Duvidas sobre os meus anões :) novato

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Hamster! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Spunki

Responder
sammscb
Registado: segunda mar 16, 2009 3:10 pm

segunda mar 16, 2009 4:08 pm

Olá, tenho duas hamsters siberianas anãs (penso tratarem se das white and grey) há 3 semanas e cuido delas com todo o cuidado e carinho pois são muito meiguinhas e pequeninas.

Queria colocar uma questão aos mais experientes pois é a primeira vez que tenho hamsters:

Elas adoram brincar na rodinha e divertem-se imenso com os tubos do papel higiénico que coloco na gaiola de vez em quando, agora estou a pensar construir umas rampinhas para elas em madeira mas tenho algum receio na madeira a utilizar porque elas com certeza vão roer...posso usar contraplacado ou madeira prensada?

Também já vi diversas opiniões sobre o que colocar no fundo e sobre o material para o ninho:

As minhas não vão muito à bola com o papel higiénico e comecei a utilizar aquele algodão branco não muito espesso em conjunto com um algodão castanho que me aconselharam (disseram-me tratar-se de uma espécie de cobertor)...elas adaptam-se perfeitamente a esta mistura e fazem o ninho...

No fundo tenho colocado areia para gato borrifado com um pouco de agua, para não levantar pó, e elas também se tem dado muito bem e adoram escavar as pedrinhas...

estou a fazer alguma coisa mal? é que tenho visto diversas opiniões contraditórias mas as minhas amiguinhas parecem felizes e sem problemas...
xikilana
Membro Veterano
Registado: quinta mar 16, 2006 9:32 pm

quarta mar 18, 2009 11:06 am

A primeira coisa que me salta à vista é: AREIA DE GATO NÃO!
Mesmo molhada a areia tem imenso pó. Os hamsters são muito pequenos e com vias respiratórias sensíveis.

Há várias opções: corn-cobs, rolos de madeira prensados, aparas de madeira, entre outros que se encontram em lojas, e mesmo em hipermercados. É procurar...

Quanto ao algodão, há opiniões um pouco divergentes.

Em crias ou fêmeas prenhes não usar mesmo. Em adultos, a meu ver, depende do algodão. De Inverno misturo algodão e papel higiénico (mas o algodão compro da única marca até agora que me parece ter o algodão menos denso). De Verão só papel higiénico.

Visto que as suas meninas (devem ser winter-white) ainda são pequenitas ponha papel higiénico (muito) que elas orientam-se.

Quanto às rampinhas. Nada de madeiras resinosas, ou madeiras tratadas (que tenham sido alvo de produtos químicos, quer fertilizantes quer posteriormente tenham sido envernizadas, etc). Pode tentar encontrar numa loja de animais ou então procurar uma que se encaixe nas permitidas.

Boa sorte com as suas meninas e quando puder ponha umas fotos :wink:
Responder

Voltar para “Hamster”