A velhice no nosso cão

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Cão Rafeiro! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.
Responder
Siioux
Membro Veterano
Mensagens: 2243
Registado: sábado mai 03, 2003 8:51 pm
Localização: Micas, Lia, João, Ciro, Quim, Ri-te, Simão, Perdida, Margarida, Preta, Formiga, Náná, Doce, + 24
Contacto:

sexta dez 21, 2007 10:55 pm

Tudo nesta vida envelhece, ainda não foi descoberto o soro da juventude. Ora se tudo envelhece os nossos cães não são excepção à regra, por isso é necessário que eles sejam bem alimentados e estimulados física e mentalmente durante toda a sua vida para que tenham uma velhice menos dolorosa e complicada.

Á medida que a idade vai avançando existem alguns sintomas e sinais que podem alterar o comportamento do cão, e aos quais o dono deve estar mais atento:

:arrow: Diminuição da visão e audição, causando desorientação. O cão pode não reconhecer o dono, perder-se, esconder-se, tornar-se num cão mais desconfiado e assustado;

:arrow: Problemas ósseos (reumático, artrite, etc) dando origem a uma menor locomoção/mobilidade, fazendo com que o nosso cão se mantenha deitado mais tempo. Com a dor, o nosso fiel companheiro, pode inclusivamente morder o dono e tornar-se num cão mais propenso a uivar/ganir/ladra, não só pelo desconforto da dor como também para chamar a atenção do dono;

:arrow: Problemas dentários que podem aumentar o mau hálito e diminuir a vontade de comer causando emagrecimento;

:arrow: Urinam e defecam com maior frequência e por vezes em locais onde regra geral não o fariam;

:arrow: Complicações digestivas, respiratórias, cardíacas, circulatórias;

:arrow: Debilidade do sistema imunitário – Estão mais sujeitos ao aparecimento de doenças tais como diabetes, disfunções renais ou hepáticas e no caso das cadelas (não esterilizadas) o aparecimento de piometras (infecção uterina), o excesso do consumo de água é um sinal a ter em atenção.

Por estes factores e por muitos outros que seguramente não são mencionados, é necessário proporcionar uma “boa velhice” aos nossos cães. Há que manter a caminhada de forma a manter o cão activo e brincar ás escondidas para ser estimulado mentalmente. Muita atenção também á obesidade, gordura não é e nem nunca foi formusura, os nossos cães há medida que envelhecem tb engordam e isso vai dificultar mtos outros aspectos, por isso controlar o peso do cão é essencial para o manter mais saudavel.

Alimenta-lo com uma ração especifica à sua nova condição é também muito importante, assim como passea-lo com mais frequência evitando assim os tais xixis e cócós (agora mais frequentes) dentro de casa; sobretudo evitar stressá-lo e/ou assustá-lo. Os nossos cotas tornam-se mais friorentos por isto é conveniente mante-los num ambiente acolhedor e se desejarem vestir-lhe uma das tais capinhas que algumas pessoas acham ridículas :P

Com a 3ª idade dos nossos fieis companheiros temos que estar atentos a novas situações, nomeadamente tumores; talvez por isto não é demais lembrar que temos que os inspeccionar com mais frequência passando as nossas mãos minuciosamente pelo corpo deles para ver se existe alguma coisa fora do normal, p.ex um caroço.

Aliado a tudo isto é necessário amor e muito carinho, o nosso amor por eles muitas vezes dá-lhes a força necessária para viverem mais activos e felizes.

Agradeço aos “amantes” de cães que completem mais este tópico, pq sempre ouvi dizer que duas cabeças pensam melhor que uma e é sempre bom termos o nosso leque de conhecimentos mais aberto, pq todos os dias surgem situações novas.
<p><strong>Sandra de Albuquerque</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
ailsa
Membro Veterano
Mensagens: 1019
Registado: sexta jul 15, 2005 2:01 pm
Localização: Ailsa(CairnTerrier) / Boneca-fal.- Kimba(SB) / Leri(ringneck) / Carioca(amazonas)

quarta dez 26, 2007 10:23 am

A minha Fofinha, viveu até aos 14 anos, sempre foi uma cadela espectacular (em todos os sentidos).

A velhice nela foi surgindo aos poucos, ou pelo menos eu fui vendo aos poucos (para mim ela iria ter sempre a mesma força de sempre).

Começou com problemas de audição, não distinguia de onde a gente a chamava e ficava desorientada a olhar para todos os lados, então optamos por não a chamar e chegar perto dela, tocar-lhe e fazer sinais com as mãos para ela vir conosco.

Depois foi os dentes, foram caindo, e as refeições dela começaram a ser o mais mole possíveis.

