Boa tarde,
Acabei de descobrir este fórum, e este tópico aborda exactamente uma das minhas preferências e especialiadades - genética da cor da pelagem!

Aliás, daqui a alguns meses irei apresentar uma palestra exactamente sobre isto!
Ora bem, "pelos amarelos na base e escuros na ponta" não caracterizam mínimamente o lobeiro. Um cão fulvo pode quer (1) apresentar pelos amarelos e pelos pretos misturados no corpo ou (2) o memo pêlo ser amarelo na base e escuro na ponta.
O "sable" em inglês denomina o "fulvo", o lobeiro em inglês é "wolf-grey" ou, mais tecnicamente "agouti". No entanto, é preciso realçar que o "agouti" significa "lobeiro" quando se refere ao padrão da pelagem; quando se refere a pêlos individuais, "agouti" é o pêlo em banda (ou seja, com cores diferentes ao longo da extensão do pêlo, como o exemplo em que ele é amarelo na base e escuro na ponta)
A grande questão aqui é que o lobeiro não é só uma cor, é também um padrão de pelagem - um animal lobeiro tem zonas mais escuras e zonas mais claras em diferentes partes do corpo. Normalmente, as patas, a zona ventral, a zona do pescoço e um "risco" na zona das espáduas são mais claras, enquanto que o resto do corpo tende a ser mais escuro. O exemplo clássico de um lobeiro é o Wolfspitz ou Keeshong, onde as zonas "amarelas" nesta raça foram seleccionadas para ser essencialmente brancas.
O cão representado na foto neste forum , à partida parece ser ou um animal lobeiro (awaw) ou um animal portador de lobeiro e de preto-afogueado (awat).
No entanto, e pelo menos no Serra da Estrela, e pela experiência que tenho, não e possível olhar para um animal adulto e ter imediatamente a certeza se se trata de um animal lobeiro ou de um animal fulvo com muito carbonado (fulvo com muitos pelos pretos ou fulvo com grande extensão de pontas pretas), principalmente nos cães de pêlo comprido, pois os aspecto visual pode ser similar.
Porém, a diferença pode ser detectada se se conhecer a evolução da cor do animal desde o nascimento. Apenas conheço 2 Serras de Pêlo Curto que tenho a certeza que são lobeiros, e tenho em casa de momento 2 cachorras com alguns meses que, pela evolução que estão a ter, em adulto poderão confundir-se com lobeiros - mas são fulvas.
Um cachorro lobeiro nasce preto, com algumas semanas começa a aclarar das extremidades para o meio (passando por uma fase que parece preto-afogueado), pelos 2-3 meses está fulvo e pelos 4-5 meses já escureceu na zona do tronco, mantendo-se parcialmente "amarelado" no pescoço e membros.
As fotos não são muito boas, ainda não digitalizei melhores, mas se forem ao site do Canil d'Alpetratínia (
http://www.alpetratinia.net), vão à galeria de fotos, Serra da Estrela, Cães no Canil, e vejam fotas da Faia d'Alpetratínia em diferentes idades. Ilustram parcialmente esta explicação.
Em contrapartida, um cachorro fulvo que irá escurecer nasce amarelo ou cinzento consoante o resto da sua constituição genética, abre para fulvo com uma banda escura ao longo da parte de cima do dorso, e depois escurece a partir daí para o resto do tronco.
Só a explicar por palavras é complicado

, com imagens é melhor, mas infelizmente ainda não as montei todas.
Dequalquer das formas, sabendo o que se esta a ver e, principalmente, conhecendo a evolução da desde o nascimento, é possível saber se o cão é lobeiro ou fulvo carbonado, mas apenas olhando para um animal adulto, por vezes é complicado...
Um animal preto-afogueado não tem a distribuição de cores que um verdadeiro lobeiro tem, pelo que é relativamente fácil excluir esta hipótese na maioria dos Serras. Apesar de cães deste tipo morfológico e com este tipo de pelagem (e estou a pensar especificamente no Cão de Gado Transmontano), quando são preto afogueados, poderem ter a base dos pêlos clara e as pontas é que são claramente pretas, mas isto tem a ver com o facto de ainda não haver nesta raça uma selecção para a intensidade da cor.
Mas para adicionar à festa da confusão das cores no Serra, há que considerar que esta raça tem também, aparentemente, o gene "saddle" ou "sela" (as), o mesmo que dá aquela côr do Pastor Alemão com o corpo fulvo com um manto preto. E aqui o padrão de distribuição de cores nas diferentes zonas do corpo é algo diferente de no caso dos lobeiros e dos fulvos carbonados. Já vi dois exemplares de pêlo comprido que *penso* serem desta cor, e vi uns cachorros que, pela evolução que me foi descrita, mas que espero vir a vê-los em adultos para ter a certeza, serão desta côr.
Mas uma vez mais, é necessário conhecer a evolução da cor desde o nascimento, bem como, quando possível, a dos progenitores e outros ascendentes. Sem isto, e dada a grande interacção entre os alelos deste gene que fazem com que exista basicamente um continuo de cores, na maioria dos animais, pelo menos nos de pêlo comprido (pois o comprimento também complica a correcta percepção da cor e da sua distribuição) muitas vezes não passa de especulação se o animal é lobeiro, sela ou fulvo carbonado!
Cumprimentos,
Carla Cruz
P.S. - Tenho dúvidas se a foto apresentada neste fórum é efectivamente do canil checo. Já a vi representada em numerosas outras situações que me fazem pensar isso