agressividade entre bebés...

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Hamster! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Spunki

mOreirinha01
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

sexta jan 25, 2008 5:43 pm

Olá a todos, boa tarde...

Sou eu outra vez, com dúvidas por causa dos meus pequenos... :|

Esta é a primeira ninhada que tive, e a última, já que isto foi um pequeno acidente :|

Enfim...
A minha hamster síria teve 10 bebés, 6 machos e 4 fêmeas, fazem, no próximo domingo, três semanas...
Para começar, eles começaram a comer comida sólida antes de terem 2as semanas, não sei se é o normal ou não, mas o que não me pareceu normal foi vê-los a guerriar por causa da comida apesar de serem tão pequeninos e ainda beberem muito leite...
Notei que há um macho que é maior que todos os outros, ele é grandinho e já se notam os testiculos desenvolvidinhos (quando o meu macho veio cá para casa, com um mês, os testiculos passavam despercebidos)...
Há uma fêmea que é mais pequena que todos os irmãos e não se cala, chora quando está a comer, chora quando está a dormir, chora quando pego nela, chora quando a mãe sai de ao pé dela, enfim, está sempre sempre sempre a chorar...
Mas o meu grande problema estão a ser as outras 3 fêmeas... Elas atacam-se umas às outras com grande agressividade, elas atacam os machos (e só aquele maior lhes consegue fazer frente, os outros ficam muito quietos a serem mordidos) só nunca as vi a atacar a fêmea "chorona" e a mãe...
E a mãe deixa-os andar, parece que só se preocupa em dar-lhes leite e comida, de resto, deixa-os passear pela gaiola, deixa-os trepar pelas grades, deixa-os atacarem-se uns aos outros... :?

Eu não sei se estes são os comportamentos normais, ou não... :?
Sei que ainda é muito cedo para separar as pequeninas e tenho medo que elas se magoem a sério... :|

Desde já, obrigada :!:
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
NiArCtAa
Membro Veterano
Registado: sábado dez 17, 2005 12:41 am
Localização: Hamsters; ratazanas; murganhos; 2 miaus; 1 cao; geckos leopardo; etc..

sábado jan 26, 2008 11:39 am

às tres semanas já tens que separa-los por sexo.

Sim eles vao fazendo a transição da comida para o leite relativamente cedo, mas necessitam na mesma da mae.

Em relaçao a teres uns maiores que os outros é devido a ser uma ninhada relativamente grande.. e os mais fortes conseguem beber mais leite que os mais fracos.
È também normal que nas tres semanas eles começem a ver quem domina mas nunca vi nenhum com feridas.. e muito menos com os testiculos cá fora :?
Se eu fosse a ti separava entao os machos das femeas e deixava a femea mais pequenina ainda junta da mae para que possa beber à vontade o leite sem que os outros a empurrem para fora.

Já tens donos para todos?
mOreirinha01
Membro Veterano

sábado jan 26, 2008 2:00 pm

a guerra deles não é bem entre sexos... as fêmeas atacam-se umas às outras e os machos levam por tabela e só o maior é que se sabe defender, porque nunca vi um macho atacar outro macho ou atacar uma fêmea, elas é que arranjam sempre as bulhas... embora nunca se tenham magoado e nunca me tenha aparecido nenhum com feridas, mete-me um pouco de aflição... :|
o macho não tem os testículos cá fora... :? ele já tem é o rabinho inchadinho e já se notam duas bolinhas... :wink:

tenho donos para 5... ainda me falta arranjar donos para os outros 5 :| , mas já estou à espera de resposta por parte de algumas pessoas... :wink:

separá-los já :?: tão cedo :?:
eles ainda são pequenininhos... não necessitam do leite da mãe :?:
eles já comem sólidos mas reparei que ainda não sabem muito bem beber sozinhos... ainda passam grande parte do tempo a beber o leite da mãe :|
separá-los com 3 semanas não é um bocadinho cedo :?:

como disse anteriormente...
esta é a minha primeira ninhada, ando assim um bocadinho à toa... :wink:
apesar desta ninhada ter sido um pequenino "acidente" não quero que nada corra mal com os pequenos... :|

só mais uma pergunta...
há um dos pequeninos que adoro... um dos machos...
não há possibilidades de o juntar ao pai, pois não :?: eu gostava de ficar com ele, mas não posso ter outra gaiola cá em casa, senão a mim mãe mata-me... ou seja, a única opção era juntá-lo ao pai :| mas não posso juntar os dois sem guerras, pois não :?:

obrigada :!:
NiArCtAa
Membro Veterano
Localização: Hamsters; ratazanas; murganhos; 2 miaus; 1 cao; geckos leopardo; etc..

sábado jan 26, 2008 2:42 pm

Ás tres semanas já estao com pêlo normal e já comem.. e sim é apra separar da mae.

