chinchila,k nao se habitua..

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Chinchila! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.
Responder
KarelThaZouk
Membro Júnior
Registado: quinta jan 30, 2003 8:00 pm

segunda fev 02, 2004 1:12 pm

tenho um chinchila,desde os seus 3 meses,em minha casa na gaiola. qd cá chegou pegava lhe,ele ficava sossegado ao meu colo,sem problemas.
agora é muito assustado,se faço algum movimento ele foge de imediato,por vezes até me assusto,se o solto,dp nao o consigo agarrar é um caso sério pra ele voltar para a gaiola,vem comer á mao,deixa fazer festas na gaiola,mas quando está á solta nao vem ter com ninguem,só se esconde,e se alguem se mexe,foge de imediato pra um sitio escondido..
que devo fazer? mete lo mais vezes á solta durante largos periodos? será k ele vê mal e se assusta?? gostava que alguem ajudasse,tenho o á +- 5 meses..
zooexotico
Membro Veterano
Registado: segunda mar 11, 2002 12:42 pm
Contacto:

segunda fev 02, 2004 4:08 pm

Pois o problema quando soltamos as nossas chinchilas é que elas depois não querem voltar á gaiola.

É normal que ela fique mais "bravia" desde que a solta pois ele sabe que quando o vai apanhar é para o colocar de novo na gaiola.

É dificil de a habituar novamente ao colo. Pode deixar de a soltar durante um tempo para assim a tentar cativar ou pode pegar nela e depois deixa-la solta durante mais algum tempo para ver se ela percebe que o facto de você a agarrar não quer dizer que a vá colocar na gaiola.

Tente também, quando a agarra, dar-lhe uma guloseima (um pedacito de maçã ou de tosta, uma semente, etc). Nunca lhe dê muitas guloseimas, mas deixe-a perceber que colo=guloseima e assim ela poderá mudar a atitude e deixar de querer fugir.

Boa sorte!!!
;)
Cleo
Membro
Registado: segunda dez 16, 2002 7:16 pm
Localização: 1 gata, 10 chinchilas, 1 papagaio, 1 tartaruga,peixes, 1 chihuahua
Contacto:

segunda fev 02, 2004 11:11 pm

Pois é o zooexotico tem toda a razão. Eu quando solto as chinchilas, elas também não querem voltar para casa mas se lá pusermos comida, mais cedo ou mais tarde lá se habituam. É uma questão de hábito, visto que por muito que andem soltas ou que tenham espaço querem sempre mais.
Boa sorte!
danielcat
Membro
Registado: quinta abr 08, 2004 12:40 pm
Localização: Chinchillas, Caes, Gatos, Gerbilos, Hamsters Chineses, Hamsters Syrios, Mufeta, Furões
Contacto:

sábado abr 24, 2004 9:26 pm

Boas,

Secalhar sou a melhro pessoa para te respodner a isso, visto que tenho andado a estudar o comportamento das chins com todo o rigor...

O que se passa com a tua chin, é exactamente o que se passou com as minhas.
Quando ela chega ao teu colo, vem stressada de uma viagem, ou não está habituada ao seu habitat.
Ela fica entao bastante sossegada no colo, numa especie de "não me faças mal" ou "não vou pra nenhum lado porque este não é o meu território".

Eu tenho uma chinchilla que responde ao nome, só a deixo andar em cima da cama, quando a chamo pra cima da cama ela vai, e já sabe que é castigada se for para o chão.

O que se passa é que dei-lhe "pistas" de como ela se deve portar.
Nunca a deixei andar muito á solta e castiguei-a sempre que ela ia para sitios onde não devia..

E como se castiga uma chinchilla?
Simples:
Cada vez que a minha chinchilla ia para debaixo da cama, ia atraz dela a chamar o nome dela com um tom diferente.
Assim que a agarrava, ela levava umas asopradelas no fucinho (elas destetam isso), e meti-a na gaiola...
Pouco tempo depois, mal ela ia pro chão, chamava-lhe o nome e ela voltava outra vez a saltar para cima da cama, e ai, era recompensada com uma passa ou um bocadinho de alfafa.

pouco tempo depois já reconhecia quando chamva o nome dela quando se portava mal, ou quando a chamava para vir comer, ou para "expreitar" fora da gaiola.

outra coisa, tenho gaiolas muito grandes, e apenas uma porta nelas... nunca tive quaqier problema em agarrar as minhas chinchillas, pois habitueias a receberem as guluseimas á porta, habituando-as ao "sitio de saida"

Uma coisa muito importante
Já matei uma chinchilla por acidente na epoca de soltura, e outra foi parar ao veterinario com um vaso sanguenio rebentado... tem cuidado quando soltares as tuas chinchillas nao as pisares nem que ela fique presa em algum sitio (que foi o que aconteceu ás minhas).

