Beagle: Estalão da Raça

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Beagle! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: MMPA

Responder
MMPA
Membro Veterano
Mensagens: 866
Registado: terça abr 02, 2002 11:00 pm
Localização: Beagle

segunda set 15, 2008 8:31 pm

Imagem
Legenda:
1-Trufa; 2- Focinho; 3- Stop; 4- Crânio; 5- Occipital; 6- Cernelha; 7- Dorso; 8- Lombo; 9- Garupa; 10- Raíz da cauda; 11- Ísquio; 12- Coxa; 13- Perna; 14- Jarrete; 15-Metatarso; 16- Patas; 17- Joelho; 18- Linha inferior; 19- Cotovelo; 20- Linha do Solo; 21- Metacarpo; 22- Carpo; 23- Antebraço; 24- Nível do Externo; 25- Braço; 26- Ponta do Externo; 27- Ponta do Ombro; a- profundidade do peito; b- altura do cotovelo; a+b=altura do cão na cernelha

O Beagle é hoje uma raça muito falada, mas pouco conhecida. É comum ouvirmos comentários pejorativos a seu respeito, até mesmo por veterinários e cinófilos. É um erro caracterizarmos um comportamento degenerado como sendo o padrão da raça. Quem já teve a feliz oportunidade de conviver com um Beagle "normal", sabe que esta raça possui um temperamento extremamente estável. Sempre alegre (isto não significa agitado ou excitado), sempre de bem com a vida. Entre as suas características mais admiráveis, a principal é que a raça certamente possui cérebro. O Beagle é vivo o suficiente para ser mais astuto do que qualquer pessoa apática o bastante para permiti-lo. Possui também, muita determinação e não se intimida com facilidade. O Beagle preserva o seu forte sentido de independência. Pelo seu carácter, o Beagle necessita de um adestramento inteligente e de uma condução firme. Acabará assim, reconhecendo o seu dono como o líder e irá respeitá-lo, tornando-se o seu amigo mais fiel.

Classificação F.C.I.:

Grupo 6 - Cães de Levante e Corso e raças semelhantes
Secção 1 - Cães de Levante e Corso
1.3 - Cães de tamanho pequeno

PADRÃO OFICIAL
CBKC nº 161 de 27/04/94.
FCI nº 161 de 24/06/87.
País de origem: Grã-Bretanha.
Nome no país de origem: Beagle.

APARÊNCIA GERAL: um cão robusto, de constituição compacta, transmitindo uma sensação de rusticidade com qualidade.

CARACTERÍSTICAS: a sua especialidade é a caça à lebre, seguindo a pista pelo faro. Atrevido, alegre, com energia, determinação e intensa atividade. Sempre alerta, inteligente e de temperamento equilibrado.

TEMPERAMENTO: amistoso, sem agressividade ou timidez.

CABEÇA: de comprimento moderado, poderosa, sem cair no rústico, sendo mais refinada na fêmea; sem rugas ou dobras. Crânio ligeiramente arredondado, suavemente arqueado, de largura moderada, com leve crista occipital. Stop bem definido, situado à meia distância, da trufa ao occipital. Focinho não pontiagudo; os lábios descem lateral e moderadamente. A trufa é larga, preferivelmente preta, sendo admitida uma cor menos intensa, em cães de pelagem mais clara. Narinas bem abertas. Olhos: relativamente grandes, nem profundos nem proeminentes, de inserção no plano da pele, bem separados, castanho escuro ou avelã e expressão meiga e suplicante. Orelhas: longas; de extremidade arredondada; quando esticadas devem atingir a extremidade da trufa. Inserção baixa, delgadas, portadas graciosamente caídas rente às faces. Focinho: dentes alinhados, inseridos ortogonalmente em maxilares fortes, com dentadura completa, mordedura articulada em tesoura perfeita, isto é, os incisivos superiores sobrepõem-se aos inferiores em contato justo.

PESCOÇO: suficientemente longo, de modo a facilitar o farejamento da presa, ligeiramente arqueado e apresentando ligeira barbela.

ANTERIORES: ombros bem angulados, sem serem carregados. Os anteriores são rectos e aprumados, bem ajustados ao tronco, boa substância e ossatura de secção redonda, sem afinar para baixo. Metacarpos curtos. Cotovelos firmes, paralelos e correctamente direccionados para a frente. A altura do cotovelo fica, aproximadamente, na metade da altura na cernelha.

TRONCO: linha superior recta e nivelada, o nível do peito abaixo do cotovelo, as costelas bem anguladas para trás e o lombo curto, formam um conjunto bem balanceado. O lombo é forte e flexível e o ventre, moderadamente, esgalgado.

POSTERIORES: coxas bem musculadas; joelhos bem angulados, jarretes firmes, curtos e paralelos.

PATAS: compactas, firmes, dígitos bem arqueados, com almofadas fortes, sola dura e resistente, patas arredondadas e unhas curtas.

CAUDA: forte, de comprimento moderado, inserção alta, portada empinada sem se curvar sobre o dorso, nem inclinada para a frente desde a raiz. Bem revestida de pêlos, especialmente na sua parte inferior.

MOVIMENTAÇÃO: com desenvoltura, passadas fluentes, com longo alcance nos anteriores, que trabalham em planos paralelos, correctamente direccionados para a frente, e forte propulsão nos posteriores. A linha superior mantém-se nivelada e firme, sem qualquer indício de oscilação.

PELAGEM: pêlo curto, denso e resistente às intempéries.

COR: todas as cores reconhecidas para os Hounds, excepto a cor fígado. A extremidade da cauda é branca.

TAMANHO:
altura na cernelha: mínima desejável 33cm - máximo 40cm.

FALTAS: qualquer desvio dos termos deste padrão, deve ser considerado como falta e penalizado na exacta proporção da sua gravidade.

NOTAS: os machos devem apresentar dois testículos, de aparência normal, bem descidos e acomodados na bolsa escrotal.

Todo o cão que apresentar qualquer sintoma de anomalia física ou de comportamento deve ser desqualificado.

fonte: http://bolota-a-beagle.blogspot.com/200 ... a-raa.html
Responder

Voltar para “Beagle”