Rafeiro-cão diferente de todos os outros

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Cão Rafeiro! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.
mdiva
Membro Júnior
Mensagens: 28
Registado: sábado out 27, 2007 1:11 pm

segunda dez 17, 2007 2:14 pm

Eu achei por acaso neste fórum dizer-vos que adoro rafeiros...E vocês?

Eu acho que os rafeiros têm mais espirito do que as outras raças,porque nos rafeiros ninguém sabe a sua personalidade...Nem ninguém sabe a sua cor.Embora não possam participar em quase nada intuiticional eu cá acho que os rafeiros são a melhor forma de conhecermos o mundo...


Mas adorava saber a vossa opinião!? :wink:
Siioux
Membro Veterano
Mensagens: 2243
Registado: sábado mai 03, 2003 8:51 pm
Localização: Micas, Lia, João, Ciro, Quim, Ri-te, Simão, Perdida, Margarida, Preta, Formiga, Náná, Doce, + 24
Contacto:

segunda dez 17, 2007 8:29 pm

Olá
Os rafeiros são a total e completa surpresa, pois não há literatura que nos possa esclarecer em relação a isso como existe para todos os outros animais de raça, que há priori preenchem alguns requisitos. No caso dos nosso rafeiro não há nada e SO WHAT???

Desprezam-se??? Abandonam-se??? Negativo, o que se deve fazer é evitar que se reproduzam pois há milhares e milhares de rafeiros que ninguém quer. Sempre me fez confusão as pessoas dizerem que gostam de cães, mas de cães : Labradores, de cães são bernardo; de cães isto, de cães aquilo.
Não, um rafeiro tem os mm direitos que qq outro cão de raça com a particularidade que se leva uma bolita para casa e passados meses torna-se em algo que nos surpeende, e nesse tempo aprende-se a gostar deles com os seus pêlos mais espetados, com os seus focinhos mais tótós, com os seus olhitos com mais cor ou até com várias cores.

hà tempos dei uma cadela e passada uma semana fui busca-la pq percebi que a pessoa que a adoptou queria um cão sim, mas um cão de raça e não uma rafeira tipo lobeira de rebanhos. O meu 6º sentido sempre me fez tomar as decisões correctas, mm aquelas que envolvem situações mais dolorosas. Ainda bem que fui buscar a minha cadela pois percebi que é junto de mim que ela é feliz e percebi também um pouco melhor o mau caracter da outra pessoa. Os animais devem ser amados e quem não tem a sensibilidade para gostar de CÃES não tem para gostar do que tem consigo e por isso muitos deles são entregues nos canis ou abandonados numa ruela qq.
Última edição por Siioux em terça dez 18, 2007 6:17 pm, editado 1 vez no total.
<p><strong>Sandra de Albuquerque</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
imarcelo
Membro Veterano
Mensagens: 7053
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm
Localização: Rafa, Igor, Cuca (rola branca)

terça dez 18, 2007 11:27 am

É tudo uma questão de gosto.

Não condeno as pessoas que gostam apenas de cães de raça.

Eu própria também gosto de boxers e acabei por ter dois cães que nada têm a ver com essa raça :)
Foi uma opção, amor à primeira vista e ..... lá estão felizes em casa e eu também! :wink:
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
Siioux
Membro Veterano
Mensagens: 2243
Registado: sábado mai 03, 2003 8:51 pm
Localização: Micas, Lia, João, Ciro, Quim, Ri-te, Simão, Perdida, Margarida, Preta, Formiga, Náná, Doce, + 24
Contacto:

terça dez 18, 2007 6:19 pm

imarcelo Escreveu: Não condeno as pessoas que gostam apenas de cães de raça.
Pois eu ainda não consegui entender como é que se consegue fazer essa separação. Mesmo tendo um cão de raça XPTO faz-me confusão as pessoas desprezarem aqueles que não tem qq tipo de raça. Por isso eu digo que gosto de cães, mas cães no seu todo, no geral.
<p><strong>Sandra de Albuquerque</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
mosquito01
Membro Veterano
Mensagens: 423
Registado: segunda set 06, 2004 9:14 pm

terça dez 18, 2007 11:02 pm

Eu gosto de cães e pronto!

É claro que em relação às raças, existem algumas que me dizem mais e outras que me dizem menos.....como tb acontece nos rafeirinhos.....uns cativam-nos mais que outros...ou pelo aspecto, ou temperamento,etc....
imarcelo
Membro Veterano
Mensagens: 7053
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm
Localização: Rafa, Igor, Cuca (rola branca)

quarta dez 19, 2007 11:27 am

Siioux Escreveu:
imarcelo Escreveu: Não condeno as pessoas que gostam apenas de cães de raça.
Pois eu ainda não consegui entender como é que se consegue fazer essa separação. Mesmo tendo um cão de raça XPTO faz-me confusão as pessoas desprezarem aqueles que não tem qq tipo de raça. Por isso eu digo que gosto de cães, mas cães no seu todo, no geral.
Penso que é uma opção! Afinal se formos a ver bem eu também poderia ter adoptado um boxer. Afinal há tantos para adoptar...
Foi uma opção minha.
O peludo porque senti que tinha que fazer algo por ele, e algo em mim me dizia que iria ser o meu ''santo protector''...

