Estalão da Raça

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Cão Da Serra Da Estrela! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: CindelP

Responder
CindelP
Membro Veterano
Mensagens: 2892
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quinta dez 13, 2007 5:03 pm

Estalão FCI n.º 173


CÃO DA SERRA DA ESTRELA

ORIGEM : Portugal

DATA DE PUBLICAÇÃO DO ESTALÃO DE ORIGEM EM VIGOR :

UTILIZAÇÃO : Cão de guarda, acompanhamento, família e, até, utilizado como animal de tracção.

CLASSIFICAÇÃO F.C.I. :
Grupo 2 Pinscher e schnauzer, raças molossóides, cães suíços de montanha e boieiros e outras raças.
Secção 2.2 Raças molossóides de tipo montanha.
Sem prova de trabalho.

BREVE RESUMO HISTÓRICO : Desde épocas remotas, este cão desenvolveu-se e fixou-se na região da Serra da Estrela, perdendo-se no tempo a sua verdadeira origem. Deve ser, no entanto, uma das raças caninas mais antigas da Península Ibérica. Encontra-se desde as imediações das faldas da Serra até às mais elevadas altitudes (2000 metros aproximadamente), sobretudo no Verão, em que, desaparecida a neve, as pastagens vicejam nas altas planuras, sendo procuradas pelos gados, visto, nas regiões do sopé, o calor excessivo ter dessecado toda a vegetação pascigosa. Os cães acompanham os rebanhos, como guardiões vigilantes, defendendo-os dos predadores que tais paragens infestam.

ASPECTO GERAL : Cão convexilíneo, molossóide, tipo mastim, existente na variedade de pêlo comprido e de pêlo curto. Animal rústico, bem entroncado, com viveza de andamentos e imponente de atitudes. Olhar vivo, calmo e expressivo. Bem proporcionado, morfologicamente perfeito, de uma acentuada harmonia de conjunto, reveladora de uma pureza étnica radicada pelo tempo.

PROPORÇÕES IMPORTANTES: O comprimento do chanfro e o comprimento do crânio devem ser de aproximadamente iguais, não o sendo, será o crânio ligeiramente mais comprido.

COMPORTAMENTO / CARÁCTER: Inseparável companheiro do pastor e guarda fiel do rebanho que, com valentia, defende contra os predadores e roubadores de gado. Magnífico guarda de quintas e habitações, sendo dissuasor para os estranhos e de uma docilidade característica junto do dono.

CABEÇA: Forte, volumosa, alongada e ligeiramente convexa. Com boa inserção. Proporcionada ao corpo, bem como o crânio em relação à face, o que lhe dá, em conjunto, uma acentuada harmonia. Pele lisa no crânio e face.

REGIÃO CRANIANA :
Crânio: Bem desenvolvido, arredondado, apresenta eixos longitudinais superiores crânio-faciais ligeiramente divergentes, perfil convexo, arcadas supraciliares pouco desenvolvidas com sulco frontal pouco aparente, crista occipital apagada.
Stop: A depressão naso-frontal é pouco pronunciada e a uma distância aproximadamente igual da ponta do focinho e da protuberância occipital.

REGIÃO FACIAL :
Nariz: Direito e bem aberto; largo de cor preta.
Chanfro : Alongado; estreitando para a ponta, sem afilamento; tende para o rectilíneo, na sua maior extensão, e muito ligeiramente convexo junto à sua extremidade.
Lábios: Pouco espessos; grandes; não pendentes e bem sobrepostos; mucosa bucal e céu da boca intensamente pigmentados de preto, bem como os bordos labiais.
Mandíbulas/dentes: Boca bem rasgada com maxilas bem desenvolvidas; dentição completa com dentes fortes, brancos, bem implantados e adaptando-se bem, apresentando, preferencialmente, dentição do tipo tesoura, sendo admitida, também, a dentição em pinça.
Olhos: Horizontais, aflorados, de forma oval, regulares no tamanho, iguais e bem abertos, de expressão inteligente e calma; de cor âmbar escuro, de preferencia. Pálpebras fechando bem e de bordos orlados a negro. Arcadas supraciliares um tanto aparentes.
Orelhas: Média inserção; pendentes, inclinadas para trás, caindo lateralmente, encostadas à cabeça, e deixando ver, na base, um pouco da face interna (repuxadas); delgadas, de forma triangular, arredondadas na ponta; pequenas em relação ao conjunto (11cm de comprimento por 10 cm de largura).

PESCOÇO: Curto; direito e grosso; bem saído e bem unido; embarbelado sem demasia.

TRONCO:
Linha superior: Quase horizontal.
Dorso: Bem musculado de preferência curto.
Região lombar: Curta; larga; bem musculada e unida com a garupa.
Garupa: Um pouco descaída; curta; larga e musculada.
Peito: Largo; profundo; bem arqueado, sem ser cilíndrico, e bem descido.
Linha inferior e ventre: A linha inferior deve elevar-se, de uma forma gradual, mas suave, do esterno às virilhas; abdómen pouco volumoso, proporcionado à corpulência do animal, ligando-se insensivelmente com as regiões confinantes; a linha inferior do peito deve cair junto ou ligeiramente abaixo do codilho.
Cauda: Média inserção; inteira; comprida; grossa; porte abaixo da horizontal, em forma de cimitarra, formando gancho na ponta, caindo naturalmente entre as coxas, chegando a ponta ao curvilhão, quando o animal está tranquilo; excitado e em movimento, a cauda ultrapassa a horizontal, encurvando-se para cima e para diante, para o lado e para baixo, sem ser transportada sobre a garupa. Na variedade de pêlo comprido, a cauda deve de ser bem guarnecida de pêlos e franjada.

