segunda jan 11, 2010 12:39 am
Olá.
Aconselho-te a falares com o forista dono da Tamuh. Ela tb teve um problema do género, teve que fazer uma traqueostomia e não sei se não fez aquela cirurgia para alargar a abertura das narinas para respirar melhor..
Conheço algumas pessoas que fizeram essa operação aos boules e dizem maravilhas, que os cães tinham imensa dificuldade em respirar e depois da cirurgia melhorou imenso a qualidade de vida deles...
Informa-te num hospital veterinário ou num vet que tenha experiência com este tipo de intervenção cirúrgica.
Caso optes por operar, aconselharia a ponderares a hipótese de o castrares, como tens uma fêmea em casa.... Falo pela experiência que tenho.. O Sharik já me partiu uma persiana no outro lado da casa para vir pelo terraço e vir ter com a Torita à sala... Tem que passar "a semana crítica" fora da nossa casa porque dá em louco... No caso do teu cão, será um risco superior à média... Não sei é se é boa ideia fazer as duas de uma vez, como tb já vi, porque é muita medicação no pós-operatório e eu teria receio disso...
O que ele tem é um grande risco neste tipo de raças, normal não é, mas é mais comum do que o que se pensa... Então nos bulldogs ingleses... é a maioria...
Sempre que o trouxeres à rua convém andar preparada para o pior.. Agasalhado no Inverno e sem correrias, e no verão andar com aquelas ventoinhas portáteis e aqueles burrifadores de água...
Questiona tb o teu veterinário o que ele aconselha para os piores momentos. Por exemplo, nos casos de ataques cardíacos ou de ansiedade, é prática comum ter valium injectável, para relaxamento muscular e acalmar a tempo de o levar ao veterinário. No caso de ele ter mesmo falha de oxigénio e desmaiar, o q podes fazer para o socorrer a tempo. Nem que seja dar-lhe oxigénio com aquelas bombas portáteis... Imagina que lhe dá uma coisa dessas às duas da manhã... Não arranjas vet em menos de meia-hora... Eu quereria saber o que poderia fazer em caso de emergência... Mas isso sou eu que sou paranóica e gosto de estar preparada para o pior possível e poder agir em conformidade...
Vai continuar a ter uma vida normal, apenas com algumas limitações... Informa-te sobre a cirurgia, ouço maravilhas... Tem é que ser alguém de confiança a fazê-la...
Vai-nos mantendo a par... e as melhoras para o Dunga!