acasalamento entre canarios

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Canário! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: raioxpantera

Responder
zeze970
Membro
Mensagens: 136
Registado: sexta fev 01, 2008 8:58 pm
Localização: canarios( sempre em atualização)
1 cão
1 gato

domingo abr 13, 2008 9:57 pm

Ola boas.
Em criança tive canarios e agora com 38 anos resolvi adquirir um casal.
No passado mes de março adquiri um casal,15 dias depois estava o ninho feito com 4 ovos,dos 4 ovos nasceram 3 canarios.
No sabado dia 12 de abril sairam os 3 para explorar a gaiola.
As minhas duvidas são: :roll:
Quando é que se consegue ver o sexo?
Com que idade é que estas aves estão prontas para procriar?
Há problemas se acasalar os irmãos?
Gostaria que me podessem esclarecer estas duvidas e a seguir talvez aparecam mais algumas :)
Obrigado
TitvsLivivs
Membro Veterano
Mensagens: 959
Registado: domingo nov 18, 2007 4:11 pm
Localização: «Tomai-nos por escravos mas sustentai-nos.»

segunda abr 14, 2008 3:47 pm

zeze970 Escreveu:
Quando é que se consegue ver o sexo?
É um pouco relativo; com poucos meses os machos começam a treinar o canto e aí é possível ter uma ideia do sexo. Ha também a hipótese mais corrente que é a de observar a região genital, e com um pouco de experiência consegue-se na maioria dos casos sexar um canário, embora haja casos muito bicudos... Mas esse método, para mim, não é fiável com poucos meses de vida, às vezes só consigo chegar ao sexo por esse método quando o canário já é adulto. Muitas vezes pelo comportamento do canário, pela forma do corpo, da cabeça, etc., consigo sexar o canário muito antes de o conseguir fazer através da observação da zona genital.
Isto tudo depende da pessoa e/ou da sua experiência que ela tem


Com que idade é que estas aves estão prontas para procriar?
Por volta dos nove meses atingem a maturidade sexual.

zeze970 Escreveu:Há problemas se acasalar os irmãos?
Se não tem objectivo nenhum, como "apurar" uma mutação, ou outro, como trabalhar a raça, então os cruzamentos consanguíneos são totalmente desaconselhados.
zeze970
Membro
Mensagens: 136
Registado: sexta fev 01, 2008 8:58 pm
Localização: canarios( sempre em atualização)
1 cão
1 gato

segunda abr 14, 2008 10:36 pm

Ola boa noite.
Obrigado pela sua resposta.
Então em relação ao sexo,quer dizer que ainda é cedo para pegar nos passarinhos e soprar na zona genital para tentar descobrir alguma coisa,aconselha esperar que eles cantem? Mas deve haver uma idade minima em que se consegue ver?
Assim sendo se ñ se deve acasalar os irmãos,(era o que eu pensava) ta fora de questão em fazer um viveiro grande com a passarada toda junta mesmo havendo outros fora dessa familia porque corremos sempre o risco de acasalarem familiares certo?
Em relação ao ninho deve ser desfeito ou mantido tal ele esta para o proximo ano?Ou sera que ainda é possivel haver mais ovos chocados ate ao fim do ano,caso eu mantenha o casal junto?
obrigado pela ajuda pois pelo que tenho lido por aqui parece ser uma pessoa bem entendida no assunto.
Se precisar de ajuda em algo relacionado com pesca é so perguntar :D
TitvsLivivs
Membro Veterano
Mensagens: 959
Registado: domingo nov 18, 2007 4:11 pm
Localização: «Tomai-nos por escravos mas sustentai-nos.»

