Registado: domingo fev 11, 2007 10:02 pm
Localização: 4Cães, 6Gatos, 1Peixes

sábado jan 12, 2008 9:21 pm

Muito bom :wink:

As minhas patarecas estão todas esterilizadas (especialmente pela raça) :wink:
<p><strong>"O animal selvagem e cruel n&atilde;o &eacute; aquele que est&aacute; atr&aacute;s das grades. &Eacute; o que est&aacute; na frente delas."</strong></p>
<p><a href="http://www.pitbulloeste.com"><strong>www.pitbulloeste.com</strong></a></p>
imarcelo
Membro Veterano
Mensagens: 7053
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm
Localização: Rafa, Igor, Cuca (rola branca)

quinta fev 07, 2008 10:26 am

Sempre tive machos, mas se alguma vez vier a ter alguma fêmea, de certeza será esterelizada :wink:
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
Paty_LP
Membro Veterano
Mensagens: 740
Registado: quarta ago 31, 2005 2:46 pm
Localização: 3 Gatos;
1 Cadela;
1 Esquila;
2 Ratazanas
Contacto:

quinta mai 01, 2008 9:35 pm

www.esteriliza-me.org

Sem dúvida um óptimo site que esclarece tudo o que anda à volta deste assunto.

Para mim, todos os cães sem LOP devem ser castrados/esterilizados. E, caso tenham LOP mas não sejam considerados bons exemplares, a minha opinião é a mesma que para cães sem LOP.

E não vamos confundir criadores com criadeiros. Os criadores têm como objectivo apurar uma raça, seleccionando os melhores exemplares, cuidado deles, registando-os, fazendo os despistes, não os abandonam, não cruzam mãus exemplares, têm amor aos seus animais e só os vendem a bons donos. São vendidos pois como bons exemplares que são, valem dinheiro, assim como criar como deve ser dá mesmo muitas despesas. Comida do melhor, tratamento veterinário do melhor, registos, etc etc...

Depois, há os criadeiros, que esses sim têm como único objectivo ganhar dinheiro com as criações, quando não servem, vão parar à rua ou abate-se logo. Nem sequer fazem qualquer despiste a doença nenhuma, já que isso sai caro e esta gente só quer ganhar.

Claro que há quem venda um animal com um LOP falso, etc etc... mas, falsidades há em todo o lado. Quem compra tem o dever de se informar bem e não cair em truques. Pois, só compra rafeiros ou animais doentes quem quer. Quem quer comprar deve sempre primeiro pedir uma lista de criadores ao cpc.
www.kiran_esta_perdido.blogs.sapo.pt
www.cidadedosanimais.com/forum
Responder

Voltar para “Cão Rafeiro”