O enxoval de um hamster

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Hamster! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Spunki

Responder
angeleyes20
Membro Veterano
Mensagens: 1022
Registado: sábado jul 22, 2006 1:16 pm
Localização: Um yorkshire terrier

Um beta splendens

Três hamsters campbell

terça set 23, 2008 12:25 pm

Muitas vezes surgem tópicos com o intuito unico de perguntar "o que é preciso comprar para ter um hamster".E este fórum precisa de espevitação :) Por isso aqui vai o que tenho aprendido(aceitam-se correcções):

- gaiola

Pode ser XPTO de compra ou uma caixa de plástico adaptada, mas deve ser espaçosa, arejada e fácil de higienizar.
Uma grande caixa de arrumações em plástico, sem tampa serve perfeitamente, podendo-se fixar o bebedouro com uma ventosa ou arame.

Existe no mercado uma enorme variedade de gaiolas, sendo de evitar as que têm o fundo e/ou o patamar superior com o chão em gradeamento, porque dificulta o andar podendo causar dores, e se a rampa for em "escada" pode até levar a acidentes piores (patas partidas). Estas gaiolas muitas vezes são para outros roedores, mas são impingidas como sendo para hamster.
É de evitar ainda, a compra de gaiolas com mau arejamento (são bonitas quase inteiramente em acrílico...mas nem sempre adequadas) porque acumulam gases tóxicos para eles, provenientes das próprias fezes e urina e no Verão podem-se tornar um forno.


- material de forragem

Existe uma grande variedade á venda; serradura solta e prensada (aqueles rolinhos de lascas de madeira); feno; corn cobbs.
Pessoalmente tenho tido boa experiência utilizando apenas corn cobbs porque não deitam cheiro, absorvem sem empapar ou esfarelar e não deitam tanto pó. Mas há quem tenha relatado a sua boa experiência com cada um individualmente ou com varias camadas alternadas dos diferentes produtos.


- ninho

Nunca deve ser o material vendido como "ninho de hamster" que parece um algodão, porque é fibroso e pode-se enrolar nas patinhas do hamster cortando a circulação...esta situação pode originar a perda da patinha em causa, ou a morte do animal. Papel higienico ou de cozinha sem cheiros nem loções nem tintas, é um material menos dispensioso e melhor!


- comedouro

Qualquer tacinha de bordas baixas serve. Existem á venda baratinhas em lojas de animais tacinhas próprias de porcelana muiiito giras e fáceis de limpar.

- bebedouro


Um bebedouro de pipeta não é assim tão dispendioso, mantém a água limpa e acaba por dar menos trabalho porque basta ir mudando a água com frequência. Os tachinhos de água tendem a acumular porcaria...as vezes a água nem aguenta da manhã até á noite.

- comida

Invista em comida de qualidade, sem muitas sementes de girassol (sem nenhumas de preferência) com croquetes de ração balanceada e cereais e semente variadas. A alimentação reflectir-se-á no bem estar e saúde do seu animal.Pessoalmente gosto da premium da Versele Laga, mas tenho visto outras boas marcas á venda.

- rodinhas e outros brinquedos

A rodinha deve ser fechada e adequada ao tamanho da espécie de hamster que escolheu.
Existe ainda uma enorme variedade de brinquedos á venda bastando perguntar por eles numa boa loja. Além disso eles também se entretêm com rolos de cartão (do papel higiénico ou de cozinha) sem colas nem tintas, passando lá dentro e organizando o seu labirinto.
CONCHAM
Membro Veterano
Mensagens: 415
Registado: quarta dez 31, 2008 2:39 pm
Localização: Strauss, o meu Bosques mais gatarrão que há ;D

sexta jul 09, 2010 7:09 pm

Excelente tópico!

Queria aproveitar a oportunidade de falar sobre as bolas, onde podem por as vossas bolas de pêlo , enquanto mudam a gaiola, limpam, ou simplesmente para exercitar, durante 20 minutos, apenas, devido às necessidades do Ham. :D

Pessoalmente eu prefiro as transparentes! 8)
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>S&oacute; poder&aacute;s ecrever sobre um gato, quando conviveres com um.</p>
<p>S&oacute; poder&aacute;s escrever sobre um Dogue Alem&atilde;o, quando fores completamente babado por um :D </p>
maryn
Membro Júnior
Mensagens: 24
Registado: quinta ago 04, 2011 5:55 pm

sexta out 21, 2011 2:31 pm

comprei uma bolinha dessas e a minha hamster perfere ficar quieta, ou seja como a bola tem um suporte onde pode ficar tipo roda, ela gosta de estar assim. Se tiver solta pela casa já não gosta muito...
mariota2000
Membro
Mensagens: 186
Registado: domingo dez 11, 2011 5:00 pm

domingo dez 11, 2011 5:44 pm

O meu hamster ficou com a pata enrolada, cortou a circulação, e a pata caiu.
Tentei evitar que a pata caísse, fui a loja de animais mas mesmo turanto o algodão, a pata apodreceu e caiu. :(
Pobre hamster... :evil:
Responder

Voltar para “Hamster”