Á medida que a idade vai avançando existem alguns sintomas e sinais que podem alterar o comportamento do cão, e aos quais o dono deve estar mais atento:






Por estes factores e por muitos outros que seguramente não são mencionados, é necessário proporcionar uma “boa velhice” aos nossos cães. Há que manter a caminhada de forma a manter o cão activo e brincar ás escondidas para ser estimulado mentalmente. Muita atenção também á obesidade, gordura não é e nem nunca foi formusura, os nossos cães há medida que envelhecem tb engordam e isso vai dificultar mtos outros aspectos, por isso controlar o peso do cão é essencial para o manter mais saudavel.
Alimenta-lo com uma ração especifica à sua nova condição é também muito importante, assim como passea-lo com mais frequência evitando assim os tais xixis e cócós (agora mais frequentes) dentro de casa; sobretudo evitar stressá-lo e/ou assustá-lo. Os nossos cotas tornam-se mais friorentos por isto é conveniente mante-los num ambiente acolhedor e se desejarem vestir-lhe uma das tais capinhas que algumas pessoas acham ridículas

Com a 3ª idade dos nossos fieis companheiros temos que estar atentos a novas situações, nomeadamente tumores; talvez por isto não é demais lembrar que temos que os inspeccionar com mais frequência passando as nossas mãos minuciosamente pelo corpo deles para ver se existe alguma coisa fora do normal, p.ex um caroço.
Aliado a tudo isto é necessário amor e muito carinho, o nosso amor por eles muitas vezes dá-lhes a força necessária para viverem mais activos e felizes.
Agradeço aos “amantes” de cães que completem mais este tópico, pq sempre ouvi dizer que duas cabeças pensam melhor que uma e é sempre bom termos o nosso leque de conhecimentos mais aberto, pq todos os dias surgem situações novas.