Problema c/ os xixis - como dar a volta à situação?

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Bouledogue Francês! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: AnaPonei

petsy
Membro
Registado: sábado mai 30, 2009 6:16 pm

sexta jul 10, 2009 8:40 am

Estou com um problema complicado com o meu Bull-E e a ficar sem ideias para o resolver, por isso peço-vos os vossos sábios conselhos! :)

O que acontece é que o Bull-E (que está agora com quase 3 meses) aprendeu com alguma facilidade o sítio onde devia fazer as suas necessidades; fazia ocasionalmente os seus xixis fora do sítio, mas normalmente era só quando estava muito excitado com a brincadeira. Em regra, ia sempre aos jornais onde o tínhamos ensinado a fazer xixi desde o início.

Na 6ª feira passada mudámos o sítio dos jornais para 3 palmos mais à frente, e aí começou o problema... ele aparentemente não percebeu essa mudança, e começou a fazer os xixis mais vezes noutros pontos da casa ou então no antigo sítio dos jornais. Eu sempre que o apanhava em "flagrante delito" dizia-lhe Não, pegava nele e punha-o no sítio correcto, mas aí ele já não fazia nada.
Entretanto, para complicar um bocadinho mais a situação, esta 2ª feira chegou um "WC canino" que tinha encomendado (uma coisa destas: http://lisboacity.olx.pt/en/sanitario-p ... id-6614554) e trocámos o jornal por isto (big mistake, olhando para trás).

Resumindo e concluindo: o Bull-E nunca mais fez xixi no sítio, e agora faz em qualquer sítio que esteja, menos no certo. Com a agravante que como já percebeu que ralhamos com ele sempre que vemos, nunca faz se estivermos a olhar, só quando estamos distraídos ou viramos costas. Sempre que isso acontece pegamos nele e levamo-lo para o sítio certo, mas ele aí nunca faz nada, por muito tempo que lá estejamos a insistir.

O que sugerem para corrigir este comportamento? a única hipótese que me ocorre e que ainda não tentei é pôr a caixa dele ao lado do "wc" e tentar confiná-lo a esse espaço, de maneira a que só possa fazer xixi na cama dele ou no sítio certo... mas cheira-me que travesso como é, mais rapidamente faz na cama que no WC. :o
sitiodosanimais
Membro Veterano
Registado: domingo nov 21, 2004 8:15 pm
Contacto:

sexta jul 10, 2009 10:45 am

Com a idade dele, penso que não haverá milagres.

Novamente muita paciência e recompansa extra, quando acertar no sítio :wink:
<p>Cumprimentos, </p>
rike46
Membro Júnior
Registado: segunda mar 02, 2009 10:28 pm

sexta jul 10, 2009 10:56 am

A Lola com 6 meses e ainda faz das dela de vez em quando :roll:

Nada como ter paciência e ralhar no momento certo... O que vale é que como temos uma varanda grande, quando esta com vontade vai la fazer os xixis.

São caes que bebem muita agua e por isso mesmo têm a necessidade de fazer mais xixis. Mas tenho a certeza que com o tempo vão aprendendo :wink:
petsy
Membro

sexta jul 10, 2009 11:03 am

sitiodosanimais Escreveu:Com a idade dele, penso que não haverá milagres.

Novamente muita paciência e recompansa extra, quando acertar no sítio :wink:
Sim claro, a minha questão é como é q eu o faço acertar no sítio a 1ª vez! :D

E já agora, será preferível voltar a pôr jornais para ajudar nesta fase, ou insistir já para que faça no seu "wc", já que é essa a solução definitiva que queremos manter?
petsy
Membro

sexta jul 10, 2009 11:09 am

rike46 Escreveu:A Lola com 6 meses e ainda faz das dela de vez em quando :roll:

Nada como ter paciência e ralhar no momento certo... O que vale é que como temos uma varanda grande, quando esta com vontade vai la fazer os xixis.