Alem disso, prepara o teu quarto (ou a tua casa) num verdadeiro "chin prof" pois elas podem ficar com os bigodes chamuscados se morderem algum fio electrico

Um abraço
DC
loca
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 12:00 pm

quinta ago 05, 2004 2:13 pm

Ola,
Comigo passou-se exactamente o mesmo, no dia em que fui buscá-la ela ficou horas sossegada no meu colo. Eu trouxe-a para o trabalho e andou de mão em mão durante toda a tarde sem se queixar uma unica vez.
Qd a levei para casa manteve-se super calma durante os primeiros dias, eu pegava-lhe ao colo, andava em cima dos sofas e da mesa da sala, sempre calminha...
O pior foi qd comecei a soltá-la...a gajinha começou a conhecer "os cantos à casa" e agora sempre que a solto (que é todos os dias...:D) é um inferno para apanhá-la...pois ela esconde-se em sitios inacreditaveis.
A unica coisa que a faz "sair do buraco" é o meu setter irlandes, pois são grandes amigos....:) mas qd tento agarrá-la ela foge.
Felicidades e boa sorte para "a tua peste" ;)

Dany...deste-me mais uma dicas ;)

Ruth
Koral
Membro Veterano
Registado: segunda fev 28, 2005 2:23 am

terça abr 01, 2008 9:21 pm

danielcat Escreveu:Boas,

Secalhar sou a melhro pessoa para te respodner a isso, visto que tenho andado a estudar o comportamento das chins com todo o rigor...

O que se passa com a tua chin, é exactamente o que se passou com as minhas.
Quando ela chega ao teu colo, vem stressada de uma viagem, ou não está habituada ao seu habitat.
Ela fica entao bastante sossegada no colo, numa especie de "não me faças mal" ou "não vou pra nenhum lado porque este não é o meu território".

Eu tenho uma chinchilla que responde ao nome, só a deixo andar em cima da cama, quando a chamo pra cima da cama ela vai, e já sabe que é castigada se for para o chão.

O que se passa é que dei-lhe "pistas" de como ela se deve portar.
Nunca a deixei andar muito á solta e castiguei-a sempre que ela ia para sitios onde não devia..

E como se castiga uma chinchilla?
Simples:
Cada vez que a minha chinchilla ia para debaixo da cama, ia atraz dela a chamar o nome dela com um tom diferente.
Assim que a agarrava, ela levava umas asopradelas no fucinho (elas destetam isso), e meti-a na gaiola...
Pouco tempo depois, mal ela ia pro chão, chamava-lhe o nome e ela voltava outra vez a saltar para cima da cama, e ai, era recompensada com uma passa ou um bocadinho de alfafa.

pouco tempo depois já reconhecia quando chamva o nome dela quando se portava mal, ou quando a chamava para vir comer, ou para "expreitar" fora da gaiola.

outra coisa, tenho gaiolas muito grandes, e apenas uma porta nelas... nunca tive quaqier problema em agarrar as minhas chinchillas, pois habitueias a receberem as guluseimas á porta, habituando-as ao "sitio de saida"

Uma coisa muito importante
Já matei uma chinchilla por acidente na epoca de soltura, e outra foi parar ao veterinario com um vaso sanguenio rebentado... tem cuidado quando soltares as tuas chinchillas nao as pisares nem que ela fique presa em algum sitio (que foi o que aconteceu ás minhas).

Alem disso, prepara o teu quarto (ou a tua casa) num verdadeiro "chin prof" pois elas podem ficar com os bigodes chamuscados se morderem algum fio electrico

Um abraço
DC
Disto tudo só não concordo com a associação do nome à punição. O nome deve ser associado à recompensa, porque nesse caso pode resultar, mas e se ela fizer uma asneira sem ser perto da cama? se a quiser chamar ela vai associar a subir para a cama, mas onde esta a cama?

Ou seja, se cada vez que se der uma recompensa se disser o nome dela, ela associa o nome a algo bom e quando a chamamos ela vem para o pé de nos porque sabe que vem ai coisa boa.
TRANCINHAS80
Membro
Registado: sexta abr 18, 2008 10:52 am

sexta mai 09, 2008 11:13 am

Opá, a minha chinchila era mesmo anormal. Roeu-me os móveis, o fio da arca congeladora (só percebi 3 dias depois estão a imaginar como foi), preferia a cinza da fogueira à areia do banho. O pior, é que aprendi da pior forma quando se atirou para uma fogueira em chamas, chamuscou a pontita dos bigodes e uma patita, mas nada de grave porque logo a seguir já queria ir para lá novamente. Eu é que me queimei um bocadito mais para a tirar. Nunca mais saiu da gaiola com a lareira acessa. Adorava que lhe soprassem para o focinho, roía tudo e saltava, e chorava, e batia com as patas tipo tambor para sair da gaiola. As vezes esperava na porta que alguém abrisse a porta e lá ia ela toda feliz para o jardim, de onde não fugia, percebeu sempre que a casa acabava ali no portão e não queria saber como era lá fora e a voltinha era curta, voltava logo para dentro. Para apanhar bastava abrir a porta do quarto, deitar-me e fingir que dormia ela vinha logo pé ante pé para me acordar aos saltos e com guinchos em cima de mim. Adorava andar de carro, ir ás compras e ao café dentro da minha mala só com a cabeça do lado de fora. As pessoas às vezes assustavam-se tanto porque pensavam que era um porta-chaves e ela mexia-se.
Desde muito pequena que sabia o nome e vinha até nós quando chamávamos mas vir ao colo é que era pior. Eu tenho mesmo animais pestes.
A minha mãe sempre me disse que quando tivesse filhos que ia pagar bem as minhas maldades (eu era a pestinha mor), pois... ainda não tenho os filhos! Mas quando ela vê as maldades das pestes lá de casa não consegue conter o sorriso de satisfação.
Infelizmente a Bia morreu já há dois anos e deixou muita saudade. Tive-a quase dez anos.
Responder

Voltar para “Chinchila”