Rosnar

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Beagle! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: MMPA

Responder
CMSDias
Membro Júnior
Mensagens: 17
Registado: quinta ago 05, 2010 10:48 pm
Localização: 1 Cão e 2 Tartarugas

domingo ago 22, 2010 4:43 pm

Boa tarde,
O meu Beagle faz 4 meses na 3ªfeira e há relativamente pouco tempo, dei-lhe um daqueles ossos de roer para limpeza oral.. Até aqui tudo bem, excepto quando me aproximei dele e começou-me a rosnar a pensar que lhe ia tirar o osso.. Acho normal este instinto, mas eu procurei desde sempre habitua-lo a comer a ração connosco por perto, a fazer festas e a mexer na comida, para evitar que problemas destes acontecessem..

Já tentei no momento em que ele me rosna agarra-lo pelo cachaço e abana-lo, repreendendo-o com um NÃO! (como faz a cadela aos cachorros) Mas mesmo assim ele continua com este comportamento.. Não chega a morder, mas o rosnar não é de brincadeira..

Alguma sugestão para suprimir este comportamento? Tenho receio que o faça quando estiver com crianças.. Alguém já teve o mesmo problema? Como solucionou?
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Carlos Dias</p>
anamingas
Mensagens: 3
Registado: segunda jul 20, 2015 5:05 pm

segunda jul 20, 2015 5:42 pm

Abaná-lo? Definitivamente não. Ele nunca irá perceber o que não deve saber enquanto não for redireccionado para o que deve fazer.

Existem muitas maneiras de deixar um cão submisso, principalmente quando se relaciona com a coisa mais importante na relação humano-cão: a comida.

- o humano come antes do cão
- alimentá-lo só quando está relaxado
- fazê-lo trabalhar pela comida (sugiro uma razoável caminhada antes da hora de comer)
- nunca deixar comida à disposição
- nunca deixar o cão "controlar" a alimentação. Muitas pessoas não percebem porque é que o cão de repente deixou de gostar de certa ração ou então nunca a come até ao fim. Isto é controlo. Deve-se mostrar ao cão quem manda na comida, quando ele come e como ele come. Se ele se afastar, nem que seja por um segundo, retira-se imediatamente a taça do chão. Será também possível que ele, na hora da refeição, nem toque na comida e se afaste logo. Retire imediatamente a comida do chão e não volte a alimentá-lo até à próxima refeição. Isto pode levar um ou dois dias... Mas não se preocupe... Eles não se matam à fome. Eventualmente ele irá perceber a mensagem e começará a comer normalmente.
- fazer o cão esperar pela comida e dar espaço ao humano quando este tem a comida na mão ou esta está no chão (só porque está no chão não quer dizer que lhe pertence)
- ter paciência na espera dos resultados

Resumidamente, a solução não é lutar pela comida com o seu cão. Tornar a hora da refeição numa situação stressante só irá piorar o problema.
O melhor a fazer é tornar a altura de comer numa experiência relaxante e alegre.

Um cão submisso é um cão despreocupado!

Bom trabalho!
Responder

Voltar para “Beagle”