duvida sobre os acessórios de hamsters siberianos AJUDEM

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Hamster! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Spunki

xikilana
Membro Veterano
Mensagens: 636
Registado: quinta mar 16, 2006 9:32 pm

sábado jan 03, 2009 12:14 pm

Ok!

Então a roda, em principio, não será pequena para ele.

A roda é fechada?

Mas porque dizes que ele não anda na roda? Nunca o viste andar, achas que está gordinho??

Partindo do principio de que ele é novinho se não anda na roda deve ser porque não gosta, o que é normal em alguns hamsters (eu já tive uma assim) então aconselho o seguinte:

1. Constrói-lhe umas diversões. Arranja os tubos dos rolos de papel higiénico, faz buracos, corta, encaixa e põe na gaiola. Eles gostam, fazem exercicio e ainda é bom pois roem o cartão e desgastam os dentes.

2. Se tiveres possibilidade solta-o numa divisão da casa onde não haja perigo dele se esconder e onde não haja fios eléctricos que possa roer, pelo menos uma vez por semana (quando limpares a gaiola por exemplo) - sempre com supervisão

3. Caso isso não seja possível compra daquelas bolas de exercicios fechadas, em que o hamster já pode circular pela casa à vontade (atenção a escadas, rampas, e não o deixar lá tempo muito tempo - máximo 20minutos!) - sempre com supervisão

4. Dá-lhe uma alimentação variada - uma boa ração e 1 ou 2 vezes por semana um pouco de vegetais (cenoura, feijão verde, cougette, bróculos) mas em quantidades muito pequeninas. Evita muitas guloseimas.

Espero ter ajudado.
jrmbm
Membro Júnior
Mensagens: 30
Registado: sexta jan 02, 2009 7:43 pm

sábado jan 03, 2009 12:19 pm

obrigado, ajudou me mt
e essas bolas de ele andar la dentro custam quanto?
xikilana
Membro Veterano
Mensagens: 636
Registado: quinta mar 16, 2006 9:32 pm

sábado jan 03, 2009 12:40 pm

Não sei o valor exacto, porque nunca comprei nenhuma... já vi umas a 7€, 9€, provavelmente haverá mais baratas, mas penso que não te custarão mais de 10€.

Depende da marca, tamanho. Há umas que dão para estar fixas ou soltas, conforme quisermos, outras só tem uma das opções.

Esta por exemplo tem as duas opções (segundo o site de onde tirei a imagem), pode prender-se ao suporte ou soltar no chão:
Imagem
jrmbm
Membro Júnior
Mensagens: 30
Registado: sexta jan 02, 2009 7:43 pm

sábado jan 03, 2009 7:03 pm

ja agora posia m dier de k maneira devo de pegar o meu hamster de maneira k ele nao morda? :D
xikilana
Membro Veterano
Mensagens: 636
Registado: quinta mar 16, 2006 9:32 pm

sábado jan 03, 2009 8:16 pm

A melhor maneira é começar por colocar a mão dentro da gaiola, sem fazer movimentos muito bruscos.

Deixa-lo explorar à vontade. Quando ele se começar a sentir mais à vontade podes começar por lhe oferecer uma guloseima (uma passa por exemplo) para ele vir comer à mão.

Para o pegar, propriamente dito, a melhor forma é esperar que ele suba para a tua mão e fazeres tipo concha com as 2 mãos. Não o apertes, pois quanto mais fechas as mãos mais ele tenta escapar.
Tenta não ter as mãos sujas com comida, ou cheiros fortes, porque senão ele pode dar umas trincadinhas para experimentar :P

Faz isto com as mão dentro da gaiola primeiro e depois num local baixo. Senta-se no chão com a gaiola, por exemplo, para evitar quedas.

Vou-te mandar por mp uns sites que acho que devias ver :wink:
jrmbm
Membro Júnior
Mensagens: 30
Registado: sexta jan 02, 2009 7:43 pm

sábado jan 03, 2009 10:35 pm

eu tentei fazer isso e ele mordeu m (mas km pouka força)
xikilana
Membro Veterano
Mensagens: 636
Registado: quinta mar 16, 2006 9:32 pm

domingo jan 04, 2009 9:15 am

Muitas vezes aquilo que nós chamamos morder não é bem morder. Os hamsters usam a boca para "testar" aquilo que os rodeia.

Não tentes logo por na tua mão. Habitua-o primeiro ao contacto pondo a mão na gaiola, não tentando agarrar para ele se sentir à vontade, e depois tentas colocá-lo em cima da tua mão.

Já agora, há quanto o tempo o tens e é menino ou menina? :wink:
jrmbm
Membro Júnior
Mensagens: 30
Registado: sexta jan 02, 2009 7:43 pm

domingo jan 04, 2009 11:56 am

1 no e uma semana :D , pk?
olha e ja agr eu ja comprei akela bola para eles andarem la dentro mas gostaria de saber quanto tempo é que é anconselhavel para ele andar... :)
xikilana
Membro Veterano
Mensagens: 636
Registado: quinta mar 16, 2006 9:32 pm

domingo jan 04, 2009 2:05 pm

Perguntei porque é normal nos primeiros tempos em casa eles serem mais ariscos.

Tens de ter alguma paciência até ele ganhar confiança em ti. Ir lhe mexendo devagar, não o forçar a ficar na tua mão.

A bola não o precisas de por lá todos dias... podes pô-lo na bola enquanto limpas a gaiola, e/ou então algumas vezes por semana, não passando os 20 minutos.

:wink:
jrmbm
Membro Júnior
Mensagens: 30
Registado: sexta jan 02, 2009 7:43 pm

domingo jan 04, 2009 2:36 pm

20 minutos para cada vez que anda ou 20 minutos pr dia?
jrmbm
Membro Júnior
Mensagens: 30
Registado: sexta jan 02, 2009 7:43 pm

domingo jan 04, 2009 4:42 pm

tambem me pode dizer km é que eu posso fazer teste de inteligencia para o meu hamster... :lol:
xikilana
Membro Veterano
Mensagens: 636
Registado: quinta mar 16, 2006 9:32 pm

domingo jan 04, 2009 7:56 pm

Nunca o deixes mais de 20 minutos a andar na bola. Mas também não o precisas de por na bola todos os dias. Ele se calhar agora anda pouco na roda porque ainda não está ambientado, depois vais ver que começa a exercitar-se mais.

Testes de inteligência??! :o

Qual o objectivo de fazer um teste de inteligência ao hamster? Aliás, nem estou a ver como isso se fará!

Já agora, o hamster que tens na foto do teu avatar é o teu?
É que se for não é um siberiano (ou winter-white para ser mais correcta), mas sim um campbells.
jrmbm
Membro Júnior
Mensagens: 30
Registado: sexta jan 02, 2009 7:43 pm

segunda jan 05, 2009 3:09 pm

sim aquele hamster que está na imagem é o meu mas ele na foto ficou td encolhido :?
nao é um siberiano porque onde eu o comprei so havia hamsters siberianos e roborovski, e é siberiano
jrmbm
Membro Júnior
Mensagens: 30
Registado: sexta jan 02, 2009 7:43 pm

segunda jan 05, 2009 3:11 pm

ele é siberiano
xikilana
Membro Veterano
Mensagens: 636
Registado: quinta mar 16, 2006 9:32 pm

segunda jan 05, 2009 3:50 pm

Podes dizer-me qual a cor dele?
É que na foto parece-me mais para o acastanhado e não há hamsters siberianos dessa cor.
Responder

Voltar para “Hamster”