Criação de Hamsters

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Hamster! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Spunki

Just_Hamsters
Membro Júnior
Mensagens: 37
Registado: quarta jan 17, 2007 12:49 am

domingo abr 01, 2012 10:53 pm

Bom, apesar de muito distante deste site e destes fóruns, uma vez que a criação dos hamsters, a gestão do clube e do respetivo fórum, não me deixam tempo para muito mais, não podia deixar de dizer o seguinte:

chamo-me João Matos, sou o tal criador de hamsters de Guimarães (agora vivo em Vila Nova de Gaia, mas continuo a ter a minha criação em Guimarães), e sou desde 2007 presidente do CPH - Clube Português do Hamster.

O clube existe e vai continuando ativo - efetivamente, não temos estado presentes em todas as expos de animais que existem pelo país, não porque não faltem convites, mas porque, infelizmente, todos os sócios e não só gostam muito de expos e concursos de hamsters, mas quando chega a hora de dar uma ajuda ou de fazer turnos, toda a gente é muito ocupada e não tem tempo...

Mas ainda no ano passado tivemos uma expo em Aveiro, e o balanço foi positivo.

Em relação ao estado da criação de hamsters em Portugal, um dos problemas é que, embora exista um clube que se empenha a fundo na divulgação e esclarecimento de dúvidas sobre hamsters, continuamos a ter inúmeras pessoas para quem um Campbells e um Winter-White são a mesma coisa, que ainda não sabem reconhecer quando têm um híbrido em mãos, que não sabem tratar as diversas variedades pelos nomes corretos, que não percebem o mínimo essencial sobre a genética dos hamsters, enfim...

Por outro lado, isso também funciona como contra-informação: há muito boa gente que, por fazer a tal criação de vão de escada, ou porque lê meia dúzia de sites cheios de baboseiras, julga-se capaz de tecer considerações sobre como criar hamsters, em vez de reencaminhar as pessoas com dúvidas para fontes mais fidedignas, por exemplo, o mail ou o fórum do CPH.

A respeito de mutações raras, e para que conste, já existem por cá Sírios Chocolate, Roans, Rex, etc, e muitos deles devido ao esforço de diversos sócios criadores do clube de importarem sangue novo proveniente da Alemanha, Bélgica, etc.

Por isso, a criação de hamsters não está tanto pela hora da morte como querem fazer crer: simplesmente não somos dados ao protagonismo/propagandismo/sensacionalismo que outras associações dedicadas a outros animais...
Spunki
Membro Veterano
Mensagens: 408
Registado: quinta jul 31, 2003 9:26 am
Localização: Chinchilas, hamsters sírios, campbells e winter-white

domingo abr 01, 2012 10:58 pm

a sério? Importações? como é k isso foi possível?
<p>Thor's Hams</p>
Just_Hamsters
Membro Júnior
Mensagens: 37
Registado: quarta jan 17, 2007 12:49 am

domingo abr 01, 2012 11:04 pm

Estabelecendo contatos com criadores e indo ao país de origem buscar os exemplares, aproveitando para levar alguns exemplares de cá para intercâmbio.
Spunki
Membro Veterano
Mensagens: 408
Registado: quinta jul 31, 2003 9:26 am
Localização: Chinchilas, hamsters sírios, campbells e winter-white

domingo abr 01, 2012 11:06 pm

lembro-me k ouve uma vez q tentei organizar uma coisa assim desse género a inglaterra. ms ng kis na altura. :(
<p>Thor's Hams</p>
ShiroeAmigos
Membro Veterano
Mensagens: 202
Registado: domingo fev 12, 2012 8:25 pm
Localização: Hamsters Anão-Russo Campbells

segunda abr 02, 2012 10:05 am

Spunky, obrigada pelo vídeo e sites!
E no club só podem entrar criadores ou assim?

Ao ver as fotos e a exposição do ano passado nós ficamos bem interessados a levar os nosso meninos, mas como vimos o site desactualizado e assim pensei que já não iam fazer mais.
Visitem o nosso blog, uma visão diferente sobre os hamsters: <a href="shiroeamigos.blogspot.com">Shiro e Amigos</a>
Spunki
Membro Veterano
Mensagens: 408
Registado: quinta jul 31, 2003 9:26 am
Localização: Chinchilas, hamsters sírios, campbells e winter-white

segunda abr 02, 2012 8:27 pm

A filosofia do clube foi sempre ter um clube aberto a todos que gostem de hamsters, não se defendem elitismos a não ser q só entra quem gosta, lol.

Já falei com o João, e ofereci a minha ajuda para shows em lisboa, que é onde resido, por isso pode ser que tenhamos sorte.