O que mais me custou ver e sentir a velhice dela, foi os problemas nos ossos. Ver ela a querer levantar-se e consegui-lo com muito sacrificio. As patinhas de trás, iam a baixo muitas vezes. Foi a vê-la com este sarificio e dor que optei pela eutanasia. Era muito doloroso vê-la assim :cry:

Nos últimos anos, nos Invernos dormia de camisola vestida (se fosse em nova no dia seguinte estava toda rasgadinha).

Estas eram as formas que tinha para lhe minimizar as "mazelas" da velhice. Quando não podia mais, deixei-a partir com uma imensa dor.
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta dez 26, 2007 3:41 pm

Olá, excelente tópico.

Só queria complementar a info da Siioux com esta dicas complementar:

Reumático / osteoartrite: Hoje em dia existem vários suplementos (condroitina - glucosamina) bem como medicamentos específicos que podem ajudar o nosso cota. Estas maleitas não têm cura e vêm com a idade, mas podemos ajudar a minorar o desconforto e a aliviar a dor, aconselhem-se com o vosso vet.

Cumprimentos para todos.
Siioux
Membro Veterano
Mensagens: 2243
Registado: sábado mai 03, 2003 8:51 pm
Localização: Micas, Lia, João, Ciro, Quim, Ri-te, Simão, Perdida, Margarida, Preta, Formiga, Náná, Doce, + 24
Contacto:

quarta dez 26, 2007 6:57 pm

Boa Noite

Eu tenho cá em casa uma bela fatia de cotas e agr começo a encontrar situações novas. Como p.ex chamar vezes sem conta e eles nem ligarem, o assustarem-se se eu apareço de repente, as doenças osseas, a velhice é mesmo tramada mas existe e nós temos que ter algumas noções para podermos ser uteis aos nossos animais.

No dia 16 de Abril deste ano resolvi adormecer um cão que amei e amo de coração, o meu Ice, mas esgotaram-se as hipoteses e os tratamentos e qdo assim é o melhor a fazer é deixa-los partir sem entrarem numa fase de decadencia. Depois de 2 anos de vida em conjunto ( ele tinha aprox. 8 anos de vida) onde era medicado quase que diariamente para as dores (tinha displasia da anca em grau já mto avançado) resolvi não prolongar a sua dor e aumentar a minha dor que foi a de o adormecer. Acho que qdo os nossos animais perdem qualidade de vida não podemos e nem devemos esticar a corda e coloca-los numa situação ainda mais débil. Devemos sim fazer o que está ao nosso alcançe enquanto donos mas reconhecer na altura certa que estamos a prejudicar o nosso cão.

Muitas vezes cá em casa falo com a minha mãe e lhe digo que agr temos que ser um pouco mais pacientes pois temos quase um lar da 3ª idade pq é sem duvida isso que temos que ter, mais paciencia, mais tolerancia e tentar ver as coisas do lado deles e concluir que não é facil envelhecer.
<p><strong>Sandra de Albuquerque</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
nicosa
Membro Veterano
Mensagens: 1706
Registado: quarta mar 14, 2007 8:21 pm

quinta jan 17, 2008 6:53 pm

A pouca experiência que tenho adquiri-a através do meu "velhote". Queria só juntar ao que a Sandra disse uma chamada de atenção.
Quando o nosso amigo já começa a ficar "cotinha" cansa-se com mais facilidade. Não devemos insistir com ele para correr ou brincar como antes. Tem que ser à medida dele. Ninguem fica mais frustrado do que o nosso cão por não conseguir corresponder à brincadeira.
Se tivermos escadas dentro ou de acesso à nossa casa já sabemos que teremos que subir mais devagar e com muita calma. Se o percurso incluir subir escadas até ao sitio onde costuma fazer as necessidades não devemos deixar ficar " até à ultima". É-lhe mais dificil a locomoção.
De igual modo devemos ter atenção ao descer escadas. Fácilmente falha um passo e pode cair pela escada.
Estes e outros cuidados ajudam a fazê-lo sentir que estamos com ele e que que os bons momentos vão continuar , mais calmos , mas à mesma bons momentos...
imarcelo
Membro Veterano
Mensagens: 7053
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm
Localização: Rafa, Igor, Cuca (rola branca)

quinta set 18, 2008 11:35 am

Eu contribuo com um texto que gosto particularmente.

"Seu cachorrinho já lhe terá proporcionado muitas alegrias. Cuide para que ele tenha um final de vida feliz. Sempre que for possível, deixe que ele permaneça ao seu lado, pois este será, realmente, um dos poucos prazeres que lhe restarão na velhice. A grande despedida está próxima e ele, por instinto, sabe disto. É natural que deseje a companhia daquele que aprendeu a amar e respeitar durante toda a vida. Não o abandone agora! Ele já não será mais aquele animal bonito de antes. Seus pêlos começam a cair. Seu caminhar perderá a elegância e sua cabeça penderá, cansada, sobre suas patas. Somente seu olhar acompanhará os passos de seu dono. Lembre-se que, dentro do peito, ele ainda possui aquele coração que vibrará com o som da voz de seu mestre. E, chegando o fim, não se envergonhe, chore. Você acabou de perder o mais delicado e fiel dos amigos... o cão!"

