Causa de Morte dos Filhotes

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Canário! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: raioxpantera

Responder
raioxpantera
Membro Veterano
Mensagens: 309
Registado: quinta fev 19, 2004 11:53 am
Localização: Canários
Contacto:

quinta mai 21, 2009 10:41 am

Todos os anos uma grande quantidade de filhotes morrem durante os dez primeiros dias de vida.

DIAGNÓSTICO:
Colibacilose, Salmonelose, Micose.

Estas bactérias são a causa de inúmeras mortes todas as temporadas, com subsequentes desconforto e impotência do criador.

Se mandasse-mos investigar as causas, seriamos informados que quase sempre a bactéria Coli ou Salmonela é a causadora da morte, pois vivem constantemente com os pássaros, mesmo que esses as controlem com suas defesas.

A causa da maioria das mortes é, sem dúvida a falta de água ou de líquidos para digerir a comida, na maioria das vezes muito ricas e indigestas, longe estão os tempos em que os nossos avós criavam de forma natural, com cardo, pão duro amolecido, alpista e maçãs.

Na primeira semana de vida os filhotes duplicam seu peso a cada dia, e 75% do peso compõe-se de água.

Crónica da Morte :(

No dia seguinte perderam peso. Encontram-se menores que no dia anterior. Começa o retrocesso. As gorduras acumuladas em torno da cintura desaparecem rapidamente. A cor torna-se avermelhada.

Pedem insistentes por comida. Não é isso que precisam, mas sim água. No dia seguinte não tem forças para levantar a cabeça.

A mãe insiste em dar-lhes comida, eles não reagem, não podem levantar a cabeça, a fêmea, ante negativa, deita-se sobre eles, podendo acabar por ela mesmo adoecer de indigestão.

O ninho fica molhado, pois os excrementos são líquidos e os pais não consegue limpá-lo . É então quando atacam as bactérias coli e salmonela sem que nada se possa fazer, pois os filhotes estão debilitados e tudo ocorre no espaço de um par de dias.

Esta sintomatologia é evidenciada quando a fêmea salta do ninho e a barriga está húmida e suja. Sempre se disse que se fêmea "suasse" sobre os filhotes, esses morriam, quando na realidade são os excrementos destes mais a febre e o suor que sujam a barriga da fêmea.

Uma observação lógica de que estes filhotes não estavam doentes é a seguinte:

Se estivessem contaminados por alguma bactéria, a maioria morreria dentro dos ovos ou nos dois dias seguintes ao nascimento.

Quando sempre atribuímos ao azar de bactérias, responsabilizando-as por todos os males. Se nos tivéssemos preocupado mais com os devidos cuidados dos reprodutores, não existiria a maioria dos problemas.


Como fornecer líquido aos filhotes?

Fornecendo maçãs, pão humedecido, sementes fervidas e verduras.

Nos três primeiros dias de vida os filhotes são alimentados pela mãe com papas líquidas e semi digeridas.

A partir do terceiro dia convém dar pela manhã um pedaço pequeno de maçã, se possível do tamanho de uma noz ou menor. Na ração adicionamos sementes geminadas.

Quando os filhotes depositarem os excrementos na borda do ninho, já se pode dar maçã a vontade.

Mas atenção: se lhes da-mos maçã em excesso a mãe, ou algumas mães, alimentam as crias quase que exclusivamente de maçã, resultando fezes demasiadamente líquidas e de difícil limpeza pelas fêmeas e que pode matar toda a ninhada.

Resumo de alguns conselhos úteis.

1 - Não dar alimentação demasiado forte nos primeiros 5 dias.

2 - Nunca dar misturas de sementes a partir das 6 horas da tarde.

3 - Se houver oportunidade, dar a ração de manhã e depois do almoço.

4 - Não variar e não acrescentar nenhuma mudança brusca na alimentação.

5 - Não se preocupe em demasia se alguns filhotes não estão alimentados a noite, pois a natureza é sabia.

6 - Se, por exemplo, se tem 10 casais e em seis casais tudo corre bem. Continue com o seu sistema.
Pode guardar os outros quatro casais para fazer uma investigação. Não tente fazer mudanças em todos os casais porque estes quatro não funcionam.

7 - Não mude os filhotes doentes no último momento para que uma fêmea sádia, pois dificilmente os salvará. Ela é que pode adoecer, principalmente se é uma fêmea que os alimenta bem.
<p> </p>
<p style="background-color: rgb(255, 255, 255);"><strong>Moderador do </strong><a href="../../forum/viewforum.php?f=141" target="_blank">F&oacute;rum - Can&aacute;rio</a></p>
<a href="../../forum/viewforum.php?f=141" target="_blank"></a>
<p>&nbsp;</p>
magg733
Mensagens: 9
Registado: quinta jul 23, 2009 2:43 pm

quarta mai 12, 2010 4:20 pm

bastante interresante e com bastantes concelhos. Importante manter actualizado. Por criadores profissinais ou por criadores entendido nesta área. obrigada
ghij
Membro Veterano
Mensagens: 225
Registado: sexta abr 06, 2012 2:32 pm

sexta mar 29, 2013 9:57 pm

A comida por vezes tras uns ''flocos'' verdes, vermelhos e amarelos.

Se conseguirem dar ao macho esse tais flocos previamentes depositados em agua a partir dos 5 dias, não haverá problemas com as perdas de liquidos
( pelo menos a unica ninhada que até agora os meus fizeram assim fiz e agora existem mais 2 canarios brancos no distrito de castelo-branco ):D :D
:D

Se isto não for verdade então tenho fatasmas em casa 8)
Responder

Voltar para “Canário”