ola, bom e para contar a minha experiença com a piquita, sei que isto pode aujudar alguem que esteja a pasar por esta situaçao...
a minha piquita estava gravida, e faz 3 dias tubo 3 chinchis lindos, un era um bocado mais pequeno, eu feique muito contente porque elos estabam con boa energia e a mae estava a tomar conta de elis. o problema veio depois, quando notei que a chinchi mais pequena estava mais fraca, eu pegue na piquita e me dei conta que as maminhas estavam muitas pequeninas...ontem procurei um telefom de una veterinaria que tenha conocimentos de exoticos e me preparei para si veia mais fracote ao chinchi lo iria levar a veterinario ( so para que fique asiente, elos ficabam bem sosegadinhos ao pe da mae, por isso me setia contradecida) pronto, ontem llego a casa por volta das 4 da tarde, e o mais pequenino, estava no chao ( parecia que alguem lo habia pisado) fique em terror, pegue em el e començe a darle calor ( estava frio, habia entrado em hipotermia) fomos a correr para a veterinari ( ainda bem que ainda existem pessoas assim, era amorosa) levei a mae e aos tres. pronto..o que aconteceu foi o siguente: A MAE POR SER PRIMEIRA GRAVIDEZ ( novinha) TEM POCA LEITE, AS DUAS CHINCHIS MAIORES TEM MAIS FORZA PARA AMAMANTAR E SE ESTAO AGUANTANDO, O PEQUENINO ESTAVA DESIDRATADO E COM HIPOTERMIA, LE DIEROM SUERO DOLCE E CALOR E EL FICO MELHOR. ME DIEROM UNAS VTAMINAS E CALCIO PARA ELA ( PARA VER SI FAZ MAIS LEITE) TIVE QUE POR EM UMA CAIXA DE CARTAO GRANDE E FUNDO FOFINHO E ALGUMA FONTE DE CALOR ( NAO DIRECTA) PARA QUE ELOS NAO TENHAM FRIO.. E CONTROLAR ESAS DOIS PARA VER SI COMENÇAM A TER OS MESMO S SINTOMAS QUE O OUTRO. CADA DUAS HORAS ESTAVA A ALIMENTAR O MAIS PEQUENO ( HAST ADE NOITE) PERO LAMENTABELMENTE HOJE AS 10 DA MANHA DEIXO DE VIVIR.. fiquei muito triste, pero ainda tenho que tomar conta dos outros dois... so quiz contar a minha experiença, achou que s hubera sabido antes, hubera levado antes ao veterinario.. obrigado igualmente por todas as outras dicas que venho seguido aqui, ja que me ajudam e ajudarao de aqui a adiente..
para quem tem um chinchila gravida por 1ra vez..
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo nov 26, 2006 5:47 pm
lamento pelo menino 

se abandonas um animal nao és digno de viver "Haverá sempre, em algum lugar, um cão abandonado, que me impedirá de ser feliz..." Jean Anouilh