Diarreia

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Chinchila! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.
tifanybel
Registado: domingo dez 21, 2003 7:57 pm

domingo dez 21, 2003 8:09 pm

A minha chinchila está com diarreia. Retirei-lhe a ração, pondo na gaiola só tosta e feno. A diarreia continua. Li num site brasileiro que se pode dar um pequeno galho de pitangueira com folhas ou farinha de rosca. Não sei o que é isto e se fará mesmo bem. Alguém sabe?
zooexotico
Membro Veterano
Registado: segunda mar 11, 2002 12:42 pm
Contacto:

quinta dez 25, 2003 2:53 pm

O melhor será medicares a tua chinchila.

Cuidado porque elas MORREM com diarreia.

O melhor será leva-la a um veterinário, mas podes colocar uma saqueta de Ultra Levure na água de bebida para começar. Tens que mudar a água com o medicamento todas as 6 horas pois estraga-se com facilidade.

Agora o melhor é pensares na [b]razão e causas[/b] dessa diarreia para não repetires o erro.

Boas melhoras!
tifanybel

sábado dez 27, 2003 6:56 pm

Obrigada, zooexotico. Parece que o problema da minha chinchila já tá resolvido. Não sei o que originou a diarreia. Para o caso de se repetir, onde posso comprar Ultra Levure?
zooexotico
Membro Veterano
Contacto:

domingo dez 28, 2003 10:16 am

Nas Farmácias.

Ultra Levure ou Antibiophilos.

No entanto DEVEM SEMPRE LEVAR AS VOSSAS CHINCHILAS AO VETERINÀRIO, o mais importante é encontrar a origem da diarreia e não estar a dar medicamentos sem saber qual a doença ou o que provoca a diarreia.

Até podemos estar a fazer mais mal do que bem.

Só o veterinário pode fazer análises e encontrar a origem da doença bem como administrar o medicamento correcto.

Ir á farmácia comprar o Ultra Levure pode ser mais barato, mas podemos ficar sem o animal se não for esse o tratamento adequado.

Se gostam dos vossos animais, VÃO AO VETERINÁRIO com eles! Não venham para aqui esperar uma resposta. VÃO LOGO ASSIM QUE CONSTACTAREM QUE EXISTE ALGUM PROBLEMA!
Muitas vezes só agindo rapidamente se conseguem curar os animais.

Boas melhoras... e cuidado com as guloseimas!!!!
tifanybel

terça dez 30, 2003 6:41 pm

A minha chin está de novo com diarreia, que não melhorou com o Ultra Levure. O vet receitou um antibiótico. Não achou necessário fazer análises. Disse que este medicamento é o melhor para regularizar a flora intestinal.
Só consigo encontrar uma razão para a diarreia que é o ramo que pus na gaiola algum tempo atrás ainda estar verde.
A chin tá esperta. Espero não ficar sem ela.
Última edição por tifanybel em quarta dez 31, 2003 12:32 am, editado 1 vez no total.
zooexotico
Membro Veterano
Contacto:

terça dez 30, 2003 10:36 pm

Com certeza que o ramo verde é a causa da diarreia. Retire-o imediatamente da gaiola. As chinchilas não devem comer nada verde. Espero que a sua chinchila melhore em breve.

Boas melhoras,

José Santos
tifanybel

quarta dez 31, 2003 12:26 am

O ramo já foi retirado há cerca de 3 semanas.
Cleo
Membro
Registado: segunda dez 16, 2002 7:16 pm
Localização: 1 gata, 10 chinchilas, 1 papagaio, 1 tartaruga,peixes, 1 chihuahua
Contacto:

quarta dez 31, 2003 6:14 pm

Muitas vezes as chinchilas ficam com diarreia por motivos de stress! Ou porque têm um novo companheiro ou por motivos que vá lá o dono entender! É preciso ter muito cuidado com o que se põe na gaiola, mas às vezes não fizemos nada de mal e acontece! Quando as minhas chin têm fezes moles eu costumo retirar o granulado e dar flores de camomila(venda em ervanárias) com um pouco de centeio em semente! Dou feno mas em menos quantidade! Depois vou adicionando o granulado a pouco e pouco até as fezes estarem normais! Claro que se não melhorar em 2 dias ou se piorar leva-se ao veerinário e espera-se que ele consiga resolver, o que infelizmente nem sempre acontece!
zooexotico
Membro Veterano
Contacto:

quinta jan 01, 2004 12:52 pm

Os veterinários não têm poderes mágicos e não devemos pensar que são Deuses que resolvem todos os problemas dos nossos animais.

