Temperamento Beagle

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Beagle! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: MMPA

Responder
saraestrelo
Membro Veterano
Mensagens: 712
Registado: segunda out 24, 2011 7:02 pm
Localização: Janay (3 anos)

domingo fev 19, 2012 10:38 am

Retirei este texto de um site de um criador brasileiro e que fala de o temperamento de um Beagle!


Temperamento
 
"No padrão da raça, o Beagle é definido como um cão "atrevido, alegre, com energia, determinação e intensa atividade. Sempre alerta, inteligente e de temperamento equilibrado." 
Quem tem alto astral e gosta da vida se dá bem com um Beagle.
A raça é tão festiva que até os exemplares mais velhinhos mantêm o pique.
O Beagle sabe dividir carinho e até mesmo sua cama com outros companheiros. Ele não é um cão egoísta.
Num grupo de Beagles, sempre há um que se sobressai, sendo o "chefe" da matilha. Por esse motivo o dono tem que saber se impor, com voz firme mas com carinho. Por causa de sua força de caráter, o Beagle necessita de um adestramento inteligente e de uma condução firme. Desta forma ele acabará reconhecendo o seu dono como o líder e o respeitará, tornando-se seu amigo mais fiel.
O Beagle é independente, não requer atenção o tempo todo, exceto nos primeiros meses de vida para receber a educação necessária. Ele está sempre disposto a brincar, mas tem suas horas de descanso, onde procura o seu cantinho para ficar só.
O Beagle não deve ser educado com o uso de força e punição física. É muito resistente a dor e não respeita as pessoas que o agridem. Se a educação for conduzida com violência ele irá se tornar agressivo ou medroso e em ambos os casos vai evitar a companhia do dono de todas as formas. Como não faz parte da personalidade do Beagle revidar com mordidas, ele simplesmente se faz de surdo, não ouvindo as ordens de quem lhe bateu.
Você deve mostrar ao Beagle o que é certo e o que é errado, sem entretanto exigir mudanças rápidas. O mais importante é que, enquanto você estiver tentando ensinar, ele perceba que é querido e goste de aprender. Não é difícil ter um Beagle comportado e obediente, o difícil é encontrar pessoas que saibam educá-lo.
O Beagle é uma criatura de hábitos: uma vez acostumado a um comportamento, vai repeti-lo para o resto da vida. Então não é recomendável deixá-lo fazer coisas que você pode querer proibir mais tarde.
O melhor castigo para um Beagle é a indiferença do seu dono. Bastam uns poucos minutos de "gelo" para se conseguir toda a sua atenção. Ele vem prontamente aos seus pés como que pedindo desculpas e procurando agradar. Nestes casos é importante lembrar que o castigo não deve demorar mais do que 15 minutos, especialmente se o cão for isolado numa área, pois depois a partir deste período de tempo ele já estará pensando no que fazer para se ocupar e o castigo vai virar bagunça.
O Beagle, desenvolvido para a caça em matilha, é um cão dócil, muito sociável, afável com crianças e extremamente ativo. Por estas razões é uma raça, que precisa de espaço para exercitar-se. A energia da raça deverá ser gasta através de passeios diários, com duração de no mínimo uma hora ou com exercícios supervisionados, usando com estímulo uma bolinha, por exemplo. A prática do agility também é muito útil para o Beagle extravasar as suas energias.
O Beagle é na verdade muito inteligente e muito bom em resolver problemas, mas isso pode atrapalhar no seu treinamento. Ele pode se tornar entediado e distraído com a rotina dos exercícios e resolver procurar outra coisa para alegrar o seu dia. Alguns treinadores e donos preferem usar comida para ensinar os comandos de obediência. Na maioria dos casos funciona muito bem, mas é preciso ter cuidado, pois o Beagle aprende rapidamente a só responder se você tiver um petisco nas mãos. Uma opção é substituir o petisco por um brinquedo que ele goste, como jogar a bolinha para ele brincar como forma de recompensá-lo por um comando realizado.
Seja como for, o ideal é manter seções curtas de treinamento diário pelos primeiros 2 anos de vida. Definitivamente o esforço vale a pena, pois poucos cães são tão amigos, felizes e bem dispostos como um Beagle
A sua extrema teimosia dificulta muito o treinamento de obediência e também para convencê-lo a fazer xixi e cocô no lugar que você determinou. Por esse motivo, o treinamento do filhote deve ser iniciado o mais cedo possível e mantido regularmente até que se torne um hábito no cão adulto. 
O Beagle não é recomendado para pessoas que trabalham fora. Por não suportar a solidão, ele pode se transformar num grande destruidor de móveis e jardins. O confinamento de um Beagle pode gerar um cão nervoso e até agressivo. Somente quando ele tiver que ficar sozinho por pouco tempo, delimite seu espaço e deixe-o ocupado com brinquedos e ossinhos para ele se distrair.
Outra atitude comum no Beagle quando sozinho é o latido, extremamente característico da raça (quase um uivo) e que originalmente era utilizado para sinalizar a posição da caça e da matilha. O Beagle irá latir se for estimulado por uma campainha, outro cachorro ou algum barulho estranho. Na verdade o Beagle não é um grande "latidor", mas ele tem um jeitinho único de vocalizar, produzindo um som que mais se parece como um meio uivo. A incidência destes latidos e uivos varia muito de cão para cão, sendo que latir em demasia não faz parte das características da raça. Quando recebe amor, carinho e atenção é um cão extremamente silencioso.
O Beagle é muito guloso e seu hooby preferido é comer. Procure fazer seus horários de refeição sempre longe dele, pois não é facil suportar o seu olhar meigo de pedinte. Ele deve receber sua ração sempre nos horários certos e ela deve ser retirada após meia hora, tenha ele comido ou não. Isso o estimulará a fazer suas refeições nos horários determinados por nós e assim ele aprenderá mais uma vez que tem um líder.
Geralmente o Beagle é uma ótima companhia para crianças, pois ele vai brincar por até várias horas sem demonstrar nenhum sinal de cansaço. No entanto, para que esta relação cão-criança tenha pleno sucesso é necessário, que tanto um como o outro sejam ensinados a brincar com respeito e sem violência.
Sua enorme curiosidade faz com que ele esteja sempre com o nariz no chão, atrás de cheiros e coisas interessantes, por isso mantenha-o sob constante vigilância nessas ocasiões. Por ter um olfato excelente, o Beagle pode se tornar fujão. Ele poderá seguir novos cheiros e acabar se perdendo. Por isso deverá sair na rua para passeios sempre acompanhado e preso a uma guia. 
 
Por possuir este faro muito apurado, o Beagle vem sendo utilizado como cão farejador em aeroportos americanos para evitar o contrabando de frutas, vegetais e outros alimentos não autorizados no país. A experiência iniciada em 1984, deu tão certo que surgiu a Brigada Beagle."
Responder

Voltar para “Beagle”