Página 1 de 1

CUIDADOS A TER

Enviado: quarta dez 12, 2007 11:58 pm
por Ourico
A CASINHA DO OURIÇO Os ouriços são animais solitários (especialmente com os da sua espécie) e seria muito pouco aconselhável colocar dois ouriços na mesma casinha . A casinha de um ouriço deverá medir no mínimo 60 de comprimento 20/30 Altura e 40 de profundidade podendo ter um segundo piso, deverá ter cuidado para não caírem.
ATENÇÃO também com algumas gaiolas com grades que podem ferir as suas patinhas e focinhos.
Deve lavar a casinha todas as semanas e dar de comer e beber todos os dias.
Alguns acessórios que pode ter na sua casinha são comedouros e bebedouros pesados, o bebedouro pode ser de pipeta que eles facilmente conseguiram utiliza-lo.
Uma toca ou ninho para dormir aconchegado.
Também deverá ter tubos para brincarem, cuidado com a sua dimensão, para os ouriços não ficarem presos no interior dos tubos.
A base deve ser composta pos apàras de madeira e serradura prensada na liteira.
Deverá utilizar uma liteira ou então colocar “chão” diferente nesse local para eles saberem distinguir onde fazer as suas necessidades. Não se devem utilizar pedras para gatos

PAPAROCA DO OURIÇO
Vários autores e criadores dizem que os ouriços em contacto com a Natureza consomem uma variedade de insectos e pequenos vertebrados. Alguns criadores dão frutas, legumes, pedaço de queijo, carne o ovos cozidos e grilos, que são um grande petisco para os ouriços. (outros criadores como os espanhóis ou os ingleses dizem que alguns desses alimentos fazem mal, ao seu sistema digestivo.)
O consenso surge com a alimentação para gatinhos como opção, uma dieta rica e equilibrada. em proteína e gordura. Para um ouriço adulto, ração de gato “light” ou sénior com pouca proteína e pouca gordura, ou ração própria para ouriço.
Como os ouriços são animais insectívoros, pode adicionar á sua alimentação alguns destes animais tenébrios, zoophoba e alguns grilos. O ideal é 5 a 10 por semana e 1 grilo por dia.

HIGIÉNE
É fundamental em tudo uma boa limpeza, nos ouriços basta limpar 1 vez por semana as gaiolas, substituir o material com que se forra o chão ( apáras de madeira), substituir a base da liteira ou do espaço destinado às suas necessidades (serradura prensada), do qual se deve ir retirando os excrementos que os ouriços vão fazendo, e mudar o feno do local destinado a dormir.
Alguns criadores falam em dar banho, outros desaconselham, será necessário também cortar e aparar as suas unhitas (mas apenas as traseiras ) . Por isso faça o que o seu bom senso aconselhar.

DESPARASITAR & VETERNÁRIO
Deve desparasitar o seu ouriço, caso ainda não tenha sido desparasitado quando o adquiriu, será necessário leva-lo a um veterinário especializado em a animais exóticos.
Não existe ainda qualquer tipo de vacinação aconselhada., embora nos USA estejam a ponderar o uso de algumas para protecção a certas doenças.
DOENÇAS

PARASITAS E OUTRAS DOENÇAS: Ouriços são suscetíveis a numerosos parasitas internos e externos, problemas de pele e problemas respiratórios e gastrointestinais.
Por isso deve desparasitar os seus ouriços regularmente.
OBESIDADE: Dieta imprópria e super alimentação pode resultar num ouriço obeso. Estes animais são propensos a problemas associados com a obesidade..