esterilização antes ou depois do primeiro cio?

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Cão Rafeiro! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.
Responder
cassildinha
Membro Júnior
Mensagens: 20
Registado: segunda mai 18, 2009 9:04 pm

sábado jul 04, 2009 2:22 pm

olá a todos. a minha miki vai ser esterilizada. a veterinária disse para deixarmos a miki ter o primeiro cio e que a operaria depois... sinceramente não vejo vantagem nenhuma, por isso vos pergunto: há alguma vantagem? não seria melhor operá-la já? ela tem cerca de 4 meses (começou a mudar os dentes há cerca de duas semanqas) e é de porte médio, com algumas características de labrador. agradeço os vossos comentários.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
joanamiranda
Membro Veterano
Mensagens: 996
Registado: terça set 23, 2008 5:47 pm
Localização: Gatas:Kika, Bolinha
Cães: Luna, Jesse

sábado ago 29, 2009 4:45 pm

Por acaso há veterinários com opiniões controversas, uns dizem que é preferivel antes, outros depois ..

Estive com uma cadela em FAT e que agora foi para a Alemanha, foi esterilizada antes do primeiro cio, com 7 meses, na altura andei a pesquizar pela net, opiniões de vets e entendidos em animais e tive sempre 2 respostas!

Sinceramente , não sei qual é a mais correta, gostaria de saber pois adoptei uma cadela ainda com menos de 3 meses , e estou com duvidas nesta questão.. Antes ou depois?!?
<p>Nome: "Boxer" &eacute; um c&atilde;o lindo, de porte pequeno que procura um dono ou FAT urgente!</p>
<p>Por favor visite o seu t&oacute;pico: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=82056</p>
<p>&nbsp;</p>
EUROPWOLF
Membro
Mensagens: 173
Registado: quarta jul 08, 2009 4:03 am

quinta set 24, 2009 5:22 pm

Acima de tudo deve-se ter confiança no próprio veterinário.
Antes ou depois do primeiro cio, é uma coisa que varia consoante o veterinário. Se o seu aconselhou depois, e se você tem confiança nele, então é melhor fazer o que ele diz em vez de confiar em pessoas na internet que não conhece de lado nenhum.
kaminaru
Membro Veterano
Mensagens: 577
Registado: segunda abr 12, 2010 5:17 pm
Localização: Pulgas, Bekas, Yu~Ki

sábado abr 17, 2010 2:35 pm

O vet aconselhou-nos a esterilizar a cadela antes do primeiro cio.
Explicou-nos que quanto mais cedo melhor, para prevenir algumas doenças como os cancros mamários.

Já li, no entanto, que se deve esterilizar o animal depois do primeiro cio.
Tenho confiança no meu vet e a Bekas vai marcar a operação no próximo fim de semana. Infelizmente é uma cadela precoce e teve indícios de cio com apenas 5 meses.
botas96
Membro Veterano
Mensagens: 1955
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

segunda ago 06, 2012 9:57 pm

(Á excepção daqueles que demoram 24 meses para atingir a "maioridade" que eu não sei quando se deve fazer).
Aos restantes, nunca antes dos 8 meses por vir a interferir com o desenvolvimento natural do animal.
A partir dos 12 meses são adultos.Mas provavelmente nem todos têm a mesma "velocidade de maturação".
sheep23
Membro Veterano
Mensagens: 457
Registado: segunda dez 26, 2011 3:16 pm

segunda nov 19, 2012 5:18 pm

Depois de ter lido uma série de coisas e ouvido opiniões em fóruns diferentes, parece-me que o melhor seria esperar até 2 anos para que o cão tenha um crescimento completo. Se for esterilizado antes, a falta de certas hormonas pode afectar-lhes o crescimento, que por si podem causar certas complicações.
Responder

Voltar para “Cão Rafeiro”