Apneia...

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Bouledogue Francês! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: AnaPonei

taniaxana
Membro Veterano
Mensagens: 548
Registado: quinta jul 18, 2002 7:00 pm
Localização: 2 bouledogue francês (Dunga e Drika)

terça dez 29, 2009 10:15 am

Bom dia!
O que sabem ou o que já ouviram sobre apneia nesta raça?

Espero que me possam ajudar.

Obrigada :wink:
sitiodosanimais
Membro Veterano
Mensagens: 959
Registado: domingo nov 21, 2004 8:15 pm
Contacto:

terça dez 29, 2009 4:42 pm

A apneia, afecta todas as raças, até a nossa :wink:

Penso que só uma avaliação médica, poderá ser conclusiva.

Vigie o peso.

Também poderá ser um problema no palato mole, fossas nasais, etc., mas mais uma vez, veterinário...
<p>Cumprimentos, </p>
taniaxana
Membro Veterano
Mensagens: 548
Registado: quinta jul 18, 2002 7:00 pm
Localização: 2 bouledogue francês (Dunga e Drika)

terça dez 29, 2009 5:34 pm

sitiodosanimais Escreveu:A apneia, afecta todas as raças, até a nossa :wink:

Penso que só uma avaliação médica, poderá ser conclusiva.

Vigie o peso.

Também poderá ser um problema no palato mole, fossas nasais, etc., mas mais uma vez, veterinário...
Foi o que fiz, foi a vet que me falou disso e que ñ podíamos fazer nada.
Ele tem a traqueia um pouco recuada e as narinas um pouco fechadas.
Disse-me também ser normal, mas ñ deixava de ser perigoso. :(
saraeboris
Membro Júnior
Mensagens: 43
Registado: sexta jun 12, 2009 8:37 pm
Localização: Boris (Frech Bulldog), Tita (Rafeirosa Lindona), Ninja e Samurai (Tartaruga Corcunda do Mississipi e

domingo jan 03, 2010 12:36 pm

ate em nos humanos isso é um perigo
tenta ter mesmo o peso vigiado, saidas em dias muito quentes, muita excitação (dias de festa, passeios grandes e afins)
<p>I Love Frenchies!!!!&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;</p>
sitiodosanimais
Membro Veterano
Mensagens: 959
Registado: domingo nov 21, 2004 8:15 pm
Contacto:

domingo jan 03, 2010 12:58 pm

taniaxana Escreveu:...Ele tem a traqueia um pouco recuada e as narinas um pouco fechadas.
Disse-me também ser normal, mas ñ deixava de ser perigoso. :(
O cão deverá ter uma vida normal (para a raça).

Apenas deverá ser excluído como reprodutor, obviamente :wink:
<p>Cumprimentos, </p>
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

domingo jan 03, 2010 1:33 pm

Ora nem mais... mesmo sendo uma raça braquicéfala os boules não devem apresentar essa condição, para além de ser um desvio à raça é potencialmente perigoso para a saúde do animal. Siga os conselhos do Sítio e da Saraeboris...

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

taniaxana
Membro Veterano
Mensagens: 548
Registado: quinta jul 18, 2002 7:00 pm
Localização: 2 bouledogue francês (Dunga e Drika)

domingo jan 03, 2010 10:05 pm

Ele tem uma vida normal, e evito mesmo diferenças de temperatura e tem ido "agasalhado" para ñ sentir mto o frio, visto que a diferença de casa é sempre um bocadinho.
Em relação ao peso está óptimo, tem 13kg e ñ é nada gordo (quem o conhece pessoalmente já constatou isso).
Vou mesmo vigiando porque só faz isso de vez em quando.
Última edição por taniaxana em segunda jan 04, 2010 10:57 am, editado 1 vez no total.
Pausanias
Membro Veterano
Mensagens: 799
Registado: quarta dez 23, 2009 11:15 pm
Localização: skylos, Katta, Pouli

domingo jan 03, 2010 11:13 pm

&nbsp; "It is wiser to find out than to suppose" Mark Twain
taniaxana
Membro Veterano
Mensagens: 548
Registado: quinta jul 18, 2002 7:00 pm
Localização: 2 bouledogue francês (Dunga e Drika)

segunda jan 04, 2010 11:00 am

Ao falar com a vet disse-me que era normal nestas raças pela estrutura do focinho e que ñ podíamos fazer nada.
Alguém já passou pelo mesmo?
O que disseram os "vossos" vet's?
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda jan 04, 2010 11:22 am

Eu não diria que é "normal", diria que há muito maior incidência destes problemas nas raças braquicéfalas do que nas outras, o que é completamente diferente. Isso é o mesmo que dizer que a displasia da anca é normal nos PA ou labradores...

A dificuldade em respirar não é considerada normal nem aqui nem na conchichina... o vosso cão nasceu assim e não há nada que se possa fazer, mas isso não é uma condição normal ou expectável nos boules.