São caes que bebem muita agua e por isso mesmo têm a necessidade de fazer mais xixis. Mas tenho a certeza que com o tempo vão aprendendo :wink:
Claro que sim, sei disso perfeitamente e como disse estava tudo a correr bem antes de lhe termos mudado o sítio; fazia os seus xixis fora do sítio quando estava distraído, mas percebia-se que sabia onde era o sítio correcto para os fazer. Agora é que ficou todo baralhado e não sabemos como fazer para lhe voltarmos a "explicar" o sítio correcto! :?
maepulguinha
Membro Júnior
Registado: quinta mai 21, 2009 10:22 pm

sexta jul 10, 2009 10:32 pm

Pois aqui tb andamos com esse problema.. e olha que não mudamos nada de sitio.. e parece que regrediu.. mas acho que ainda vale a pena insistir..acho que ele gosta tanto de estar conosco que faz perto de nós pois se estiver no sitio dele faz no jornal..insiste e insiste..bjo e uma lambidela do Zeus ao mano..
Zeza
petsy
Membro

sábado jul 11, 2009 9:57 pm

Sim, eu percebo perfeitamente que não seja um processo linear e que haja retrocessos, mas neste caso ele pura e simplesmente nunca mais fez no sítio certo, desde que mudámos o sítio à 1 semana atrás.
Hoje começámos uma nova abordagem: pusemos umas barreiras à volta do sítio do xixi e a caixa dele ao lado, de maneira a que só tenha hipótese de fazer ou na caixa ou no sítio certo. Pusemo-lo lá 2x até agora (quando percebemos que estava aflito) e resultou, vamos lá ver se resulta a longo prazo... :?
AnaPonei
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2007 8:48 pm

segunda jul 13, 2009 9:34 pm

Carina, deixo-lhe a minha sugestão:

Sempre que ele fizer no sítio errado, não o reprima enquanto estiver a fazer porque senão ele vai associar o acto de urinar a castigo e isso pode trazer problemas sérios! Deixo-o fazer (no sítio que for) e só quando ele acabar é que o repreende (mal ele pare) pega nele e o coloca no sítio certo.

O ideal é recompensá-lo sempre que fizer bem, preferencialmente com comida ou biscoitos que ele goste MESMO muito!! :lol:

No início ele irá associar o acto de urinar naquele sítio a comida/bisoito e muito mimo e festa! Em cachorros eles fazem tudo por isso :wink:

Nesta fase é preciso muita paciência e o belo do balde e da esfregona sempre à mão :lol:

Acho que eles aprendem muito melhor e mais rápido pela positiva/recompensa do que pelo oposto, mas as duas juntas há-de chegar lá :wink:

Esteja especialmente atenta ao fim das refeições ou quando ele bebe, porque passado pouco tempo já se sabe o que ele irá fazer... e é o momento ideal para "atacar"
Ana Paula
Exquisite Edition Bulldogs
https://www.facebook.com/anaponei
petsy
Membro

quarta jul 15, 2009 1:54 pm

Muito obrigado pelos conselhos, Ana. É mais ou menos o que temos estado a fazer, com excepção do dizer "não" só no fim de fazerem xixi no sítio errado!
Rocky09
Membro Júnior
Registado: terça set 29, 2009 1:33 pm

sexta out 23, 2009 8:56 am

Boas,
Tenho tido vários problemas com os chichis e cocos do Rocky.
Com que idade é que os vossos deixaram de fazer em casa?

Tenho feito tudo como mandam as regras, ralhar quando faz no sitio errado (apesar de ser difícil, pois ele já só faz quando esta sozinho em casa.... se estivermos com ele não faz em casa!) e recompensa-lo com biscoitos quando faz na rua (que vai 4 vezes por dia, sendo + que suficiente).