Cumprimentos
<p>Thor's Hams</p>
ShiroeAmigos
Membro Veterano
Mensagens: 202
Registado: domingo fev 12, 2012 8:25 pm
Localização: Hamsters Anão-Russo Campbells

segunda abr 02, 2012 9:38 pm

Nos moramos no Porto, mas se existisse um novo show teriamos gostp em participar. Podiamos nao ter bons exemplares, mas deve ser uma experiencia unica!
Visitem o nosso blog, uma visão diferente sobre os hamsters: <a href="shiroeamigos.blogspot.com">Shiro e Amigos</a>
Spunki
Membro Veterano
Mensagens: 408
Registado: quinta jul 31, 2003 9:26 am
Localização: Chinchilas, hamsters sírios, campbells e winter-white

segunda abr 02, 2012 10:26 pm

é uma questão d o joão ver essa situação
<p>Thor's Hams</p>
__dani__
Membro Veterano
Mensagens: 1785
Registado: sábado jul 01, 2006 10:43 pm

segunda abr 16, 2012 5:45 pm

Não está pela hora da morte, mas para lá caminha. Não pela falta de variedades, mas pelo pouco interesse e desvalorização por esta espécie no geral. Não concordo com o João quanto ao "empenho a fundo na divulgação", porque o clube podia fazer muito mais quanto a isso, e nele me incluo como uma das pessoas que se podia empenhar mais, mas a verdade é que somos muito pouquinhos e o tempo não estica. Vou divulgando como posso, assim como o João e os restantes membros.

Claro que se houverem mais pessoas interessadas nesta nossa luta pelo hamster tanto melhor, são todas bem vindas.

E já agora, e para que esta discussão seja mais interessante, até para quem está apenas a ver, deixo algumas fotos de variedades que até a bem pouco tempo não existiam em Portugal :wink:

Umbrous Rust:
Imagem

RE Caramel:
Imagem

Roan:
Imagem

Blue:
Imagem

Silver Sable Rust:
Imagem

Chocolate:
Imagem


O Marco de Hamsterville (Pure) é que podia contribuir aqui com mais umas fotos de variedades ainda recentes em Portugal! ;)
Última edição por __dani__ em segunda abr 16, 2012 9:43 pm, editado 1 vez no total.
ShiroeAmigos
Membro Veterano
Mensagens: 202
Registado: domingo fev 12, 2012 8:25 pm
Localização: Hamsters Anão-Russo Campbells

segunda abr 16, 2012 6:33 pm

Que lindos hamsters :3

Eu e o meu namorado temos o sonho de querer ajudar no desenvolvimento da espécie, por ajudar os criadores experientes e assim, conforme o que eles precisarem!

Mas para já somos novos (vamos entrar agora na faculdade) e ainda não somos independentes, mas tínhamos mesmo muito gosto de poder ajudar.

Amamos animais e acho uma pena o que andam a fazer aos hamsters :/
Visitem o nosso blog, uma visão diferente sobre os hamsters: <a href="shiroeamigos.blogspot.com">Shiro e Amigos</a>
CristinaFrr
Membro Veterano
Mensagens: 815
Registado: sábado ago 06, 2011 1:01 am

terça abr 24, 2012 7:11 am

Shrio, tenta dizer o meu afixo, acho que ninguém sabe quem a Toca Do Hamster é, visto que é só um blog e portanto não assimilo Toca Do Hamster ao meu afixo. :D


Já foi basicamente tudo dito pela Daniela, portanto não vou estar a repetir, no entanto ela falou de um ponto que eu diria ser o problema maior, a falta de membros, suponho que uma boa maioria também já nem tenha pago este ano, ou seja, desistindo, isto assim não vai a lado nenhum, precisa de mais actividades, mas como? Sendo tão desvalorizados como são? Penso que a culpa não é de todo dos poucos criadores de nome que temos em Portugal mas sim da mentalidade do ser humano e também claro, como já foi dito, dos criadeiros espalhados por aí porque acham que é divertido ou simplesmente por dinheiro, o "background" dos Hamsters reproduzidos é muito mais importante do que se pensa.
Enfim, são animais fáceis de manter e fáceis de se reproduzir e isso faz-os ser um dos animais preferidos para os criadeiros, eu não concordo em maioria, acho fáceis de acasalar, mas acho complicado todo o processo, isto para nós claro, porque para eles é só dar ração e água, que tristeza.

Como são as importações? Mas neste caso, como seria uma exportação? Sair de Portugal para os EUA e para a Alemanhã? Eu tive de dar dois "não" a 3 interessados, um alemão e dois americanos interessados em Tortoiseshell e Dilute, gostaria de não o voltar a fazer, como é o procedimento?