terça abr 15, 2008 10:44 am

zeze970 Escreveu: Ola boa noite.
Obrigado pela sua resposta.
Então em relação ao sexo,quer dizer que ainda é cedo para pegar nos passarinhos e soprar na zona genital para tentar descobrir alguma coisa,aconselha esperar que eles cantem? Mas deve haver uma idade minima em que se consegue ver?
Aí com 6 meses já é possível, mas eu não me fio muito.
Mas já agora, os canários são rafeiros, ou têm alguam raça específica
zeze970 Escreveu: Assim sendo se ñ se deve acasalar os irmãos,(era o que eu pensava) ta fora de questão em fazer um viveiro grande com a passarada toda junta mesmo havendo outros fora dessa familia porque corremos sempre o risco de acasalarem familiares certo?
Pode sempre vender ou dar alguns irmãos, e ficar apenas com aves que não tenham parentesco entre si, assim já não corre risco de tais cruzamentos.
zeze970 Escreveu: Em relação ao ninho deve ser desfeito ou mantido tal ele esta para o proximo ano?Ou sera que ainda é possivel haver mais ovos chocados ate ao fim do ano,caso eu mantenha o casal junto?
Não sei quando começaram eles a criar, mas se ainda só tiveram uma postura, então ainda poderão fazer mais uma ou duas seguidas. Não mais, pois isso é muito desgastante para a fêmea. Os filhos saem do ninho e a fêmea coloca logo mais ovos nesse ninho, e enquanto o pai alimenta as crias já fora do ninho, a fêmea está a chocar já mais ovos, está a perceber?
Quando chegar às três posturas, retire o ninho, desinfecte-o, e pronto acabou-se; mesmo que ela ainda insista em pôr ovos, não dê o braço a torcer colocando o ninho outra vez, pois há canárias que se pudessem faziam criação o ano inteiro, mas, como já disse isso é desgastante e reflecte-se futuramente, na criação do ano seguinte.

Agora só um ponto que gostaria de chamar à atenção: se não tem espaço, ou condições para ter muitos canários, ou tem dificuldade em "escoá-los" não faça criações ao desbarato, porque depois não conseguirá assegurar as condições minímas às aves.

Boa sorte. :wink:
zeze970
Membro
Mensagens: 136
Registado: sexta fev 01, 2008 8:58 pm
Localização: canarios( sempre em atualização)
1 cão
1 gato

terça abr 15, 2008 1:30 pm

Em relação á raça quem mos vendeu disse que eram mosaico mas como ñ percebo de raças...
O objectivo principal era oferecer as crias depois de se alimentarem sozinhas mas depois de ver desde a postura dos ovos ate agora que são umas aves muito bonitas tenho pena de me desfazer delas mas se tiver que ser assim será.
A canaria tal como disse ja anda metida no ninho e o canario ja lhe tentou galar.
Esta é a primeira criação deste ano.
Em relação ao espaço neste momento tenho 2 gaiolas com 1m comprimento 50 de fundo e 50 de largura (feitas por mim) e ainda ha mais espaço desponivel.
JoaoCanario
Mensagens: 2
Registado: sábado ago 02, 2008 9:30 pm

sábado ago 02, 2008 9:38 pm

Galera minha canaria boto 10 ovos isso é normal?
TitvsLivivs
Membro Veterano
Mensagens: 959
Registado: domingo nov 18, 2007 4:11 pm
Localização: «Tomai-nos por escravos mas sustentai-nos.»

sábado ago 02, 2008 11:34 pm

JoaoCanario Escreveu:Galera minha canaria boto 10 ovos isso é normal?
É normal se tiverem sido cinco numa postura e cinco noutra, agora 10 ovos de uma vez é impossível. Se calhar são duas fêmeas e não um casal.
PauloC1
Membro Veterano
Mensagens: 2964
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

segunda out 06, 2008 4:35 pm

zeze970 Escreveu:Em relação á raça quem mos vendeu disse que eram mosaico mas como ñ percebo de raças...
O objectivo principal era oferecer as crias depois de se alimentarem sozinhas mas depois de ver desde a postura dos ovos ate agora que são umas aves muito bonitas tenho pena de me desfazer delas mas se tiver que ser assim será.
A canaria tal como disse ja anda metida no ninho e o canario ja lhe tentou galar.
Esta é a primeira criação deste ano.
Em relação ao espaço neste momento tenho 2 gaiolas com 1m comprimento 50 de fundo e 50 de largura (feitas por mim) e ainda ha mais espaço desponivel.
Já vou muito atrasado ;)
Mas se os seus canários mosaico, existe dismorfismo sexual, ou seja, o macho e a femea apresentam variações diferentes na coloração. O macho normalmente te uma mascara que a femea não tem.
orlando44
Membro
Mensagens: 70
Registado: quarta mar 23, 2011 9:31 pm

quarta mar 23, 2011 9:37 pm

meu canario anda sempre a picar agressivamente a femea e normal?

sera que devo separalos?
Responder

Voltar para “Canário”