É normal que isso de andarem a batatada.

Em relaçao a juntares com o teui macho depende muito do temperamento e de qualquer das formas nao te aconselho a juntares enquanto ele for pequeno.

Mete fotos das crias para vermos como é que elas estao agora :D
mOreirinha01
Membro Veterano

sábado jan 26, 2008 3:22 pm

Ok, muito obrigada :!:
Então vou esperar mais uns diazinhos, ter a certeza que eles começam a beber sozinhos, vou falar com os donos, e vou começar a mentalizar-me que chegou a hora de os mandar para uma casinha nova... :|
Eu pensei que isto só ía ter de acontecer por volta das 5/6 semanas :|

É normal as guerras entre eles :?:
Ok, fico mais descansada, então :wink:
A minha mãe também diz que eles só estão a brincar... Mas quando foi com os grandes nós também pensavamos que estavam a brincar e a fêmea acabou por magoar o macho :o

Bem...
O meu macho é a coisinha mais fofa que há...
Ele é super meigo, nunca mordeu ninguém e quando era "atacado" pela fêmea limitava-se a ficar de barriga para o ar a "chorar" :| ... O macho com o qual eu gostava de ficar também me parece muito meigo, tal e qual o pai, mas vamos lá ver... :wink:
Só de saber que há a hipótese de os juntar, fico mais contente :D

Aqui vão as fotos :!: Mais uma vez, obrigada :!:

19/01/2008
Imagem

23/01/2008
Imagem
Mushroom
Membro Veterano
Registado: quinta dez 13, 2007 5:04 pm

sábado jan 26, 2008 4:23 pm

Moreirinha, enquanto a fêmea atacar o macho tens de os separar (falo disso porque me aconteceu isso, foi um desgosto. :? ) Deverás separá-los nas 3 a 4 semanas aí já estão desmamados e já adultinhos (prontos para outra casa)

parabéns pelas tuas crianças :lol: :lol:
mOreirinha01
Membro Veterano

sábado jan 26, 2008 4:40 pm

Mushroom Escreveu:Moreirinha, enquanto a fêmea atacar o macho tens de os separar (falo disso porque me aconteceu isso, foi um desgosto. :? ) Deverás separá-los nas 3 a 4 semanas aí já estão desmamados e já adultinhos (prontos para outra casa)

parabéns pelas tuas crianças :lol: :lol:
A fêmea e o macho já estão separados desde que ela andava prenha... :wink:
Agora vou ter é de separar os bebés... :|
Como disse anteriormente... Eles já comem bem, mas ainda têm algumas dificuldades em beber sozinhos, assim que comecem a beber melhorzinho (que já não deve faltar muito), eu separa-os :|

Obrigada :D
NiArCtAa
Membro Veterano

domingo jan 27, 2008 11:01 am

estão muito giros :D

Qual deles é a cria macho que gostas-te?
NiArCtAa
Membro Veterano

domingo jan 27, 2008 11:06 am

agora só a título de curiosidade sabes o porque de eles terem nascido assim com tanto Branco? em vez de só uma banda tipo o pai?

estas coisas sao sempre giras de se pensar :)
mOreirinha01
Membro Veterano

domingo jan 27, 2008 11:54 am

Muito obrigada :D

É assim...
Eu adoro o castanhinho e branco, talvez por ser o mais diferente dos pais e gostava de ficar com ele... :wink:
Em termos de personalidade gosto mais de um dos pretos e brancos (o maior deles todos), mas ele vai ser grande e dominante (já dá provas disso) e penso que terei problemas se o juntar com o pai, até porque o dominado iria ser o pai que é um "morcãozinho"... :?
De qualquer maneira não sei se conseguirei convencer os meus pais a deixarem-me ficar com algum deles... :|

Uma banda tipo o pai :?:
Os pretos e brancos são todos muito parecidos com o pai... A tricolor é parecida com a mãe (embora mais clara)... Só o castanhinho e branco é que saiu bastante diferente dos pais e dos irmãos, mas da ninhada de onde vieram os meus, agora adultos, haviam assim dois castaninhos e brancos por isso não é de admirar que ele tenha nascido assim... :wink:

