Adopção

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Cão Rafeiro! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.
Responder
tarasofia
Membro Veterano
Mensagens: 668
Registado: quinta mai 17, 2007 5:15 pm

sexta dez 21, 2007 12:21 pm

A adopção parece-me que se encaixa na perfeição como tema de conversa neste forum, como tal deixo-vos aqui algumas das minhas 'ideias' sobre o tema, espero que meditem comigo e me alarguem os horizontes!

Dum flagelo descontrolado que são os abandonos surge a adopção, quase sempre conotada de forma positiva... mas será assim?

A adopção é um passo muito sério, é o assumir de um compromisso que se espera feliz e duradoiro, é o prazer de proporcional conforto e alegria a quem a vida é simplesmente o sobreviver de mais um dia.

E se é verdade que não há que nos olhe com mais amor e admiração que um animal adoptado (para eles somos super-heróis), também há o reverso da medalha... os medos, a insegurança, traumas váriados, a ângustia do solidão quando os donos se ausentam (tantas vezes acompanhado de comportamentos destrutivos, sinfonias e por vezes auto-mutilações).

Há pois um lado obscuro em cada adopção, especialmente em animais adultos. E quem adopta devia ter plena consciencia do que uma adopção poderá acarretar... Não há nada mais horrivel que criar espectativas de um lar feliz num animal para mais tarde (por este ou por aquele motivo) devolver o animal à sua anterior condição.

Muito frequentemente alguns dos meus inquilinos inesperados encaixam-se na minha vida e quando dou por mim é tarde demais para voltar a trás, já não consigo entrega-los a ninguem. Por isso tento ao máximo ter os meus inquilinos inesperados o menor tempo possivel comigo, só o tempo estrictamente necessário para coloca-los num bom lar.

Pessoalmente só adoptei com consciencia da minha escolha uma cadela adulta, e fui feliz na minha opção.

Talves por não ser capaz de 'devolver um animal' nunca procurei animais para adoptar, prefiro antes esperar que sejam eles a me adoptar. Não sei se seria capaz de, por causa de uma decisão irreflectida, ou de um impluso trazer comigo um animal, e depois devolve-lo. Assombra-me esta ideia... porque ter um animal para mim é sinónimo de prazer e não de castigo.

Não sei se consegui transparecer as minhas preocupações face às adopções :?
Os meus olhos não  vêm, as minhas mãos não  tocam, mas o meu coração SENTE!
mosquito01
Membro Veterano
Mensagens: 423
Registado: segunda set 06, 2004 9:14 pm

sexta dez 21, 2007 1:15 pm

Sim, conseguiste na perfeição.

Por causa das mesmas dúvidas, tento nem sequer olhar para os animais para adopção.....

Ás vezes tenho vontade de adoptar um ou outro, mas não o faço por achar que tenho que pensar muito bem e ponderar todos os pontos...os positivos e os negativos.....e acabo por não o fazer....

Por outro lado, tenho uma grande ajuda a impedir-me que adopte por impuldo......o meu rafeirinho é um rufia....é muito dificil aceitar outros cães.......acaba por ser assim, a minha "consciência"..... :oops:
imarcelo
Membro Veterano
Mensagens: 7053
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm
Localização: Rafa, Igor, Cuca (rola branca)

sexta dez 28, 2007 10:37 am

mosquito01 Escreveu: Por outro lado, tenho uma grande ajuda a impedir-me que adopte por impuldo......o meu rafeirinho é um rufia....é muito dificil aceitar outros cães.......acaba por ser assim, a minha "consciência"..... :oops:
Sou franca... Não servia para Fat, porque dificilmente deixaria sair algum animal que entrasse lá em casa.

Tenho consciência que embora queira ajudar todos os animais que se atravessam no meu caminho, não o posso fazer de forma nenhuma. Impuz limites a mim própria...

O meu segundo animal, veio porque se cruzou comigo, porque o Rafa embora com mau feitio com os outros cães o aceitou de forma espectacular, e eu pelo tamanho dele e porque o vi tão, mas tão indefeso, não consegui virar-lhe as costas... Afinal eu já queria um segundo animal...o famoso boxer! :lol:

Mas agora fico mesmo por aqui.... :wink:
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
Siioux
Membro Veterano
Mensagens: 2243
Registado: sábado mai 03, 2003 8:51 pm
Localização: Micas, Lia, João, Ciro, Quim, Ri-te, Simão, Perdida, Margarida, Preta, Formiga, Náná, Doce, + 24
Contacto:

sexta dez 28, 2007 11:12 pm

Olá

Eu cheguei ao magnifico numero de 24 cães :roll: exactamente pq ajudava um animal, recuperava-o e dps a pessoa que o pedia resolvi-a que afinal não era bem aquilo que queria e vai dai que voltar a colocá-lo no canil estava fora de questão e abandona-lo então nem se fala, e iam ficando e ficando e ficando e olha qdo dei por mim já era tarde demais.

