Novato em hamsters

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Hamster! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Spunki

Responder
filipeted
Mensagens: 1
Registado: sábado jun 06, 2009 11:45 pm

domingo jun 07, 2009 12:20 am

Boa noite, acabei de comprar um hamster, que penso tratar-se de um Roborovski mas em breve eu farei upload de umas fotos dele para aqui :D

O que eu queria vir aqui perguntar e tirar dúvidas, era sobre como tratar dele etc. Obviamente antes de comprar estive a ler, e de momento as coisas vão assim:

-> A gaiola dele, é daquelas de plástico, com possibilidade de acrescentar tubos, coisa que já fiz pois comprei-os mal comprei a gaiola. Tem também uma rodinha para ele, e uma area debaixo do primeiro andar, mais escondida com papel higiénico que é o ninho dele. Embora tenha um "primeiro andar" ele ainda nao aprendeu a subir a rampa, que é uma rampa normal, com ... nao interessa, olhei agora para tras e ele estava a subi-la e veio ter comigo :D:D:D mas a rampa nao é de arame, é o que interessa.

-> Para o chão, penso que tenho o que se chama serrilha (penso que isto seja o que já vi por aqui, litter), e apliquei por volta de 1cm de altura ou 2, espalhado pela gaiola, e ja vi que ele se diverte por lá.

-> A comida que lhe comprei, foi-me aconselhada pelo dono da loja, embora também já tenha pensado em gradualmente dar-lhe um bocadinho de cenoura, maça, etc. Também pensei em dar-lhe de vez em quando leite pois já li aqui e também sei que eles precisam para lhes fortalecer os dentinhos.

-> Também já lhe pus uns quantos rolos de papel higiénico para ele se divertir


Depois actualizo isto com fotos, agora o que interessa, as perguntas :P


-> Devo comprar algo para ele roer como já li? Ou os cartoes e etc chegam?

-> Eu tenho-o no meu quarto, e nao tenho qualquer problemas com o som à noite pois ele gosta mais de brincar à noite (LOOL ele acabou de se atirar do primeiro andar, que é baixinho, caiu, começou a rebolar-se e voltou a subir e atirar-se, é tao engraçado, estou a gostar bastante dele :D) e o cheiro que é pouco também nao me incomoda muito, mas será que faz mal?

-> A água dele, eu mudo-a todos os dias, embora so o tenha à um dia, mas e quanto à comida? de quanto em quanto tempo mudo as sementezinhas e etc que aqui tem?

-> Também já li sobre uma bolha para o deixar passear em casa, apesar de ainda nao a ter comprado, é mesmo necessário, visto que eu deixo-o andar à vontade embora ande sempre atrás dele?


Por agora acho que é tudo, vou adicionando perguntas à medida que apareçam :D

Filipe
Necooo
Membro Júnior
Mensagens: 13
Registado: quarta jun 03, 2009 11:14 am
Localização: 3 coelhos, hamster, peixes, passaros

terça jun 09, 2009 12:59 pm

Eu tambem tenho um hamster bem pequenino (nao sei a raça dele).

Eu acho que os cartoes e jornais nao se podem dar a eles para roerem pois têm "residuos toxicos" para eles (nao sei bem o termo ) . Pois eu tenho dois coelhinhos e sei que isso nao posso mesmo dar porque lhes faz mal.
Ao meu Hamster nao lhe dou comer todos os dias.. ele leva o comer para o ninho e esconde o lá, e, muitas vezes dou lhe comer e ele espalha o dentro da gaiola.

O meu tem uma pedra (nao uma pedra vulgar) para roer, para gastar os dentes (porque estao sempre em crescimento ). Agora nao me recordo do nome certo desta pedra, mas é so ir a uma loja de animais que sabem logo.

espero que o tenha ajudado em alguma coisa. :D
Kathamina
Membro Veterano
Mensagens: 2338
Registado: domingo mai 03, 2009 4:22 pm

terça jun 16, 2009 2:50 am

Não sou expert na matéria mas vou tentar ajudar...
Quanto ao litter, eu uso madeira prensada é mais absorvente do que as aparas de madeira.

