triste notícia

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Chinchila! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.
Responder
ChinGirl
Membro Júnior
Registado: sábado ago 16, 2003 2:29 pm

quarta jan 07, 2004 5:36 pm

Oi outra vez!
Dá ultima vez q cá estive tava em duvida se a minha chinchila(roedor) estaria grávida ou não... mas tava mesmo.
O pior é q tive um grande desgosto qd no domingo de manhã a seguir ao natal descobri uma cria q havia nascido morta na noite anterior :cry:
Foi um desgosto horrivel ate pk a minha femea poderia ter morrido.Agora separei o meu casal pk cm sabem os criadores deste animal as femeas entram no cio logo após o parto e poderia ser perigoso para a mãe e para os filhotes.Tenho uma vizinha q comteu esse erro e a chinchila dela teve duas crias deficientes: uma raquitica(q felizmente conseguiu salvar) e uma sem cauda e sem uma patinha q morreu(e ainda bem pois levaria uma vida sofrida) após 48 horas.
Assim fica aki o meu apelo: ñ deixem q as vossas chinchilas tenham duas ninhadas seguidas,até pk é aconselhável serem dois partos por ano,pois pode ser perigoso e é sobretudo um grande desgosto.E aqui fica o meu apelo e a esperança para q tenha mais sorte da proxima vez pk tou ansiosa por ter crias.

Um grande abraço pa tds

ChinGirl ;)
zooexotico
Membro Veterano
Registado: segunda mar 11, 2002 12:42 pm
Contacto:

quarta jan 07, 2004 9:13 pm

Olá!

Tenho muita pena do que aconteceu á sua chinchila. É muito raro acontecerem problemas com o parto, mas há sempre excepções á regra.

No entanto deixe-me informa-la que não é verdade aquilo que diz sobre as ninhadas consecutivas.

É verdade que as fêmeas entram em cio logo no dia em que ocorre o parto e durante 3-5 dias. Mas não é verdade que se tenha que separar os machos para evitar que as crias nasçam anormais.
Na natureza ninguém separa os machos.

Eu no início separava os machos mas depois, muitas vezes elas não queriam aceitar de novo os machos por causa de que eles tinham um cheiro diferente e elas defendiam a sua gaiola ( o território) e muitas vezes havia brigas feias lá por casa! Então deixei de o fazer. Só separava o macho, quando a ninhada anterior tinha sido muito grande ou depois de 2 ou 3 ninhadas consecutivas. Mas isso raramente acontecia.

Nunca me nasceu nenhuma cria anormal ou menos saudável. É normal que, em ninhadas de 4, a ultima seja muito fraquinha, mas anormais como a da sua amiga, a faltar-lhe uma pata, não foi de certeza por isso. Já tive cerca de 50 fêmeas e isso nunca aconteceu.

O meu palpite sobre a causa da chinchila da sua amiga ter nascido assim é:
- O o casal é aparentado pois isso acontece muitas vezes em "inbreeding". A criação entre chinchilas que são familiares.

- Ou a chinchila comeu a patinha do filhote ao limpa-la. Isso pode acontecer, tanto em chinchilas como em outros animais (coelhos, furões, gatos, etc).

Por isso, na minha opinião, não se deve separar os machos das fêmeas. Deve-se tentar evitar acidentes, deve-se colocar uma caixa de madeira na gaiola para os bebés se refugiarem quando os pais andarem nas perseguições amorosas, mas não é necessário separar. A maior parte das vezes elas nem aceitam os machos. Tive chinchilas que tiveram 4-6 meses entre ninhadas sem engravidar e sem que eu fizésse alguma coisa para isso.

Espero que para a próxima vez as coisas corram melhor.

Cumprimentos,

José Santos
Cleo
Membro
Registado: segunda dez 16, 2002 7:16 pm
Localização: 1 gata, 10 chinchilas, 1 papagaio, 1 tartaruga,peixes, 1 chihuahua
Contacto:

quinta jan 08, 2004 4:44 pm

Eu também faço o mesmo que o zzoexotico! Mas costumo dar vitaminas às minhas fêmeas depois do parto, bem como leite em pó (1colher de sobremesa por semana) misturada no granulado.Realmente deveriam ser aparentadas para acontecer essa desgraça! Lamento muito, mas melhores dias virão!
zooexotico
Membro Veterano
Registado: segunda mar 11, 2002 12:42 pm
Contacto:

quinta jan 08, 2004 10:26 pm

Mais importante que vitaminas é o cálcio, elas dispendem de muito cálcio no parto e convém terem uma boa reserva.

Já tive uma chinchila que teve uma chinchila em casa e, passadas muitas horas, só conseguio ter as outras duas no veterinário depois de ele lhe ter dado uma injecção de cálcio.
Por acaso estava de férias. Se não estive ela podia morrer por não conseguir ter as duas crias.
Assim todos sobreviveram!!!
;)

Por isso dêem-lhe um suplemento de cálcio antes e depois do parto.
Responder

Voltar para “Chinchila”