Beijos e abraços,
Luís Nunes
saraeboris
Membro Júnior
Registado: sexta jun 12, 2009 8:37 pm
Localização: Boris (Frech Bulldog), Tita (Rafeirosa Lindona), Ninja e Samurai (Tartaruga Corcunda do Mississipi e

sexta out 23, 2009 9:18 am

eu desde que o boris é pequeno que o habituei a varanda.
depois como tenho outra cadela e é mais velha e já estava mais que habituada ao sitio correcto quando o boris chegou, ele fazia tudo como ela fazia ...
sempre q a minha tita vai fazer xixi a varanad lá vai o boris atras dela ..

depois sempre deixamos panos velhos e restos de tshirts velhas no chao da varanda para eles lá irem fazer (o boris marca tudo o que esta no chao), assim faz para cima do pano velho e nao alça a perna para os vidros ou parede.
<p>I Love Frenchies!!!!&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;</p>
xixaveron
Membro Veterano
Registado: quarta fev 27, 2008 1:36 am

sexta out 23, 2009 12:16 pm

Rocky09 Escreveu:

faz na rua (que vai 4 vezes por dia, sendo + que suficiente).
Olá !
Sim agora pode ser suficiente , mas secalhar quando começou a poder ir á rua não era e aí você poderia ir mais vezes para o habituar .
O meu Veron se não me engano é 4 dias mais velho k o Rocky e quando começou a ir á rua 3meses e pouco eu ia com ele de 3 em 3 horas (fosse dia ou noite) e depois fui aumentando o tempo progressivamente até k agora com quase 5 meses vai 2/3 vezes , ainda assim faz duas vezes no jornal em casa (+- 5 da manhã e 10 da manhã).
Como vai começar o fim-de-semana tente ir com ele de 4 em 4 ou de 5 em 5 horas a ver se o consegue habituar .
Rocky09
Membro Júnior
Registado: terça set 29, 2009 1:33 pm

sexta out 23, 2009 1:53 pm

xixaveron Escreveu:
Rocky09 Escreveu:

faz na rua (que vai 4 vezes por dia, sendo + que suficiente).
Olá !
Sim agora pode ser suficiente , mas secalhar quando começou a poder ir á rua não era e aí você poderia ir mais vezes para o habituar .
O meu Veron se não me engano é 4 dias mais velho k o Rocky e quando começou a ir á rua 3meses e pouco eu ia com ele de 3 em 3 horas (fosse dia ou noite) e depois fui aumentando o tempo progressivamente até k agora com quase 5 meses vai 2/3 vezes , ainda assim faz duas vezes no jornal em casa (+- 5 da manhã e 10 da manhã).
Como vai começar o fim-de-semana tente ir com ele de 4 em 4 ou de 5 em 5 horas a ver se o consegue habituar .
Olá,
Sim isso é verdade. Ele vai 4 vezes à rua agora, mas quando foi lá para casa íamos com ele também de 3 em 3 horas (mais coisa menos coisa). Mas isso foi no verão e estávamos de férias, o que facilitou as coisas... No inicio de Setembro quando o trabalho começou é impossível, e mesmo assim tenho feito o esforço para ir a casa à hora de almoço para ele ir à Rua mais vezes! Mas quando chego tenho sempre, pelo menos, um chichi...
O meu Boxer aos 4 meses já não fazia nada em casa e a terapia foi a mesma, o Rocky mesmo estando ao pé do Satan não aguenta tanto tempo e faz onde calha....!
taniaxana
Membro Veterano
Registado: quinta jul 18, 2002 7:00 pm

sexta out 23, 2009 2:32 pm

O Dunga com 4 meses ainda fazia sempre 2 xixis pelo menos em casa.
Tb depende mto de cada um.
saraeboris
Membro Júnior
Registado: sexta jun 12, 2009 8:37 pm
Localização: Boris (Frech Bulldog), Tita (Rafeirosa Lindona), Ninja e Samurai (Tartaruga Corcunda do Mississipi e

sexta out 23, 2009 2:56 pm

e da disponibilidade que temos nas nossas vidas profissionais e pessoais para vir tantas vezes a rua
<p>I Love Frenchies!!!!&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Bouledogue Francês”