Falando em casos práticos, tenho uma vizinha que tem um pug que também sofre do mesmo. Basicamente o que ela faz é não expôr o animal a situações de grande stress ou excitação, ter cuidado com o calor, no fundo o que já falaram aqui. Mas já por duas vezes o animal desmaiou com falta de sangue no cérebro, tendo sido o primeiro desses episódios que a levou a procurar o vet.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

taniaxana
Membro Veterano
Mensagens: 548
Registado: quinta jul 18, 2002 7:00 pm
Localização: 2 bouledogue francês (Dunga e Drika)

segunda jan 04, 2010 12:31 pm

O meu pode ter nascido assim mas só agora depois de 1 ano é que faz isto de vez em quando.
O que a vet disse foi que estas raças têm mais probabilidades de ter, e que isto era apneia.
Em relação ao dia-a-dia dele tento fazer tudo normal, passeios curtos, ñ andar exposto ao calor, ñ criar ambientes de mta excitação.
E sinceramente espero ñ vir a assistir a momentos desses, porque como já referi ele faz isso de vez em quando.
E resolvi questionar porque pensar que era expectoração presa, o que me enganei...
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda jan 04, 2010 3:56 pm

a vet disse foi que estas raças têm mais probabilidades de ter
Ora bem, isto não é de todo dizer que é "normal"... porque normal não é.

As melhoras do Dunga.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

taniaxana
Membro Veterano
Mensagens: 548
Registado: quinta jul 18, 2002 7:00 pm
Localização: 2 bouledogue francês (Dunga e Drika)

segunda jan 04, 2010 4:18 pm

Pois...
De qualquer forma já pensei em pedir outra opinião noutro vet perto de nós, visto que ainda ñ assistiram ao vivo, só mesmo se nós filmarmos.
AnaPonei
Membro Veterano
Mensagens: 615
Registado: sexta jun 29, 2007 8:48 pm
Localização: Bouledogues Franceses e Bulldogs Ingleses

segunda jan 11, 2010 12:39 am

Olá.

Aconselho-te a falares com o forista dono da Tamuh. Ela tb teve um problema do género, teve que fazer uma traqueostomia e não sei se não fez aquela cirurgia para alargar a abertura das narinas para respirar melhor..

Conheço algumas pessoas que fizeram essa operação aos boules e dizem maravilhas, que os cães tinham imensa dificuldade em respirar e depois da cirurgia melhorou imenso a qualidade de vida deles...

Informa-te num hospital veterinário ou num vet que tenha experiência com este tipo de intervenção cirúrgica.

Caso optes por operar, aconselharia a ponderares a hipótese de o castrares, como tens uma fêmea em casa.... Falo pela experiência que tenho.. O Sharik já me partiu uma persiana no outro lado da casa para vir pelo terraço e vir ter com a Torita à sala... Tem que passar "a semana crítica" fora da nossa casa porque dá em louco... No caso do teu cão, será um risco superior à média... Não sei é se é boa ideia fazer as duas de uma vez, como tb já vi, porque é muita medicação no pós-operatório e eu teria receio disso...

O que ele tem é um grande risco neste tipo de raças, normal não é, mas é mais comum do que o que se pensa... Então nos bulldogs ingleses... é a maioria...

Sempre que o trouxeres à rua convém andar preparada para o pior.. Agasalhado no Inverno e sem correrias, e no verão andar com aquelas ventoinhas portáteis e aqueles burrifadores de água...

Questiona tb o teu veterinário o que ele aconselha para os piores momentos. Por exemplo, nos casos de ataques cardíacos ou de ansiedade, é prática comum ter valium injectável, para relaxamento muscular e acalmar a tempo de o levar ao veterinário. No caso de ele ter mesmo falha de oxigénio e desmaiar, o q podes fazer para o socorrer a tempo. Nem que seja dar-lhe oxigénio com aquelas bombas portáteis... Imagina que lhe dá uma coisa dessas às duas da manhã... Não arranjas vet em menos de meia-hora... Eu quereria saber o que poderia fazer em caso de emergência... Mas isso sou eu que sou paranóica e gosto de estar preparada para o pior possível e poder agir em conformidade...

Vai continuar a ter uma vida normal, apenas com algumas limitações... Informa-te sobre a cirurgia, ouço maravilhas... Tem é que ser alguém de confiança a fazê-la...

Vai-nos mantendo a par... e as melhoras para o Dunga!
Ana Paula
Exquisite Edition Bulldogs
https://www.facebook.com/anaponei
taniaxana
Membro Veterano
Mensagens: 548
Registado: quinta jul 18, 2002 7:00 pm
Localização: 2 bouledogue francês (Dunga e Drika)

segunda jan 11, 2010 2:26 pm

O que é aconselhado de momento pela vet é fazer um rx ao tórax e um electrocardiograma, e se preciso ter um broncoestimulador, ela falou-me que isto seria um xarope.
Mas de qualquer forma para antes fazermos exames.

Ele à rua vai bem agasalhado e mesmo em casa anda de camisolinha de lã. Estou preocupada e atenta também.

Vamos ver... :(

Obrigada pelas melhoras...
Responder

Voltar para “Bouledogue Francês”