Ladybird Escreveu:
Quanto à questão do trabalho, que a Nanci colocou, gostaria igualmente de saber, e duma vez que eu possuo cães cujo instinto de guarda é inato e extramente apurado (sem qualquer necessidade de treino) qual o treinamento que se faz (no caso concreto Serras da Estrela), ou se estamos a falar de testes para comprovar os instintos. Já agora gostaria igualmente de saber se estes têm alguma "participação" de algum clube/associação promotor(a) da raça, ou se são apenas efectuados a interesse dos proprietários / criadores, e no âmbito da selecção pessoal de reprodutores.
Boas Joana,
Não sei se hoje estou loura

mas não percebi se esta pergunta era para mim ou para o Matley.
No que se refere a testes, infelizmente em Portugal, não existem testes oficiais de temperamente adequados a estas raças. Todos os testes oficiais que existem, incluem algum grau de obediencia, o que não os torna adequados.
Podemos é claro, a nivel pessoal, fazer umas brincadeiras ...
A nivel mundial, existem vários testes mais que apropriados, tanto na Europa Central, como na America. Nos EUA, por exemplo, existe o ATTS que é perfeitamente valido, pelo menos na minha optica.
É necessario treino? Depende ... se for só para provar o instinto de guarda/protecção dos reprodutores, não é! Afinal, estamos a falar de algo que deverá ser inato. E para testar nervos e protecção, basta uma ligeira agitação (tal como se faz muito no Brasil, com os Filas).
Felizmente, parece-me que mais dia menos dia, vão aparecer aí uns TANs que vão permitir aos donos destas raças, testarem os seus cães oficialmente.
Cumprimentos
nanci
Cumprimentos,
Nanci
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!