Quanto á pedra, sei do que está a falar, mas como é provável que contenha materiais tóxicos, aconselho a comprar umas madeirinhas para roer.

Não dar leite ao hamster.

A comida está á disposição em lojas de animais, para hamsters. Ir dando cenoura, maçã, eles adoram e agradecem. Dar uma pequena porção todos os dias, mesmo que eles a guardem não faz mal.

Desaconselho o uso de algodão daquele que se vende nas lojas de animais que dizem ser próprio para bedding, pois contém fibras que podem danificar as patinhas do hamster. Use feno, é melhor.
Papel higiênico?? Use feno é melhor para o hamster.

Os hamster não precisam de altitude, pelo contrário, rampas e coisas do género é provável que ele não ligue nenhuma.

Rodinha de preferência sem aberturas para não danificar as patinhas.

A tal bolha que fala é uma bola com uma abertura para a entrada do hamster, que é fechada e o bichinho anda pela casa sem o perdermos de vista, mas mais uma vez não aconselho, o seu pequeno tem vontade própria, tal como quando vai para a rodinha, o faz quando sente necessidade ou vontade, estar a colocar o seu hamster dentro de uma bola, não saberá se ele quererá estar ali, o que pode provocar ansiedade.

Roer cartões? Os gerbos da mongólia é que necessitam de grande quantidade de cartões para roer, o que não é caso do seu hamster.

Espero ter ajudado.
Boa sorte para o pequenino.
;)
piriii
Membro
Mensagens: 99
Registado: sábado abr 05, 2008 9:20 pm

quinta jul 09, 2009 5:01 pm

kathamina não tem mal nenhum usar papel higiênico, eu uso nos meus hamsters e não tem havido problemas, até é mais barato do que comprar feno :lol:

para o hamsters se entreter pode por na gaiola rolos de papel higienico, serve para eles gastarem os dentes e as unhas.os meus hamsters adoram :wink:
Kathamina
Membro Veterano
Mensagens: 2338
Registado: domingo mai 03, 2009 4:22 pm

domingo jul 12, 2009 8:56 pm

Como disse, não sou expert :oops:
Quero retificar, não faz mal usar papel higiênico para bedding (aconselho é feno), nem os rolos do papel higiênico.

Quanto aos rolos estava a referir-me aos gerbos, porque realmente eles roem e muito, hihi.

:wink:
Spunki
Membro Veterano
Mensagens: 408
Registado: quinta jul 31, 2003 9:26 am
Localização: Chinchilas, hamsters sírios, campbells e winter-white

quinta jul 30, 2009 9:33 pm

O leite desde k n seja fornecido de uma maneira desmesurada, ou seja, todos os dias, não faz mal. até pelo contrário o cálcio é bom para os ossos e dentes do animal, mas deve ser aplicado no máximo uma vez por semana e trocado logo, o q aconselho é q se ensope pão no leite e s dê ao bicinho.


Obrigado
<p>Thor's Hams</p>
Kathamina
Membro Veterano
Mensagens: 2338
Registado: domingo mai 03, 2009 4:22 pm

sexta jul 31, 2009 4:40 pm

Spunki Escreveu:O leite desde k n seja fornecido de uma maneira desmesurada, ou seja, todos os dias, não faz mal. até pelo contrário o cálcio é bom para os ossos e dentes do animal, mas deve ser aplicado no máximo uma vez por semana e trocado logo, o q aconselho é q se ensope pão no leite e s dê ao bicinho.


Obrigado
Leite? Onde é que leu isso?
Native
Membro Veterano
Mensagens: 3294
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

sexta jul 31, 2009 5:55 pm

Fiz uma pequena pesquisa no google em "milk for hamsters" e o que li foi que leit pode dar diarreias, leite é veneno para os hamsters, que a maior parte dos animais não toleram a lactose. logo não se deve dar...não é necessario e calcio existem muitas maneiras de o fornecer aos animais pela sua alimentação sem recorrer a riscos.
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
Spunki
Membro Veterano
Mensagens: 408
Registado: quinta jul 31, 2003 9:26 am
Localização: Chinchilas, hamsters sírios, campbells e winter-white

sexta jul 31, 2009 6:04 pm

Num livro q eu tenho em casa.
Inclusivé à muitos criadores q dão na altura de lactação às fêmeas, mas não de uma maneira abusiva.
O que pode ser dado em substituição, é papa de ovo para pássaros mas também com alguns cuidados.