Hj em dia assim como sempre,as pessoas adoptam pq é giro no momento, sem pensar mto nos prós e contras. Uns pq vão com os filhos e os meninos fazem birra e adopta e/ou compram, outros pq pensam que arranjar um animal vai minimizar alguns danos na vida pessoal, and so on. Depois o resultado é desastroso com milhares de animais rafeiros e muitos de raça abandonados e entregues a canis.

Depois tb há aquelas adopções absolutamente fantasticas que eu chamo de adopções geograficas: há um cão no algarve quem dá boleia para o porto??? isto nã minha cabeça não funciona. pq em todos os lados, em todas as localidades há animais abandonados, então pq é que se vai dar um cão do Norte a uma pessoa do sul ( e vice versa) sem sequer se olhar para a cara das pessoas.

Hoje em dia já não sou FAT para ninguém pq eu encontro-os na rua e tento resolver o assunto sozinha, mas a verdade é que recupera um animal com amor, dedicação, esforço e sacrificio e dps ter que o dar e apesar de sermos criteriosas na adopção, saber mais tarde que o animal está mal...........é uma raiva mto dificil de gerir cá em casa. Tenho agr uma rafeirinha linda de morrer, pesa uns 7 kgs já a esterilizei, saiu da corrente e tá cá em casa, tenho-a mimado mas tenho que a dar mas há medida que o tempo passa e com ela convivo mais exigente serei na minha adopção e isto só me dificulta a vida.

Por mais trabalho que tenha, por mais preocupações que me dê um cão eu não gosto de o "despachar", eu gosto de pensar que em cada animal que dou faço uma nova amizade.
Última edição por Siioux em sábado dez 29, 2007 8:26 pm, editado 1 vez no total.
<p><strong>Sandra de Albuquerque</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
tarasofia
Membro Veterano
Mensagens: 668
Registado: quinta mai 17, 2007 5:15 pm

sábado dez 29, 2007 5:15 pm

É muito complicado, e muitas vezes devido a determinadas exigencias inerentes a um animal é mesmo muito complicado arranjar um lar para eles...
Até tremo... provavelvente vou ter de arranjar um lar para um gatito todo def (ainda tenho esperança que quem tem cuidado dele se apaixone de forma irremediavel, que seria ouro sobre azul!), mas o mais certo, é se ele voltar pra as minhas mão não voltar a sair :?
Começo a ficar mesmo com lotação esgotada cá em casa, e deixar mais um gato às costas da minha mãe está fora de questão, mas ao mesmo tempo a incerteza do futuro deste menino tira-me o sono.
Felizmente ainda existe pessoas que nutrem amor pelos animais, e que se preocupam com eles, disponibilizando os meios ao seu alcançe para os recuperarem, e partilhando tempo com estes. A essas pessoas o meu sincero obrigada!
Os meus olhos n&atilde;o&nbsp; v&ecirc;m, as minhas m&atilde;os n&atilde;o&nbsp; tocam, mas o meu cora&ccedil;&atilde;o SENTE!
Siioux
Membro Veterano
Mensagens: 2243
Registado: sábado mai 03, 2003 8:51 pm
Localização: Micas, Lia, João, Ciro, Quim, Ri-te, Simão, Perdida, Margarida, Preta, Formiga, Náná, Doce, + 24
Contacto:

sábado dez 29, 2007 8:42 pm

tarasofia Escreveu:Começo a ficar mesmo com lotação esgotada cá em casa, e deixar mais um gato às costas da minha mãe está fora de questão, mas ao mesmo tempo a incerteza do futuro deste menino tira-me o sono.
Ora aqui tá um ponto muito importante : as nossas mães :roll: a minha envelheceu drasticamente desde que viemos morar para o campo, pq tem muito mais trabalho e pq o numero de animais, cá em casa, aumentou substancialmente nestes ultimos 3 anos. Preocupa-me hj em dia o facto de a minha mãe estar a ficar velhota e com a velhice aparecem as doenças e as dores e é injusto sacrificar ainda mais a minha mãe.
Há 10 anos atrás não me ligava mto nestes ideias de velhice; morte; futuro. Hoje a coisa é bem diferente e já tomo tenho algumas linhas de orientação caso alguma coisa aconteça a uma de nós.
Mas tb sei que existem milhares de pessoas para as quais assim tivessem que escolher entre o cão ou outra cisa qq o sacrificado seria o cão.

Mas voltando ao tema a verdade é que os rafeiros na nossa sociedade são cada vez mais marginalizados pq vivemos a época do faz de conta : faz de conta que sou tia e vou comprar um cão de raça; faz de conta que percebo á brava de raças e vou comprar um casal para começar a fazer criação; e vamos vivendo assim e por isso cada vez mais a cada ano que passa há mais e mais animais abandonados e quem quer ajudar por vezes não pode pq está com lotação esgotada.
<p><strong>Sandra de Albuquerque</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Cão Rafeiro”