Boa noite,
As minhas melhores saudações cinófilas.
Venho novamente a este fórum falar de defeitos mandibulares nos Bullmastiff (pensavam que já se tinham livrado de mim não?

).
Como alguns se devem bem recordar postei em 3 de Fevereiro um testemunho que foi logo fortememte contestado.
Em relação a essas contestações apenas tenho a comentar que valem o que valem (principalmente as do Sr. do Canil Alto Cristelo que logo se prontificou em falar sobre frontalidade, carácter e honestidade...

).
Vou remeter para algumas passagens de um fórum espanhol moderado por Rosa Perez criadora do afixo NUMA BULLMASTIFFS que, como alguns devem saber, é uma das pioneiras da raça na Peninsula Ibérica e conceituada criadora de Bullmastiffs:
By: Nuno Moura on 1 Febrero, 2008
at 9:15 pm
Olá,
Escrevo do Porto, Portugal.
Tenho um Bullmastiff de 13 meses e estou encantado com o caracter do cão, isto tendo em conta que já tive várias raças desde Rott`s a Napolitanos.
Gostei muito de lêr os comentários do Jordi, pois acho que são uma boa descrição do que é, foi e será funcionalmente um Bullmastiff.
Quanto à mordida é algo que me interessava esclarecer por dois motivos:
1º porque infelizmente o único defeito morfológico do meu Bull é exactamente a sua mandíbula que cresçeu torta…
2º porque ficava sempre com dúvidas quando lia o standard da raça em relação a esse ponto!
Agora acho que compreendo melhor o que está em causa, o que me ajudou também a perceber qual o problema do meu Bull…
By: rosaperez on 28 Febrero, 2008
at 9:30 pm
Para los bullmasteros es un tabú hablar de ciertos temas, basicamente defectos, sobre todo cuando se trata de sus bullies. No es un tema nuestro ocurre en todas las razas.
Yo pienso que es importante hablarlo y comentarlo y dar a conocer nuestras experiencias.
Criar bullies es bastante complicado para encima tener que ir descubriendo los problemas y sus soluciones en base a experiencias propias.
Hay dos defectos básicos en la mandíbula inferior respecto a “torceduras” Uno es la mandíbula caida, otro es la mandíbula torcida (wry).
La mandíbula caida puede ser, por mi experiencia, un defecto de osificación en el crecimiento, creo que ese es el problema a que se refiere Jordi.
La mandíbula torcida tiene un componente hereditario comprobado y es un defecto más grave.
Es complicado verlas y diferenciarlas. Y explicarlas aún mas.
Resumiendo mucho y buscando un caso extremo. Con mandíbula inferior ancha, mordida a nivel y colmillos separados, es decir en una mordida totalmete correcta, la mandíbula caida sería aquella en la que observamos visto de frente como un colmillo se encuentra más bajo que el otro. Una mandíbula torcida sería aquella en que los colmillos inferiores se salen de la linea de los superiores en sentido lateral de forma que uno de ellos esta fuera de la linea de la mandíbula superior y otro dentro.
Se que es complicado, creo que tengo algunos dibujos que lo enseñan y prometo editarlos, pero intentad visualizarlo.
P.S. Sr. do Canil Alto Cristelo, embora tenha escrito que nem mais uma tecla gastaria a falar do meu assunto, espero que não caia na tentação de dizer que o meu espanhol também não está nada mal...