Eu sou provavelmente a criadora que mais tem dificuldades em vender Hamsters, estive a falar com a Daniela e tudo há uns dias atrás, na qual conversa ela me informou que as pessoas davam mais valorização ao comprar que ao adoptar, no entanto, vejo-me sempre obrigada a disponibilizar os Hamsters para adopção após estes completarem os 3 meses pois de outra maneira, não consigo donos, acontece que os adoptantes tornam-se meus "fãs" e sempre elogiam o meu trabalho e dão notícias basicamente semanalmente, o mesmo não acontece com quem me compra, o pior de tudo é que eu estou numa zona em que é só criadeiros, se formos a ver no OLX e companhia, a maior parte dos criadeiros ficam entre Lisboa e Loures.
Demoro sempre uns 6 meses para conseguir donos para uma ninhada inteira, às vezes chegou aos 8 meses, vendo criadeiros a vender os deles como quem vende pão ao mesmo tempo, é incrível a mentalidade destas pessoas, nada contra os ratos, mas penso que esta gente prefere Hamsters com anatomia de rato.
Outra coisa que tenho notado: As pessoas só conhecem Golden, Black e Cream!
Talvez por serem os mais comuns em lojas de animais, então cada vez que alguém me contacta pergunta se tenho algum dessas cores, ao passo que eu, raramente tenho Golden e Cream cá em casa, pelo que tenho de recorrer a mostrar outras cores, já estive com uma pessoa que me perguntou se era mesmo Hamster, pois nunca tinha visto um tão grande e com aquela cor, que era Dove e apaixonou-se. :lol:
Lá está, a desvalorização em Portugal a estes pequenos animais.
Os sites pessoais brasileiros também ajudam, pois a maioria só tem erros, tudo bem que alguns portugueses também, mas os sites brasileiros assustam-se, mas após convívio com tantos brasileiros amantes de Hamsters posso dizer que entendo o porquê de tanta informação errada.

Eu como criadora procuro manter a cima de tudo a morfologia característica da minha linhagem, focinhos robustos e corpos igualmente robustos, a saúde, o temperamento e a genética, no entanto, o que mais me encanta e no que mais me dedico é talvez a morfologia e o padrão Tortoiseshell, como alguns sabem a Hamster que ficou em 1º lugar em Aveiro na categoria Tortoiseshell nasceu por aqui e daí também os pedidos de Tortoiseshells recebidos no e-mail, penso que se há algo em que a minha criação mais se destaca é esse padrão e a morfologia.
Ninhadas de porte pequeno nunca tive nenhuma, lá esta, sou mesmo rigorosa nisto, só tive até aos dias de hoje 2 pequenotes que ficaram bem mais pequenos devido a serem simplesmente os mais pequenos da ninhada, entretanto com suplementos conseguiram chegar a um tamanho maior que o normal, mas não tão grandes quanto os restantes irmãos, mas isto, acontece em todos os criadores, sejam eles de cá ou dos grandes países.

Um bom exemplo de comparação entre Hamsters de criadores e Hamsters de criadeiros é o seguinte, em que um Hamster com apenas 25 dias é maior que um desses criadores que tenha nascido lá em adulto:

Imagem
(Este miúdo com 1 mês e meio era uma BESTA)

E outra que com 1 mês e meio já fazia dois desses criadeiros:

Imagem

A Daniela é testemunha desses tamanhos, não são só coisa da foto. 8)
E mesmo assim a fêmea que lhe dei é mais pequena que a irmã com que fiquei. :P

A irmã da que dei à Daniela:

Imagem

Sim, aquilo é leite, mas não é para eles. :P


De momento, estou para desistir da criação ao fim deste ano, dei-lhe este tempo para melhorar em tudo, arranjo de donos e também em relação ao Clube, mas acho que vai mesmo ter que ser necessário, uma vez que já divulgo as ninhadas em mais de 15 sites e donos ou interessados nem vê-los, nem mesmo quando estão para adopção, mas sem dúvida o que eu gostava mesmo de ver era o Clube erguer-se de novo, mas isso será o mais complicado, infelizmente!
O meu medo é o facto de que sei que tudo pode mudar um dia! Tudo pode melhorar! E aí eu já não terei a minha linhagem porque obviamente parei a minha criação, então mais uma vez, tudo o que eu trabalhei e aperfeiçoei desapareceu...a vida curta deles é um problema.

Eu acho que ganharia o prémio da mais desvalorizada. lol
Pure
Membro Veterano
Mensagens: 638
Registado: quinta abr 23, 2009 3:46 am

sábado abr 28, 2012 4:08 pm

__dani__ Escreveu:(...)O Marco de Hamsterville (Pure) é que podia contribuir aqui com mais umas fotos de variedades ainda recentes em Portugal! ;)
Por acaso até podia ;)


Ao user Spunki, se calhar seria mais positivo efectuar alguma pesquisa antes de afirmar (como sendo factos) certas informações que não poderiam estar mais erradas. Denegrir uma associação, como o é o Clube Português do Hamster, pura e simplesmente pela sua falta de informação só lhe fica mal.

Os criadores (criadores a sério) que existem em Portugal não poderiam estar em melhor situação a nível de qualidade e perfeição das suas linhagens.
E não só os 2 ou 3 que o user Shiro conhece. Mais de 6 conheço eu cujos exemplares são do melhor que se pode encontrar em Portugal, rivalizando facilmente com os exemplares dos shows nos países que foram referidos anteriormente.

A nível de genética então... Pouca são os genes que eu próprio não detenho em HamsterVille, pelo que a presença dos mesmos em Portugal inteiro são quase certos, o facto de não serem divulgados em todo o lado não significa que não existam.
Actualmente em Inglaterra, França, Holanda, Alemanha (pelo menos nestes países) existem todos os genes de conhecimento público, em diversos criadores.

A importação pode ser feita através de envios dos criadores (a preços impeditivos) ou através de aproveitamento de viagens como ocorreu com os nossos exemplares que trouxemos em mão da Alemanha. Nada de difícil de fazer.


Cumprimentos
HamsterVille - Cria&ccedil;&atilde;o e selec&ccedil;&atilde;o de hamsters s&iacute;rios http://hamsterville.no-ip.org/
CristinaFrr
Membro Veterano
Mensagens: 815
Registado: sábado ago 06, 2011 1:01 am

sábado abr 28, 2012 8:08 pm

Embora não tenha lido o tópico todo para ter então lido o que o user disse, estou de acordo com o Marco (Pure).

Conheço também mais que 3 criadores e a única coisa de que me queixo actualmente e como já disse no post anterior é a desvalorização mostrada em Portugal pelos Hamsters que não nos deixa avançar com o Clube, esse é basicamente o grande problema, o mal é que é um problema que por mais que se lute e tente incentivar as pessoas a valorizar, não conseguimos obter de forma suficiente, por enquanto acho que é uma luta meio que perdida, mas que espero sinceramente que conseguimos dar a volta a isso, ultimamente tenho visto alguns jovens interessados em aprender sobre a reprodução dos Hamsters, acho que as gerações estão a aceitar muito melhor os Hamsters, no entanto, de momento, eles estão a baixo de quase qualquer outro animal de estimação dentro do preço deles.


Marco, como deve deduzir, não tenho qualquer motivo para ir aos EUA ou à Alemanha, pelo que realmente não sei como proceder, porque eu não viajo para fora, infelizmente, o meu grande sonho era visitar alguns países dos estados dos EUA, mas acho que isso nunca se tornará possível. :lol:
Pure
Membro Veterano
Mensagens: 638
Registado: quinta abr 23, 2009 3:46 am

domingo abr 29, 2012 12:01 pm

CristinaFrr Escreveu:(...)Marco, como deve deduzir, não tenho qualquer motivo para ir aos EUA ou à Alemanha, pelo que realmente não sei como proceder, porque eu não viajo para fora, infelizmente, o meu grande sonho era visitar alguns países dos estados dos EUA, mas acho que isso nunca se tornará possível. :lol:
Referia-me mesmo à "im"portação, relativamente à exportação, sem problemas, só entrego em mão e (tal como se me pedirem para entregar em Faro) com a minha deslocação a cargo do comprador ;)
Se me quiserem pagar uma viagem aos estados unidos para entregar um hamster por mim é à vontade do freguês :lol:

Cumprimentos
HamsterVille - Cria&ccedil;&atilde;o e selec&ccedil;&atilde;o de hamsters s&iacute;rios http://hamsterville.no-ip.org/
Spunki
Membro Veterano
Mensagens: 408
Registado: quinta jul 31, 2003 9:26 am
Localização: Chinchilas, hamsters sírios, campbells e winter-white

quinta mar 07, 2013 1:58 am

ao pure

Eu posso ter falado o que falei sobre o CPH pq deixou de haver informação na net, mas quando ouve o PetFestival eu estive no stand e ajudar a informar as pessoas que lá passavam, e, não me lembro, desses criadores com animais de rivalizar os criadores internacionais, de lá estarem a mostrar a prol q criam.

Também, se na altura que IDEALIZEI o CPH em Novembro de 2004 tentei fazer importações de animais, organizar visitas a shows em inglaterra e suécia e esses tal criadores não quiserem nem se dignaram a responder-me aos meus convites, daí n ter havido animais de qualidade nessa altura.

Logo, eu irei a Inglaterra buscar animais e me for permitido irei também participar no NKV show e quem sabe participar na noutros países, e aí eu quero ver se esses tais criadores virão bater-se com os reconhecidos melhores ou se preferem ter animais de nível nas próprias imaginações.

Os melhores cumprimentos.

Pedro Machado
<p>Thor's Hams</p>
Responder

Voltar para “Hamster”