Criacao de hamsters em Inglaterra

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Hamster! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Spunki

Responder
Spunki
Membro Veterano
Mensagens: 408
Registado: quinta jul 31, 2003 9:26 am
Localização: Chinchilas, hamsters sírios, campbells e winter-white

sexta set 26, 2014 12:07 am

Boas.

Crio este topico para falar um bocado da minha experiencia enquanto exibidor de hamsters aqui em Inglaterra, nao como criador visto que ainda estou a contruir o meu plantel e n e com dois ou tres q viro criador.

Mudei-me para Inglaterra em setembro do ano passado, apos ter arranjado trabalho fiz-me socio do Northen Hamster Club, que e o clube regional da minha area de residencia e no qual sou obrigado a ser socio por inteiro. Socio por inteiro quero dizer com isto que para puder exibir tenho q ser socio de um clube mas posso ser membro associado dos outros clubes tambem para puder participar nos shows deles e ate concorrer a premios do clube.

Aqui existem 3 clubes regionais devidamente filiados no National Hamster Council que e o orgao maximo da criacao de hamsters em Inglaterra.

Entao em Novembro de 2013, ja como socio, fui a uma exposicao em Brockholes, uma pequena vila aqui perto de Manchester, ainda antes de chegar a exposicao andei perdido com uma rapariga q ia participar pela primeira vez e tivemos o dia inteiro a falar, ninguem veio ter comigo eu e q fui ter com as pessoas.

Vejo uma senhora sentada com um polo a dizer Flaptop Hamstery e fui falar com ela porque era um nome que ja tinha visto muitas vezes em resultados de exposicao, a senhora chamada de Sue Kilburn pergunta-me que cores e que eu queria criar, eu disse q queria cinnamons e ela pergunta-me se ja tinha olhado para a femea que estava na mesa, eu olho e vejo uma cinnamon tort linda de morrer, de seguida chamam a secretaria do show q era a criadora para falar comigo, estou a falar e decido ficar com animal, sorte a minha porque nem passado 5 minutos aparecem 4 interessadas. O pessoal vem ter comigo dar-me os parabens e perguntar que eu era quando me lembro que nao tinha dinheiro comigo, la perguntei onde podia levantar dinheiro e la fui.

Antes de voltar a entrar vejo um criador com uma t-shirt do hamstery dele, paro-o e comeco a fazer perguntas e o homem da-me um cartao e mais tarde continuamos a conversa.

Entro, pago o animal, e toda a gente vem ter comigo a fazerem-me as perguntas da praxe: " de onde es?"" que fazes aqui?"" vieste de portugal so para ver o show?". Eu la fui respondendo as questoes todas e fiquei para o fim.

Durante esse show perguntaram-me se em Portugal havia algum clube, eu respondi que sim que havia o Clube Portugues do Hamster que infelizmente nao tinhamos tantos criadores como em Inglaterra mas que a coisa ia andando.

Quando pararam as perguntas decidi dar uma vista nos animais, todos eles muito bons, muito grandes, bem alimentados e cuidados.

Essa foi a minha primeira exposicao aqui em Uk, passado um mes ou algo assim, fui a outra ja como exibidor, exposicao essa com muitos criadores ja de todo a UK ( Pais de Gales e Escocia) e mesmo do sul de Inglaterra. Nessa exposicao conheci muita gente simpatica, principalmente uma velhota que era criador de caes mas quando ofereceu um hamster a neta decidiu investigar e descobriu o mundo dos hamsters e ficou fa.

Nessa exposicao em Mapplewell ganhei com a femea que tinha comprado um segundo lugar na classe a meio-ponto do primeiro, setimo lugar na geral e ainda o premio de novice exibithor, o unico problema e que foram precisas 3 pessoas para advinhar como se dizia Machado, LOL.


Essa exposicao foi um rampa de lancamento para mim, porque passado outro mes, ja em Janeiro, foi a Bradford Champs, a exposicao de roedores e coelhos mais importante de toda a Uk e talvez a mais importante da Europa nesse genero, ou nao fossem criadores dos varios animais la participar ( no caso dos porquinhos veio um americano assistir fora os europeus que participam), no caso dos hamsters fomos congratulados com a presenca de varios criadores holandeses.

Essa exposicao da qual vos falo, para terem uma ideia do tamanho, teve so cerca de 1232 coelhos, 639 porquinhos, 120 hamsters, 110 ratazanas, 50 gerbos, 50 chinchilas e 300 murganhos, agora tem uma ideia do tamanho da mesma.

Nessa exposicao a competicao era bem feroz e n consegui nada nas classes, mas consegui o primeiro e o quarto lugar na classe de novice exibithor em sirios o que muito bom.

Uma coisa que tinha vindo a reparar nas varias investigacoes que fazia na net, o sistema de campeonato n e um geral anual, ou seja, em cada exposicao o juiz decide em base na pontuacao se o animal e digno de receber um COM ( certificate of merit), 3 fazem um champion e 5, atribuidos por 3 juizes diferentes, fazem um grand champion com direito em ambos no final do ano a publicacao no site do National Hamster Council. Nem todas as exposicao ha coms, fica sempre ao criterio do juiz.

