Comportamento desadequado

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Cão Da Serra Da Estrela! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: CindelP

Responder
SimaoMMF
Mensagens: 1
Registado: domingo jan 20, 2013 2:41 pm

domingo jan 20, 2013 3:39 pm

Boas tardes caros companheiros!

Sou novo aqui na arca de noé, mas do que já observei gostei muito, principalmente da relação de entreajuda entre todos os membros!

Em relação ao tópico que aqui abro, o Tico, tem cerca de 5 anos, é um Serra da Estrela com um porte respeitável (cerca de 50kg e 85cm), nunca tivemos problemas de agressividade com ele nem situações de maior relevo.

O grande problema é a obediência. Uma coisa é agressividade outra é o a desobediência, nomeadamente na presença de outros animais, gatos e cães. Cresceu num ambiente em que não lhe foi proporcionado o contacto com outros animais e isso, creio, que se reflete no seu comportamento. Fica desesperado quando vê um gato ou um cão o que se torna bastante incómodo quer para ele quer para quem o passeia, tornando-se numa situação muito díficil de gerir, tendo sempre como resultado o fim do dito passeio.

Outra situação, que de alguma forma se relaciona com a anterior, é o facto de sempre fugir para o jardim em frente á moradia onde habito quando um portão se encontra aberto. Nunca foge para longe, vai ao jardim (que por acaso é onde sempre estão alguns cães e gatos e também o lixo comunitário, portanto uma zona de bastantes "sinais olfativos" para ele).

Por último, o Tico sempre foi educado a fazer as suas necessidades em determinado sítio (o único local do jardim que é em terra) e de um momento para o outro começou a fazer as suas necessidades numa outra zona mas que não é destinada para esse fim (a zona da entrada da casa).

Tenho noção que são bastantes questões de uma vez só, mas como novo membro e ainda inexperiente nestas andanças espero recolher bastantes opiniões e ajudas para resolver estas situações!

Desde já agradeço a todos e continuação de bom fim de semana!

Simão Ferreira
Saudações caninas/leoninas!
Responder

Voltar para “Cão Da Serra Da Estrela”