Temos que ser nós a escolher os veterinários com mais experiência nos animais que temos e a ir o mais depressa possivel ao veterinário para que a possibilidade de uma cura seja maior. O resto é sempre uma incógnita, acontece connosco e acontece também com os animais...

Se o tronco foi retirado há 3 semanas, não acredito que seja ele que esteja a provocar diarreia agora... se ela já está com diarreia há 3 semanas... Então o caso é grave.

Quanto ás mesinhas caseiras da CLEO, eu sinceramente nunca tinha lido nada sobre isso em livro nenhum nem nunca nenhum criador me mencionou esses produtos... No entanto nunca digo que não. Se ela se dá bem com eles...
Eu prefiro consultar um veterinário.

Votos de Boas melhoras...
Cleo
Membro
Contacto:

quinta jan 01, 2004 10:05 pm

Pois, eu também procuro veterinários, mas não vivo em Lisboa onde há imensa oferta. Tenho de me resignar com o que tenho e experimentar o que me aconselham. Até hoje não me dei mal! Não digo para não ir aos veterinários, pelo contrário! Eu é que não tenho acesso a veterinários com experiência em exóticos e como tal quando eles não resolvem tenho de experimentar tudo para salvar os meus bichos! Esses sim é que me importam!
Cleo
Membro
Contacto:

quinta jan 01, 2004 10:12 pm

Ah, esqueci-me de dizer que não aconselhei a tifanybel a usar mezinhas visto que o caso da chin dela é grave demais para ser resolvido assim, visto que dura há muito tempo! Mas quando a doença vai no início nem sempre é necessário usar medicamentos! Eu não vou ao médico de cada vez qu tenho diarreia!!!!Só se não passar com chás e cuidados alimentares, e como todos sabem também se pode morrer de desinteria! Eu só estava a falar dos produtos que aprendi a usar com a experiência, longe de mim desacreditar a medicina veterinária!!!
tifanybel

domingo jan 04, 2004 7:51 pm

Eu retirei o ramo da gaiola há cerca de 3 semanas mas a diarreia começou muito depois. Falei no ramo porque era a única causa remota com que podia relacionar a diarreia. Não via nem vejo mais nenhuma.
Enquanto durou o tratamento a chin não defecou. Só hoje vi um cocó muito pequenino, de consistência normal. Andou a passear pela casa e não deixou rasto, ao contrário do que é costume.
Muito obrigada pelas mezinhas, Cleo. É bom sabermos destas coisas, para as aplicarmos logo que a doença aparece.
Não imaginam como é difícil fazer uma chin engolir 6 ml de líquido. No 1º dia dava-me dentadas. Debatia-se como uma doida, sempre defendendo a área da boca com as maozinhas. Algum líquido perdia-se. Eu não me importava muito, pois acho esta dose exagerada para uma chin. O vet pode ter-se enganado. Como diz a Cátia, só quem vive em cidades grandes é que pode escolher alguém com experiência em exóticos.
Mais uma vez muito obrigada pela vossa ajuda.
Cleo
Membro
Contacto:

domingo jan 04, 2004 10:14 pm

Como eu a entendo...não é nada fácil dar um medicamento a uma chinchila!!!!
Cleo
Membro
Contacto:

domingo jan 04, 2004 10:16 pm

Ah, tenha cuidado, se não defeca pode estar com obstipação e isso pode ser excesso de medicamento! Consulte o veterinário, pois as chinchilas também morrem de obstipação, infelizmente já perdi a minha Valentina por esse motivo!
tifanybel

segunda jan 05, 2004 7:28 pm

Help! Se ela estiver com obstipação, eu vou ao vet e ele torna a receitar uma dose excessiva do contrário? Não conhece nenhuma mezinha para obstipação, Cleo? Talvez sumo do ananás? Ameixa seca? 2 ou 3 passas?
Tenho de apurar se ela tá a defecar ou não.
Responder

Voltar para “Chinchila”