Aqui está o meu macho...
Imagem

E aqui está a fêmea...
Imagem
NiArCtAa
Membro Veterano

domingo jan 27, 2008 12:06 pm

Há desculpa tinha visto mal a banda do pai

mas explico na mesma o porque´de ter tanto branco é por os pais deles terem ambos banda, normalmente cruza-se um animal com banda e outro sem para que fiquem tipo a banda da mae (ou seja o pai tambem foi filho de dois hamsters com banda)
mOreirinha01
Membro Veterano

domingo jan 27, 2008 1:00 pm

NiArCtAa Escreveu:Há desculpa tinha visto mal a banda do pai

mas explico na mesma o porque´de ter tanto branco é por os pais deles terem ambos banda, normalmente cruza-se um animal com banda e outro sem para que fiquem tipo a banda da mae (ou seja o pai tambem foi filho de dois hamsters com banda)
:?
Eu não cheguei a ver os pais dos meus hamsters (eles são irmãos da mesma ninhada), mas segundo a minha mãe, eram ambos tricolores (como a minha fêmea) mas pouco branco tinham :? Não sei dizer se tinham a tal banda, ou não :|
NiArCtAa
Membro Veterano

domingo jan 27, 2008 2:43 pm

bem se eram das mesmas cores que a tua femea tricolor entao nao eram os pais mas sim duas femeas, pois a tua tricolor tem um pouco de yellow e consequentemente nao podem ser machos, pois nos hamsters sirios esta cor apenas pode aparecer nos machos.

Em relaçao a serem irmaos entao aconselho-te a nao voltares a cruzares pois poderam nascer com deficiencias ou mais sensiveis, porque ambos têm o mesmo sangue. Seria "menos mau" se fosse pai e filha ou assim pois já nao seria tao identico , naos ei se me estou a fazer entender. Mas sem duvida que o melhor seria mesmo de sangue completamente distinto
mOreirinha01
Membro Veterano

domingo jan 27, 2008 6:07 pm

NiArCtAa Escreveu:bem se eram das mesmas cores que a tua femea tricolor entao nao eram os pais mas sim duas femeas, pois a tua tricolor tem um pouco de yellow e consequentemente nao podem ser machos, pois nos hamsters sirios esta cor apenas pode aparecer nos machos.

Em relaçao a serem irmaos entao aconselho-te a nao voltares a cruzares pois poderam nascer com deficiencias ou mais sensiveis, porque ambos têm o mesmo sangue. Seria "menos mau" se fosse pai e filha ou assim pois já nao seria tao identico , naos ei se me estou a fazer entender. Mas sem duvida que o melhor seria mesmo de sangue completamente distinto
perguntei à minha mãe e ela confirmou...
a mãe dos meus era tricolor como a minha fêmea, já o macho era também tricolor, mas o castanho ele era um castanho mais vivo... :wink:
eu tenho a certeza que eram uma fêmea e um macho... eles já tinham a fêmea quando compraram o macho e ela só ficou prenha uns tempos depois de os terem juntado, além disso a minha mãe viu-o várias vezes a tentar cobrir a fêmea :? por isso eram mesmo um macho e uma fêmea :?

curioso...
eu li num livro sobre hamsters sírios que não havia problemas em cruzar hamsters irmãos... :?
quando vi que a minha era uma fêmea (inicialmente pensava serem 2 machos) e quando percebi que ela estava prenha fiquei preocupada com o facto deles serem irmãos, mas depois li que não havia qualquer problema e que muitos criadores praticavam consanguinidade... :|
mas agora não volto a fazer o mesmo, obrigada pelo aviso... felizmente estão os 10 bem de saúde :!:

mais uma vez, obrigada :!:
NiArCtAa
Membro Veterano

domingo jan 27, 2008 11:10 pm

De nada.. pois muitas das informações que as vezes encontramos nao sao das melhores :?

Bem em relaçao ao nome das cores dos teus meninos é assim:

O pai é Black banded
A mãe é Yellow tortoiseshell and white
Os bebes que forem pretos e brancos também sao Black Banded
e a cria femea tricolor é igual a mae (Yellow tortoiseshell and white)
O bebe que é castanho e branco é Dark Golden Banded

Banded é um padrao e normalmente seleciona-se e cruzam-se os animais de forma a tentar obter hamsters com um risca branca no dorso sem cor nenhuma nela (não sei se me estou a fazer entender)
Responder

Voltar para “Hamster”