O outro... porque não lhe consegui virar as costas quando se cruzou no meu caminho...

Quanto ao boxer, talvez um dia, quem sabe? :wink:
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
IsabelNobre_
Membro Veterano
Mensagens: 720
Registado: sexta set 17, 2004 9:44 pm
Localização:

quarta dez 19, 2007 4:37 pm

Independente de ter cães de raça, eu gosto é de cães! Já estou como no anúncio da pedigree.
Gosto de cães alguns até de raças com as quais não me identifico, e que até hoje diria que nunca teria. Há cães de determinadas raças ou até mesmo rafeiros que não gosto tanto, mas depois há cães dentro dessas mesmas raças que me dizem muito. Eu olho para o cão e gosto daquilo que ele me diz seja ele às riscas ou às bolinhas. Gosto de cães interactivos, espertos, simpáticos até mesmo por vezes sou surpreendida pelo orgulho demonstrado por eles, dão-me todos os dias lições de vida e acredito sinceramente que não são irracionais.
Se me disserem que os cães que estão na rua, habituados a estar na rua e a desenrrascarem-se sozinhos são mais espertos que os outros, se calhar concordo porque a vida fê-los ser assim, tiverem de ser assim para sobreviver, agora não acredito que os rafeiros sejam mais inteligentes que os outros. Os que viveram na rua têm a chamada street smart, apenas isso.
Cães para mim são cães, não me mete qualquer tipo de confusão ter um rafeiro e sinceramente não gosto de distinções entre cães, são cães e pronto. Até mesmo dentro das raças não há um cão igual ao outro, acabam por ser todos uma incognita, acho que a unica semelhança será mesmo o look e algumas aptidões para.
http://anothergroomingday.blogspot.com/
Workshops para donos
Isabel
Siioux
Membro Veterano
Mensagens: 2243
Registado: sábado mai 03, 2003 8:51 pm
Localização: Micas, Lia, João, Ciro, Quim, Ri-te, Simão, Perdida, Margarida, Preta, Formiga, Náná, Doce, + 24
Contacto:

quarta dez 19, 2007 9:31 pm

IsabelNobre_ Escreveu:Independente de ter cães de raça, eu gosto é de cães! Já estou como no anúncio da pedigree.
........ sinceramente não gosto de distinções entre cães, são cães e pronto. Até mesmo dentro das raças não há um cão igual ao outro, acabam por ser todos uma incognita, acho que a unica semelhança será mesmo o look e algumas aptidões para.
É exactamente isto que eu sinto, um cão é um cão. Imarcelo eu não critco o facto de gostar de boxer mas esse facto não a faz virar as costas a um rafeiros. No entanto há mtas pessoas que só conseguem olhar para os cães se eles foram XPTO. Eu mesma tenho uma boxer, a minha Pilar, e apesar de me fazer a cabeça em água, eu adoro-o, tanto como adoro a minha coisa mais rafeira cá de casa que é a minha Perdida Perneta. Para mim o que conta são aqueles olhinhos.
<p><strong>Sandra de Albuquerque</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
Fifah
Membro Júnior
Mensagens: 11
Registado: segunda dez 17, 2007 11:06 am

quinta dez 20, 2007 11:18 am

:) eu gosto muito de rafeiros são surpreendentemente magnificos!Mas depende da pessoa...Se lhe derem um tipo de ração ele creche com o tipo dessa ração,se lhe derem um tipo de tratamento de pelo(excluindo a tosa)eles crescem dependente desse tratamento
mdiva
Membro Júnior
Mensagens: 28
Registado: sábado out 27, 2007 1:11 pm

quinta dez 20, 2007 11:21 am

Fifah Escreveu::) eu gosto muito de rafeiros são surpreendentemente magnificos!Mas depende da pessoa...Se lhe derem um tipo de ração ele creche com o tipo dessa ração,se lhe derem um tipo de tratamento de pelo(excluindo a tosa)eles crescem dependente desse tratamento
Pois a Fifah tem um pouco de razão...Mas não é sempre assim,os rafeiros podem também sair á mãe ou ao pai... :roll: Mas esclareçam essa duvida!Falem sobre o assunto! :wink:
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta dez 20, 2007 1:16 pm

