Cão da Serra de Estrela como cão de trabalho

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Cão Da Serra Da Estrela! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: CindelP

Responder
c_saraiva
Membro Veterano
Mensagens: 1894
Registado: terça ago 29, 2006 11:30 am

sexta abr 11, 2008 6:16 pm

Cada vez se vêm mais SE a desempenhar o papel de cão de companhia, é talvez das raças caninas portuguesas com maior popularidade, mas penso que muitas vezes as pessoas esquecem as origens de certas raças de cães de trabalho, e que estas se sentem felizes quando tem alguma tarefa para cumprir, quando lhes sao dados estimulos mentais e penso que muitas vezes as pessoas substimam as capacidades das nossas raças (das raças portuguesas)...Encontrei alguns artigos interessantes sobre o SE como guarda de rebanhos, http://www.naturlink.pt/canais/artigo.a ... &iLingua=1
mas, penso que não será só aqui que o SE apresenta grandes capacidades, após alguma pesquisa encontrei nomes de alguns Serras da Estrela que fizeram coisas que muita gente diria que não seriam capazes (acho que muita gente pensa no Serra como sendo um cão cujas unicas capacidades são passear pelos campos e fazer guarda) por exemplo:

Hero de Balboa
Cão da Serra da Estrela
Brevet Belga - Basic
Classe 3 de Obediência da ATAAC
1º Cão de Raça Portuguesa a fazer o Basic

Ross de Abrançalha
Cão da Serra da Estrela
Classe 3 de Obediência da ATAAC

(encontrei esta informação na pagina de uma escola de treino, não sei se as regras do forum me permitem divulgar qual)

ja ouvi tambem noticias de um SE nos Estados Unidos (se não estou em erro) que esta a trabalhar em terapia com crianças e é o primeiro nestas andanças...

Na minha opinião, o Serra da Estrela poderá apresentar capacidades em muitas areas como busca e salvamento, obediencia, etc...mas que as pessoas o substimam e pensam que não será indicado para tal só porque originalmente foi criado livre em espaços abertos guardando rebanhos e com pouco contacto humano...

Achei que seria um topico de debate interessante :wink: venham daí essas opiniões :D

Cumprimentos

Cláudio Saraiva
psychon
Membro Veterano
Mensagens: 1007
Registado: terça mar 18, 2008 12:43 pm
Localização: 3 cães, um gato, 1 coelho, 1 canário e 1 rosela e 2 hamster

sexta abr 11, 2008 6:27 pm

O SE é um cão optimo.
Os meus pais têm SE. São cães obedientes e de fácil aprendizagem. Já passaram algum tempo comigo e adaptaram-se fácilmente.

Considero esta raça com um grande potencial de emigração, se originalmente cães de pastoreio, são muito companheiros e inteligentes e fácilmente estimuláveis. :D :D
Vivendo e aprendendo
joaosoares
Mensagens: 1
Registado: segunda jul 02, 2007 7:05 pm

terça abr 27, 2010 1:13 am

De facto o Serra tem muitas potencialidades que a maioria das pessoas desconhece, aquilo que o tem mantido afastado de uma utilização mais recorrente em missões especializadas é o facto de ser um animal muito independente, como tal tentam assumir o controlo das situações o que dificulta um pouco o seu treino face a outras raças mais dadas à dependência.
DFPapel
Membro Júnior
Mensagens: 13
Registado: domingo jan 12, 2014 12:17 pm

segunda jan 20, 2014 2:08 pm

Pessoalmente, não tenho a experiência de o Serra da Estrela ser um cão fácil de ensinar, pelo contrário. São cães de carácter muito vincado, independentes e autónomos, com tendência a dominantes. Inteligentes são, de facto, e bastante. Sabem bem o que fazer e como, bem como dar a volta aquilo que não lhes apetece fazer.
Também são animais altamente protectores da matilha, com um sexto sentido excepcional, e, como cão pastor que é, parece-me ter um talento natural para provas de pastoreio. Não sei se alguém, em Portugal, se dedicará a fazê-lo.
A Talisca foi uma cadela cinco estrelas, que me deixa muita saudade. Só espero um dia ter possibilidade de voltar a ter um exemplar de pêlo curto.
Responder

Voltar para “Cão Da Serra Da Estrela”