Ajuda para tratar da minha chinchila recem nascida

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Chinchila! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.
Responder
rosa_tony
Membro Júnior
Mensagens: 27
Registado: segunda nov 14, 2005 5:17 pm

terça jan 01, 2008 10:25 pm

Boa noite,
Estou com problemas em conseguir manter viva uma das crias da minha chinchila. Isto está complicado, e parece mesmo que a mais pequenina não vai sobreviver.

Quando nasceram, logo de inicio elas nasceram com uma grande diferença de peso, uma com 38gr e a outra com 29gr. A maior está a crescer sem problemas, a mais pequenina primeiro detectei que não abria um olhinho, depois o maior começou a ataca-la e começou a aparecer com algumas feridas. Ontem dei conta que estava a perder peso, depois de observa-la com cuidado acho que ela tem um problema na boquinha e não a consegue fechar por causa dos dentes, deve ser por isso que não consegue mamar.

Resumindo, tenho estado a limpar sempre os olhinhos para ver se os consegue manter abertos, limpo-lhe as feridas e estou-lhe a dar um leitinho de gato(aconselhado por uma vet) para ver se consegue recuperar peso. Vamos ver o que consigo fazer...estou a fazer os impossiveis.

Se alguem tiver conselhos para me dar agradeço.
Obrigada
LuciaC
Mensagens: 1
Registado: terça dez 18, 2007 11:52 am

terça jan 08, 2008 11:01 am

Bom dia :)
É muito trsite termos que enfrentar este tipo de situação. O no inicio do ano passado tb enfrentei uma situação um pouco parecida, pois assim que comprei um casal de chinchila "Bernardo e a Bianca", descobri que ela estava prenha, apos 3 dias nasceram 2 fêmeas.
Nasceram lindas e saudáveis.
Certa noite soltei todos p um passeio, e meu filhinho de 5 anos foi pegar o Bernardo, e tropeçou e caiu em cima da Bianca.
Foi muito trsite esta fatalidade, estudei pouco sobre estas riquezas, e passei alimenta-las com Nam (aquele leite p recém nascidos), elas cresceram lindas e fortes, com uma pelagem muito brilhante.
Tive que vender as minhas meninas, devido a falta de tempo , e fiquei então somente com o Bernardo.
Esta experiencia me fez amar ainda mais estes pequenos e posso garantir que seu amor e cuidado pode garantir a sobrevivencia.
Não dei leite p gatos, não sei se é o melhor alimento, mas tenho certeza que tudo vai dar certo.
Vc precisa apenas de paciencia, cuidado...mas isso passa logo eles crescem muito rapido.
Confesso que nao foi nada facil aliemntá-las de 2 em 2 horas dia e noite. mas valeu a pena, e faço votos que as suas tb cresçam lindas e saudaveis...
gde abraço
Deus abençoe abundantemente!

Lúcia
VB75
Membro
Mensagens: 93
Registado: sábado abr 21, 2007 11:29 am
Localização: 3 cães(Zena,Gôdo e Zooey) e 2 chins(Luna e Mei)

quinta jan 10, 2008 5:35 pm

Olá,
no verão de 2006 infelizmente a minha Isis faleceu devido a uma infecção provocada pelo parto e deixou-me 2 lindas meninas com 20 dias, como elas só desmamam aos 2 meses tive de as criar eu.
contactei com um criador que me ensinou a fazer uma misturabaseada a base de leite de gato em pó misturado com iogurte de cereais (bio active- tem o copo verde, normal não o light. acho que são da danone) e com vitamina c propria para roedores. Já não me lembro muito bem das quantidades mas acho que era 20ml de leite (já feito com agua) uma colher de chá de iogurte e 2 gotas de vitaminas, dava-lhes através de uma seringa(sem agulha claro) de insulina (compra-se facilmente na farmacia) várias vezes ao dia.
As minhas meninas já sabiam sempre que era para comer e vinham-se pôr ao pé da grade, criaram-se e ficaram lindas infelizmente tive que as dar pois não podiam ficar junto ao pai (que as adorava e me ajudou imenso para as criar) pois mais tarde iriam acasalar e não é aconselhavel pais com filhos.
Espero ter ajudado, e boa sorte para os bébés.
Vai dando noticias.
AmigadoChiru
Membro
Mensagens: 53
Registado: terça set 21, 2010 12:18 am

segunda out 04, 2010 1:38 am

Olaa!
Eu não sou experiente na parte da criação!
Também gostava muito de com o tempo ter essa felicidade.
Mas primeiro ando-me a informar antes de fazer criação,
mas á criadora que está com os problemas, qeria desejar muita sorte e muita fé.
Às vezes o que faz os animais sobreviverem não é o cuidarmos bem deles, porque ás vezes até exageramos com o medo de os perdermos, mas o nosso cuidado e amor incondicional.
AmigadoChiru
Membro
Mensagens: 53
Registado: terça set 21, 2010 12:18 am

segunda out 04, 2010 1:39 am

eu qeria ter dito " inexperiente" e nao " experiente" peço desculpa.
djeiny
Membro
Mensagens: 138
Registado: segunda jan 17, 2011 8:16 pm

quinta mar 10, 2011 6:16 pm

mas se dissesse "eu não sou inexperiente" era porque criava.
Dragonflyer
Mensagens: 2
Registado: quarta jul 21, 2010 9:53 pm

quinta mar 10, 2011 9:08 pm

Tens que estar atenta a ver se ela está a conseguir mamar e ver se tem a barriguinha cheia. Se não, é porque poderá não estar a conseguir mamar, ou a magoar a mae com os dentes (por vezes acontece e ela pode magoá-la). nesse caso, liguei hoje com uma vet de exóticos que me disse para dar leite em po diluido em agua, em partes iguais, de 4h em 4h e 2x durante a noite.
É que esta noite o meu casal de chins deu à luz 2 crias e uma delas também nasceu mto pequena...
chiquinho234
Membro Veterano
Mensagens: 381
Registado: quinta ago 26, 2010 4:32 pm
Localização: Um mini zoo de roedores.
1cão
gatos
chinchilas
hamsters

domingo mar 13, 2011 10:14 pm

Este topico é de 2008.
<p>Visitem o meu site sobre as minhas&nbsp; chins.</p>
<p><a href="http://chinchilasdacasa.webs.com/">http ... om/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
<p>Por favor resgisten-se no forum Projecto Animal e sejam membros activos e participativos.</p>
<p><a href="http://projectoanimal.forumeiros.net/"> ... et/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Chinchila”