Tosquair ou não tosquiar?

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Cão de Água! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: IsabelNobre_

Responder
CanitoI
Mensagens: 3
Registado: segunda fev 22, 2010 8:15 am

segunda abr 12, 2010 2:00 pm

Boa Tarde,

Coloco este post aqui apesar de verificar que o último post data de Fevereiro. Espero que alguém o veja! :?

Tenho um Cão de Água com 5 meses. Estou neste momento com uma grande dúvida relativamente ao pêlo. O cachorro durante estes últimos dias anda mto parado e só "arrebita" à noite. Tudo indica que deve ser do calôr. Assim a minha questão passa por saber o seguinte, eu não gosto de vêr os cães tosquiados, mas faz sentido tosquiar o cachorro por causa do calor?o que é melhor para ele?

Obrigada desde já,
IsabelNobre_
Membro Veterano
Mensagens: 720
Registado: sexta set 17, 2004 9:44 pm
Localização:

segunda mai 03, 2010 9:25 am

CanitoI Escreveu:Boa Tarde,

Coloco este post aqui apesar de verificar que o último post data de Fevereiro. Espero que alguém o veja! :?

Tenho um Cão de Água com 5 meses. Estou neste momento com uma grande dúvida relativamente ao pêlo. O cachorro durante estes últimos dias anda mto parado e só "arrebita" à noite. Tudo indica que deve ser do calôr. Assim a minha questão passa por saber o seguinte, eu não gosto de vêr os cães tosquiados, mas faz sentido tosquiar o cachorro por causa do calor?o que é melhor para ele?

Obrigada desde já,
Olá

Eu aconselho os donos dos cães de água (CAP) a tosquiar os seus cães, e o mais cedo possível. Nem que seja por uma questão deles se começarem a habituar o mais cedo possível ao grooming, do qual eles precisam e muito.
Espero que tenha noção disso, um cão de água é um cão de alta manutenção no que toca ao pêlo. :wink:

Existem 3 cortes conhecidos no cão de água, claro que existem mais possibilidades, mas estes são os mais comuns e deixo-lhe tb os prós e os contras dos mesmos.
O primeiro que é o mais comum é o todo rapadinho, ficando apenas a cabeça aparada e a ponta da cauda. É o que se usa mais, por várias razões mas a principal é a manutenção, visibilidade de parasitas, etc.

O segundo corte mais conhecido é o de leão, corta-se o focinho e atrás, a partir da ultima costela. Tem o pró de ser o corte de raça, mas não tem pró nenhum a nível de "calor" e muito menos a nível de manutenção do pêlo para os donos em casa, só é mais higiénico a nível de xixis e cocos mais nada. Continua a ser necessário escovar regularmente, principalmente peito, axilas e atrás das orelhas onde é necessário prestar mais atenção.

O terceiro corte que tem sido um corte que tem tido algum sucesso, mas requer visitas muito regulares ao cabeleireiro para manter o corte bonito, é o corte de retriever.


Imagem

É bonito, ficam com cara de cachorro, é mais fácil manter em casa e é o corte ideal para quem quer o cão arranjado, tosquiado mas não gosta de ver os cães com o pêlo curto, que penso ser o seu caso.

A nível económico posso dizer-lhe q este é o corte mais caro, porque é todo ele feito à tesoura,e o cão necessita de ter um comportamento exemplar, nada de saltos na mesa, porque se não o trabalho é impossível de realizar.
O mais económico logicamente é a máquina "zero", tem de ir menos vezes ao cabeleireiro. No entanto para bem do animal, é aconselhável fazer o corte total pelo menos 3/4 vezes por ano.
http://anothergroomingday.blogspot.com/
Workshops para donos
Isabel
cockinhas
Membro Veterano
Mensagens: 1286
Registado: quinta jan 12, 2006 4:14 pm

segunda mai 03, 2010 9:52 am

Olha a Isabel! :)

Eu pensava que não se devia cortar os cães de água portugueses à máquina zero. O corte de retriever consiste em aparar o cão todo por igual, à tesoura, como na foto? E nesse caso, o comprimento do pêlo pode escolhido pelo dono?
IsabelNobre_
Membro Veterano
Mensagens: 720
Registado: sexta set 17, 2004 9:44 pm
Localização:

segunda mai 03, 2010 4:18 pm

cockinhas Escreveu:Olha a Isabel! :)

Eu pensava que não se devia cortar os cães de água portugueses à máquina zero. O corte de retriever consiste em aparar o cão todo por igual, à tesoura, como na foto? E nesse caso, o comprimento do pêlo pode escolhido pelo dono?
Sim pode, depende é do estado do pêlo do cão, pode dar ou não. :wink:

E sim pode-se cortar o pêlo como nós quisermos, o máquina zero é muito relativa. Para uns é uma coisa para outros já é outra, o curto (pente 3 falando em linguagem de cabeleireiro humano) é rapado para algumas pessoas, no entanto é a lâmina mais comum no cabeleireiro de cães.
Falei em máquina zero, no sentido generalista e não no sentido literal, fica curtinho, muito curtinho.
http://anothergroomingday.blogspot.com/
Workshops para donos
Isabel
Pavieira
Membro Júnior
Mensagens: 15
Registado: domingo out 27, 2002 8:45 am

sexta fev 01, 2013 5:41 pm

cockinhas Escreveu:Olha a Isabel! :)

Eu pensava que não se devia cortar os cães de água portugueses à máquina zero. O corte de retriever consiste em aparar o cão todo por igual, à tesoura, como na foto? E nesse caso, o comprimento do pêlo pode escolhido pelo dono?
Atenção que máquina zero é força de expressão. Não é como na tropa : ) :)
Veja uma foto da minha nina a "maquina zero " para ter uma ideia.
Responder

Voltar para “Cão de Água”