Fifah Escreveu::) eu gosto muito de rafeiros são surpreendentemente magnificos!Mas depende da pessoa...Se lhe derem um tipo de ração ele creche com o tipo dessa ração,se lhe derem um tipo de tratamento de pelo(excluindo a tosa)eles crescem dependente desse tratamento
Isto é completamente falso. é evidente que se o cão for de porte pequeno não é por o alimentar com ração para raças gigantes que ele vai ficar com o tamanho de um são bernardo, assim como é evidente que se o cão for de pêlo curto não é por lhe darem "tratamento" que o pêlo vai crescer... que raio de ideia, a fifah que me desculpe. :o

Existe uma coisa chamada HEREDITARIEDADE que se aplica tanto a cães, como a galinhas como a pessoas. Os filhos herdam as características dos pais ou de outros ascendentes, portanto um cão ou uma pessoa pode "sair" ao pai, ou à mãe, ou ser uma mistura das características dos dois ou ainda ir buscar algo aos avós ou bisavós.

Nos cães rafeiros como geralmente não se conhece a sua árvore familiar, pais, avós, é difícil prever que aparência vai ter quando crescer, embora seja evidente que num casal de rafeiros de pequeno porte, por exemplo, os cachorros também "saiam" pequenos...
imarcelo
Membro Veterano
Mensagens: 7053
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm
Localização: Rafa, Igor, Cuca (rola branca)

quinta dez 20, 2007 2:23 pm

Fifah Escreveu::) eu gosto muito de rafeiros são surpreendentemente magnificos!Mas depende da pessoa...Se lhe derem um tipo de ração ele creche com o tipo dessa ração,se lhe derem um tipo de tratamento de pelo(excluindo a tosa)eles crescem dependente desse tratamento
Desculpe, mas de onde tirou essa ideia?!:o

Uma boa ração apenas serve para garantir uma boa saúde ao animal.

Quanto ao tratamento do pelo, apenas resolve a aparência e a saúde do mesmo!

O ser grande ou pequeno depende dos progenitores, e aí entra a questão da hereditariedade, como já foi referido!
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
mdiva
Membro Júnior
Mensagens: 28
Registado: sábado out 27, 2007 1:11 pm

quinta dez 20, 2007 3:52 pm

Fifah Escreveu::) eu gosto muito de rafeiros são surpreendentemente magnificos!Mas depende da pessoa...Se lhe derem um tipo de ração ele creche com o tipo dessa ração,se lhe derem um tipo de tratamento de pelo(excluindo a tosa)eles crescem dependente desse tratamento

Dinonade e imarcelo lá têm a sua parte de razão...Mas lá vou continuando com a minha dúvida que era...Os rafeiros são caso hereditário?E como se criaram os primeiros rafeiros?
Fifah
Membro Júnior
Mensagens: 11
Registado: segunda dez 17, 2007 11:06 am

quinta dez 20, 2007 4:19 pm

os primeiros rafeiros de certeza que foram cruzamentos de raças!



quanto aos outros como imarcelo e dinonade...voces e que sabem.mas eu sei que tenho razão :!:
daysina
Membro
Mensagens: 160
Registado: domingo ago 19, 2007 4:19 pm

quinta dez 20, 2007 4:28 pm

Prefiro de longe os rafeiros aos caes de raça, sao muito mais resistentes às doenças, sempre tive rafeiros e sò para dar um exemplo,a Daysi que morreu com16 anos nunca esteve doente,fazia as vacinas da ordem e foi esterilizada,sò isto até ao fim da sua vida. A Nina que jà tem 12 anos a mesma coisa,vai ao vet uma vez ao ano para as vacinas e basta.

Segundo o meu ponto de vista sao mais puros do que muito menino de raça porque nao houve a mao do homem a cruzar raças para "fabricar"um certo tipo de cao, sao caes "verdadeiros".

Embora na minha familia haja perdigueiros,boxers, serra da estrela,rotweiller,etc, e rafeiros nunca fiz distinçao alguma entre eles, derretia-me e brincava igualmente com todos quando calhava de andar a visitar a minha familia. Para mim caes sao caes, e lops,pedigrees e outras coisas inventadas pelos homens para fazer distinçao entre os animais, para mim e repito para mim, sao sò tretas.

Jà nao bastava fazerem distinçao entre os humanos fazendo pesoas de primeira e de segunda categoria tinham que fazer o mesmo com os animais,menos mal que eles nao fazem estas diferenças, e aqui ensinam muito ao ser que se diz racional e evoluido.

Bom, esta é a minha opiniao e pode ser questionàvel como todas as opinioes, o que é certo é que nao mudo de ideia.
Viva os rafeiros!!!!
<a href="http://laconteadinorya.blogspot.com">http://<strong>laconteadinorya.blogspot.com</strong></a>
Responder

Voltar para “Cão Rafeiro”