Neste pais ha muitas exposicoes, por exemplo todos os clubes onde so socio organizam, pelo menos, 12 exposicoes por ano o que da um total de 36 exposicoes mais a Bradford Champs e o mais importante de tudo e que toda a gente ajuda a organizar.

No meu clube, por exemplo a estrutura do mesmo e algo singular e porque? Passo a explicar, existe a presidente com a funcao que toda a gente sabe, o vice-presidente e o tesoureiro, mas agora comeca o que nunca vi em Portugal em nenhum clube:

PRO ( Public relantioship officer) - responsavel por ser o elo de ligacao entre socios e clube e mesmo com a imprensa.

Trophy Manager - Pessoa responsavel pela compra de rosetas e impressao de cartoes de premiacao, impressao de etiquetas de exposicao para as gaiolas de exposicao e trofeus.

Show Manager - Pessoa responsavel nos shows pela organizacao do mesmo e por arranjar locais para as exposicoes.

Livestock Manager - Pessoa responsavel pelo registo de animais que vao para ser vendidos, doados ao clube ou mesmo para serem entregues a outro criador/ proprietario.

Esta organizacao ainda conta em cada exposicao com um secretario de show, comissario de livro de show( pessoa responsavel por escrever todas as notas dos juizes), comissario de gaiola de exposicao( pessoa encarregue por levar os animais ao juizes).

Tudo isto funciona e nao falha nada porque toda a gente sabe o seu papel, alem de que em cada exposicao eles tentam arranjar sitios com cozinhas para vender pequenas refeicoes, cafes e chas a toda a gente que la aparece ( eu inclusive fui convidado para ir a cozinha, mas la nao me apanham pela certa). Mais a venda de rifas que existe em todas as exposicoes que e uma maneira de o clube angariar dinheiro.

Depois uma coisa muito boa que aqui, nos quando vamos as exposicoes basciamente nao temos mais nada para fazer por isso ficamos a falar, mas as conversas e sempre na base de troca de experiencias/ frustracoes e sempre com o intuito de partillhar conhecimento e ajudar, para terem uma ideia e muito comum hamsters machos serem partilhados durante um mes para cobrir femeas de outros criadores.

Agora, podem estar pensar como que e uma maravilha isto aqui, mas nao e nenhum arco-iris, aqui para se comprar hamsters a criadores experientes so quase com referencia de outros criadores, para mim pelo menos tem sido muito complicado, ou apanho os animais nos shows ou espero, como me aconteceu agora, 4 meses para ter 4 animais novos.


Mas tudo tem um proposito, o bem-estar animal e isso aqui nao falha, por exemplo se eu levo uma denunca por maus-tratos a policia vem a minha casa e o meu clube reune o comite de membros e eu para alem de me arriscar a uma pena de prisao sou expulso do clube com efeito permanente.


Agora quando falamos de linhagens daqui, eu vi aqui sirios simplesmente fabulosos, em cambpells meto o Presidente do Clube Portugues do Hamster ao lado desta malta, mas em sirios infelizmente ha muito trabalho pela frente, com isto nao pretendo denegrir ninguem mas acho que chegou a altura de comecar o foco na qualidade e nao na cor, mas pelo que me tem chegado estamos no bom caminho para um dia nos igualarmos aos britanicos.

Agora com isto pretendo sensibilizar mais aqui os users da arca para uma coisa, querem hamsters, muito bem mas nao comprem animais vindos de anuncios em sites ou mesmo no facebook, mandem email ao clube portugues a pedir informacoes de criadores, contactem, pecam para visitar as condicoes e aconselhem-se junto deles.

Comprar um animal a um criador nao vai ser sinonimo de comprar caro, nao, alias nada disso mesmo, mas sim sinonimo de comprar um animal com bom pelo, boa morfologia, bom temperamento e acima de tudo saudavel, sem falar tambem que o mesmo podera ajudar a tornarem-se criadores se for esse o vosso desejo independentemente da especie em questao.

Eu ja ajudei pessoas e, continuo ajudar, a tornarem-se criadores e socios do Clube Portugues do Hamster. Agora claro que muitos dos que lerem este post vao dizer que em Portugal nao ha nada disto, e uma realidade, triste mas uma realidade, mas para isso mudar as pessoas nao podem sentadas a espera que as coisas acontecam, nao, tem que particpar, perder tempo e ate ajudar a organizar( arranjar espacos, promover encontros/exposicoes) e tudo com tempo ira acontecer.

Claro, agora dizem, mas dava jeito ter boas linhas para se trabalhar, e dava falem comigo que as mesmas chegam as vossas maos, eu mando-vos os animais so tem e q falar comigo e eu trato do resto para voces.

Outra coisa que ja me disseram:" Mas tu estas longe, tens experiencia de shows ai fora, gostava de aprender mais contigo." A minha resposta as essas situacoes e sempre a mesma, ha pessoas em Portugal que percebem tambem, inclusive o Presidente do Clube Portugues do Hamster ele e amigo d criadores de renome, comigo tem sempre as videochamadas e eu estu sempre disponivel para ajudar nos mais variados temas ou encaminho para quem saiba mais do que eu.


Terminando entao, eu so quero dizer que este post e para sensibiliar os atuais e futuros criadores/proprietarios de hamsters.

Cumprimentos
<p>Thor's Hams</p>
Responder

Voltar para “Hamster”