Acasalamento

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Weimaraner! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Druiel

Responder
fox3
Mensagens: 3
Registado: sábado ago 30, 2008 2:02 pm

domingo ago 31, 2008 2:41 pm

Boa tarde

Tenho um weimaraner macho com cerca de 1,5 anos e gostava que ele acasalasse com uma cadela da mesma raça! O meu cão tem LOP e os papéis todos em dia.

Gostaria de saber como isto se processa..que condições normalmente são acordadas. Pelo que já consegui saber normalmente o dono do cão tem direito a ficar com um cachorro, sendo este o primeiro a escolher. De resto não sei se é costume mais alguma condição importante..

Agradeço antecipadamente qualquer ajuda!
Cumprimentos
Sharkizgreat
Membro Júnior
Mensagens: 11
Registado: segunda jul 07, 2008 5:58 pm

terça set 02, 2008 11:01 am

Quais são as caracteisticas especiais do seu cão? Já ganhou concursos? É um bom caçador?
Normalmente essas condições que pretende são para cães com algum historial. :wink:
fox3
Mensagens: 3
Registado: sábado ago 30, 2008 2:02 pm

terça set 02, 2008 12:32 pm

Em concursos nunca participou, mas é um óptimo caçador. É um exemplar da raça muito bonito.

De facto falo sem qualquer conhecimento de causa, pois nunca fiz criação..
Qualquer exclarecimento será muito bem vindo.
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta set 03, 2008 7:23 pm

Olá.

Antes do mais, porque é que gostava que o seu cão acasalasse? é que se é para o "acalmar" e "aliviar" prepare-se para lhe sair o tiro pela culatra... os machos depois de experimentarem o sexo tornam-se mais territoriais, mais difíceis de controlar ao sentirem uma cadela em cio, podem tornar-se mais agressivos para os outros machos, etc.

Quanto aos "acordos" de criação: na canicultura própriamente dita (e não nas ninhadas "caseiras" e à pedrada que se vão fazendo por aí) a monta é PAGA. Ou seja, o dono da cadela escolhe um exemplar que COMPLEMENTE as características dela (e para isto é preciso conhecer bem o estalão da raça, como é óbvio), parte-se do princípio que ambos os progenitores estão testados a algumas doenças genéticas que é de todo o interesse evitar, obviamente ambos deverão ser BONS exemplares da raça avaliados em expo, paga a monta ao dono do cão que lhe interesse e leva a cadela ao cão.

Isto é como se faz bem feito. Agora essa história do "dono do cão escolhe um cachorro"... pois no fundo qualquer acordo feito vale, não há "leis" nem "costumes" convencionados, se combinar com o dono da cadela ficar com 2 ou 3 é a mesma coisa, desde que haja acordo vale tudo, se é que me entende.

Cumprimentos.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

fox3
Mensagens: 3
Registado: sábado ago 30, 2008 2:02 pm

quarta set 03, 2008 9:17 pm

Não, de facto não era para "acalma-lo" mas sim porque já fui abordada por algumas pessoas que têm cadelas weimaraner que perguntaram se estava interessada. Como achei que fosse uma experiência interessante tentei informar-me.

Agradeço-lhe bastante a sua resposta
Responder

Voltar para “Weimaraner”