Eliane Petrelli
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
tarasofia
Membro Veterano
Mensagens: 668
Registado: quinta mai 17, 2007 5:15 pm

segunda mar 23, 2009 2:22 pm

É horrivel assistir ao declinio dos nossos cãopanheiros... dia 26 e 27 deste mês dois dos meus completarão 12 anos, estão velhos... o ultimo ano têm sido particularmente severo com eles... uma outra que fará 12 anos em junho que está conosco ( ja era adulta quando se acolheu cá a casa) e esta têm partido o meu coração... ja uma noite telefonei a vet para vir a minha casa adormece-la, a vet estava longe e acabei por adiar... há vários meses que deixou de querer sair dos portões de casa, vai ao quintal alivia-se e volta para casa e deita-se... hoje caiu em quanto fazia xixi :( , ví a minha cadela numa situação sem qualquer dignidade, ainda que não aparente qualquer sofrimento, a sua mobilidade começa a ficar seriamente comprometida, em breve vou ter a olhar nos olhos pela ultima vez e mostrar o quanto gosto dela... É tão injusto ter de dizer adeus...
Os meus olhos n&atilde;o&nbsp; v&ecirc;m, as minhas m&atilde;os n&atilde;o&nbsp; tocam, mas o meu cora&ccedil;&atilde;o SENTE!
Lanzondf
Mensagens: 1
Registado: terça nov 23, 2010 12:45 am

terça nov 23, 2010 12:47 am

Todos vocês que falaram acima.

Digam me quando forem velhos desejam que vos façam o mesmo correcto?

Como afirmam nos animais elas não falam elas simplesmente dão sinais mas pelos vistos estamos perante muitos veterinários que afirmam que necessidade deles e a eutanásia.

Não sejam injustos pensem o animal pode viver até o seu ultimo dia sem ser necessária a crueldade do homem eutanásia.
Mas o problema esta aqui os gastos né? Quando forem velhos vão precisar de medicamentos e será que os animais também não podem ter essa oportunidade.
Não sejam injustos
A MORTE TODA A GENTE ESPERA MAS A VIDA PODE SER PROLONGADA
son1a
Membro Veterano
Mensagens: 1726
Registado: quinta abr 22, 2010 7:37 pm

terça nov 23, 2010 1:18 am

Injusto é prelongar o sofrimento de um animal.

<p>&nbsp;</p>
cdmafra
Membro Júnior
Mensagens: 15
Registado: domingo jan 27, 2013 11:26 pm
Localização: Black - rafeira fêmea com 12 anos

Sasha - rafeira fêmea com alguns meses. Filha de pastora alemã

sexta fev 01, 2013 5:12 pm

Fala-se aqui da eutanásia de um cão como se fosse algo natural que nos causa muito sofrimento. Mas acho que merece o mesmo debate do que a eutanásia humana.

Eu pessoalmente nunca tive um amigo de 4 patas nessa situação (mas pouco deve faltar para a Black, que já tem 12 anos apesar de ainda não apresentar grandes sinais de decadência). Mas não sei se conseguiria optar pela eutanásia. É certo que me custaria muito ver a minha amiga sofrer, mas não sei se optaria por uma morte não natural...
Farrusco64
Mensagens: 2
Registado: terça jan 13, 2015 6:32 pm

quinta jan 22, 2015 12:39 pm

infelizmente o meu cão morreu aos 2 anos e meio, não me importava nada de o ver morrer de velhice, era bom sinal tanto para mim como para ele e com todos os problemas que isso acarreta, agora será muito difícil para mim substitui-lo por outro, porque ele era único, não tenho palavras, tantos eram os atributos que ele, será sempre o meu companheiro eterno, ao longa da minha vida já tive alguns cães, mas como este nunca. Nunca senti tanto a perda de um animal, sinto um vazio.
Farrusco64
Mensagens: 2
Registado: terça jan 13, 2015 6:32 pm

quinta jan 22, 2015 12:45 pm

infelizmente o meu cão morreu aos 2 anos e meio, não me importava nada de o ver morrer de velhice, era bom sinal tanto para mim como para ele e com todos os problemas que isso acarreta, agora será muito difícil para mim substitui-lo por outro, porque ele era único, não tenho palavras, tantos eram os atributos que ele tinha, será sempre o meu companheiro eterno, ao longa da minha vida já tive alguns cães, mas como este nunca. Nunca senti tanto a perda de um animal, sinto um vazio.
Responder

Voltar para “Cão Rafeiro”