Obrigado
<p>Thor's Hams</p>
Kathamina
Membro Veterano
Mensagens: 2338
Registado: domingo mai 03, 2009 4:22 pm

sábado ago 01, 2009 1:02 am

Boas, coloquei esta questão no fórum geral de exóticos e aqui ficam algumas respostas sobre o assunto, basta carregar no link:

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... 79#1004479

Spunky, mas o forista não se referia á altura da lactação ás fémeas, mas sim num caso em que leu que se deveria dar leite para fortalecer os dentinhos do hamster.
Existem outras maneiras de contornar sem ser por via de leite, tal como disse o Native (pai indioooooo).

;)
Charlie2
Membro Veterano
Mensagens: 4381
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

terça jul 13, 2010 1:36 am

Native Escreveu:Fiz uma pequena pesquisa no google em "milk for hamsters" e o que li foi que leit pode dar diarreias, leite é veneno para os hamsters, que a maior parte dos animais não toleram a lactose. logo não se deve dar...não é necessario e calcio existem muitas maneiras de o fornecer aos animais pela sua alimentação sem recorrer a riscos.
LOL, o que eu vim desenterrar. isto apenas para dizer que o leite de arroz é um complemento excelente, sobretudo nas mamãs com crias;)
&nbsp;&laquo;None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free&raquo;
vaninha22
Mensagens: 1
Registado: quarta set 28, 2011 11:19 pm

quarta set 28, 2011 11:28 pm

Boa noite :P

Estiver a ler o tópico de "novato em hamsters" e identifiquei-me em todos os pontos :P
O meu namorado deu-me um hamster hoje, e eu adorei :P mas coitadinho, não sei nada (ou pouco sei) sobre hamsters xD

Ele é mesmo fofo, não sei a raça dele, mas é uma bolinha de pêlo mesmo meiga :P

Estou sempre a pegar nele :P não sei se ele gosta ou não..não sei se lhe faz mal ou não :/ mas também vou ter de dormir com ele no quarto, pois vai ser a minha companhia porque estudo fora :P

Agradeço que compartilhem as vossas esperiências/novidades, pois eu vou fazendo o mesmo :P
Gessyca
Membro Júnior
Mensagens: 20
Registado: sexta out 17, 2014 5:06 pm

sexta out 17, 2014 7:28 pm

:D Bom fui comprar meu hamster no pet, comprei ele como chines mas ai fazendo pesquisa e um cursinho de como cuidar de um hamster descobri que na verdade ele é um campbell... e eu coloquei na gaiolinha dele o rolo de papel higiênico ele adora muito gosta de ficar la dentro e morder ele tambem porem acho que ele não morde muito pois não esta tão danificado o rolinho ou seja acho que não vai fazer mal né ????
Gessyca
Membro Júnior
Mensagens: 20
Registado: sexta out 17, 2014 5:06 pm

sexta out 17, 2014 7:31 pm

vaninha22 Escreveu:Boa noite :P

Estiver a ler o tópico de "novato em hamsters" e identifiquei-me em todos os pontos :P
O meu namorado deu-me um hamster hoje, e eu adorei :P mas coitadinho, não sei nada (ou pouco sei) sobre hamsters xD

Ele é mesmo fofo, não sei a raça dele, mas é uma bolinha de pêlo mesmo meiga :P

Estou sempre a pegar nele :P não sei se ele gosta ou não..não sei se lhe faz mal ou não :/ mas também vou ter de dormir com ele no quarto, pois vai ser a minha companhia porque estudo fora :P

Agradeço que compartilhem as vossas esperiências/novidades, pois eu vou fazendo o mesmo :P
Vaninha eu coloquei o meu Diego para dormir no quarto com migo kkkk não aguento o barulho daquela rodinha a noite inteira kkkk ou seja sempre acordo e leve ele para outro comudo da casa esta esta sendo a rotina kkkk :lol:
Responder

Voltar para “Hamster”