MEMBROS :
MEMBROS ANTERIORES e POSTERIORES: Bem aprumados, quando colocado, o animal, em posição conveniente, esqueleto bem constituído, com articulações grossas, ângulos de abertura regular, com grande facilidade de movimentos; ossatura forte.
Antebraço: Bem constituído, com forte ossatura e aproximando-se da forma cilíndrica.
Curvilhão: Um pouco descido, regularmente aberto e de boa direcção, seguindo-se-lhe uma canela vertical, quase cilíndrica.
Mãos e Pés: Proporcionados, bem constituídos, nem muito redondos, nem alongados em excesso, intermédios dos pés de gato e de lebre, de forma a evitar o espalmado, providos de pêlos abundantes nos espaços interdigitais e entre os tubérculos plantares; dedos grossos; bem unidos; unhas escuras, preferencialmente pretas, bem saídas e palmas grossas e duras. Os pés podem apresentar presunhos simples ou duplos.


ANDAMENTOS: Movimentos normais e fáceis.


MANTO

PÊLO: Forte, muito abundante, ligeiramente grosseiro, sem demasiada aspereza, fazendo lembrar um pouco o pêlo de cabra.
O subpelo é constituído por pêlos finos, curtos, abundantes e emaranhados, normalmente mais claros que a pelagem.
- Variedade de pêlo comprido: Pêlo liso ou ligeiramente ondulado apresentando-se desigual em certas regiões. Nos membros, dos codilhos e curvilhões abaixo, é mais curto e denso, assim como na cabeça; nas orelhas, diminui de comprimento da base para a ponta, tornando-se fino e macio. É mais comprido na cauda, que é farta, grossa e franjada. Em volta do pescoço e bordo inferior, formando barbela, e nas nádegas que são abundantemente franjadas, bem como na face posterior dos antebraços.
- Variedade de pêlo curto: Pêlo liso, homogéneo em todo o corpo, sendo ligeiramente mais curto na cabeça e membros, não podendo apresentar franjas.
CORES: São admitidas e consideradas típicas as seguintes cores:
- Unicolores: amarelo, fulvo e cinza em todos os gradientes de intensidade de cor;
- Lobeiros: São admitidos os lobeiro fulvo, lobeiro amarelo e lobeiro cinza, nas tonalidades claro, comum ou escuro;
- Raiados: São admitidos os raiados fulvo, raiados amarelo e raiados cinza.
Na região crânio-facial é típica a máscara de cor negra.
As malhas brancas são admitidas apenas nas extremidades dos pés e mãos e até ao máximo de 1/3 da extensão total do peito e parte anterior do pescoço.

ALTURA E PESO:
Altura ao garrote :
machos : 65-73cm
fêmeas : 62-69 cm

Peso :
machos : 45-60 kg
fêmeas : 30-45 kg

DEFEITOS
Todo o desvio em relação ao estalão deverá ser considerado como um defeito, que será penalizado em função da sua gravidade.

TIPO: Mau aspecto geral, magreza ou obesidade.
TEMPERAMENTO: Exemplares medrosos, evidenciando desequilíbrio nervoso, com sinais de timidez.
CABEÇA : Estreita, comprida e afilada.
OLHOS : Claros.
ORELHAS : Má inserção, muito grandes, carnudas e redondas. Placadas.
CAUDA: Transportada sobre o dorso.
PELAGEM: Ventas claras, em especial almaradas. Pêlo afastando-se do tipo natural.
ALTURA: Fora dos limites estabelecidos pelo estalão, mas dentro de uma tolerância de 2 centímetros no limite superior.

DEFEITOS ELIMINATÓRIOS:

TIPO: Atípico.
TEMPERAMENTO: Agressividade e timidez exacerbadas.
CABEÇA: Muito estreita, muito comprida e muito afilada, isto é, completamente fora do tipo molossóide.
MAXILAS: Prognatismo superior ou inferior e braquignatismo.
OLHOS: Gázeos ou desiguais de tamanho.
ORELHAS: Amputadas.
CAUDA: Amputada, rudimentar ou falta de nascença.
PELAGEM: Albinismo. Cores diferentes das estabelecidas pelo estalão. Pêlo completamente afastado do tipo natural.
ALTURA:
Excessiva (gigantismo) ou diminuta (nanismo), isto é:
machos: <65> 75 cm
fêmeas : <62> 71 cm
TESTÍCULOS: Os machos deverão apresentar dois testículos de aspecto normal, completamente descidos do escroto.
IsabelMello
Membro Veterano
Mensagens: 472
Registado: domingo fev 11, 2007 10:02 pm
Localização: 4Cães, 6Gatos, 1Peixes

sábado jan 12, 2008 8:08 pm

Excelente descrição :wink:

Só um reparo, umas fotos completavam a descrição :wink:
<p><strong>"O animal selvagem e cruel n&atilde;o &eacute; aquele que est&aacute; atr&aacute;s das grades. &Eacute; o que est&aacute; na frente delas."</strong></p>
<p><a href="http://www.pitbulloeste.com"><strong>www.pitbulloeste.com</strong></a></p>
Responder

Voltar para “Cão Da Serra Da Estrela”