quinta out 02, 2008 5:30 pm
Olá.
Antes do mais não escreva em maíusculas. Na netiqueta é o equivalente a gritar...
O pedigree é extremamente importante nos cães de raça porque é a única coisa que prova que o cão pertence efectivamente a essa raça, prova que ele é filho, neto e bisneto de cães dessa raça e que não há sangue de outras raças na sua linhagem.
Aos criadores decentes não passa pela cabeça cruzar cães sem LOP, sem garantia de pureza. Ninguém diz que o seu weim não é puro, até pode ser, mas o facto é que se ele cruzar os seus filhos nunca poderão ter pedigree, mesmo que a cadela tenha.
As pessoas minimamente informadas sobre canicultura nunca quererão o seu cão para uma cruza, pois o facto de não ter LOP equipara-o a um cão sem raça definida. Um criador é para esquecer, como é evidente, um criador procura MELHORAR a raça de que gosta, logo procura bons reprodutores de linhagem conhecida e não os classificados da net, por exemplo, para encontrar um bom macho que complete a sua cadela.
Uma pessoa que tenha uma cadela e até queira fazer criação "desportiva" também não o vai querer porque se pretender vender os cachorros o facto de não terem LOP desvaloriza-os, se é que me entende. A não ser que não perceba nadica de canicultura e se esteja a borrifar para isso...
E há mais, o seu cão pode ser puro e não ser um bom exemplar da raça. Também há muito cão com LOP que não devia reproduzir-se porque está fora do padrão da raça. A única razão de reproduzir cães de raça deve ser criar bons exemplares, dentro do padrão e livres de doenças genéticas.
Agora, porque é que quer cruzar o seu cão? Coitado porquê? Olhe que se pensa que isso o vai satisfazer ou acalmar prepare-se para ter um choque. Os cães que já provaram cadela podem tornar-se mais dominantes, mais agressivos, ansiosos e muito mais agitados se detectarem o odor de uma cadela em cio....
Cumprimentos.
"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo