Acasalar

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Bouledogue Francês! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: AnaPonei

dominik1994
Membro
Mensagens: 191
Registado: domingo fev 17, 2008 10:01 am
Localização: centenas de peixes , estou a espera de duas ratz

domingo nov 15, 2009 1:16 am

tenho uma questao:

como é que os bons criadores se tornam criadores ?Tem que esperimentar cruzar os caes um dia mesmo apesar dos riscos.Sei que se tem que informar bem e ser tudo bem vigiado pelo veterinario etc. Mas visto tantos riscos nao sai mais prejudicial ao criador?

por exemplo: tem se duas cadelas B.frances as duas prenhas uma corre tudo bem e outra nem por isso perde se a cadela ou a ninhada ou sao causados danos isto implica dinheiro a nivel de tratamentos e trabalho alguma vez o criador consegue ganhar dinheiro com a venda da ninhada ?

os meus avos criam caes mas apenas quando ha nessecidade (agora tou a falar dos europeian slepdogs) de tal por exemplo agora a equipa antiga para as corridas ta a ficar velha entao fez se uma ninhada para renovar a equipa e os restantes caes epesar do valor foram quase dados alguns foram mesmo dados mesmo sendo filhos de campeoes nao houve ganhos com isto apenas mais despesas.

duvidas que me surgem

ha criadores de B.franceses ja que é muito provavel ter que se fazer uma sezariana no parto essa femea ja nao devera fazer outra ou mais que duas pelos menos acho que foi o que ouvi uma vez ?

tipo quero chegar com isto que um criador tem uma pequena probabiliade de criar com a mesma femea duas vezes. è ou nao é verdade ?

bem espero nao ter dito nada de errado desculpem caso tenha dito algo errado.

cumps a todos
Imagem
Chamarrita
Membro Veterano
Mensagens: 3988
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

domingo nov 15, 2009 1:48 am

dominik1994 Escreveu:alguma vez o criador consegue ganhar dinheiro com a venda da ninhada ?



bem espero nao ter dito nada de errado desculpem caso tenha dito algo errado.

cumps a todos
por mim está desculpado, até vim aqui parar por acaso... mas olhe que o objectivo de um criador não é ganhar dinheiro, nem com lucros, nem para cobrir as despesas.
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
dominik1994
Membro
Mensagens: 191
Registado: domingo fev 17, 2008 10:01 am
Localização: centenas de peixes , estou a espera de duas ratz

domingo nov 15, 2009 8:11 pm

Chamarrita Escreveu:
dominik1994 Escreveu:alguma vez o criador consegue ganhar dinheiro com a venda da ninhada ?



bem espero nao ter dito nada de errado desculpem caso tenha dito algo errado.

cumps a todos
por mim está desculpado, até vim aqui parar por acaso... mas olhe que o objectivo de um criador não é ganhar dinheiro, nem com lucros, nem para cobrir as despesas.
sim ha muitos que tem o objectivo das exposiçoes e tal mas mas mas....
Imagem
Chamarrita
Membro Veterano
Mensagens: 3988
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

domingo nov 15, 2009 8:18 pm

uma coisa é ser criador, outra é ser vendedor de cães. "cada macaco no seu galho". :)
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
KAYTAY
Membro Veterano
Mensagens: 308
Registado: terça ago 23, 2011 5:29 pm
Localização: Yuca- chihuahua

segunda fev 04, 2013 11:50 pm

AnaPonei Escreveu:

Ninguém pretende que deixe de vir ao fórum porque cometeu uma compra impensada do seu cão... O fórum serve para trocarmos o conhecimento que temos sobre a raça... Uns mais que outros... Não é porque não gostamos das respostas que obtemos que vamos catalogar as pessoas que as dão por arrogantes, só porque os novos users não leram os tópicos sobre os assuntos e vêm constante e repetidamente postar "ah eu não sabia que existiam puppy mills..." e como tal levam umas respostas menos benevolentes de quem se informou antes de comprar um cão.
confesso que inicialmente defendia procurar se o melhor preço a pagar, sem qualquer conhecimento sobre puppy mills (pensava que seriam todos criadores embora uns mais responsaveis - os das melhores especies para concursos, etc - e outros tbm responsaveis mas olhavam mais ao baixo preço = maior procura)

agradeço que por causa de uma colega minha tenha começado a fazer perguntas e também por minhas filhas me andarem a tanto tempo a chatear para comprar lhes um cão (+de 1 ano)

fiquei amargurado porque varios nao foram respeitosos o suficiente mas tbm compreendo a preocupação deles e agora minha..

felizmente a arca dispoe de muita informaçao (senao encontrarem no topico da raça que desejam, leiam em outros) e ajudou me a entender varios pontos e até mesmo a decidir me (sinto me mais confiante com a ajuda da arca - lol)
entrei em contacto con a CPC a pedir a lista de criadores e procurei informar me junto de 3 criadores... decidi-me por um pela forma me respondia as perguntas e até disponibilizava mais informações... uma das coisas que me disse (já que estou no estrangeiro e vou comprar em portugal), foi que nao me vendia sem eu ir visitar as instalações, e sem me ver, disse me que nunca o fez e que nao seria agora que o iria fazer... que preferia fazer me uma pequena atençao para ajudar me nas despesas do que estar a enviar um cachorrinho dele sem saber para quem ia.

agradeço á arca e a todos os que tentaram me ajudar... apesar dos comentários menos bons que tive... em especial agradeço a quem me enviou alguns links que me ajudou e muito.
Mpintovng
Membro
Mensagens: 111
Registado: terça fev 21, 2012 2:39 pm

quarta fev 13, 2013 10:00 pm

Uma curiosidade acerca desta raça.. o macho Bulldogue francês não consegue copular (ou completar a copulação de maneira a inseminar a fêmea)certo? quem faz criação tem que ser forçosamente por inseminação artificial?
Isto é correcto?
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta fev 14, 2013 8:13 pm

Nem sempre. Essa situação é muito mais comum nos primos ingleses.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Mpintovng
Membro
Mensagens: 111
Registado: terça fev 21, 2012 2:39 pm

sexta fev 15, 2013 8:25 pm

Então..mas o que é mais comum? falo aqui dos nossos criadores? inseminação ou acasalamento natural?
Obrigado
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sábado fev 16, 2013 11:46 pm

Terá que lhes perguntar, não conheço criadores de boules que frequentem activamente o fórum.
Mas a julgar pela quantidade de criadeirice que há à venda no olx devem estar a fazer mais criação natural... porque o facto de ter de recorrer à inseminação artificial desencoraja qualquer criador de vão de escada e a perspectiva de ter que pagar uma cesariana (claro que só descobrem MUITO mais tarde... para mal das pobres cadelas) idem.
Acho que em termos morfológicos a situação é muito mais comum nos bulldogs. A maioria dos boules que se vê por aí são morfológicamente ligeiros (ou seja, maus exemplares) logo serão capazes de montar a fêmea com sucesso (ou com ajuda).

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Mpintovng
Membro
Mensagens: 111
Registado: terça fev 21, 2012 2:39 pm

domingo fev 17, 2013 10:01 pm

Pois... na minha procura estou-me a cingir apenas pela lista do CPC.
AnaLee
Membro
Mensagens: 172
Registado: quarta fev 26, 2003 1:45 pm
Contacto:

segunda fev 18, 2013 12:28 pm

Agora o meu comentário é o seguinte: os cães do tipo 1 são a maioria e muitos deles, apesar de não serem campeões, possuem todas as características morfológicas (e temperamentais) da raça. Por isso, eu acho que cruzar só os cães do tipo 2 ajuda sim a conseguir exemplares que se aproximam cada vez mais do ideal (morfológico) da raça previsto pelo estalão, mas é também muito perigoso. Ao fazer isso, estamos a empobrecer cada vez mais o património genético da raça e a diversidade genética da mesma. Perde-se o património genético dos cães de tipo 1 e criam-se cães que são cada vez mais delicados, com inúmeras doenças genéticas e também problemas de temperamento (pois o grau de consanguinidade sobe).

Olá Boa Tarde:

Permita-me discordar deste pequeno paragrafo, na medida em que a consanguinidade e o Património genético só desaparece se o Criador não souber trabalhar c o que tem e não importar devidamente, há variadas formas de criar e não é só o INBREEDING que existe, pessoalmente sou adepta do LineBreeding, que não acarreta problemas de consanguinidade.... Mas digo-lhes uma coisa, que embora vá contra o que estou a dizer é bem verdade, muitas vezes os campeões não são bons reprodutores, e muitas vezes os melhores cães advém de alguns charutos.. Por vezes o cão poderá ter uma situação, ou ocorrer-lhe uma situação que impeça de ser exporto, mas sem problemas para a sua reprodução

No entanto, compreendo o que defendem, mas pensem assim:
- Se for feito um bom trabalho de selecção, porque terão os "particulares" necessidade de fazer ninhadas, visto que está provado não traz benefícios obrigatórios nem ao cão ou à cadela?

Sou utópica ao ponto de concordar com a questão de que animais com defeitos genéticos ou que não interessem ao criador a sua reprodução, seja feito acordos de castração, ou acordos de não reprodução.. e Deixar esse assunto para quem leva a sua vida nisso.. Apenas criadores certificados deveriam reproduzir e os donos particulares, divertirem-se com eles!!
Existe também a possibilidade de um criador vender um cão com direitos de uso, de modo a diminuir o numero de efectivos em casa, de forma a não diminuir a sua qualidade de vida e atenção prestada... Há tantas formas de não se fazer asneira!! Eu fi-lo e não e arrependo nada! Sempre a pensar no bem-estar do individuo e na raça!!
<p><strong>Melhores Cumprimentos</strong></p>
<p><strong>Ana Marta DeCarvalho</strong></p>
Responder

Voltar para “Bouledogue Francês”